Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Nascimento, Jarley Fagner Silva do
Orientador(a): Malcher, Grazielle Tavares
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Química
Departamento: Físico-Química; Química
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17714
Resumo: In today`s society the use of so-called information technology and communication (ICT), is promoting a revolution in the forms of teaching and learning through the methods of distance learning courses, especially in higher education. Studies show that students in this way have great difficulties in the learning process, especially when dealing with experimental subjects that require high power of abstraction as chemistry. The goal of this work is to promote improvement in the teaching and learning in the discipline Chemistry of Life offered for the Bachelor`s Degree in Chemistry in distance UFRN. For this we analyzed evidence of the semester 2011.2, in order to identify what are the main difficulties of the students on the assessments. That`s why video lessons related to matters that create the majority of difficulties for students were developed, the final product this work. Being obtained the improvements by video classes in the learning process of the students, from a questionnaire answered by the students in the virtual learning environment, and from their success rate at the end of the course
id UFRN_dc8bf9f52e558bad0d39330774cc90c3
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/17714
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nascimento, Jarley Fagner Silva dohttp://lattes.cnpq.br/4584816963337269http://lattes.cnpq.br/4519960290535334Pontes, Ana Cristina Facundo de Britohttp://lattes.cnpq.br/0435570420479356Dantas, Josivânia Marisahttp://lattes.cnpq.br/6685565063970044Moreira, Keila Cruzhttp://lattes.cnpq.br/6386073172746976Malcher, Grazielle Tavares2014-12-17T15:42:08Z2014-01-152014-12-17T15:42:08Z2013-07-03NASCIMENTO, Jarley Fagner Silva do. Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17714In today`s society the use of so-called information technology and communication (ICT), is promoting a revolution in the forms of teaching and learning through the methods of distance learning courses, especially in higher education. Studies show that students in this way have great difficulties in the learning process, especially when dealing with experimental subjects that require high power of abstraction as chemistry. The goal of this work is to promote improvement in the teaching and learning in the discipline Chemistry of Life offered for the Bachelor`s Degree in Chemistry in distance UFRN. For this we analyzed evidence of the semester 2011.2, in order to identify what are the main difficulties of the students on the assessments. That`s why video lessons related to matters that create the majority of difficulties for students were developed, the final product this work. Being obtained the improvements by video classes in the learning process of the students, from a questionnaire answered by the students in the virtual learning environment, and from their success rate at the end of the courseNa sociedade atual, o uso das chamadas tecnologias da informação e comunicação (TICs) está promovendo uma revolução nas formas de ensinar e aprender através das modalidades de cursos à distância, especialmente no ensino superior. Estudos mostram que alunos nesta modalidade apresentam grandes dificuldades no processo de aprendizagem, principalmente quando tratamos de disciplinas experimentais e com alto poder de abstração como a Química. O objetivo do presente trabalho é promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem na disciplina Química da vida ofertada para o curso de licenciatura em Química na modalidade à distância da UFRN. Para isto foram analisadas provas do semestre 2011.2, com o intuito de identificar quais são as principais dificuldades dos alunos nos aspectos conceituais abordados na disciplina. A partir dessas dificuldades foram desenvolvidas vídeo-aulas, referentes aos assuntos que geram maiores dificuldades aos alunos as quais foram o produto final deste trabalho. Sendo as melhorias promovidas pelos vídeos no processo de aprendizagem dos alunos, obtidas a partir de um questionário respondido pelos mesmos no ambiente virtual de aprendizagem, e a partir da sua taxa de sucesso ao final da disciplinaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em QuímicaUFRNBRFísico-Química; QuímicaEducação à distância. Vídeo-aulas. Química. Dificuldades de aprendizagemDistance of education. Video lessons. Chemistry. Learning of difficultiesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAAnálise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJarleyFSN_DISSERT.pdfapplication/pdf2533548https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17714/1/JarleyFSN_DISSERT.pdf39d6d8830893aa00a9a6f864592c8d56MD51TEXTJarleyFSN_DISSERT.pdf.txtJarleyFSN_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain150451https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17714/6/JarleyFSN_DISSERT.pdf.txt419cfb513a8b7444b242a1a91242b9eaMD56THUMBNAILJarleyFSN_DISSERT.pdf.jpgJarleyFSN_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5638https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17714/7/JarleyFSN_DISSERT.pdf.jpgc3bd2cf34651c44b1543e140ad4a7fc8MD57123456789/177142017-11-04 14:14:47.222oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/17714Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T17:14:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN
title Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN
spellingShingle Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN
Nascimento, Jarley Fagner Silva do
Educação à distância. Vídeo-aulas. Química. Dificuldades de aprendizagem
Distance of education. Video lessons. Chemistry. Learning of difficulties
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN
title_full Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN
title_fullStr Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN
title_full_unstemmed Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN
title_sort Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN
author Nascimento, Jarley Fagner Silva do
author_facet Nascimento, Jarley Fagner Silva do
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4584816963337269
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4519960290535334
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0435570420479356
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Dantas, Josivânia Marisa
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6685565063970044
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Moreira, Keila Cruz
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6386073172746976
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Jarley Fagner Silva do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Malcher, Grazielle Tavares
contributor_str_mv Malcher, Grazielle Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à distância. Vídeo-aulas. Química. Dificuldades de aprendizagem
topic Educação à distância. Vídeo-aulas. Química. Dificuldades de aprendizagem
Distance of education. Video lessons. Chemistry. Learning of difficulties
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance of education. Video lessons. Chemistry. Learning of difficulties
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description In today`s society the use of so-called information technology and communication (ICT), is promoting a revolution in the forms of teaching and learning through the methods of distance learning courses, especially in higher education. Studies show that students in this way have great difficulties in the learning process, especially when dealing with experimental subjects that require high power of abstraction as chemistry. The goal of this work is to promote improvement in the teaching and learning in the discipline Chemistry of Life offered for the Bachelor`s Degree in Chemistry in distance UFRN. For this we analyzed evidence of the semester 2011.2, in order to identify what are the main difficulties of the students on the assessments. That`s why video lessons related to matters that create the majority of difficulties for students were developed, the final product this work. Being obtained the improvements by video classes in the learning process of the students, from a questionnaire answered by the students in the virtual learning environment, and from their success rate at the end of the course
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:42:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-01-15
2014-12-17T15:42:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Jarley Fagner Silva do. Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17714
identifier_str_mv NASCIMENTO, Jarley Fagner Silva do. Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Química
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Físico-Química; Química
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17714/1/JarleyFSN_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17714/6/JarleyFSN_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17714/7/JarleyFSN_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 39d6d8830893aa00a9a6f864592c8d56
419cfb513a8b7444b242a1a91242b9ea
c3bd2cf34651c44b1543e140ad4a7fc8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767106724790272