Um estudo sobre o Tratado da Circunferência de al-Kashi (1424)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Andrade, Kaline Andreza de França Correia
Orientador(a): Morey, Bernadete Barbosa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51977
Resumo: Esta tese consiste em uma pesquisa documental e bibliográfica de caráter qualitativo que faz um estudo matemático, histórico e epistemológico do Tratado da Circunferência (al-Risāla al-Muhītīyya), escrito pelo estudioso islâmico al-Kāshī no ano de 1424, em Samarkanda no Uzbequistão. Com este estudo, pretendemos destacar elementos do Tratado da Circunferência que apresentem potencialidades pedagógicas para uso em sala de aula. Compõem o nosso referencial teórico os conceitos da Teoria da Objetivação (TO), elaborada por Luis Radford e nas concepções desse autor sobre a articulação entre história da matemática e ensino de matemática e a metodologia de Análise de Textos Históricos de Matemática (ATHM), elaborada por Fumikazu Saito e colaboradores. O texto base para nossos estudos foi a tradução russa do Tratado da Circunferência, a partir da qual criamos uma versão de trabalho em português. Exploramos questões exteriores à referida obra tais como, seus manuscritos e traduções, aspectos historiográficos e contextuais. Também exploramos questões interiores ao tratado como aspectos matemáticos e epistemológicos por meio de uma série de estudos relacionados a cada uma das partes do tratado. Por meio de tais estudos, mostramos as potencialidades pedagógicas do Tratado da Circunferência que podem favorecer seu uso em sala de aula. Exemplificamos tal potencialidade por meio de duas atividades desenvolvidas conforme a Teoria da Objetivação e da simulação em um programa matemático da obtenção da aproximação de al-Kāshī para a relação entre o comprimento da circunferência e o seu diâmetro.
id UFRN_ec24861a4f94a2028f905991d458492f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51977
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Andrade, Kaline Andreza de França Correiahttps://orcid.org/0000-0002-9237-2076http://lattes.cnpq.br/5063786660955341https://orcid.org/0000-0003-3253-0383http://lattes.cnpq.br/7554818862651491Pereira, Ana Carolina CostaBandeira, Francisco de Assishttps://orcid.org/0000-0002-4068-2136http://lattes.cnpq.br/7600840360005863Fossa, John AndrewGomes, Severino CarlosMorey, Bernadete Barbosa2023-03-28T18:51:35Z2023-03-28T18:51:35Z2022-07-21ANDRADE, Kaline Andreza de França Correia. Um estudo sobre o Tratado da Circunferência de al-Kashi (1424). Orientador: Bernadete Barbosa Morey. 2022. 140f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51977Esta tese consiste em uma pesquisa documental e bibliográfica de caráter qualitativo que faz um estudo matemático, histórico e epistemológico do Tratado da Circunferência (al-Risāla al-Muhītīyya), escrito pelo estudioso islâmico al-Kāshī no ano de 1424, em Samarkanda no Uzbequistão. Com este estudo, pretendemos destacar elementos do Tratado da Circunferência que apresentem potencialidades pedagógicas para uso em sala de aula. Compõem o nosso referencial teórico os conceitos da Teoria da Objetivação (TO), elaborada por Luis Radford e nas concepções desse autor sobre a articulação entre história da matemática e ensino de matemática e a metodologia de Análise de Textos Históricos de Matemática (ATHM), elaborada por Fumikazu Saito e colaboradores. O texto base para nossos estudos foi a tradução russa do Tratado da Circunferência, a partir da qual criamos uma versão de trabalho em português. Exploramos questões exteriores à referida obra tais como, seus manuscritos e traduções, aspectos historiográficos e contextuais. Também exploramos questões interiores ao tratado como aspectos matemáticos e epistemológicos por meio de uma série de estudos relacionados a cada uma das partes do tratado. Por meio de tais estudos, mostramos as potencialidades pedagógicas do Tratado da Circunferência que podem favorecer seu uso em sala de aula. Exemplificamos tal potencialidade por meio de duas atividades desenvolvidas conforme a Teoria da Objetivação e da simulação em um programa matemático da obtenção da aproximação de al-Kāshī para a relação entre o comprimento da circunferência e o seu diâmetro.This thesis consists of a qualitative documentary and bibliographical research that makes a mathematical, historical and epistemological study of the Treatise on Circumference (al-Risāla al-Muhītīyya), written by the Islamic scholar al-Kāshī in the year 1424, in Samarkand, Uzbekistan . With this study, we intend to highlight elements of the Treatise on Circumference that present pedagogical potential for use in the classroom. Our theoretical framework comprises the concepts of the Theory of Objectification (TO), elaborated by Luis Radford and in this author's conceptions about the articulation between the history of mathematics and mathematics teaching and the methodology of Analysis of Historical Texts of Mathematics (ATHM), elaborated by Fumikazu Saito and collaborators. The base text for our studies was the Russian translation of the Treatise on Circumference, from which we created a working version in Portuguese. We explored issues outside the referred work, such as its manuscripts and translations, historiographical and contextual aspects. We also explore issues within the treatise such as mathematical and epistemological aspects through a series of studies related to each of the treatise's parts. Through such studies, we show the pedagogical potential of the Treatise on Circumference that can favor its use in the classroom. We exemplify this potential by means of two activities developed according to the Theory of Objectification and the simulation in a mathematical program of obtaining the al-Kāshī approximation for the relation between the length of the circumference and its diameter.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAHistória da matemáticaMatemática islâmica medievalTratado da circunferênciaal-KashiUm estudo sobre o Tratado da Circunferência de al-Kashi (1424)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstudosobreTratadoCircunferencia_Andrade_2022.pdfapplication/pdf4386632https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51977/1/EstudosobreTratadoCircunferencia_Andrade_2022.pdf1e0a28496146176b858ea03b0221d8c0MD51123456789/519772023-05-03 12:37:52.72oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51977Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-03T15:37:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre o Tratado da Circunferência de al-Kashi (1424)
title Um estudo sobre o Tratado da Circunferência de al-Kashi (1424)
spellingShingle Um estudo sobre o Tratado da Circunferência de al-Kashi (1424)
Andrade, Kaline Andreza de França Correia
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
História da matemática
Matemática islâmica medieval
Tratado da circunferência
al-Kashi
title_short Um estudo sobre o Tratado da Circunferência de al-Kashi (1424)
title_full Um estudo sobre o Tratado da Circunferência de al-Kashi (1424)
title_fullStr Um estudo sobre o Tratado da Circunferência de al-Kashi (1424)
title_full_unstemmed Um estudo sobre o Tratado da Circunferência de al-Kashi (1424)
title_sort Um estudo sobre o Tratado da Circunferência de al-Kashi (1424)
author Andrade, Kaline Andreza de França Correia
author_facet Andrade, Kaline Andreza de França Correia
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9237-2076
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5063786660955341
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3253-0383
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7554818862651491
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pereira, Ana Carolina Costa
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Bandeira, Francisco de Assis
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4068-2136
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7600840360005863
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Fossa, John Andrew
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Gomes, Severino Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Kaline Andreza de França Correia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
contributor_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
História da matemática
Matemática islâmica medieval
Tratado da circunferência
al-Kashi
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Matemática islâmica medieval
Tratado da circunferência
al-Kashi
description Esta tese consiste em uma pesquisa documental e bibliográfica de caráter qualitativo que faz um estudo matemático, histórico e epistemológico do Tratado da Circunferência (al-Risāla al-Muhītīyya), escrito pelo estudioso islâmico al-Kāshī no ano de 1424, em Samarkanda no Uzbequistão. Com este estudo, pretendemos destacar elementos do Tratado da Circunferência que apresentem potencialidades pedagógicas para uso em sala de aula. Compõem o nosso referencial teórico os conceitos da Teoria da Objetivação (TO), elaborada por Luis Radford e nas concepções desse autor sobre a articulação entre história da matemática e ensino de matemática e a metodologia de Análise de Textos Históricos de Matemática (ATHM), elaborada por Fumikazu Saito e colaboradores. O texto base para nossos estudos foi a tradução russa do Tratado da Circunferência, a partir da qual criamos uma versão de trabalho em português. Exploramos questões exteriores à referida obra tais como, seus manuscritos e traduções, aspectos historiográficos e contextuais. Também exploramos questões interiores ao tratado como aspectos matemáticos e epistemológicos por meio de uma série de estudos relacionados a cada uma das partes do tratado. Por meio de tais estudos, mostramos as potencialidades pedagógicas do Tratado da Circunferência que podem favorecer seu uso em sala de aula. Exemplificamos tal potencialidade por meio de duas atividades desenvolvidas conforme a Teoria da Objetivação e da simulação em um programa matemático da obtenção da aproximação de al-Kāshī para a relação entre o comprimento da circunferência e o seu diâmetro.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-28T18:51:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-28T18:51:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Kaline Andreza de França Correia. Um estudo sobre o Tratado da Circunferência de al-Kashi (1424). Orientador: Bernadete Barbosa Morey. 2022. 140f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51977
identifier_str_mv ANDRADE, Kaline Andreza de França Correia. Um estudo sobre o Tratado da Circunferência de al-Kashi (1424). Orientador: Bernadete Barbosa Morey. 2022. 140f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51977/1/EstudosobreTratadoCircunferencia_Andrade_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e0a28496146176b858ea03b0221d8c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777636427038720