Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Almeida, Walerya Silveira da Rocha
Orientador(a): Sá, Edna Maria Ragel de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54486
Resumo: Atualmente, o ensino de Língua Portuguesa na educação básica enfrenta desafios que dizem respeito à formação de um aluno com hábito de leitura. Há, entre os professores, a preocupação em desenvolver maneiras de se trabalhar os textos literários em sala de aula de forma que provoquem nos alunos o interesse em ler cada vez mais textos, fazendo disso um hábito que, provavelmente, se consolidará em sua vida adulta. A leitura de textos literários na escola, sobretudo no ensino fundamental, pode ser uma grande aliada no processo de formação do leitor crítico e reflexivo. Neste sentido, os poemas são ferramentas importantes, pois estimulam os alunos a expressarem sua criatividade, sentimentos e emoções ao se identificarem de alguma forma com o texto. Essa identificação pode ser ainda mais profunda quando se trata da leitura de poetas locais. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta de atividade de letramento literário a fim de despertar o hábito da leitura com pensamento reflexivo nos alunos a partir dos poemas de Zila Mamede. Para isso, exploramos textos de teóricos que colaboraram com a nossa pesquisa: Cosson (2020,2021) que traz orientações acerca do letramento literário e círculos de leitura; Candido (2001) e Compagnon (2009) nos fazem refletir sobre a importância da literatura na vida das pessoas desde os tempos mais antigos até hoje; Geraldi (2011), Mello (2012) e Rouxel (2011) que apontam problemas e deficiências no ensino da literatura na escola e orientam sobre como devem ser e Brasil (2017) que direciona o ensino de literatura no nível fundamental da educação básica; Galvão (2005) que explora aspectos da infância, adolescência e trajetória literária de Zila Mamede; Aquino (2005), Alves (2016) e Mamede (2005) que exploram e analisam os versos da obra O arado. Nossa pesquisa é de caráter qualitativo e, a partir desse referencial teórico, construímos uma sequência básica de letramento literário que está especificada num produto direcionado a professores de LP que busquem fomentar o hábito da leitura literária em turmas de ensino fundamental.
id UFRN_ed1fbcd79c3df8e3e571126f0d7d70fe
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54486
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Almeida, Walerya Silveira da Rochahttp://lattes.cnpq.br/9264167978406483http://lattes.cnpq.br/1736809137051573Santos, Cassia de Fátima Matos dosSantos, Derivaldo doshttps://orcid.org/0000-0002-7001-8578http://lattes.cnpq.br/8615666365895204Sá, Edna Maria Ragel de2023-08-15T22:10:10Z2023-08-15T22:10:10Z2023-03-27ALMEIDA, Walerya Silveira da Rocha. Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede. Orientador: Edna Maria Rangel de Sá. 2023. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54486Atualmente, o ensino de Língua Portuguesa na educação básica enfrenta desafios que dizem respeito à formação de um aluno com hábito de leitura. Há, entre os professores, a preocupação em desenvolver maneiras de se trabalhar os textos literários em sala de aula de forma que provoquem nos alunos o interesse em ler cada vez mais textos, fazendo disso um hábito que, provavelmente, se consolidará em sua vida adulta. A leitura de textos literários na escola, sobretudo no ensino fundamental, pode ser uma grande aliada no processo de formação do leitor crítico e reflexivo. Neste sentido, os poemas são ferramentas importantes, pois estimulam os alunos a expressarem sua criatividade, sentimentos e emoções ao se identificarem de alguma forma com o texto. Essa identificação pode ser ainda mais profunda quando se trata da leitura de poetas locais. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta de atividade de letramento literário a fim de despertar o hábito da leitura com pensamento reflexivo nos alunos a partir dos poemas de Zila Mamede. Para isso, exploramos textos de teóricos que colaboraram com a nossa pesquisa: Cosson (2020,2021) que traz orientações acerca do letramento literário e círculos de leitura; Candido (2001) e Compagnon (2009) nos fazem refletir sobre a importância da literatura na vida das pessoas desde os tempos mais antigos até hoje; Geraldi (2011), Mello (2012) e Rouxel (2011) que apontam problemas e deficiências no ensino da literatura na escola e orientam sobre como devem ser e Brasil (2017) que direciona o ensino de literatura no nível fundamental da educação básica; Galvão (2005) que explora aspectos da infância, adolescência e trajetória literária de Zila Mamede; Aquino (2005), Alves (2016) e Mamede (2005) que exploram e analisam os versos da obra O arado. Nossa pesquisa é de caráter qualitativo e, a partir desse referencial teórico, construímos uma sequência básica de letramento literário que está especificada num produto direcionado a professores de LP que busquem fomentar o hábito da leitura literária em turmas de ensino fundamental.Actualmente, la enseñanza de la Lengua Portuguesa en la educación básica enfrenta desafíos a respecto a la formación de un alumno con hábito de lectura. Existe, entre los docentes, una preocupación por desarrollar formas de trabajar con textos literarios en elaula de manera que provoquen en los estudiantes el interés por leercada vez más textos, convirtiéndose en un hábito que, probablemente, se consolidará ensu vida adulta. La lectura de textos literarios en la escuela, especialmente en laenseñanza primaria, puede ser una gran aliada en el proceso de formación del lectorcrítico y reflexivo. En este sentido, los poemas son herramientas importantes, puesestimulan a los alumnos a expresaren su creatividad, sentimientos y emocionesidentificándose de alguna manera con el texto. Esta identificación puede ser aún másprofunda cuando se trata de leer a los poetas locales. El objetivo de este trabajo esdesarrollar una propuesta de actividad de letramiento literario para despertar el hábito dela lectura con pensamiento reflexivo en los estudiantes a partir de los poemas de ZilaMamede. Para ello, exploramos textos de teóricos que colaboraron con nuestrainvestigación: Cosson (2020,2021) que orienta sobre letramiento literario y círculos de lectura; Candido (2001) y Compagnon (2009) nos hacen reflexionar sobre la importancia de la literatura en la vida de las personas desde los primeros tiempos hastahoy; Geraldi (2011), Mello (2012) y Rouxel (2011) quienes señalan problemas ydeficiencias en la enseñanza de la literatura en la escuela y orientan sobre cómo debe seren Brasil (2017) que orienta la enseñanza de la literatura en el nivelfundamental de la educación básica; Galvão (2005) que explora aspectos de la infancia, la adolescencia y la trayectoria literaria de Zila mamede; Aquino (2005), Alves (2016) y Mamede (2005) que exploran y analizan los versos de O arado. Nuestra investigación es de caráctercualitativo y, a partir de este marco teórico, construimos una secuencia básica deletramiento literario que está especificada en un producto dirigido adocentes de LP que buscan incentivar el hábito de la lectura literaria en las clases deprimaria.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLeituraLetramento literárioZila MamedeRevolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamedeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRevolvendoterracultivarraizes_Almeida_2023.pdfapplication/pdf1304364https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54486/1/Revolvendoterracultivarraizes_Almeida_2023.pdf79027a3d644f1633861199e4bf2e983bMD51123456789/544862023-08-15 19:10:57.991oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54486Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-15T22:10:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede
title Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede
spellingShingle Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede
Almeida, Walerya Silveira da Rocha
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Leitura
Letramento literário
Zila Mamede
title_short Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede
title_full Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede
title_fullStr Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede
title_full_unstemmed Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede
title_sort Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede
author Almeida, Walerya Silveira da Rocha
author_facet Almeida, Walerya Silveira da Rocha
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9264167978406483
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1736809137051573
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Cassia de Fátima Matos dos
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Derivaldo dos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7001-8578
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8615666365895204
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Walerya Silveira da Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sá, Edna Maria Ragel de
contributor_str_mv Sá, Edna Maria Ragel de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Leitura
Letramento literário
Zila Mamede
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Letramento literário
Zila Mamede
description Atualmente, o ensino de Língua Portuguesa na educação básica enfrenta desafios que dizem respeito à formação de um aluno com hábito de leitura. Há, entre os professores, a preocupação em desenvolver maneiras de se trabalhar os textos literários em sala de aula de forma que provoquem nos alunos o interesse em ler cada vez mais textos, fazendo disso um hábito que, provavelmente, se consolidará em sua vida adulta. A leitura de textos literários na escola, sobretudo no ensino fundamental, pode ser uma grande aliada no processo de formação do leitor crítico e reflexivo. Neste sentido, os poemas são ferramentas importantes, pois estimulam os alunos a expressarem sua criatividade, sentimentos e emoções ao se identificarem de alguma forma com o texto. Essa identificação pode ser ainda mais profunda quando se trata da leitura de poetas locais. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta de atividade de letramento literário a fim de despertar o hábito da leitura com pensamento reflexivo nos alunos a partir dos poemas de Zila Mamede. Para isso, exploramos textos de teóricos que colaboraram com a nossa pesquisa: Cosson (2020,2021) que traz orientações acerca do letramento literário e círculos de leitura; Candido (2001) e Compagnon (2009) nos fazem refletir sobre a importância da literatura na vida das pessoas desde os tempos mais antigos até hoje; Geraldi (2011), Mello (2012) e Rouxel (2011) que apontam problemas e deficiências no ensino da literatura na escola e orientam sobre como devem ser e Brasil (2017) que direciona o ensino de literatura no nível fundamental da educação básica; Galvão (2005) que explora aspectos da infância, adolescência e trajetória literária de Zila Mamede; Aquino (2005), Alves (2016) e Mamede (2005) que exploram e analisam os versos da obra O arado. Nossa pesquisa é de caráter qualitativo e, a partir desse referencial teórico, construímos uma sequência básica de letramento literário que está especificada num produto direcionado a professores de LP que busquem fomentar o hábito da leitura literária em turmas de ensino fundamental.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-15T22:10:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-15T22:10:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Walerya Silveira da Rocha. Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede. Orientador: Edna Maria Rangel de Sá. 2023. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54486
identifier_str_mv ALMEIDA, Walerya Silveira da Rocha. Revolvendo a terra para cultivar raízes: o letramento literário a partir da obra O Arado, de Zila Mamede. Orientador: Edna Maria Rangel de Sá. 2023. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54486/1/Revolvendoterracultivarraizes_Almeida_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 79027a3d644f1633861199e4bf2e983b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777742492598272