Assembleia de classe como evento de letramento: entrelaçando saberes e fazeres

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Cabral, Adriana Hanayá Ferreira
Orientador(a): Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26171
Resumo: A necessidade de ressignificação no processo de ensino de Língua Portuguesa tem levado professores da educação básica a buscar novas práticas educativas. Uma alternativa advém das que são desenvolvidas em projetos de letramento (KLEIMAN, 2000). É nesse sentido que esta pesquisa de intervenção tem por objeto de estudo a assembleia de classe como evento de letramento. Assim, visando ao objetivo geral de investigar a eficácia da assembleia de classe vista como evento de letramento para a ressignificação das práticas de leitura, escrita e oralidade de estudantes de 7o ano de uma escola pública norte-rio-grandense, postulamos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar as atividades desenvolvidas na assembleia de classe que favorecem a ressignificação das práticas de leitura, escrita e oralidade; (ii) investigar como se desenvolvem, em assembleia de classe, atividades de leitura, escrita e oralidade voltadas para a ação e a mudança social. Para tanto, fundamentamo-nos na perspectiva dialógica de língua(gem) do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV [1929] 2006); nos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995, 2000, 2005, 2006; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011; STREET, 1984; TINOCO, 2008); nos conceitos de comunidade de aprendizagem (AFONSO, 2001) e de assembleia de classe vista como evento de letramento. Do ponto de vista metodológico, ancoramo-nos nos trabalhos de natureza qualitativo-interpretativista de vertente etnográfica ligados à Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Colaboraram nesta pesquisa alunos do 7o ano, professores, equipe gestora, pais de alunos e agentes externos à comunidade escolar. Na análise dos dados, destacamos como a assembleia de classe se configura como evento de letramento, constituindo-se num espaço de ressignificação de práticas de leitura, escrita e oralidade. Nela, ações sociais são deliberadas, possibilitando, assim, o empoderamento dos discentes e a transformação de um estado de coisas a partir do agir da coletividade.
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Assim, visando ao objetivo geral de investigar a eficácia da assembleia de classe vista como evento de letramento para a ressignificação das práticas de leitura, escrita e oralidade de estudantes de 7o ano de uma escola pública norte-rio-grandense, postulamos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar as atividades desenvolvidas na assembleia de classe que favorecem a ressignificação das práticas de leitura, escrita e oralidade; (ii) investigar como se desenvolvem, em assembleia de classe, atividades de leitura, escrita e oralidade voltadas para a ação e a mudança social. Para tanto, fundamentamo-nos na perspectiva dialógica de língua(gem) do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV [1929] 2006); nos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995, 2000, 2005, 2006; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011; STREET, 1984; TINOCO, 2008); nos conceitos de comunidade de aprendizagem (AFONSO, 2001) e de assembleia de classe vista como evento de letramento. 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In this sense, this intervention research aims to study the class assemblies as a literacy event. In order to investigate the effectiveness of assemblies for the resignification related to students’ reading, writing and orality practices of a public school in Rio Grande do Norte, we have postulated the following specific objectives: (i) to identify the developed activities in the class assembly that support the resignification of reading, writing and oral practices; (ii) to investigate how reading, writing and oral activities are developed in a class assembly, focused on action and social change. For this, we have based this research on the dialogical perspective of language from the Circle of Bakhtin (BAKHTIN / VOLOCHÍNOV [1929] 2006); in the literature studies (KLEIMAN, 1995, 2000, 2005, 2006; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011; STREET, 1984; TINOCO, 2008), in the concepts of learning community (AFONSO, 2001) and the class assembly, also viewed as a literacy event. Concerning to the methodological point of view, we are anchored in the qualitative-interpretative work of an ethnographic dimension connected to Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006). Collaborating in this research, there were 7th grade students, some teachers, the school staff, parents of the students and agents from outside the school community. For the data analysis, we would like to highlight how the class assembly is configured as a literacy event, constituting a space of resignification for reading, writing and oral practices, where the social actions are deliberate, and enable the students' empowerment, and the transformation of a state of things from the collective action.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASAssembleia de classeEvento de letramentoLeitura, escrita e oralidadeAssembleia de classe como evento de letramento: entrelaçando saberes e fazeresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAssembleiaclasseevento_Cabral_2018.pdf.txtAssembleiaclasseevento_Cabral_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain185056https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26171/2/Assembleiaclasseevento_Cabral_2018.pdf.txt01380a546ea5e5a6020356b73972e403MD52THUMBNAILAssembleiaclasseevento_Cabral_2018.pdf.jpgAssembleiaclasseevento_Cabral_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26171/3/Assembleiaclasseevento_Cabral_2018.pdf.jpg0e1543b51f3c0f0f9912f74d7d2d6430MD53TEXTAssembleiaclasseevento_Cabral_2018.pdf.txtAssembleiaclasseevento_Cabral_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain185056https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26171/2/Assembleiaclasseevento_Cabral_2018.pdf.txt01380a546ea5e5a6020356b73972e403MD52THUMBNAILAssembleiaclasseevento_Cabral_2018.pdf.jpgAssembleiaclasseevento_Cabral_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26171/3/Assembleiaclasseevento_Cabral_2018.pdf.jpg0e1543b51f3c0f0f9912f74d7d2d6430MD53ORIGINALAssembleiaclasseevento_Cabral_2018.pdfapplication/pdf4234190https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26171/1/Assembleiaclasseevento_Cabral_2018.pdf0022e9d02b1c503cfc8c3c1788b84191MD51123456789/261712019-01-30 14:36:03.852oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26171Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T17:36:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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