"Louvado seja o Santíssimo Sacramento": o anticomunismo católico e a formação da identidade e da espacialidade norte-riograndense (1934-1937)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Leirias, Daniela Araújo
Orientador(a): Peixoto, Renato Amado
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21905
Resumo: O propósito dessa dissertação é analisar a formulação do anticomunismo católico no Brasil entre 1934 – 1937, comparando o plano local com o nacional, tendo como material de estudo o anticomunismo difundido no Rio Grande do Norte pelo jornal católico A Ordem e pelo jornal laico A República e, no plano nacional, pela revista A Ordem, editada pelo Centro Dom Vital, do Rio de Janeiro. Entendo que a produção católica do anticomunismo se insere nos pressupostos e estratégias políticas que a Igreja buscava fomentar. Sendo assim, achamos necessário ligar a compreensão desse discurso ao pensamento católico contra a modernidade e as suas formulações, trabalhadas no século XIX e início do século XX pela Igreja para entender a especificidade de sua tradução no Brasil. Dessa maneira, compreendemos que o anticomunismo católico é parte do discurso antimoderno traduzido no Brasil e no Rio Grande do Norte em razão dos pressupostos e estratégias que a Igreja e a Diocese de Natal procuravam alavancar na década de 1930. Para esta análise, houve a necessidade de considerarmos a produção específica do campo religioso, pela articulação teóricometodológica de Pierre Bourdieu das categorias ‘campo’ e ‘espaço’ e dos mecanismos de representação nas diferentes escalas. Discernindo as ações e estratégias do espaço social católico, buscamos entender os espaços políticos com os quais o nacional e o local dialogaram. Assim, percebemos que a relação entre a religião e a política se constituiu a partir da formulação de um tipo de capital simbólico específico, adaptado às experiências do nacional e do local, e, no caso local, desempenhou um papel central na produção do espaço e da identidade norte-rio-grandense na década de 1930.
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Entendo que a produção católica do anticomunismo se insere nos pressupostos e estratégias políticas que a Igreja buscava fomentar. Sendo assim, achamos necessário ligar a compreensão desse discurso ao pensamento católico contra a modernidade e as suas formulações, trabalhadas no século XIX e início do século XX pela Igreja para entender a especificidade de sua tradução no Brasil. Dessa maneira, compreendemos que o anticomunismo católico é parte do discurso antimoderno traduzido no Brasil e no Rio Grande do Norte em razão dos pressupostos e estratégias que a Igreja e a Diocese de Natal procuravam alavancar na década de 1930. Para esta análise, houve a necessidade de considerarmos a produção específica do campo religioso, pela articulação teóricometodológica de Pierre Bourdieu das categorias ‘campo’ e ‘espaço’ e dos mecanismos de representação nas diferentes escalas. Discernindo as ações e estratégias do espaço social católico, buscamos entender os espaços políticos com os quais o nacional e o local dialogaram. Assim, percebemos que a relação entre a religião e a política se constituiu a partir da formulação de um tipo de capital simbólico específico, adaptado às experiências do nacional e do local, e, no caso local, desempenhou um papel central na produção do espaço e da identidade norte-rio-grandense na década de 1930.This paper aims to analyze the development of the catholic anticommunism in Brazil between the years of 1934 to 1937, comparing the local to the national level, having as study material the anticommunism widespread in Rio Grande do Norte by the catholic newspaper The Order and the secular newspaper The Republic and, on what concerns the country, by the magazine The Order issued by the Dom Vital Center, in Rio de Janeiro. It’s understood that these productions refers to an anti-communist discourse anchored in political strategies and assumptions that the church sought to leverage. Therefore, it is important to link the understanding of this speech to the Catholic ideas against modernity and its formulations, worked in the nineteenth and in the early twentieth century by the church to understand the specificity of its translation in Brazil. Thus, it is understood that the Catholic anticommunism is only part of the anti-modern discourse translated because of assumptions and strategies that the Church sought to leverage in the 1930s. For this analysis, it was necessary to consider the specific production of the religious field by the theoretical and methodological articulation of Pierre Bourdieu categories 'field' and 'space' and the representation mechanisms at different scales. In that way we see that the relationship between religion and politics were formed from the formulation of a specific type of symbolic capital, adapted to the national experience and local – which, has played a major and central role in the production of space and identity of Rio Grande do Norte in the 1930s.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAIgreja CatólicaAnticomunismoIdentidade norte-rio-grandenseModernidade"Louvado seja o Santíssimo Sacramento": o anticomunismo católico e a formação da identidade e da espacialidade norte-riograndense (1934-1937)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDanielaAraujoLeirias_DISSERT.pdfDanielaAraujoLeirias_DISSERT.pdfapplication/pdf1270860https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21905/1/DanielaAraujoLeirias_DISSERT.pdfefd7fe028cbf95e0e9ff683cc4429194MD51TEXTDanielaAraujoLeirias_DISSERT.pdf.txtDanielaAraujoLeirias_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain386430https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21905/4/DanielaAraujoLeirias_DISSERT.pdf.txt188c51bf880398b4442090755d014b36MD54THUMBNAILDanielaAraujoLeirias_DISSERT.pdf.jpgDanielaAraujoLeirias_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1878https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21905/5/DanielaAraujoLeirias_DISSERT.pdf.jpg4deb62bf786882389713444824e1efb2MD55123456789/219052017-11-04 13:00:48.113oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21905Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T16:00:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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