A reescrita colaborativa de textos: uma alternativa qualitativa para ressignificar a produção textual no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Barros, Aterciana Fonseca de Vasconcelos
Orientador(a): Oliveira, Maria do Socorro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23041
Resumo: Nas últimas décadas, em muitos países, inclusive no Brasil, vêm se intensificando as discussões em torno da necessidade de melhorar a qualidade do ensino no país. O foco dessas discussões centra-se, principalmente, na implementação de práticas pedagógicas que contribuam para formar leitores e produtores de textos proficientes, capazes de interagir através da escrita em diferentes contextos comunicativos. Tendo isso em vista, esta dissertação elege como objeto de estudo a produção textual escrita, com ênfase no processo de reescrita, no contexto escolar do Ensino Fundamental. Para tanto, elaboramos um projeto de intervenção desenvolvido a partir de uma sequência didática, organizada em torno do gênero “fábulas” e construída a partir dos módulos didáticos sugeridos por Schneuwly e Dolz (2004). Nessa direção, objetivamos investigar como uma atuação mediadora do professor, no processo de reescritura textual dos alunos, contribui para o estudante aprimorar seu texto de forma significativa. Objetivamos ainda observar como a interação verbal entre os pares, a partir da discussão conjunta das orientações escritas da professora, promove revisões e alterações que resultam na melhoria qualitativa do texto reescrito. Teoricamente, buscamos contribuições nos estudos do letramento (KLEIMAN, 1995); nas abordagens de escrita (OLIVEIRA, 2001); no processo de escrita colaborativa e na concepção bakhtiniana de linguagem (BAKHTIN, 2003[1953]). Metodologicamente, este estudo etnográfico crítico se insere no campo da Linguística Aplicada e adota uma abordagem qualitativa da pesquisa de cunho interpretativista e colaborativo. A análise dos dados permite observar a relevância do processo de reescrita colaborativa na apropriação de habilidades de como produzir um texto escrito e na consolidação da prática de revisar textos como fonte inesgotável de reflexões, aprendizagens e aperfeiçoamento contínuo, contribuindo, assim, para a formação de leitores críticos e produtores de textos proficientes.
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Tendo isso em vista, esta dissertação elege como objeto de estudo a produção textual escrita, com ênfase no processo de reescrita, no contexto escolar do Ensino Fundamental. Para tanto, elaboramos um projeto de intervenção desenvolvido a partir de uma sequência didática, organizada em torno do gênero “fábulas” e construída a partir dos módulos didáticos sugeridos por Schneuwly e Dolz (2004). Nessa direção, objetivamos investigar como uma atuação mediadora do professor, no processo de reescritura textual dos alunos, contribui para o estudante aprimorar seu texto de forma significativa. Objetivamos ainda observar como a interação verbal entre os pares, a partir da discussão conjunta das orientações escritas da professora, promove revisões e alterações que resultam na melhoria qualitativa do texto reescrito. Teoricamente, buscamos contribuições nos estudos do letramento (KLEIMAN, 1995); nas abordagens de escrita (OLIVEIRA, 2001); no processo de escrita colaborativa e na concepção bakhtiniana de linguagem (BAKHTIN, 2003[1953]). Metodologicamente, este estudo etnográfico crítico se insere no campo da Linguística Aplicada e adota uma abordagem qualitativa da pesquisa de cunho interpretativista e colaborativo. A análise dos dados permite observar a relevância do processo de reescrita colaborativa na apropriação de habilidades de como produzir um texto escrito e na consolidação da prática de revisar textos como fonte inesgotável de reflexões, aprendizagens e aperfeiçoamento contínuo, contribuindo, assim, para a formação de leitores críticos e produtores de textos proficientes.In recent decades, in many countries, including Brazil, it has intensified the discussions about improving the quality of education in the country. These discussions focus mainly on the implementation of teaching practices that contribute to form readers and proficient text producers, able to interact through the in writing different communicative contexts. Keeping this in view, this dissertation chooses as study object, the text production process writing, with an emphasis on rewriting process in school context of elementary school. Therefore, we elaborated a pedagogical intervention project developed from a didactic sequence, organized around "fables" gender and built from the teaching modules suggested by SCHNEUWLY and DOLZ (2004). In this direction, we aimed to investigate how a mediating performance of the teacher, in the process of students textual rewriting, contributes to the student improve significantly his text. We also aim to observe how the verbal interaction among pairs from the shared discussion of written guidelines from the teacher promotes revisions and changes that result in qualitative improvement of the written text. Theoretically, we seek contributions in literacy studies, (KLEIMAN, 1995); in writing approaches (OLIVEIRA, 2001); in collaborative writing process and Bakhtin's conception of language (Bakhtin, 2003[1953]). Methodologically, this critical ethnographic study is part of Applied Linguistics and adopts a qualitative approach of interpretive and collaborative research. Data analysis allows observing the importance of rewriting collaborative process in the appropriation skills to produce a written text and the consolidation of the practice of reviewing texts as an inexhaustible source of reflection, learning and continuous improvement, thus contributing to the formation of critical readers and proficient text producers.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLetramentoProdução textualReescrita de textosEscrita colaborativaEnsino fundamentalA reescrita colaborativa de textos: uma alternativa qualitativa para ressignificar a produção textual no Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAtercianaFonsecaDeVasconcelosBarros_DISSERT..pdfAtercianaFonsecaDeVasconcelosBarros_DISSERT..pdfapplication/pdf13096316https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23041/1/AtercianaFonsecaDeVasconcelosBarros_DISSERT..pdf8045fa8d92f0226de17a2ddd73a1a6e1MD51TEXTAtercianaFonsecaDeVasconcelosBarros_DISSERT..pdf.txtAtercianaFonsecaDeVasconcelosBarros_DISSERT..pdf.txtExtracted texttext/plain403162https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23041/4/AtercianaFonsecaDeVasconcelosBarros_DISSERT..pdf.txt655b748adc90d8d145ed82d5a90a31bbMD54THUMBNAILAtercianaFonsecaDeVasconcelosBarros_DISSERT..pdf.jpgAtercianaFonsecaDeVasconcelosBarros_DISSERT..pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2462https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23041/5/AtercianaFonsecaDeVasconcelosBarros_DISSERT..pdf.jpg2724abd973b388e346427dba86d55f52MD55123456789/230412017-11-04 19:54:20.312oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23041Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T22:54:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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