Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54486 |
Resumo: | Atualmente, o ensino de Língua Portuguesa na educação básica enfrenta desafios que dizem respeito à formação de um aluno com hábito de leitura. Há, entre os professores, a preocupação em desenvolver maneiras de se trabalhar os textos literários em sala de aula de forma que provoquem nos alunos o interesse em ler cada vez mais textos, fazendo disso um hábito que, provavelmente, se consolidará em sua vida adulta. A leitura de textos literários na escola, sobretudo no ensino fundamental, pode ser uma grande aliada no processo de formação do leitor crítico e reflexivo. Neste sentido, os poemas são ferramentas importantes, pois estimulam os alunos a expressarem sua criatividade, sentimentos e emoções ao se identificarem de alguma forma com o texto. Essa identificação pode ser ainda mais profunda quando se trata da leitura de poetas locais. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta de atividade de letramento literário a fim de despertar o hábito da leitura com pensamento reflexivo nos alunos a partir dos poemas de Zila Mamede. Para isso, exploramos textos de teóricos que colaboraram com a nossa pesquisa: Cosson (2020,2021) que traz orientações acerca do letramento literário e círculos de leitura; Candido (2001) e Compagnon (2009) nos fazem refletir sobre a importância da literatura na vida das pessoas desde os tempos mais antigos até hoje; Geraldi (2011), Mello (2012) e Rouxel (2011) que apontam problemas e deficiências no ensino da literatura na escola e orientam sobre como devem ser e Brasil (2017) que direciona o ensino de literatura no nível fundamental da educação básica; Galvão (2005) que explora aspectos da infância, adolescência e trajetória literária de Zila Mamede; Aquino (2005), Alves (2016) e Mamede (2005) que exploram e analisam os versos da obra O arado. Nossa pesquisa é de caráter qualitativo e, a partir desse referencial teórico, construímos uma sequência básica de letramento literário que está especificada num produto direcionado a professores de LP que busquem fomentar o hábito da leitura literária em turmas de ensino fundamental. |
id |
UFRN_ed1fbcd79c3df8e3e571126f0d7d70fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54486 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Walerya Silveira da Rochahttp://lattes.cnpq.br/9264167978406483http://lattes.cnpq.br/1736809137051573Santos, Cassia de Fátima Matos dosSantos, Derivaldo doshttps://orcid.org/0000-0002-7001-8578http://lattes.cnpq.br/8615666365895204Sá, Edna Maria Ragel de2023-08-15T22:10:10Z2023-08-15T22:10:10Z2023-03-27ALMEIDA, Walerya Silveira da Rocha. Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede. Orientador: Edna Maria Rangel de Sá. 2023. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54486Atualmente, o ensino de Língua Portuguesa na educação básica enfrenta desafios que dizem respeito à formação de um aluno com hábito de leitura. Há, entre os professores, a preocupação em desenvolver maneiras de se trabalhar os textos literários em sala de aula de forma que provoquem nos alunos o interesse em ler cada vez mais textos, fazendo disso um hábito que, provavelmente, se consolidará em sua vida adulta. A leitura de textos literários na escola, sobretudo no ensino fundamental, pode ser uma grande aliada no processo de formação do leitor crítico e reflexivo. Neste sentido, os poemas são ferramentas importantes, pois estimulam os alunos a expressarem sua criatividade, sentimentos e emoções ao se identificarem de alguma forma com o texto. Essa identificação pode ser ainda mais profunda quando se trata da leitura de poetas locais. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta de atividade de letramento literário a fim de despertar o hábito da leitura com pensamento reflexivo nos alunos a partir dos poemas de Zila Mamede. Para isso, exploramos textos de teóricos que colaboraram com a nossa pesquisa: Cosson (2020,2021) que traz orientações acerca do letramento literário e círculos de leitura; Candido (2001) e Compagnon (2009) nos fazem refletir sobre a importância da literatura na vida das pessoas desde os tempos mais antigos até hoje; Geraldi (2011), Mello (2012) e Rouxel (2011) que apontam problemas e deficiências no ensino da literatura na escola e orientam sobre como devem ser e Brasil (2017) que direciona o ensino de literatura no nível fundamental da educação básica; Galvão (2005) que explora aspectos da infância, adolescência e trajetória literária de Zila Mamede; Aquino (2005), Alves (2016) e Mamede (2005) que exploram e analisam os versos da obra O arado. Nossa pesquisa é de caráter qualitativo e, a partir desse referencial teórico, construímos uma sequência básica de letramento literário que está especificada num produto direcionado a professores de LP que busquem fomentar o hábito da leitura literária em turmas de ensino fundamental.Actualmente, la enseñanza de la Lengua Portuguesa en la educación básica enfrenta desafíos a respecto a la formación de un alumno con hábito de lectura. Existe, entre los docentes, una preocupación por desarrollar formas de trabajar con textos literarios en elaula de manera que provoquen en los estudiantes el interés por leercada vez más textos, convirtiéndose en un hábito que, probablemente, se consolidará ensu vida adulta. La lectura de textos literarios en la escuela, especialmente en laenseñanza primaria, puede ser una gran aliada en el proceso de formación del lectorcrítico y reflexivo. En este sentido, los poemas son herramientas importantes, puesestimulan a los alumnos a expresaren su creatividad, sentimientos y emocionesidentificándose de alguna manera con el texto. Esta identificación puede ser aún másprofunda cuando se trata de leer a los poetas locales. El objetivo de este trabajo esdesarrollar una propuesta de actividad de letramiento literario para despertar el hábito dela lectura con pensamiento reflexivo en los estudiantes a partir de los poemas de ZilaMamede. Para ello, exploramos textos de teóricos que colaboraron con nuestrainvestigación: Cosson (2020,2021) que orienta sobre letramiento literario y círculos de lectura; Candido (2001) y Compagnon (2009) nos hacen reflexionar sobre la importancia de la literatura en la vida de las personas desde los primeros tiempos hastahoy; Geraldi (2011), Mello (2012) y Rouxel (2011) quienes señalan problemas ydeficiencias en la enseñanza de la literatura en la escuela y orientan sobre cómo debe seren Brasil (2017) que orienta la enseñanza de la literatura en el nivelfundamental de la educación básica; Galvão (2005) que explora aspectos de la infancia, la adolescencia y la trayectoria literaria de Zila mamede; Aquino (2005), Alves (2016) y Mamede (2005) que exploran y analizan los versos de O arado. Nuestra investigación es de caráctercualitativo y, a partir de este marco teórico, construimos una secuencia básica deletramiento literario que está especificada en un producto dirigido adocentes de LP que buscan incentivar el hábito de la lectura literaria en las clases deprimaria.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLeituraLetramento literárioZila MamedeRevolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamedeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRevolvendoterracultivarraizes_Almeida_2023.pdfapplication/pdf1304364https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54486/1/Revolvendoterracultivarraizes_Almeida_2023.pdf79027a3d644f1633861199e4bf2e983bMD51123456789/544862023-08-15 19:10:57.991oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54486Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-15T22:10:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede |
title |
Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede |
spellingShingle |
Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede Almeida, Walerya Silveira da Rocha CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Leitura Letramento literário Zila Mamede |
title_short |
Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede |
title_full |
Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede |
title_fullStr |
Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede |
title_full_unstemmed |
Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede |
title_sort |
Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede |
author |
Almeida, Walerya Silveira da Rocha |
author_facet |
Almeida, Walerya Silveira da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9264167978406483 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1736809137051573 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santos, Cassia de Fátima Matos dos |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Santos, Derivaldo dos |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-7001-8578 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8615666365895204 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Walerya Silveira da Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sá, Edna Maria Ragel de |
contributor_str_mv |
Sá, Edna Maria Ragel de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Leitura Letramento literário Zila Mamede |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Letramento literário Zila Mamede |
description |
Atualmente, o ensino de Língua Portuguesa na educação básica enfrenta desafios que dizem respeito à formação de um aluno com hábito de leitura. Há, entre os professores, a preocupação em desenvolver maneiras de se trabalhar os textos literários em sala de aula de forma que provoquem nos alunos o interesse em ler cada vez mais textos, fazendo disso um hábito que, provavelmente, se consolidará em sua vida adulta. A leitura de textos literários na escola, sobretudo no ensino fundamental, pode ser uma grande aliada no processo de formação do leitor crítico e reflexivo. Neste sentido, os poemas são ferramentas importantes, pois estimulam os alunos a expressarem sua criatividade, sentimentos e emoções ao se identificarem de alguma forma com o texto. Essa identificação pode ser ainda mais profunda quando se trata da leitura de poetas locais. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta de atividade de letramento literário a fim de despertar o hábito da leitura com pensamento reflexivo nos alunos a partir dos poemas de Zila Mamede. Para isso, exploramos textos de teóricos que colaboraram com a nossa pesquisa: Cosson (2020,2021) que traz orientações acerca do letramento literário e círculos de leitura; Candido (2001) e Compagnon (2009) nos fazem refletir sobre a importância da literatura na vida das pessoas desde os tempos mais antigos até hoje; Geraldi (2011), Mello (2012) e Rouxel (2011) que apontam problemas e deficiências no ensino da literatura na escola e orientam sobre como devem ser e Brasil (2017) que direciona o ensino de literatura no nível fundamental da educação básica; Galvão (2005) que explora aspectos da infância, adolescência e trajetória literária de Zila Mamede; Aquino (2005), Alves (2016) e Mamede (2005) que exploram e analisam os versos da obra O arado. Nossa pesquisa é de caráter qualitativo e, a partir desse referencial teórico, construímos uma sequência básica de letramento literário que está especificada num produto direcionado a professores de LP que busquem fomentar o hábito da leitura literária em turmas de ensino fundamental. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-15T22:10:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-15T22:10:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Walerya Silveira da Rocha. Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede. Orientador: Edna Maria Rangel de Sá. 2023. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54486 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Walerya Silveira da Rocha. Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede. Orientador: Edna Maria Rangel de Sá. 2023. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54486/1/Revolvendoterracultivarraizes_Almeida_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
79027a3d644f1633861199e4bf2e983b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777742492598272 |