A mediação pedagógica na interação de crianças com o desenho na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Cunha, Natália Marina Dantas
Orientador(a): Lopes, Denise Maria de Carvalho
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28143
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar modos de mediação de professores(as) na promoção de interações e experimentações de crianças com o desenho na Educação Infantil. Para isso, tematizou questões relativas ao lugar do desenho nesta etapa educativa e ao papel mediador das professoras como mediadoras de sua aprendizagem. O desenvolvimento da investigação orientou-se pelas seguintes premissas: a) o desenho é uma linguagem fundamental ao desenvolvimento das crianças; b) seu aprendizado implica interações e mediações/intervenções sistemáticas e intencionais; c) essa mediação compete, de modo fundamental, ainda que não exclusivo, às professoras, responsáveis por promover, nos espaços e tempos institucionais, condições para que as crianças possam viver experiências significativas com o desenho. A pesquisa visou responder à questão: de que modos as professoras mediam interações/experimentações das crianças com o desenho na Educação Infantil? Como aportes teórico-metodológicos, o estudo assumiu princípios da abordagem qualitativa e da abordagem histórico-cultural de L. S. Vygotsky e proposições de M. Bakhtin para a pesquisa sobre processos humanos, segundo os quais, em tais pesquisas é preciso considerar: que os objetos de estudo não estão dados, mas existem como permanente construção; que sua compreensão exige sua situação em contexto de relações que o constituem; que tanto o objeto, como sua compreensão são produções discursivas-textos; que as relações de pesquisa são relações co-construídas entre pesquisadores e sujeitos de pesquisa e exigem, do pesquisador, movimentos de aproximação e afastamento, de responsabilidade e sensibilidade. A metodologia envolveu, como procedimentos, a análise documental, observação do tipo semi participativo e entrevistas semiestruturadas. O estudo foi realizado em uma instituição de Educação Infantil da rede pública do Natal/RN, em duas turmas de “Nível IV”, com crianças de 5 a 6 anos. A análise dos dados possibilitou perceber que as mediações realizadas pelas professoras restringem as possibilidades de experimentação do desenho pelas crianças, visto que quantitativamente, são poucas as situações de atividades de desenhar. De uma perspectiva qualitativa, foi possível constatar que as mediações se realizam dos seguintes modos: i) Intervenções que oportunizam possibilidades de exploração e criação às crianças; - Quando as professoras definem temas e oferecem modelos, mas instigam à criação; - Quando as professoras definem temas, não oferecem modelos e instigam ao enriquecimento do registro/da produção; ii) Intervenções que restringem possibilidades de exploração e criação às crianças: - Quando as professoras definem temas, oferecem modelos e controlam as ações/escolhas das crianças; - Quando as professoras não oferecem ajudas solicitadas pelas crianças em suas produções; - Quando as professoras intervêm nas produções das crianças sem solicitação/autorização. Esses modos de intervenção evidenciados revelam, igualmente, restrição de possibilidades de interações das crianças com o desenho enquanto linguagem e, portanto, do desenvolvimento de seu potencial criativo, visto que há uma predominância de intervenções de controle das produções das crianças com vistas a um produto definido pelas professoras. Ao mesmo tempo, apontam a necessidade de reconfiguração dessas práticas a fim de possibilitar às crianças a vivência e exploração do desenho de modo significativo às suas capacidades criadoras e ao desenvolvimento pessoal integral. Nosso estudo revela que, quanto ao desenho, assim como as crianças, as professoras – e demais profissionais da instituição – precisam de mediações intencionais e sistemáticas de modo a poderem ressignificar o desenho, seu aprendizado, seu ensino e seu papel docente, o que implica formação – inicial e continuada, bem como compromisso ético, político e estético com as crianças e com sua educação.
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spelling Cunha, Natália Marina DantasDantas, Elaine Luciana SobralLeal, Fernanda de Lourdes AlmeidaPaiva, Maria Cristina Leandro deMomo, MariangelaLopes, Denise Maria de Carvalho2019-12-05T21:45:23Z2019-12-05T21:45:23Z2019-08-30CUNHA, Natália Marina Dantas. A mediação pedagógica na interação de crianças com o desenho na Educação Infantil. 2019. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28143O presente trabalho teve por objetivo analisar modos de mediação de professores(as) na promoção de interações e experimentações de crianças com o desenho na Educação Infantil. Para isso, tematizou questões relativas ao lugar do desenho nesta etapa educativa e ao papel mediador das professoras como mediadoras de sua aprendizagem. O desenvolvimento da investigação orientou-se pelas seguintes premissas: a) o desenho é uma linguagem fundamental ao desenvolvimento das crianças; b) seu aprendizado implica interações e mediações/intervenções sistemáticas e intencionais; c) essa mediação compete, de modo fundamental, ainda que não exclusivo, às professoras, responsáveis por promover, nos espaços e tempos institucionais, condições para que as crianças possam viver experiências significativas com o desenho. A pesquisa visou responder à questão: de que modos as professoras mediam interações/experimentações das crianças com o desenho na Educação Infantil? Como aportes teórico-metodológicos, o estudo assumiu princípios da abordagem qualitativa e da abordagem histórico-cultural de L. S. Vygotsky e proposições de M. Bakhtin para a pesquisa sobre processos humanos, segundo os quais, em tais pesquisas é preciso considerar: que os objetos de estudo não estão dados, mas existem como permanente construção; que sua compreensão exige sua situação em contexto de relações que o constituem; que tanto o objeto, como sua compreensão são produções discursivas-textos; que as relações de pesquisa são relações co-construídas entre pesquisadores e sujeitos de pesquisa e exigem, do pesquisador, movimentos de aproximação e afastamento, de responsabilidade e sensibilidade. A metodologia envolveu, como procedimentos, a análise documental, observação do tipo semi participativo e entrevistas semiestruturadas. O estudo foi realizado em uma instituição de Educação Infantil da rede pública do Natal/RN, em duas turmas de “Nível IV”, com crianças de 5 a 6 anos. A análise dos dados possibilitou perceber que as mediações realizadas pelas professoras restringem as possibilidades de experimentação do desenho pelas crianças, visto que quantitativamente, são poucas as situações de atividades de desenhar. De uma perspectiva qualitativa, foi possível constatar que as mediações se realizam dos seguintes modos: i) Intervenções que oportunizam possibilidades de exploração e criação às crianças; - Quando as professoras definem temas e oferecem modelos, mas instigam à criação; - Quando as professoras definem temas, não oferecem modelos e instigam ao enriquecimento do registro/da produção; ii) Intervenções que restringem possibilidades de exploração e criação às crianças: - Quando as professoras definem temas, oferecem modelos e controlam as ações/escolhas das crianças; - Quando as professoras não oferecem ajudas solicitadas pelas crianças em suas produções; - Quando as professoras intervêm nas produções das crianças sem solicitação/autorização. Esses modos de intervenção evidenciados revelam, igualmente, restrição de possibilidades de interações das crianças com o desenho enquanto linguagem e, portanto, do desenvolvimento de seu potencial criativo, visto que há uma predominância de intervenções de controle das produções das crianças com vistas a um produto definido pelas professoras. Ao mesmo tempo, apontam a necessidade de reconfiguração dessas práticas a fim de possibilitar às crianças a vivência e exploração do desenho de modo significativo às suas capacidades criadoras e ao desenvolvimento pessoal integral. Nosso estudo revela que, quanto ao desenho, assim como as crianças, as professoras – e demais profissionais da instituição – precisam de mediações intencionais e sistemáticas de modo a poderem ressignificar o desenho, seu aprendizado, seu ensino e seu papel docente, o que implica formação – inicial e continuada, bem como compromisso ético, político e estético com as crianças e com sua educação.The present work aimed to analyze ways of mediation of teachers in the promotion of interactions and experimentation of children with drawing in early childhood education. For this, thematic issues related to the place of drawing in this educational stage and the mediating role of teachers as mediators of their learning. Research development was guided by the following premises: a) drawing is a fundamental language for children's development; b) its learning implies systematic and intentional interactions and mediations / interventions; c) this mediation is fundamentally, although not exclusively, the responsibility of the teachers, responsible for promoting, in institutional spaces and times, conditions for children to live significant experiences with drawing. The research aimed to answer the question: how do teachers mediate children's interactions/experimentation with drawing in early childhood education? As theoretical-methodological contributions, the study assumed principles of the qualitative approach and the historical-cultural approach of L. S. Vygotsky and M. Bakhtin's propositions for the research on human processes, according to which, in such research it is necessary to consider: that the objects of study are not given, but exist as permanent construction; that your understanding requires your situation in the context of relationships that constitute it; that both the object and its comprehension are discursive-text productions; that research relations are relations co-constructed between researchers and research subjects and demand from the researcher movements of approach and withdrawal, responsibility and sensitivity. The methodology involved, as procedures, document analysis, semi-participatory observation and semi-structured interviews. The study was carried out in a kindergarten institution of the public school of Natal/RN, in two "Level IV" classes, with children from 5 to 6 years old. The data analysis made it possible to realize that the mediations performed by the teachers restrict the possibilities of drawing experimentation by the children, since quantitatively, there are few situations of drawing activities. From a qualitative perspective, it was found that mediations are carried out in the following ways: i) Interventions that provide opportunities for exploration and rearing for children; - When teachers define themes and offer models, but instigate creation; - When teachers define themes, they do not offer models and encourage the enrichment of the record/production; ii) Interventions that restrict children's possibilities for exploitation and rearing: - When teachers define themes, they provide role models and control children's actions/choices; - When teachers do not offer help requested by children in their productions; - When teachers intervene in children's productions without request / authorization. These evidenced modes of intervention also reveal a restriction on the possibilities of children's interactions with drawing as a language and, therefore, on the development of their creative potential, since there is a predominance of interventions to control children's productions with a view to a product. defined by the teachers. At the same time, they point to the need to reconfigure these practices in order to enable children to experience and explore drawing in a meaningful way to their creative abilities and integral personal development. Our study reveals that, as for the drawing, as well as the children, the teachers - and other professionals of the institution - need intentional and systematic mediations in order to be able to reframe the drawing, its learning, its teaching and its teaching role, which implies initial and continuing training, as well as ethical, political and aesthetic commitment to children and their education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMediação pedagógicaDesenhoEducação InfantilA mediação pedagógica na interação de crianças com o desenho na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMediaçãopedagógicainteração_Cunha_2019.pdf.txtMediaçãopedagógicainteração_Cunha_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain393880https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28143/2/Media%c3%a7%c3%a3opedag%c3%b3gicaintera%c3%a7%c3%a3o_Cunha_2019.pdf.txtb78bc683617e1aa07c9e69df3e4c34f8MD52THUMBNAILMediaçãopedagógicainteração_Cunha_2019.pdf.jpgMediaçãopedagógicainteração_Cunha_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28143/3/Media%c3%a7%c3%a3opedag%c3%b3gicaintera%c3%a7%c3%a3o_Cunha_2019.pdf.jpgb7541704ffc87515e922507ce4ebe493MD53ORIGINALMediaçãopedagógicainteração_Cunha_2019.pdfapplication/pdf4014833https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28143/1/Media%c3%a7%c3%a3opedag%c3%b3gicaintera%c3%a7%c3%a3o_Cunha_2019.pdf791f96e31df9d9fcb6a2b0512c7bc559MD51123456789/281432019-12-08 02:27:06.851oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28143Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-08T05:27:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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