As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à  implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para  sedimentação de conhecimentos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Silva, José Fernandes da
Orientador(a): Barreto, Ciclamio Leite
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Departamento: Ensino de Ciências Naturais e Matemática
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16043
Resumo: Abstract:It boards a study about the methodology applied in the classroom, with emphasis at the Physic teaching, but could be taken to the other matters of high school, mainly to that alumns with school delay and that needs a pedagogics resources to get the aproach of them to the subject showed trying to improve their learnship. The study was developed through the bibliographic research methodology, associated to the induce resource that allows to evaluate the methods of teaching praticed actually at High Schools, as the private as the public, to give to the teachers the resources that should change the dificulties of learning with prejudice the classmates performances. The results reacheds demonstrated that is perfectly possible to augment the physic teaching body, taking in consideration the expansion of the profit at the teaching­learnig procces, besides having allowed to shows that this methodology porpouse could be takes to others subjects of the High School to became this phase of school more suitable to the necessities of society. It concludes that the brazilian Education could receive a lot of augments, from the professional criativity on always that inside the classroom, really close of the problems showed by the classmates about learning collecting
id UFRN_f1cb5e42badb5b01fb0e92c9f12f1279
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16043
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, José Fernandes dahttp://lattes.cnpq.br/2532760140534053Oliveros, Marcílio Colombohttp://lattes.cnpq.br/6551396698408084Simões, Raul de Bonis Almeidahttp://lattes.cnpq.br/6337190307596665Barreto, Ciclamio Leite2014-12-17T15:04:50Z2008-10-062014-12-17T15:04:50Z2006-12-15SILVA, José Fernandes da. As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à  implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para  sedimentação de conhecimentos. 2006. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16043Abstract:It boards a study about the methodology applied in the classroom, with emphasis at the Physic teaching, but could be taken to the other matters of high school, mainly to that alumns with school delay and that needs a pedagogics resources to get the aproach of them to the subject showed trying to improve their learnship. The study was developed through the bibliographic research methodology, associated to the induce resource that allows to evaluate the methods of teaching praticed actually at High Schools, as the private as the public, to give to the teachers the resources that should change the dificulties of learning with prejudice the classmates performances. The results reacheds demonstrated that is perfectly possible to augment the physic teaching body, taking in consideration the expansion of the profit at the teaching­learnig procces, besides having allowed to shows that this methodology porpouse could be takes to others subjects of the High School to became this phase of school more suitable to the necessities of society. It concludes that the brazilian Education could receive a lot of augments, from the professional criativity on always that inside the classroom, really close of the problems showed by the classmates about learning collectingAborda um estudo sobre a metodologia aplicada em sala de aula, com ênfase para o ensino da Física, mas podendo ser estendida para outras matérias do Ensino Médio, principalmente para aqueles alunos com atraso escolar e que precisam ter argumentos pedagógicos que permitam a sua proximidade ao assunto tratado para agilizar sua aprendizagem. O estudo foi desenvolvido mediante adoção da metodologia da pesquisa bibliográfica, associada ao recurso indutivo que permitiu avaliar os médodos de ensino atualmente praticados nas escolar do Ensino Médio, tanto no âmbito privado quando público, a fim de dotar os professores de recursos que podem contornar as dificuldades de aprendizagem que prejudicam o desempenho do alunado. Os resultados alcançados demonstram que é perfeitamente possível incrementar a atuação do corpo docente da Física, levando à expansão do rendimento do processo ensino-aprendizagem, além de ter permitido demonstrar que essa metodologia proposta pode ser levada para outras matérias do Ensino Médio para tornar essa fase da escolaridade mais adequada às necessidades da sociedade. Conclui-se que a educação brasileira pode receber muitos incrementos, partindo sempre da criatividade do profissional que está no interior da sala de aula, bem próximo dos problemas apresentados pelos alunos em captarem os ensinamentosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaMétodo de ensino Metodologia pedagógica Educação escolar  Física Ensino MédioLearning method Pedagogic Methodology School education Physics  High SchoolCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAAs Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à  implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para  sedimentação de conhecimentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJoseFS.pdfapplication/pdf928824https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16043/1/JoseFS.pdf8f0139c499e8bd9b78ac8ab7d153fc5eMD51TEXTJoseFS.pdf.txtJoseFS.pdf.txtExtracted texttext/plain204298https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16043/6/JoseFS.pdf.txtf60499e98a69bd440d63c1f8f01b2fb8MD56THUMBNAILJoseFS.pdf.jpgJoseFS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2926https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16043/7/JoseFS.pdf.jpg1cb4fda643b4d53580ffdd5cc7c29baaMD57123456789/160432017-11-02 10:37:27.056oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16043Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T13:37:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à  implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para  sedimentação de conhecimentos
title As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à  implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para  sedimentação de conhecimentos
spellingShingle As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à  implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para  sedimentação de conhecimentos
Silva, José Fernandes da
Método de ensino
 Metodologia pedagógica
 Educação escolar
  Física
 Ensino Médio
Learning method
 Pedagogic Methodology
 School education
 Physics
  High School
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à  implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para  sedimentação de conhecimentos
title_full As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à  implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para  sedimentação de conhecimentos
title_fullStr As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à  implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para  sedimentação de conhecimentos
title_full_unstemmed As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à  implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para  sedimentação de conhecimentos
title_sort As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à  implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para  sedimentação de conhecimentos
author Silva, José Fernandes da
author_facet Silva, José Fernandes da
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2532760140534053
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Oliveros, Marcílio Colombo
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6551396698408084
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Simões, Raul de Bonis Almeida
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6337190307596665
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Fernandes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barreto, Ciclamio Leite
contributor_str_mv Barreto, Ciclamio Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Método de ensino
 Metodologia pedagógica
 Educação escolar
  Física
 Ensino Médio
topic Método de ensino
 Metodologia pedagógica
 Educação escolar
  Física
 Ensino Médio
Learning method
 Pedagogic Methodology
 School education
 Physics
  High School
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning method
 Pedagogic Methodology
 School education
 Physics
  High School
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description Abstract:It boards a study about the methodology applied in the classroom, with emphasis at the Physic teaching, but could be taken to the other matters of high school, mainly to that alumns with school delay and that needs a pedagogics resources to get the aproach of them to the subject showed trying to improve their learnship. The study was developed through the bibliographic research methodology, associated to the induce resource that allows to evaluate the methods of teaching praticed actually at High Schools, as the private as the public, to give to the teachers the resources that should change the dificulties of learning with prejudice the classmates performances. The results reacheds demonstrated that is perfectly possible to augment the physic teaching body, taking in consideration the expansion of the profit at the teaching­learnig procces, besides having allowed to shows that this methodology porpouse could be takes to others subjects of the High School to became this phase of school more suitable to the necessities of society. It concludes that the brazilian Education could receive a lot of augments, from the professional criativity on always that inside the classroom, really close of the problems showed by the classmates about learning collecting
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-12-15
dc.date.available.fl_str_mv 2008-10-06
2014-12-17T15:04:50Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:04:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, José Fernandes da. As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à  implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para  sedimentação de conhecimentos. 2006. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16043
identifier_str_mv SILVA, José Fernandes da. As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à  implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para  sedimentação de conhecimentos. 2006. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Ciências Naturais e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16043/1/JoseFS.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16043/6/JoseFS.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16043/7/JoseFS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f0139c499e8bd9b78ac8ab7d153fc5e
f60499e98a69bd440d63c1f8f01b2fb8
1cb4fda643b4d53580ffdd5cc7c29baa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777617377558528