Estaleiro de saberes: por uma formação para a vida
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28905 |
Resumo: | Um dos sintomas do avanço das ciências tem sido a superespecialização do conhecimento em áreas disciplinares. Nas universidades, as áreas tendem a se tornar autossuficientes, alimentando o fenômeno da fragmentação dos saberes (MORIN, 2001). No entanto, existem ideias, estratégias e espaços que oferecem resistência a esses programas e contextos de fragmentação. Um desses lugares é o Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM), onde exercita-se a aproximação dos saberes a partir de uma lógica sistêmica, polifônica e aberta. Uma das ações seminais para o GRECOM é o Projeto de Extensão Estaleiro de Saberes. Desde a sua primeira edição em 2008, o projeto propõe, por meio de formação de professores na região do Vale do Assu/RN, um exercício de diálogo entre as ciências e os saberes da tradição (ALMEIDA, 2010), valorizando a construção coletiva do conhecimento, a cultura e os saberes locais. Nutrido por encantamentos e provocações semeados no GRECOM, o presente trabalho assume como objetivo significar o Estaleiro de Saberes como espaço mobilizador e disseminador de estratégias de agir, pensar e fazer, contextualizado e complexo, tendo como eixo epistemológico a noção de pensamento clínico/sistêmico construída por Le Moigne (1999). A pesquisa foi desenvolvida em três momentos: 1) a imersão nos referenciais teóricos a partir de interlocutores como Edgar Morin, Le Moigne, Fritjöf Capra, Bruno Latour, Claude Lévi-Strauss e Conceição Almeida; 2) a sistematização da produção técnica, bibliográfica, imagética e filmográfica das edições do Estaleiro entre os anos de 2008 e 2018; e 3) a realização de entrevistas semiestruturadas com a idealizadora do projeto, Prof. Dra. Maria da Conceição de Almeida (UFRN), com a Prof. Dra. Josineide Silveira de Oliveira (UERN), e com a Prof. Mara Núbia de França, representante comunitária e funcionária da Secretaria de Educação de Assu/RN. Ao longo das edições, foram realizados vinte e seis encontros, a partir dos quais foram tecidas parcerias com pesquisadores representantes de várias Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Experiências como esta podem servir para provocar, inspirar e estimular propostas educativas próximas de quem aprende e voltadas para um mundo mais justo, onde todos possam ter acesso à diferentes configurações de saberes e ao pensar bem (MORIN, 2001). |
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Severo, Tatiana Lapitz Machado dos SantosOliveira, Josineide Silveira dePereira, Francisco de AssisSilva, Carlos Aldemir Farias daBosco Filho, JoãoAlmeida, Maria da Conceição Xavier de2020-05-05T18:05:11Z2020-05-05T18:05:11Z2020-02-27SEVERO, Tatiana Lapitz Machado dos Santos. Estaleiro de saberes: por uma formação para a vida. 2020. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28905Um dos sintomas do avanço das ciências tem sido a superespecialização do conhecimento em áreas disciplinares. Nas universidades, as áreas tendem a se tornar autossuficientes, alimentando o fenômeno da fragmentação dos saberes (MORIN, 2001). No entanto, existem ideias, estratégias e espaços que oferecem resistência a esses programas e contextos de fragmentação. Um desses lugares é o Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM), onde exercita-se a aproximação dos saberes a partir de uma lógica sistêmica, polifônica e aberta. Uma das ações seminais para o GRECOM é o Projeto de Extensão Estaleiro de Saberes. Desde a sua primeira edição em 2008, o projeto propõe, por meio de formação de professores na região do Vale do Assu/RN, um exercício de diálogo entre as ciências e os saberes da tradição (ALMEIDA, 2010), valorizando a construção coletiva do conhecimento, a cultura e os saberes locais. Nutrido por encantamentos e provocações semeados no GRECOM, o presente trabalho assume como objetivo significar o Estaleiro de Saberes como espaço mobilizador e disseminador de estratégias de agir, pensar e fazer, contextualizado e complexo, tendo como eixo epistemológico a noção de pensamento clínico/sistêmico construída por Le Moigne (1999). A pesquisa foi desenvolvida em três momentos: 1) a imersão nos referenciais teóricos a partir de interlocutores como Edgar Morin, Le Moigne, Fritjöf Capra, Bruno Latour, Claude Lévi-Strauss e Conceição Almeida; 2) a sistematização da produção técnica, bibliográfica, imagética e filmográfica das edições do Estaleiro entre os anos de 2008 e 2018; e 3) a realização de entrevistas semiestruturadas com a idealizadora do projeto, Prof. Dra. Maria da Conceição de Almeida (UFRN), com a Prof. Dra. Josineide Silveira de Oliveira (UERN), e com a Prof. Mara Núbia de França, representante comunitária e funcionária da Secretaria de Educação de Assu/RN. Ao longo das edições, foram realizados vinte e seis encontros, a partir dos quais foram tecidas parcerias com pesquisadores representantes de várias Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Experiências como esta podem servir para provocar, inspirar e estimular propostas educativas próximas de quem aprende e voltadas para um mundo mais justo, onde todos possam ter acesso à diferentes configurações de saberes e ao pensar bem (MORIN, 2001).Sciences advancement carries out many symptoms, such as the overspecialization of knowledge in disciplinary areas. At universities some areas tend to become self-sufficient, nourishing the phenomenon of knowledge fragmentation (MORIN, 2001). However, there are ideas, strategies, and spaces that offer resistance to these fragmented ways of thought. One such place is the Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM) where takes place a constant exercise to approach knowledge in a systemic, polyphonic and open way. One of the seminal action for GRECOM is the Extension Project Estaleiros de Saberes (Knowledge’s Shipyard) - since its first edition in 2008, the project proposed an open dialogue between the sciences and traditional knowledge (ALMEIDA, 2010) within the teachers of Assu’s Valley region/BRAZIL/RN, valuing the local culture and wisdom. Nourished by enchantments sown in this place, the present study aims to signify the Knowledge’s Shipyard as a mobilizing space on which it is possible to disseminate a contextualized and complex way of action and thinking. I propose assuming the notion of clinical and systemic thinking built by Le Moigne (1999) as an epistemological axis. The research was conducted in three distinct phases: 1) immersion in theoretical frameworks to understand how the Knowledge’s Shipyard is organized, utilizing references such as Edgar Morin, Le Moigne, Fritjöf Capra, Bruno Latour, Claude Lévi-Strauss and Conceição Almeida; 2) gathering and systematization of technical and bibliographical assets in literature, imagery, and films produced between 2008-2013; and, 3) carrying out interviews with the creator of the project, Prof. Dra. Maria da Conceição de Almeida (UFRN), and with Prof. Dra. Josineide Silveira de Oliveira (UERN), and the Prof. Mara Nubia de França, community’s representative and employee of the Education Secretariat of Assu/RN. Over the editions were held twenty-six meetings from which were woven partnerships with representatives researchers from various higher education institutions in the country. Such experiences provoke, inspire and encourages future educational proposals revolving around the learner and directed to a just and diverse world, where everyone can have access to different knowledge configurations and think about it critically (MORIN, 2001).CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOExtensão universitáriaEstaleiro de saberesFormação de professoresComplexidadeEstaleiro de saberes: por uma formação para a vidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEstaleirosaberesformacao_Severo_2020.pdf.txtEstaleirosaberesformacao_Severo_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain154647https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28905/2/Estaleirosaberesformacao_Severo_2020.pdf.txtbb59672e709d2dbd3cf1792dd5635601MD52THUMBNAILEstaleirosaberesformacao_Severo_2020.pdf.jpgEstaleirosaberesformacao_Severo_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1812https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28905/3/Estaleirosaberesformacao_Severo_2020.pdf.jpgfa4a5c1804cd96b5a1388dd2490bbbdeMD53ORIGINALEstaleirosaberesformacao_Severo_2020.pdfapplication/pdf14939285https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28905/1/Estaleirosaberesformacao_Severo_2020.pdf39f14b989ee221d696a7bdcdc595a6feMD51123456789/289052020-05-10 04:30:36.76oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28905Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-05-10T07:30:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Um dos sintomas do avanço das ciências tem sido a superespecialização do conhecimento em áreas disciplinares. Nas universidades, as áreas tendem a se tornar autossuficientes, alimentando o fenômeno da fragmentação dos saberes (MORIN, 2001). No entanto, existem ideias, estratégias e espaços que oferecem resistência a esses programas e contextos de fragmentação. Um desses lugares é o Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM), onde exercita-se a aproximação dos saberes a partir de uma lógica sistêmica, polifônica e aberta. Uma das ações seminais para o GRECOM é o Projeto de Extensão Estaleiro de Saberes. Desde a sua primeira edição em 2008, o projeto propõe, por meio de formação de professores na região do Vale do Assu/RN, um exercício de diálogo entre as ciências e os saberes da tradição (ALMEIDA, 2010), valorizando a construção coletiva do conhecimento, a cultura e os saberes locais. Nutrido por encantamentos e provocações semeados no GRECOM, o presente trabalho assume como objetivo significar o Estaleiro de Saberes como espaço mobilizador e disseminador de estratégias de agir, pensar e fazer, contextualizado e complexo, tendo como eixo epistemológico a noção de pensamento clínico/sistêmico construída por Le Moigne (1999). A pesquisa foi desenvolvida em três momentos: 1) a imersão nos referenciais teóricos a partir de interlocutores como Edgar Morin, Le Moigne, Fritjöf Capra, Bruno Latour, Claude Lévi-Strauss e Conceição Almeida; 2) a sistematização da produção técnica, bibliográfica, imagética e filmográfica das edições do Estaleiro entre os anos de 2008 e 2018; e 3) a realização de entrevistas semiestruturadas com a idealizadora do projeto, Prof. Dra. Maria da Conceição de Almeida (UFRN), com a Prof. Dra. Josineide Silveira de Oliveira (UERN), e com a Prof. Mara Núbia de França, representante comunitária e funcionária da Secretaria de Educação de Assu/RN. Ao longo das edições, foram realizados vinte e seis encontros, a partir dos quais foram tecidas parcerias com pesquisadores representantes de várias Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Experiências como esta podem servir para provocar, inspirar e estimular propostas educativas próximas de quem aprende e voltadas para um mundo mais justo, onde todos possam ter acesso à diferentes configurações de saberes e ao pensar bem (MORIN, 2001). |
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