Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política pública
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Roraima
Brasil PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação UFRR |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/886 |
Resumo: | Esta dissertação estuda a relação entre a política pública de etnoeducação na Colômbia e os movimentos sociais indígena e afro-colombiano, a partir de uma abordagem qualitativa e interpretativa. O objetivo é analisar como as denúncias, demandas e propostas desses movimentos influenciaram na conceituação da etnoeducação, na sua adoção como enfoque da política educativa para grupos étnicos e nas mudanças que experimentou durante seu processo de consolidação. Para isso, realizou-se uma análise documental de conteúdo de textos acadêmicos, normativos e históricos relacionados com o tema. A partir desta, mostra-se que o movimento indígena teve um papel central no surgimento e na consolidação da etnoeducação como política educativa, embora suas reivindicações fossem despolitizadas e desvinculadas de sua luta pela autonomia. Por outro lado, o movimento afro-colombiano conseguiu que suas demandas educativas fossem reconhecidas legalmente e que a política de etnoeducação fosse estendida a uma parte de suas populações, porém sob uma concepção restrita de etnicidade. Nesse sentido, a política de etnoeducação representou um avanço significativo para a educação dos povos indígenas e das populações afro-colombianas, porém, com limitações e contradições que precisam ser revistas e transformadas. |
id |
UFRR-6_75ee89d83e9e50e7025187805d29429c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufrr.br:prefix/886 |
network_acronym_str |
UFRR-6 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRR |
repository_id_str |
|
spelling |
Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política públicaEthno-education and social movements in Colombia: conceptualization and public policyPueblos indígenasAfrocolombianosEducación interculturalPolítica educativaMulticulturalismoPovos indígenasAfro-colombianosEducação interculturalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação estuda a relação entre a política pública de etnoeducação na Colômbia e os movimentos sociais indígena e afro-colombiano, a partir de uma abordagem qualitativa e interpretativa. O objetivo é analisar como as denúncias, demandas e propostas desses movimentos influenciaram na conceituação da etnoeducação, na sua adoção como enfoque da política educativa para grupos étnicos e nas mudanças que experimentou durante seu processo de consolidação. Para isso, realizou-se uma análise documental de conteúdo de textos acadêmicos, normativos e históricos relacionados com o tema. A partir desta, mostra-se que o movimento indígena teve um papel central no surgimento e na consolidação da etnoeducação como política educativa, embora suas reivindicações fossem despolitizadas e desvinculadas de sua luta pela autonomia. Por outro lado, o movimento afro-colombiano conseguiu que suas demandas educativas fossem reconhecidas legalmente e que a política de etnoeducação fosse estendida a uma parte de suas populações, porém sob uma concepção restrita de etnicidade. Nesse sentido, a política de etnoeducação representou um avanço significativo para a educação dos povos indígenas e das populações afro-colombianas, porém, com limitações e contradições que precisam ser revistas e transformadas.En este trabajo de investigación se estudia la relación entre la política pública de etnoeducación en Colombia y los movimientos sociales indígena y afrocolombiano desde una perspectiva cualitativa e interpretativa. El objetivo es analizar cómo las denuncias, demandas y propuestas de estos movimientos influyeron en la conceptualización de la etnoeducación, su adopción como enfoque de la política educativa para grupos étnicos y los cambios que experimentó durante su proceso de consolidación. Para ello, se realizó un análisis documental de contenido de textos académicos, normativos e históricos relacionados con el tema. Se muestra que el movimiento indígena tuvo un papel protagónico en el surgimiento y la consolidación de la etnoeducación como política educativa, aunque sus reivindicaciones fueron despolitizadas y desvinculadas de su lucha por la autonomía. Por su parte, el movimiento afrocolombiano logró que se reconocieran legalmente sus demandas educativas y que se ampliara la política de etnoeducación a una parte de sus poblaciones, aunque bajo una concepción limitada de etnicidad. En este sentido, la política de etnoeducación representó un avance significativo para la educación de los pueblos indígenas y las poblaciones afrocolombianas, no obstante, con limitaciones y contradicciones que requieren ser revisadas y transformadas.Agência 1Universidade Federal de RoraimaBrasilPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoPPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUFRRRepetto, Maximhttp://lattes.cnpq.br/1433059000143492Álvarez, Jonathan Espinosa2024-03-25T19:27:29Z20242024-03-25T19:27:29Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisÁLVAREZ, Jonathan Espinosa. Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política pública. 2023. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2023.http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/886porAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRR2024-03-27T05:01:19Zoai:repositorio.ufrr.br:prefix/886Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufrr.br:8080/oai/requestangelsenhora@gmail.comopendoar:2024-03-27T05:01:19Repositório Institucional da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política pública Ethno-education and social movements in Colombia: conceptualization and public policy |
title |
Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política pública |
spellingShingle |
Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política pública Álvarez, Jonathan Espinosa Pueblos indígenas Afrocolombianos Educación intercultural Política educativa Multiculturalismo Povos indígenas Afro-colombianos Educação intercultural CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política pública |
title_full |
Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política pública |
title_fullStr |
Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política pública |
title_full_unstemmed |
Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política pública |
title_sort |
Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política pública |
author |
Álvarez, Jonathan Espinosa |
author_facet |
Álvarez, Jonathan Espinosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repetto, Maxim http://lattes.cnpq.br/1433059000143492 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Álvarez, Jonathan Espinosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pueblos indígenas Afrocolombianos Educación intercultural Política educativa Multiculturalismo Povos indígenas Afro-colombianos Educação intercultural CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Pueblos indígenas Afrocolombianos Educación intercultural Política educativa Multiculturalismo Povos indígenas Afro-colombianos Educação intercultural CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta dissertação estuda a relação entre a política pública de etnoeducação na Colômbia e os movimentos sociais indígena e afro-colombiano, a partir de uma abordagem qualitativa e interpretativa. O objetivo é analisar como as denúncias, demandas e propostas desses movimentos influenciaram na conceituação da etnoeducação, na sua adoção como enfoque da política educativa para grupos étnicos e nas mudanças que experimentou durante seu processo de consolidação. Para isso, realizou-se uma análise documental de conteúdo de textos acadêmicos, normativos e históricos relacionados com o tema. A partir desta, mostra-se que o movimento indígena teve um papel central no surgimento e na consolidação da etnoeducação como política educativa, embora suas reivindicações fossem despolitizadas e desvinculadas de sua luta pela autonomia. Por outro lado, o movimento afro-colombiano conseguiu que suas demandas educativas fossem reconhecidas legalmente e que a política de etnoeducação fosse estendida a uma parte de suas populações, porém sob uma concepção restrita de etnicidade. Nesse sentido, a política de etnoeducação representou um avanço significativo para a educação dos povos indígenas e das populações afro-colombianas, porém, com limitações e contradições que precisam ser revistas e transformadas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2024-03-25T19:27:29Z 2024 2024-03-25T19:27:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ÁLVAREZ, Jonathan Espinosa. Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política pública. 2023. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2023. http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/886 |
identifier_str_mv |
ÁLVAREZ, Jonathan Espinosa. Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política pública. 2023. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2023. |
url |
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima Brasil PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação UFRR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima Brasil PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação UFRR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRR instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRR |
collection |
Repositório Institucional da UFRR |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
angelsenhora@gmail.com |
_version_ |
1802112174788706304 |