A História local como um caminho para o ensino significativo de História nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Teixeira, Olga Suely
Orientador(a): Oliveira, Margarida Maria Dias de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26357
Resumo: Ensinar História para alunos e alunas dos anos iniciais (1º a 5º Anos da Educação Básica) é entendido, muitas vezes, como uma tarefa que não apresenta dificuldades. Porém, na prática, essa atividade requer, do profissional docente responsável por ela, alto grau de reflexão, uma vez que está lidando com a formação do cidadão. Assim sendo, e mediante observações realizadas no ambiente escolar, surgiu a presente pesquisa. Existem várias justificativas para o desenvolvimento de um trabalho nesses moldes, porém posso destacar o fato de a maioria das pesquisas realizadas nos Mestrados Acadêmicos se voltar para as formas de ensinar História e se desenvolver a partir das salas de aula dos anos finais (6º a 9º Anos) e/ou ensino médio. Aqui, são priorizados os objetivos do ensino e as turmas nas quais as crianças estabelecem os primeiros contatos com essa disciplina, muitas vezes determinante para a relação que manterão com ela ao longo da vida. Além disso, a pesquisa propõe dar uma resposta fundamentada em dados objetivos aos questionamentos feitos pelas colegas professoras dessas turmas sobre como ensinar História de forma menos enfadonha para elas e suas crianças. Os objetivos do trabalho, nesse sentido, foram investigar as práticas de ensino de História desenvolvidas nessas salas de aula e sugerir estratégias que favorecessem a construção do conhecimento histórico a partir da elaboração de material didático proporcionador de condições para auxiliar o aluno/a aluna a pensar historicamente. Para tentar responder à questão problema – como tornar significativo o processo ensino-aprendizagem em História nos anos iniciais? – a hipótese era que a história local poderia ser o objeto a partir do qual os alunos e alunas poderiam aprender a pensar historicamente. A metodologia contou, inicialmente, com uma pesquisa bibliográfica; depois, o trabalho de consulta e análise das fontes (documentos legais da educação nacional, projeto político-pedagógico da escola campo de pesquisa, questionários, planos de aula e diários de campo) dialogando com os referenciais teórico-metodológicos permitiu alcançar, não conclusões, posto que a discussão ainda carece amplamente de pesquisas, mas inferências que apontam rumos e possibilidades para o ensino de História nos anos iniciais. Sobre a hipótese do uso da história local, infere-se que seu uso é eficaz quando se quer formar um cidadão crítico e atuante, uma vez que ela aproxima as crianças do seu cotidiano e permite à escola sistematizar as experiências extramuros, demonstrando que os acontecimentos denominados históricos afetam não apenas a sua localidade, mas se ligam a outros contextos. À proposição de elaborar o material didático/objeto de aprendizagem, responde-se com a ideia de um museu portátil sobre a história do bairro. O produto foi pensado de forma que permita aos alunos e alunas aprender História como se faz História – ou seja, questionando, argumentando e construindo novos conhecimentos a partir de problemáticas específicas, historicizadas e verificadas em diferentes fontes de pesquisa. Esse modelo de material propõe garantir que as crianças percebam o processo histórico sendo construído a partir das ações de todas as pessoas, que todos os dias tomam decisões, se posicionam diante dos acontecimentos e participam da construção do grupo social no qual se encontram inseridas.
id UFRN_f02469e85558d72b9ed422d31ecd9991
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26357
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Teixeira, Olga SuelySouza, Juliana TeixeiraRocha, Raimundo Nonato Araújo daLima, Marta Margarida de AndradeOliveira, Margarida Maria Dias de2018-12-13T22:40:54Z2018-12-13T22:40:54Z2018-09-11TEIXEIRA, Olga Suely. A História local como um caminho para o ensino significativo de História nos anos iniciais. 2018. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistória) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26357Ensinar História para alunos e alunas dos anos iniciais (1º a 5º Anos da Educação Básica) é entendido, muitas vezes, como uma tarefa que não apresenta dificuldades. Porém, na prática, essa atividade requer, do profissional docente responsável por ela, alto grau de reflexão, uma vez que está lidando com a formação do cidadão. Assim sendo, e mediante observações realizadas no ambiente escolar, surgiu a presente pesquisa. Existem várias justificativas para o desenvolvimento de um trabalho nesses moldes, porém posso destacar o fato de a maioria das pesquisas realizadas nos Mestrados Acadêmicos se voltar para as formas de ensinar História e se desenvolver a partir das salas de aula dos anos finais (6º a 9º Anos) e/ou ensino médio. Aqui, são priorizados os objetivos do ensino e as turmas nas quais as crianças estabelecem os primeiros contatos com essa disciplina, muitas vezes determinante para a relação que manterão com ela ao longo da vida. Além disso, a pesquisa propõe dar uma resposta fundamentada em dados objetivos aos questionamentos feitos pelas colegas professoras dessas turmas sobre como ensinar História de forma menos enfadonha para elas e suas crianças. Os objetivos do trabalho, nesse sentido, foram investigar as práticas de ensino de História desenvolvidas nessas salas de aula e sugerir estratégias que favorecessem a construção do conhecimento histórico a partir da elaboração de material didático proporcionador de condições para auxiliar o aluno/a aluna a pensar historicamente. Para tentar responder à questão problema – como tornar significativo o processo ensino-aprendizagem em História nos anos iniciais? – a hipótese era que a história local poderia ser o objeto a partir do qual os alunos e alunas poderiam aprender a pensar historicamente. A metodologia contou, inicialmente, com uma pesquisa bibliográfica; depois, o trabalho de consulta e análise das fontes (documentos legais da educação nacional, projeto político-pedagógico da escola campo de pesquisa, questionários, planos de aula e diários de campo) dialogando com os referenciais teórico-metodológicos permitiu alcançar, não conclusões, posto que a discussão ainda carece amplamente de pesquisas, mas inferências que apontam rumos e possibilidades para o ensino de História nos anos iniciais. Sobre a hipótese do uso da história local, infere-se que seu uso é eficaz quando se quer formar um cidadão crítico e atuante, uma vez que ela aproxima as crianças do seu cotidiano e permite à escola sistematizar as experiências extramuros, demonstrando que os acontecimentos denominados históricos afetam não apenas a sua localidade, mas se ligam a outros contextos. À proposição de elaborar o material didático/objeto de aprendizagem, responde-se com a ideia de um museu portátil sobre a história do bairro. O produto foi pensado de forma que permita aos alunos e alunas aprender História como se faz História – ou seja, questionando, argumentando e construindo novos conhecimentos a partir de problemáticas específicas, historicizadas e verificadas em diferentes fontes de pesquisa. Esse modelo de material propõe garantir que as crianças percebam o processo histórico sendo construído a partir das ações de todas as pessoas, que todos os dias tomam decisões, se posicionam diante dos acontecimentos e participam da construção do grupo social no qual se encontram inseridas.Teaching History for students in the initial years (1st to 5th Years of Basic Education) is often understood as a task that presents no difficulties. However, in practice, this activity requires, from the teaching professional responsible for it, a high degree of reflection, since it is dealing with the formation of the citizen. Thus, and through observations made in the school environment, the present research appeared. There are several justifications for the development of a work in these ways, but I can highlight the fact that the majority of the research done in the Academic Masters will turn to the ways of teaching History and develop from the classrooms of the final years (6th to 9th Years) and / or high school. Here we prioritize the objectives of teaching and the classes in which the children establish the first contacts with this discipline, often determinant for the relation that will maintain with her during the life. In addition, the research proposes to give an answer based on objective data to the questions asked by the teachers of these classes on how to teach History in a less tedious way for them and their children. The objectives of this work were to investigate the teaching practices of History developed in these classrooms and to suggest strategies that favor the construction of historical knowledge from the elaboration of didactic material providing conditions to help the student to think historically. To try to answer the problem question - how to make the teaching-learning process significant in History in the initial years? - the hypothesis was that local history could be the object from which students could learn to think historically. The methodology initially counted on a bibliographical research; then the work of consultation and analysis of the sources (legal documents of the national education, politicalpedagogical project of the school field of research, questionnaires, lesson plans and field diaries) dialoguing with the theoretical-methodological references allowed to reach, since the discussion is still largely lacking in research, but inferences that point to directions and possibilities for teaching history in the early years. On the hypothesis of the use of local history, it is inferred that its use is effective when one wants to form a critical and active citizen, since it brings the children closer to their daily life and allows the school to systematize extra-mural experiences, demonstrating that the so-called historical events affect not only their locality but also connect to other contexts. To the proposal of elaborating the didactic material / object of learning, responds with the idea of a portable museum on the history of the neighborhood. The product was designed in a way that allows students to learn History as History is done - that is, questioning, arguing and building new knowledge from specific problems, historicized and verified in different sources of research. This material model proposes to ensure that the children perceive the historical process being constructed from the actions of all people, who make decisions every day, stand before the events and participate in the construction of the social group in which they are inserted.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEnsinoAprendizagem significativaEnsino de História nos anos iniciaisA História local como um caminho para o ensino significativo de História nos anos iniciaisLocal history as a path to meaningful teaching of history in the early yearsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTHistórialocalcaminho_Teixeira_2018.pdf.txtHistórialocalcaminho_Teixeira_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain215403https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26357/2/Hist%c3%b3rialocalcaminho_Teixeira_2018.pdf.txt77cd88dcb5a1e59dd5ea6097c0ea7e5bMD52THUMBNAILHistórialocalcaminho_Teixeira_2018.pdf.jpgHistórialocalcaminho_Teixeira_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3227https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26357/3/Hist%c3%b3rialocalcaminho_Teixeira_2018.pdf.jpgc990ff833b31ad0ef4bd0579c6a6c209MD53TEXTHistórialocalcaminho_Teixeira_2018.pdf.txtHistórialocalcaminho_Teixeira_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain215403https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26357/2/Hist%c3%b3rialocalcaminho_Teixeira_2018.pdf.txt77cd88dcb5a1e59dd5ea6097c0ea7e5bMD52THUMBNAILHistórialocalcaminho_Teixeira_2018.pdf.jpgHistórialocalcaminho_Teixeira_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3227https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26357/3/Hist%c3%b3rialocalcaminho_Teixeira_2018.pdf.jpgc990ff833b31ad0ef4bd0579c6a6c209MD53ORIGINALHistórialocalcaminho_Teixeira_2018.pdfapplication/pdf1744924https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26357/1/Hist%c3%b3rialocalcaminho_Teixeira_2018.pdf8d388477bed53d8ef32d7f15fc03b9cdMD51123456789/263572019-01-30 14:22:47.078oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26357Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T17:22:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A História local como um caminho para o ensino significativo de História nos anos iniciais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Local history as a path to meaningful teaching of history in the early years
title A História local como um caminho para o ensino significativo de História nos anos iniciais
spellingShingle A História local como um caminho para o ensino significativo de História nos anos iniciais
Teixeira, Olga Suely
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Ensino
Aprendizagem significativa
Ensino de História nos anos iniciais
title_short A História local como um caminho para o ensino significativo de História nos anos iniciais
title_full A História local como um caminho para o ensino significativo de História nos anos iniciais
title_fullStr A História local como um caminho para o ensino significativo de História nos anos iniciais
title_full_unstemmed A História local como um caminho para o ensino significativo de História nos anos iniciais
title_sort A História local como um caminho para o ensino significativo de História nos anos iniciais
author Teixeira, Olga Suely
author_facet Teixeira, Olga Suely
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Souza, Juliana Teixeira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Rocha, Raimundo Nonato Araújo da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Lima, Marta Margarida de Andrade
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Olga Suely
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Margarida Maria Dias de
contributor_str_mv Oliveira, Margarida Maria Dias de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Ensino
Aprendizagem significativa
Ensino de História nos anos iniciais
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem significativa
Ensino de História nos anos iniciais
description Ensinar História para alunos e alunas dos anos iniciais (1º a 5º Anos da Educação Básica) é entendido, muitas vezes, como uma tarefa que não apresenta dificuldades. Porém, na prática, essa atividade requer, do profissional docente responsável por ela, alto grau de reflexão, uma vez que está lidando com a formação do cidadão. Assim sendo, e mediante observações realizadas no ambiente escolar, surgiu a presente pesquisa. Existem várias justificativas para o desenvolvimento de um trabalho nesses moldes, porém posso destacar o fato de a maioria das pesquisas realizadas nos Mestrados Acadêmicos se voltar para as formas de ensinar História e se desenvolver a partir das salas de aula dos anos finais (6º a 9º Anos) e/ou ensino médio. Aqui, são priorizados os objetivos do ensino e as turmas nas quais as crianças estabelecem os primeiros contatos com essa disciplina, muitas vezes determinante para a relação que manterão com ela ao longo da vida. Além disso, a pesquisa propõe dar uma resposta fundamentada em dados objetivos aos questionamentos feitos pelas colegas professoras dessas turmas sobre como ensinar História de forma menos enfadonha para elas e suas crianças. Os objetivos do trabalho, nesse sentido, foram investigar as práticas de ensino de História desenvolvidas nessas salas de aula e sugerir estratégias que favorecessem a construção do conhecimento histórico a partir da elaboração de material didático proporcionador de condições para auxiliar o aluno/a aluna a pensar historicamente. Para tentar responder à questão problema – como tornar significativo o processo ensino-aprendizagem em História nos anos iniciais? – a hipótese era que a história local poderia ser o objeto a partir do qual os alunos e alunas poderiam aprender a pensar historicamente. A metodologia contou, inicialmente, com uma pesquisa bibliográfica; depois, o trabalho de consulta e análise das fontes (documentos legais da educação nacional, projeto político-pedagógico da escola campo de pesquisa, questionários, planos de aula e diários de campo) dialogando com os referenciais teórico-metodológicos permitiu alcançar, não conclusões, posto que a discussão ainda carece amplamente de pesquisas, mas inferências que apontam rumos e possibilidades para o ensino de História nos anos iniciais. Sobre a hipótese do uso da história local, infere-se que seu uso é eficaz quando se quer formar um cidadão crítico e atuante, uma vez que ela aproxima as crianças do seu cotidiano e permite à escola sistematizar as experiências extramuros, demonstrando que os acontecimentos denominados históricos afetam não apenas a sua localidade, mas se ligam a outros contextos. À proposição de elaborar o material didático/objeto de aprendizagem, responde-se com a ideia de um museu portátil sobre a história do bairro. O produto foi pensado de forma que permita aos alunos e alunas aprender História como se faz História – ou seja, questionando, argumentando e construindo novos conhecimentos a partir de problemáticas específicas, historicizadas e verificadas em diferentes fontes de pesquisa. Esse modelo de material propõe garantir que as crianças percebam o processo histórico sendo construído a partir das ações de todas as pessoas, que todos os dias tomam decisões, se posicionam diante dos acontecimentos e participam da construção do grupo social no qual se encontram inseridas.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-13T22:40:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-13T22:40:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TEIXEIRA, Olga Suely. A História local como um caminho para o ensino significativo de História nos anos iniciais. 2018. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistória) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26357
identifier_str_mv TEIXEIRA, Olga Suely. A História local como um caminho para o ensino significativo de História nos anos iniciais. 2018. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistória) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26357/2/Hist%c3%b3rialocalcaminho_Teixeira_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26357/3/Hist%c3%b3rialocalcaminho_Teixeira_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26357/2/Hist%c3%b3rialocalcaminho_Teixeira_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26357/3/Hist%c3%b3rialocalcaminho_Teixeira_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26357/1/Hist%c3%b3rialocalcaminho_Teixeira_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 77cd88dcb5a1e59dd5ea6097c0ea7e5b
c990ff833b31ad0ef4bd0579c6a6c209
77cd88dcb5a1e59dd5ea6097c0ea7e5b
c990ff833b31ad0ef4bd0579c6a6c209
8d388477bed53d8ef32d7f15fc03b9cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777779757940736