Proposta de UEPS abordando conceitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Medeiros, Jaqueline Suênia Silva de
Orientador(a): Silva Júnior, Carlos Neco da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26132
Resumo: O presente trabalho objetivou elaborar, aplicar e avaliar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, com foco no conteúdo da Eletroquímica. A proposta utiliza como pressupostos básicos aspectos da teoria da Aprendizagem Significativa. A referida UEPS gerou um produto educacional destinado aos professores da Educação Básica, para que os mesmos possam aplica-la em suas aulas de Química. O debate inicial foi gerado em torno das ideias do funcionamento das baterias de celulares, já que os estudantes incorporaram a utilização desse dispositivo à sua rotina. No intuito de contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo, as atividades presentes na proposta contemplaram: situaçõesproblemas, experimentos, debates, simuladores, leitura de textos, apresentações de vídeos e construção de mapas conceituais. A UEPS construída foi aplicada em duas turmas do ensino médio regular, uma do 2º Ano (20 estudantes) e outra do 3º Ano (25 estudantes), ambas na Escola Estadual José Joaquim, localizada no município de Coronel Ezequiel-RN. No primeiro momento, foram levantados os conhecimentos prévios sobre o funcionamento das baterias dos celulares e posteriormente foi possível discutir conceitos relacionados ao conteúdo da eletroquímica, tais como: ânodo, cátodo, agente oxidante, agente redutor, oxidação, redução, ponte salina, entre outros. Os dados coletados no decorrer das atividades foram analisados com base nos referenciais da pesquisa qualitativa. A partir da aplicação da unidade foi possível observar que os estudantes demonstraram motivação para o estudo, entusiasmo para a resolução das situações propostas e ancoragem de novos conhecimentos. Estas situações foram evidenciadas a partir da participação dos estudantes no decorrer das atividades, tal como a elaboração do mapa conceitual produzidos no início e ao final da aplicação. Para fins de análise, o mapa ajudou a identificar indícios de aprendizagem significativa, como também o uso de três questões semiabertas, juntamente com um questionário, onde eles podiam responder quatro afirmações classificadas numa escala de máximo para a concordância e mínimo de discordância ao uso da UEPS nas aulas de química. Como resultados, eles relataram que os momentos de aprendizagem foram prazerosos, pois se sentiram mais pré-dispostos em participar de todas as etapas de aplicação e concordaram com o uso da UEPS para o processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica. Ao término, evidenciou-se que a aplicação da UEPS se caracteriza como dinâmica e possibilita aos estudantes a aprendizagem de maneira progressiva a partir das diferentes atividades/estratégias desenvolvidas.
id UFRN_ecf0fcacde6792e39d473dcca3f37027
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26132
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Jaqueline Suênia Silva deHussein, Fabiana Roberta Gonçalves e SilvaMazze, Fernanda MarurBarroso, Márcia TeixeiraSilva Júnior, Carlos Neco da2018-11-22T22:35:21Z2018-11-22T22:35:21Z2018-08-24MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de. Proposta de UEPS abordando conceitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica. 2018. 165f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26132O presente trabalho objetivou elaborar, aplicar e avaliar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, com foco no conteúdo da Eletroquímica. A proposta utiliza como pressupostos básicos aspectos da teoria da Aprendizagem Significativa. A referida UEPS gerou um produto educacional destinado aos professores da Educação Básica, para que os mesmos possam aplica-la em suas aulas de Química. O debate inicial foi gerado em torno das ideias do funcionamento das baterias de celulares, já que os estudantes incorporaram a utilização desse dispositivo à sua rotina. No intuito de contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo, as atividades presentes na proposta contemplaram: situaçõesproblemas, experimentos, debates, simuladores, leitura de textos, apresentações de vídeos e construção de mapas conceituais. A UEPS construída foi aplicada em duas turmas do ensino médio regular, uma do 2º Ano (20 estudantes) e outra do 3º Ano (25 estudantes), ambas na Escola Estadual José Joaquim, localizada no município de Coronel Ezequiel-RN. No primeiro momento, foram levantados os conhecimentos prévios sobre o funcionamento das baterias dos celulares e posteriormente foi possível discutir conceitos relacionados ao conteúdo da eletroquímica, tais como: ânodo, cátodo, agente oxidante, agente redutor, oxidação, redução, ponte salina, entre outros. Os dados coletados no decorrer das atividades foram analisados com base nos referenciais da pesquisa qualitativa. A partir da aplicação da unidade foi possível observar que os estudantes demonstraram motivação para o estudo, entusiasmo para a resolução das situações propostas e ancoragem de novos conhecimentos. Estas situações foram evidenciadas a partir da participação dos estudantes no decorrer das atividades, tal como a elaboração do mapa conceitual produzidos no início e ao final da aplicação. Para fins de análise, o mapa ajudou a identificar indícios de aprendizagem significativa, como também o uso de três questões semiabertas, juntamente com um questionário, onde eles podiam responder quatro afirmações classificadas numa escala de máximo para a concordância e mínimo de discordância ao uso da UEPS nas aulas de química. Como resultados, eles relataram que os momentos de aprendizagem foram prazerosos, pois se sentiram mais pré-dispostos em participar de todas as etapas de aplicação e concordaram com o uso da UEPS para o processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica. Ao término, evidenciou-se que a aplicação da UEPS se caracteriza como dinâmica e possibilita aos estudantes a aprendizagem de maneira progressiva a partir das diferentes atividades/estratégias desenvolvidas.The present work aimed to elaborate, apply and evaluate a Potentially Significant Teaching Unit - PSTU, with focu on the content of Electrochemistry. The proposal uses as basic assumptions aspects of the theory of Significant Learning. The said PSTU generated an educational product intended for teachers of basic education so that they can apply it in their chemistry’s classes. Initial debate was generated around the ideas of the operation of cellular batteries, as the students incorporated the use of this device to their routine. In order to contribute to the improvement of the teaching and learning process of this content, the activities present in the proposal included: situations-problems, experiments, debates, simulators, reading texts, video presentations and construction of conceptual maps. The PSTU constructed was applied in two classroom high school, one in the 2nd year (20 students) and the other in the 3rd year (25 students), both in the José Joaquim Public School, located in the municipality of Coronel Ezequiel-RN. In the first moment, the previous knowledge on the operation about cellular batteries was raised and later it was possible to discuss concepts related to the content of electrochemistry, such as: anode, cathode, oxidizing agent, reducing agent, oxidation, reduction, saline bridge, among others. The data collected during the activities were analyzed based on the qualitative research references. From the application of the unit it was possible to observe that the students demonstrated motivation for the study, enthusiasm for the resolution of the problems situations and anchoring of new knowledges. These situations were evidenced from the participation of the students in the activities in course, such as the elaboration of the map produced at the beginning and end of the application. For analysis purposes the map helped identify significant learning cues, as also the use of three half-open questions along with a questionnaire where they could answer four statements ranked on a maximum scale for agreement and minimum disagreement about use of PSTU in chemistry class. As results, they reported that learning moments were enjoyable, as they felt more willing to participate in all stages of application and agreed to the use of PSTU for the teaching and learning process of electrochemistry. At the end, it was evidenced that the application of the PSTU is characterized as dynamic and enables students to learn progressively from the different activities/strategies developed.porPasseando pela eletroquímica: um tour pelas reações redox e corrosão em contextos significativosCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAprendizagem significativaUEPSEnsino médioEletroquímicaProposta de UEPS abordando conceitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdf.txtPropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain296244https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26132/2/PropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdf.txtc7c2dd5a79a922305f882e855453bff2MD52ProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdf.txtProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain57416https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26132/5/ProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdf.txt17b10c5ecb870ef70bb807453b8784caMD55THUMBNAILPropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdf.jpgPropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3858https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26132/3/PropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdf.jpg89fac5bf682815c2e63f13dffd135bbdMD53ProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdf.jpgProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2089https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26132/6/ProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdf.jpg8036a857f35ab0623b3d49f04c2ad1b8MD56TEXTPropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdf.txtPropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain296244https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26132/2/PropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdf.txtc7c2dd5a79a922305f882e855453bff2MD52THUMBNAILPropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdf.jpgPropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3858https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26132/3/PropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdf.jpg89fac5bf682815c2e63f13dffd135bbdMD53ORIGINALPropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdfapplication/pdf6434231https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26132/1/PropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdff62668cbc9c3afb1e870fa5e33b26212MD51ProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdfProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdfUnidade de ensino potencialmente significativas - UEPSapplication/pdf1930433https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26132/4/ProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdf651945c345bd3815a34b2266492db697MD54123456789/261322019-12-01 02:24:50.273oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26132Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:24:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de UEPS abordando conceitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica
title Proposta de UEPS abordando conceitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica
spellingShingle Proposta de UEPS abordando conceitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica
Medeiros, Jaqueline Suênia Silva de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Aprendizagem significativa
UEPS
Ensino médio
Eletroquímica
title_short Proposta de UEPS abordando conceitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica
title_full Proposta de UEPS abordando conceitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica
title_fullStr Proposta de UEPS abordando conceitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica
title_full_unstemmed Proposta de UEPS abordando conceitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica
title_sort Proposta de UEPS abordando conceitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica
author Medeiros, Jaqueline Suênia Silva de
author_facet Medeiros, Jaqueline Suênia Silva de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Mazze, Fernanda Marur
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Barroso, Márcia Teixeira
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Jaqueline Suênia Silva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva Júnior, Carlos Neco da
contributor_str_mv Silva Júnior, Carlos Neco da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Aprendizagem significativa
UEPS
Ensino médio
Eletroquímica
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
UEPS
Ensino médio
Eletroquímica
description O presente trabalho objetivou elaborar, aplicar e avaliar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, com foco no conteúdo da Eletroquímica. A proposta utiliza como pressupostos básicos aspectos da teoria da Aprendizagem Significativa. A referida UEPS gerou um produto educacional destinado aos professores da Educação Básica, para que os mesmos possam aplica-la em suas aulas de Química. O debate inicial foi gerado em torno das ideias do funcionamento das baterias de celulares, já que os estudantes incorporaram a utilização desse dispositivo à sua rotina. No intuito de contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo, as atividades presentes na proposta contemplaram: situaçõesproblemas, experimentos, debates, simuladores, leitura de textos, apresentações de vídeos e construção de mapas conceituais. A UEPS construída foi aplicada em duas turmas do ensino médio regular, uma do 2º Ano (20 estudantes) e outra do 3º Ano (25 estudantes), ambas na Escola Estadual José Joaquim, localizada no município de Coronel Ezequiel-RN. No primeiro momento, foram levantados os conhecimentos prévios sobre o funcionamento das baterias dos celulares e posteriormente foi possível discutir conceitos relacionados ao conteúdo da eletroquímica, tais como: ânodo, cátodo, agente oxidante, agente redutor, oxidação, redução, ponte salina, entre outros. Os dados coletados no decorrer das atividades foram analisados com base nos referenciais da pesquisa qualitativa. A partir da aplicação da unidade foi possível observar que os estudantes demonstraram motivação para o estudo, entusiasmo para a resolução das situações propostas e ancoragem de novos conhecimentos. Estas situações foram evidenciadas a partir da participação dos estudantes no decorrer das atividades, tal como a elaboração do mapa conceitual produzidos no início e ao final da aplicação. Para fins de análise, o mapa ajudou a identificar indícios de aprendizagem significativa, como também o uso de três questões semiabertas, juntamente com um questionário, onde eles podiam responder quatro afirmações classificadas numa escala de máximo para a concordância e mínimo de discordância ao uso da UEPS nas aulas de química. Como resultados, eles relataram que os momentos de aprendizagem foram prazerosos, pois se sentiram mais pré-dispostos em participar de todas as etapas de aplicação e concordaram com o uso da UEPS para o processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica. Ao término, evidenciou-se que a aplicação da UEPS se caracteriza como dinâmica e possibilita aos estudantes a aprendizagem de maneira progressiva a partir das diferentes atividades/estratégias desenvolvidas.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-22T22:35:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-22T22:35:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de. Proposta de UEPS abordando conceitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica. 2018. 165f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26132
identifier_str_mv MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de. Proposta de UEPS abordando conceitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica. 2018. 165f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Passeando pela eletroquímica: um tour pelas reações redox e corrosão em contextos significativos
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26132/2/PropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26132/5/ProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26132/3/PropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26132/6/ProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26132/2/PropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26132/3/PropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26132/1/PropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26132/4/ProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c7c2dd5a79a922305f882e855453bff2
17b10c5ecb870ef70bb807453b8784ca
89fac5bf682815c2e63f13dffd135bbd
8036a857f35ab0623b3d49f04c2ad1b8
c7c2dd5a79a922305f882e855453bff2
89fac5bf682815c2e63f13dffd135bbd
f62668cbc9c3afb1e870fa5e33b26212
651945c345bd3815a34b2266492db697
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777663950061568