Ensino-aprendizagem de medicina baseada em evidências: ensaio comparativo entre clube de revista, sessão de casos clínicos e aula expositiva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Maia, Ferdinand Gilbert Saraiva da Silva
Orientador(a): Diniz, Rosiane Viana Zuza
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47628
Resumo: Introdução: A incorporação dos conteúdos de Medicina Baseada em Evidências (MBE) aos currículos das escolas médicas é um desafio mundial. Existem poucos estudos comparativos entre diferentes estratégias de ensino, e métodos de avaliação carecem de adaptação e validação nacional. Objetivo: Comparar o desenvolvimento de competências para a MBE entre as estratégias de Clube de Revista (CR), Sessões de Casos Clínicos (SCC) e Aula Expositiva (AE), por meio da versão brasileira do questionário padronizado ACE Tool. Métodos: O estudo foi desenvolvido em duas etapas: tradução para o português brasileiro, adaptação e validação do questionário ACE Tool (Ferramenta ACE) com alunos e profissionais, de acordo com as propriedades psicométricas de validade, consistência e confiabilidade internas; e avaliação do desenvolvimento de competências para a MBE por meio da comparação das médias obtidas na Ferramenta ACE entre os grupos nos testes pós-intervenção. Resultados: Foram incluídos 88 participantes, dos quais 20 alunos no grupo CR, 20 alunos no grupo SCC, 36 alunos no grupo AE e 12 professores/preceptores convidados. A Ferramenta ACE obteve consistência (alfa de Cronbach 0.610) e confiabilidade internas (correlação item-total ≥ 0.15 em 14 dos 15 itens) adequadas. A média de acertos dos professores/preceptores foi maior quando comparada à dos alunos em pré-teste (10.25±1.71 vs 8.73±1.80, diferença média de 1.52, IC95% 0.47 a 2.57, p=0.005). Não foi observada diferença significante de pontuação final entre os métodos CR e SCC em relação a AE (CR vs AE: 9.15 ± 1.42 vs 9.11 ± 1.58, IC 95% -0.77 a 0.85, p=0.92; SCC vs AE: 9.4 ± 1.93 vs 9.11 ± 1.58, IC 95% -0.7 a 1.28, p=0.57). Conclusão: A Ferramenta ACE apresenta capacidade discriminatória para diferentes níveis de expertise e consistência e confiabilidade internas adequadas. Entre alunos iniciantes, os resultados pósteste foram equivalentes entre os grupos CR, SCC e AE.
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Existem poucos estudos comparativos entre diferentes estratégias de ensino, e métodos de avaliação carecem de adaptação e validação nacional. Objetivo: Comparar o desenvolvimento de competências para a MBE entre as estratégias de Clube de Revista (CR), Sessões de Casos Clínicos (SCC) e Aula Expositiva (AE), por meio da versão brasileira do questionário padronizado ACE Tool. Métodos: O estudo foi desenvolvido em duas etapas: tradução para o português brasileiro, adaptação e validação do questionário ACE Tool (Ferramenta ACE) com alunos e profissionais, de acordo com as propriedades psicométricas de validade, consistência e confiabilidade internas; e avaliação do desenvolvimento de competências para a MBE por meio da comparação das médias obtidas na Ferramenta ACE entre os grupos nos testes pós-intervenção. Resultados: Foram incluídos 88 participantes, dos quais 20 alunos no grupo CR, 20 alunos no grupo SCC, 36 alunos no grupo AE e 12 professores/preceptores convidados. A Ferramenta ACE obteve consistência (alfa de Cronbach 0.610) e confiabilidade internas (correlação item-total ≥ 0.15 em 14 dos 15 itens) adequadas. A média de acertos dos professores/preceptores foi maior quando comparada à dos alunos em pré-teste (10.25±1.71 vs 8.73±1.80, diferença média de 1.52, IC95% 0.47 a 2.57, p=0.005). Não foi observada diferença significante de pontuação final entre os métodos CR e SCC em relação a AE (CR vs AE: 9.15 ± 1.42 vs 9.11 ± 1.58, IC 95% -0.77 a 0.85, p=0.92; SCC vs AE: 9.4 ± 1.93 vs 9.11 ± 1.58, IC 95% -0.7 a 1.28, p=0.57). Conclusão: A Ferramenta ACE apresenta capacidade discriminatória para diferentes níveis de expertise e consistência e confiabilidade internas adequadas. Entre alunos iniciantes, os resultados pósteste foram equivalentes entre os grupos CR, SCC e AE.Background: The incorporation of Evidence-based Medicine (EBM) in medical school curriculum is challenging. There are few comparative studies on teaching methods, and assessment methods need national adaptation and validation. Aims: To compare the competencies development for EBM among the strategies Journal Club (JC), Clinical Case Sessions (CCS) and Expositive Class (EC), using a Brazilian version of the ACE Tool questionnaire. Methods: The study was conducted in two steps: translation for Brazilian Portuguese, adaptation and validation of the ACE Tool with students and professionals, according to psychometric properties of validity, internal consistency and reliability; and assessment of competencies development for EBM through comparison among groups of mean post-test scores on ACE Tool. Results: We recruited 88 participants: 20 students in JC group; 20 students in CCS; 36 students in EC and 12 invited professors/preceptors. The Brazilian version of ACE Tool has adequate internal consistency (Cronbach’s alfa 0.610) and reliability (item-to-total correlation ≥ 0.15 in 14 of 15 itens). Professors/preceptors mean scores were significantly higher than students’ on pre-test (10.25±1.71 vs 8.73±1.80, mean difference 1.52, 95% CI 0.47 to 2.57, p=0.005). There was no difference between JC and CCS scores compared to EC (JC vs EC: 9.15 ± 1.42 vs 9.11 ± 1.58, 95% CI -0.77 to 0.85, p=0.92; CCS vs EC: 9.4 ± 1.93 vs 9.11 ± 1.58, 95% CI -0.7 to 1.28, p=0.57). Conclusion: The Brazilian version of ACE Tool had discriminatory capacity for different levels of expertise and adequate internal consistency and reliability. In EBM-novice students, post-test results were equivalent among JC, CCS e EC groups.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilMedicina baseada em evidênciasEducação médicaEstudantes de medicinaEstudo de validaçãoEnsino-aprendizagem de medicina baseada em evidências: ensaio comparativo entre clube de revista, sessão de casos clínicos e aula expositivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoaprendizagemmedicina_Maia_2022.pdfapplication/pdf2639043https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47628/1/Ensinoaprendizagemmedicina_Maia_2022.pdf70592c21aaa0e3fad0cde033e847d300MD51123456789/476282022-06-09 19:49:25.838oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47628Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-09T22:49:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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