O letramento literário e o Programa MAIS PAIC: um estudo da formação do leitor numa escola pública de Capistrano, CE
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57142 |
Resumo: | O presente estudo objetiva investigar como o MAIS PAIC, Programa de Aprendizagem na Idade Certa, contribui para o letramento literário nos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública municipal de Capistrano - Ce, refletindo sobre a formação do leitor literário. O estudo visa analisar o eixo Literatura e formação do leitor do MAIS PAIC à luz dos documentos oficiais que tratam do ensino de literatura na educação básica, como a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais, e identificar os desafios enfrentados pelos alunos de uma escola pública municipal, leitores literários em formação, ao realizarem a leitura literária. A partir disso, busca propor uma nova estrutura para o ciclo de leitura MAIS PAIC, promovendo um trabalho com a leitura literária que foque na formação do leitor literário e no letramento literário após o ensino remoto. Para a compreensão da temática escolhida, é preciso considerar o ensino de literatura como um direito humano (CANDIDO, 2017), a leitura literária durante e após o ensino remoto como uma leitura em um espaço de crise (PETIT, 2020) e o ensino de literatura a partir de sequências didáticas fundamentais para o letramento literário (COSSON, 2020). A pesquisa faz também uso de oficinas inspiradas na sequência básica de Cosson (2020) para o Ciclo de leitura MAIS PAIC, em uma turma de 9º ano de uma escola municipal de Capistrano. Os achados reportados no estudo evidenciam que, após os desafios vivenciados no ensino remoto, a literatura precisa estar na sala de aula de modo a promover o letramento literário e a formação de leitores literários a partir de sequências didáticas que permitam aos alunos participarem ativamente das leituras, exercendo o protagonismo estudantil e, ainda, que eles dialoguem uns com os outros e enxerguem a literatura como um direito humano a ser oferecido pela escola. |
id |
UFRN_e924e3f3c36f28f3a574bdf69f4518bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57142 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Aguiar, Elizabete Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/1240776467735498Aragão, Cleudene de OliveiraDias, Valdenides Cabral de Araújohttp://lattes.cnpq.br/9467435917159475Gonçalves, Marta Aparecida Garcia2024-01-03T17:10:21Z2024-01-03T17:10:21Z2023-06-30AGUIAR, Elizabete Nascimento. O letramento literário e o Programa MAIS PAIC: um estudo da formação do leitor numa escola pública de Capistrano, CE. Orientadora: Dra. Marta Aparecida Garcia Gonçalves. 2023. 144f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57142O presente estudo objetiva investigar como o MAIS PAIC, Programa de Aprendizagem na Idade Certa, contribui para o letramento literário nos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública municipal de Capistrano - Ce, refletindo sobre a formação do leitor literário. O estudo visa analisar o eixo Literatura e formação do leitor do MAIS PAIC à luz dos documentos oficiais que tratam do ensino de literatura na educação básica, como a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais, e identificar os desafios enfrentados pelos alunos de uma escola pública municipal, leitores literários em formação, ao realizarem a leitura literária. A partir disso, busca propor uma nova estrutura para o ciclo de leitura MAIS PAIC, promovendo um trabalho com a leitura literária que foque na formação do leitor literário e no letramento literário após o ensino remoto. Para a compreensão da temática escolhida, é preciso considerar o ensino de literatura como um direito humano (CANDIDO, 2017), a leitura literária durante e após o ensino remoto como uma leitura em um espaço de crise (PETIT, 2020) e o ensino de literatura a partir de sequências didáticas fundamentais para o letramento literário (COSSON, 2020). A pesquisa faz também uso de oficinas inspiradas na sequência básica de Cosson (2020) para o Ciclo de leitura MAIS PAIC, em uma turma de 9º ano de uma escola municipal de Capistrano. Os achados reportados no estudo evidenciam que, após os desafios vivenciados no ensino remoto, a literatura precisa estar na sala de aula de modo a promover o letramento literário e a formação de leitores literários a partir de sequências didáticas que permitam aos alunos participarem ativamente das leituras, exercendo o protagonismo estudantil e, ainda, que eles dialoguem uns com os outros e enxerguem a literatura como um direito humano a ser oferecido pela escola.This essay intends to do an investigation about how MAIS PAIC PROGRAM contributes for literary literacy in the final stage of the Ensino Fundamental in a public school in the city of Capistrano, in the state of Ceará, Brazil, considering the development of literary readers. The study aims to analyze the axis Literature and reader development at MAIS PAIC PROGRAM, according to official documents that drive the teaching of literature in Basic Education, such as Base Nacional Comum Curricular and Parâmetros Curriculares Nacionais and to identify any challenges that learners have tackled in public schools in the city, the development of literary readers, during literary reading. From that basis, this essay proposes a didactic sequence related to literary reading, focusing on the development of a literary reader, promoting literary literacy after the remote learning period with the reading cycle applied in MAIS PAIC. In order to understand the topic, it is necessary to consider the teaching of literature as a human right (CANDIDO, 2017), the literary reading during and after remote learning as a reading practice in a place of crisis (PETIT, 2020) and the teaching of literature from basic didactic sequences for literary literacy (COSSON, 2020). The research also applies workshops inspired in basic sequence of Cosson (2020) for MAIS PAIC reading cycle, in a 9th grade class of a city school in Capistrano. The results in this essay show that after the experienced challenges in remote learning, literature needs to be present in classroom, in order to promote the literary literacy and the development of literary readers using didactic sequences that allow students to perform interactive reading, becoming protagonists in their own learning process and, in addition, they might dialogue with one another and behold literature as a human right that school must grant.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALiteratura - ensinoLetramento literárioPrograma MAIS PAICO letramento literário e o Programa MAIS PAIC: um estudo da formação do leitor numa escola pública de Capistrano, CELiterary literacy and MAIS PAIC Program: a study about the development of readers in a public school in the city of Capistrano, State of Cearáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLetramentoliterarioPrograma_Aguiar_2023.pdfapplication/pdf3365103https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57142/1/LetramentoliterarioPrograma_Aguiar_2023.pdfc49a6c26f9d38c2f6f6db84f0c60ebfbMD51123456789/571422024-01-03 14:10:56.413oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57142Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-03T17:10:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O letramento literário e o Programa MAIS PAIC: um estudo da formação do leitor numa escola pública de Capistrano, CE |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Literary literacy and MAIS PAIC Program: a study about the development of readers in a public school in the city of Capistrano, State of Ceará |
title |
O letramento literário e o Programa MAIS PAIC: um estudo da formação do leitor numa escola pública de Capistrano, CE |
spellingShingle |
O letramento literário e o Programa MAIS PAIC: um estudo da formação do leitor numa escola pública de Capistrano, CE Aguiar, Elizabete Nascimento CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Literatura - ensino Letramento literário Programa MAIS PAIC |
title_short |
O letramento literário e o Programa MAIS PAIC: um estudo da formação do leitor numa escola pública de Capistrano, CE |
title_full |
O letramento literário e o Programa MAIS PAIC: um estudo da formação do leitor numa escola pública de Capistrano, CE |
title_fullStr |
O letramento literário e o Programa MAIS PAIC: um estudo da formação do leitor numa escola pública de Capistrano, CE |
title_full_unstemmed |
O letramento literário e o Programa MAIS PAIC: um estudo da formação do leitor numa escola pública de Capistrano, CE |
title_sort |
O letramento literário e o Programa MAIS PAIC: um estudo da formação do leitor numa escola pública de Capistrano, CE |
author |
Aguiar, Elizabete Nascimento |
author_facet |
Aguiar, Elizabete Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1240776467735498 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Aragão, Cleudene de Oliveira |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9467435917159475 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Elizabete Nascimento |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Marta Aparecida Garcia |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Marta Aparecida Garcia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Literatura - ensino Letramento literário Programa MAIS PAIC |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura - ensino Letramento literário Programa MAIS PAIC |
description |
O presente estudo objetiva investigar como o MAIS PAIC, Programa de Aprendizagem na Idade Certa, contribui para o letramento literário nos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública municipal de Capistrano - Ce, refletindo sobre a formação do leitor literário. O estudo visa analisar o eixo Literatura e formação do leitor do MAIS PAIC à luz dos documentos oficiais que tratam do ensino de literatura na educação básica, como a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais, e identificar os desafios enfrentados pelos alunos de uma escola pública municipal, leitores literários em formação, ao realizarem a leitura literária. A partir disso, busca propor uma nova estrutura para o ciclo de leitura MAIS PAIC, promovendo um trabalho com a leitura literária que foque na formação do leitor literário e no letramento literário após o ensino remoto. Para a compreensão da temática escolhida, é preciso considerar o ensino de literatura como um direito humano (CANDIDO, 2017), a leitura literária durante e após o ensino remoto como uma leitura em um espaço de crise (PETIT, 2020) e o ensino de literatura a partir de sequências didáticas fundamentais para o letramento literário (COSSON, 2020). A pesquisa faz também uso de oficinas inspiradas na sequência básica de Cosson (2020) para o Ciclo de leitura MAIS PAIC, em uma turma de 9º ano de uma escola municipal de Capistrano. Os achados reportados no estudo evidenciam que, após os desafios vivenciados no ensino remoto, a literatura precisa estar na sala de aula de modo a promover o letramento literário e a formação de leitores literários a partir de sequências didáticas que permitam aos alunos participarem ativamente das leituras, exercendo o protagonismo estudantil e, ainda, que eles dialoguem uns com os outros e enxerguem a literatura como um direito humano a ser oferecido pela escola. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-03T17:10:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-03T17:10:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AGUIAR, Elizabete Nascimento. O letramento literário e o Programa MAIS PAIC: um estudo da formação do leitor numa escola pública de Capistrano, CE. Orientadora: Dra. Marta Aparecida Garcia Gonçalves. 2023. 144f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57142 |
identifier_str_mv |
AGUIAR, Elizabete Nascimento. O letramento literário e o Programa MAIS PAIC: um estudo da formação do leitor numa escola pública de Capistrano, CE. Orientadora: Dra. Marta Aparecida Garcia Gonçalves. 2023. 144f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57142/1/LetramentoliterarioPrograma_Aguiar_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c49a6c26f9d38c2f6f6db84f0c60ebfb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802118219822006272 |