Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Química
|
Departamento: |
Físico-Química; Química
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17714 |
Resumo: | In today`s society the use of so-called information technology and communication (ICT), is promoting a revolution in the forms of teaching and learning through the methods of distance learning courses, especially in higher education. Studies show that students in this way have great difficulties in the learning process, especially when dealing with experimental subjects that require high power of abstraction as chemistry. The goal of this work is to promote improvement in the teaching and learning in the discipline Chemistry of Life offered for the Bachelor`s Degree in Chemistry in distance UFRN. For this we analyzed evidence of the semester 2011.2, in order to identify what are the main difficulties of the students on the assessments. That`s why video lessons related to matters that create the majority of difficulties for students were developed, the final product this work. Being obtained the improvements by video classes in the learning process of the students, from a questionnaire answered by the students in the virtual learning environment, and from their success rate at the end of the course |
id |
UFRN_dc8bf9f52e558bad0d39330774cc90c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/17714 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Jarley Fagner Silva dohttp://lattes.cnpq.br/4584816963337269http://lattes.cnpq.br/4519960290535334Pontes, Ana Cristina Facundo de Britohttp://lattes.cnpq.br/0435570420479356Dantas, Josivânia Marisahttp://lattes.cnpq.br/6685565063970044Moreira, Keila Cruzhttp://lattes.cnpq.br/6386073172746976Malcher, Grazielle Tavares2014-12-17T15:42:08Z2014-01-152014-12-17T15:42:08Z2013-07-03NASCIMENTO, Jarley Fagner Silva do. Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17714In today`s society the use of so-called information technology and communication (ICT), is promoting a revolution in the forms of teaching and learning through the methods of distance learning courses, especially in higher education. Studies show that students in this way have great difficulties in the learning process, especially when dealing with experimental subjects that require high power of abstraction as chemistry. The goal of this work is to promote improvement in the teaching and learning in the discipline Chemistry of Life offered for the Bachelor`s Degree in Chemistry in distance UFRN. For this we analyzed evidence of the semester 2011.2, in order to identify what are the main difficulties of the students on the assessments. That`s why video lessons related to matters that create the majority of difficulties for students were developed, the final product this work. Being obtained the improvements by video classes in the learning process of the students, from a questionnaire answered by the students in the virtual learning environment, and from their success rate at the end of the courseNa sociedade atual, o uso das chamadas tecnologias da informação e comunicação (TICs) está promovendo uma revolução nas formas de ensinar e aprender através das modalidades de cursos à distância, especialmente no ensino superior. Estudos mostram que alunos nesta modalidade apresentam grandes dificuldades no processo de aprendizagem, principalmente quando tratamos de disciplinas experimentais e com alto poder de abstração como a Química. O objetivo do presente trabalho é promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem na disciplina Química da vida ofertada para o curso de licenciatura em Química na modalidade à distância da UFRN. Para isto foram analisadas provas do semestre 2011.2, com o intuito de identificar quais são as principais dificuldades dos alunos nos aspectos conceituais abordados na disciplina. A partir dessas dificuldades foram desenvolvidas vídeo-aulas, referentes aos assuntos que geram maiores dificuldades aos alunos as quais foram o produto final deste trabalho. Sendo as melhorias promovidas pelos vídeos no processo de aprendizagem dos alunos, obtidas a partir de um questionário respondido pelos mesmos no ambiente virtual de aprendizagem, e a partir da sua taxa de sucesso ao final da disciplinaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em QuímicaUFRNBRFísico-Química; QuímicaEducação à distância. Vídeo-aulas. Química. Dificuldades de aprendizagemDistance of education. Video lessons. Chemistry. Learning of difficultiesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAAnálise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJarleyFSN_DISSERT.pdfapplication/pdf2533548https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17714/1/JarleyFSN_DISSERT.pdf39d6d8830893aa00a9a6f864592c8d56MD51TEXTJarleyFSN_DISSERT.pdf.txtJarleyFSN_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain150451https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17714/6/JarleyFSN_DISSERT.pdf.txt419cfb513a8b7444b242a1a91242b9eaMD56THUMBNAILJarleyFSN_DISSERT.pdf.jpgJarleyFSN_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5638https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17714/7/JarleyFSN_DISSERT.pdf.jpgc3bd2cf34651c44b1543e140ad4a7fc8MD57123456789/177142017-11-04 14:14:47.222oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/17714Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T17:14:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN |
title |
Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN |
spellingShingle |
Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN Nascimento, Jarley Fagner Silva do Educação à distância. Vídeo-aulas. Química. Dificuldades de aprendizagem Distance of education. Video lessons. Chemistry. Learning of difficulties CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN |
title_full |
Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN |
title_fullStr |
Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN |
title_full_unstemmed |
Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN |
title_sort |
Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN |
author |
Nascimento, Jarley Fagner Silva do |
author_facet |
Nascimento, Jarley Fagner Silva do |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4584816963337269 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4519960290535334 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0435570420479356 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Dantas, Josivânia Marisa |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6685565063970044 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Moreira, Keila Cruz |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6386073172746976 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Jarley Fagner Silva do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Malcher, Grazielle Tavares |
contributor_str_mv |
Malcher, Grazielle Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação à distância. Vídeo-aulas. Química. Dificuldades de aprendizagem |
topic |
Educação à distância. Vídeo-aulas. Química. Dificuldades de aprendizagem Distance of education. Video lessons. Chemistry. Learning of difficulties CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance of education. Video lessons. Chemistry. Learning of difficulties |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
In today`s society the use of so-called information technology and communication (ICT), is promoting a revolution in the forms of teaching and learning through the methods of distance learning courses, especially in higher education. Studies show that students in this way have great difficulties in the learning process, especially when dealing with experimental subjects that require high power of abstraction as chemistry. The goal of this work is to promote improvement in the teaching and learning in the discipline Chemistry of Life offered for the Bachelor`s Degree in Chemistry in distance UFRN. For this we analyzed evidence of the semester 2011.2, in order to identify what are the main difficulties of the students on the assessments. That`s why video lessons related to matters that create the majority of difficulties for students were developed, the final product this work. Being obtained the improvements by video classes in the learning process of the students, from a questionnaire answered by the students in the virtual learning environment, and from their success rate at the end of the course |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T15:42:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-01-15 2014-12-17T15:42:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Jarley Fagner Silva do. Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17714 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Jarley Fagner Silva do. Análise das dificuldades de aprendizagem numa disciplina de química orgânica do curso de química na modalidade à distância da UFRN. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Química |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Físico-Química; Química |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17714/1/JarleyFSN_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17714/6/JarleyFSN_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17714/7/JarleyFSN_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
39d6d8830893aa00a9a6f864592c8d56 419cfb513a8b7444b242a1a91242b9ea c3bd2cf34651c44b1543e140ad4a7fc8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1796767106724790272 |