Práticas de Recursos Humanos na Constituição de Equipes de Vendas: Estudo de caso em um ambiente de franquia
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
|
Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15363 |
Resumo: | Este estudo buscou descrever as práticas de recursos humanos utilizadas por gestores na constituição de suas equipes de vendas. Os aspectos destacados dizem respeito ao recrutamento e seleção, treinamento e remuneração. Também procurou descrever, baseado no conceito de competências individuais, um perfil que se mostrasse mais adequado para o contexto de vendas investigado. A pesquisa foi realizada através de estudo de caso com gerentes comerciais de uma franqueadora de escolas de idiomas e gerou, em sua conclusão, diretrizes e implicações gerenciais passíveis de serem aplicadas na realidade organizacional |
id |
UFRRJ-1_a09d92eee469ea9f0cab8ec09e43210b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15363 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Pires, Ricardo CardosoNogueira, Heloisa Guimarães Peixoto100.901.507-91http://lattes.cnpq.br/1465223238145224940.907.777-04http://lattes.cnpq.br/17947048908659382023-12-22T03:14:59Z2023-12-22T03:14:59Z2012-03-28PIRES, Ricardo Cardoso. Práticas de Recursos Humanos na Constituição de Equipes de Vendas: Estudo de caso em um ambiente de franquia. 2012. 159 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15363Este estudo buscou descrever as práticas de recursos humanos utilizadas por gestores na constituição de suas equipes de vendas. Os aspectos destacados dizem respeito ao recrutamento e seleção, treinamento e remuneração. Também procurou descrever, baseado no conceito de competências individuais, um perfil que se mostrasse mais adequado para o contexto de vendas investigado. A pesquisa foi realizada através de estudo de caso com gerentes comerciais de uma franqueadora de escolas de idiomas e gerou, em sua conclusão, diretrizes e implicações gerenciais passíveis de serem aplicadas na realidade organizacionalThis study searched to describe the practices of human resources used by managers in the constitution of sales`s team. The relevant aspects include selection process, training and remuneration. Also tried to describe, based on Individual Competency`s concept, a most appropriate profile for the sales´s context investigated. The research was made through a case study with commercial managers of a language school franchisor and generated, on his conclusion, guidelines and implications that should be applied on organizational realityapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisEquipe de vendasRecrutamentoSeleçãoTreinamentoRemuneração e CompetênciasSalesforceSelection processTrainingRemuneration and CompetenciesCiências HumanasPráticas de Recursos Humanos na Constituição de Equipes de Vendas: Estudo de caso em um ambiente de franquiaHuman Resources Practices in the Constitution of the Sales Teams: A case study in an environment of franchisinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABBAD, G., GAMA, A.L.G. e BORGES-ANDRADE, J.E. Treinamento: Análise do Relacionamento da Avaliação nos Níveis de Reação, Aprendizagem e Impacto no Trabalho. RAC, v. 4, n. 3, pp. 25-45, Set/Dez 2000. ALBERS, S. Optimization Models for Salesforce Compensation. European Journal for Operational Research. N. 89, p. 1-17, 1996. ALPERSTEDT, G.D. et al. Competência em Vendas no Varejo de Materiais de Construção. TAC, Curitiba, vol.1, n.1, pp. 1-13, jan/jun 2011. BARNEY, J. B. & HESTERLY, W.S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2007. BANOV, Márcia R. Recrutamento, Seleção e Competências. São Paulo: Atlas, 2010. BOHLANDER, G. e SNELL, S. Administração de Recursos Humanos. Tradução da 14ª edição norte-americana. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 92 BOOG, Gustavo G. (coordenação). Manual de Treinamento e Desenvolvimento – Um Guia de Operações. São Paulo: Pearson Makron Books, 2004. CARBONE, P.P. et al Gestão por competências e gestão do conhecimento. 3 ed. Rio de Janeiro, FGV Editora, 2009. COBRA, M. Administração de Vendas. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2011. DESSLER, Gary. Administração de Recursos Humanos. 2 ed. São Paulo: Pearson, 2010. DUTRA, Joel S. Gestão de pessoas – Modelos, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2009. ____________. Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna. São Paulo: Atlas, 2010. DUTRA, Joel S., FLEURY, Maria. T. L. & RUAS, Roberto (organizadores). Competências: Conceitos, Métodos e Experiências. São Paulo: Atlas, 2010. FERN. E.F. , AVILA, R.A. and GREWAL, D. Salesforce Turnover: Those who left and those who stayed. Industrial Marketing Management, n 18, pp. 1-9. New York: 1989. FERREIRA, Aurélio B. H. Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. FLEURY, Afonso. & FLEURY Maria Tereza L. Estratégias empresariais e formação de competências – Um quebra cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008. FRANÇA, A.C.L. Práticas de Recursos Humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo, Atlas, 2007. FREITAS, I. A. e BORGES-ANDRADE, J.E. Efeitos dos Treinamentos nos Desempenhos Individual e Organizacional. RAE, vol.44, n 3, pp. 44-56, jul/set 2004. FRIEDHEIN, A. Os termos de Franchising mais utilizados por quem é desse ramo. Disponível em www.portaldofranchising.com.br. Acesso em 27 de novembro de 2011. GRAMIGNA, Maria. R. Modelo de competência e gestão dos talentos. 2 ed. São Paulo: Pierce Prentice Hall, 2007. HERSSELBEIN, F. GOLDSMITH, M. BECKKHARD R. in Peter F. Drucker Foundation. O líder do futuro. 10 ed. São Paulo: Futura, 1996. JOHNSTON, W.J. & COOPER, M. Analyzing the Industrial Salesforce Selection Process. Industrial Marketing Management. v 10. New York: pp. 139-147, 1981. 93 KING, A.W., FOWLER, S.W., & ZEITHAML, Z.P. Competências Organizacionais e Vantagem Competitiva: o desafio da gerência intermediária. RAE, São Paulo: v. 42, n 1. p. 36-49, jan/mar 2002. LAS CASAS, A.L. Administração de Vendas. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2011. _______________. Marketing de Varejo. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2010. LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. LEME, Rogério. Seleção e Entrevistas por Competências com o Inventário Comportamental. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. LUPTON, R.A., WEISS, J. E. and PETERSON, R.T. Sales Training Evaluation Model (STEM): A conceptual framework. Industrial Marketing Management, n 28, pp. 73-86. New York: 1999. MATOS, G. A. S. e LEBARCKY, F.V. Franqueando Culturas no Franchising: Um Modelo de Duas Organizações. Rio de Janeiro: XXXV EnANPAD, 2011. MENESES, P.P.M. e ABBAD, G. Proposta para Desenvolvimento de Modelos de Avaliação da Efetividade de Programas de Treinamento. RAC – Eletrônica. Curitiba, v. 3, n.1, art. 6, p. 105-122, jan/abr 2009. MICCIELI, C. Como funcionam os Royalties e o Fundo de Propaganda da rede. Disponível em www.portaldofranchising.com.br. Acesso em 26 de novembro de 2011. MILKOVICH, G. T. e BOUDREAU, J.W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000. MOREIRA, J. C. et al. Administração de Vendas. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2008. MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. São Paulo: Editora Atlas, 2009. MOSCOVICI, Fela. Equipes dão certo – A multiplicação do talento humano. 12 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008. NOGUEIRA, Paulo Roberto. Efetividade Organizacional através do Sistema de Recursos Humanos. RAE - FGV, Rio de Janeiro: v.22, n. 1, p. 19-24, jan/mar 1982. PELISSARI, A.S.; GONZALEZ, I.V.D.P.; VANALLE, R.M.; Competências Gerenciais: Um estudo em pequenas empresas de confecções. Revista de Administração de Empresas, Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, edição 68, v. 17, n 1, p. 150-181, jan-abr/2011. PERIN, M.G, SAMPAIO, C.H. & BECKER, G.C. O Impacto da Formação Gerencial no Desempenho Organizacional à Luz da Abordagem de Competências. XXXI EnANPAD: Rio de Janeiro: 2007. 94 PIRES, M. Responsabilidades e Obrigações entre Franqueado e Franqueador. Disponível em www.portaldofranchising.com.br. Acesso em 27 de novembro de 2011. PONCI, M. Só os apaixonados chegam ao sucesso. Disponível em www.portaldofranchising.com.br. Acesso em 26 de novembro de 2011. PRADO, M.N. Práticas de franqueadores para uma boa relação com sua rede. Disponível em www.portaldofranchising.com.br. Acesso em 27 de novembro de 2011. RAMASESHAN B. Retail Employer Turnover: Effects of realistic job information and interviewer affect. Journal of Retailing and Consumer Services. Vol. 4, n 3, pp. 193-199, 1997. ROESCH, Sylvia M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009. RUANO, Alessandra. M. Gestão por Competências – Uma perspectiva para a consolidação da gestão estratégica de recursos humanos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. RUAS, R. ANTONELLO, C. S. & BOFF, L. H. Os Novos Horizontes da Gestão: Aprendizagem Organizacional e Competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. SAMPAIO, J.R. e TAVARES, K. C. Estrutura e Programas de T & D: O caso das empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado de Minas Gerais. RAC, v.5, no 1, pp. 121-144, jan/abr 2001. SANTOS, Armando C. O uso do Método Delphi na criação de um modelo de competências. Revista de Administração, São Paulo: Universidade de São Paulo, v. 36, n 2. p. 25-32, abr./jun. 2001. SCHWARTZ, J. C. Franquia de A a Z – O que você precisa saber. 2 ed. Rio de Janeiro: Qualytimark, 2009. SENGE, Peter et al. A Quinta Disciplina – Caderno de Campo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999. UWE Flick. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Art Med, 2009. VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de Pesquisa em Administração. 3 ed. São Paulo: Editora Atlas. 2008. _______________, Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2009. WOOD JR. Thomaz. Mudança organizacional – Aprofundando temas atuais em administração de empresas. São Paulo: Atlas, 1995. 95 WOTRUBA, T.R. Full-time versus Part-time Salespeople: A comparison on job satisfaction, performance and turnover in direct selling. International Journal of Research in Marketing, v 7, North-Holland, pp. 97-108, 1990. ZARIFIAN, Philippe. Objetivo Competência: Por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2011.https://tede.ufrrj.br/retrieve/60945/2012%20-%20Ricardo%20Cardoso%20Pires.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3679Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-06-25T19:22:34Z No. of bitstreams: 1 2012 - Ricardo Cardoso Pires.pdf: 1159812 bytes, checksum: 3cb50ce16f546197547bdcf28dc68084 (MD5)Made available in DSpace on 2020-06-25T19:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Ricardo Cardoso Pires.pdf: 1159812 bytes, checksum: 3cb50ce16f546197547bdcf28dc68084 (MD5) Previous issue date: 2012-03-28info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2012 - Ricardo Cardoso Pires.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2175https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15363/1/2012%20-%20Ricardo%20Cardoso%20Pires.pdf.jpg8863d6246da25af44a519a332da62604MD51TEXT2012 - Ricardo Cardoso Pires.pdf.txtExtracted Texttext/plain314651https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15363/2/2012%20-%20Ricardo%20Cardoso%20Pires.pdf.txt4d355aef2d2ba216f7eb71f8a33d7d25MD52ORIGINAL2012 - Ricardo Cardoso Pires.pdf2012 - Ricardo Cardoso Piresapplication/pdf1159812https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15363/3/2012%20-%20Ricardo%20Cardoso%20Pires.pdf3cb50ce16f546197547bdcf28dc68084MD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15363/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/153632023-12-22 00:14:59.657oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:14:59Repositório Institucional da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Práticas de Recursos Humanos na Constituição de Equipes de Vendas: Estudo de caso em um ambiente de franquia |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Human Resources Practices in the Constitution of the Sales Teams: A case study in an environment of franchising |
title |
Práticas de Recursos Humanos na Constituição de Equipes de Vendas: Estudo de caso em um ambiente de franquia |
spellingShingle |
Práticas de Recursos Humanos na Constituição de Equipes de Vendas: Estudo de caso em um ambiente de franquia Pires, Ricardo Cardoso Equipe de vendas Recrutamento Seleção Treinamento Remuneração e Competências Salesforce Selection process Training Remuneration and Competencies Ciências Humanas |
title_short |
Práticas de Recursos Humanos na Constituição de Equipes de Vendas: Estudo de caso em um ambiente de franquia |
title_full |
Práticas de Recursos Humanos na Constituição de Equipes de Vendas: Estudo de caso em um ambiente de franquia |
title_fullStr |
Práticas de Recursos Humanos na Constituição de Equipes de Vendas: Estudo de caso em um ambiente de franquia |
title_full_unstemmed |
Práticas de Recursos Humanos na Constituição de Equipes de Vendas: Estudo de caso em um ambiente de franquia |
title_sort |
Práticas de Recursos Humanos na Constituição de Equipes de Vendas: Estudo de caso em um ambiente de franquia |
author |
Pires, Ricardo Cardoso |
author_facet |
Pires, Ricardo Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Ricardo Cardoso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nogueira, Heloisa Guimarães Peixoto |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
100.901.507-91 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1465223238145224 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
940.907.777-04 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1794704890865938 |
contributor_str_mv |
Nogueira, Heloisa Guimarães Peixoto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equipe de vendas Recrutamento Seleção Treinamento Remuneração e Competências |
topic |
Equipe de vendas Recrutamento Seleção Treinamento Remuneração e Competências Salesforce Selection process Training Remuneration and Competencies Ciências Humanas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Salesforce Selection process Training Remuneration and Competencies |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
description |
Este estudo buscou descrever as práticas de recursos humanos utilizadas por gestores na constituição de suas equipes de vendas. Os aspectos destacados dizem respeito ao recrutamento e seleção, treinamento e remuneração. Também procurou descrever, baseado no conceito de competências individuais, um perfil que se mostrasse mais adequado para o contexto de vendas investigado. A pesquisa foi realizada através de estudo de caso com gerentes comerciais de uma franqueadora de escolas de idiomas e gerou, em sua conclusão, diretrizes e implicações gerenciais passíveis de serem aplicadas na realidade organizacional |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T03:14:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T03:14:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PIRES, Ricardo Cardoso. Práticas de Recursos Humanos na Constituição de Equipes de Vendas: Estudo de caso em um ambiente de franquia. 2012. 159 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15363 |
identifier_str_mv |
PIRES, Ricardo Cardoso. Práticas de Recursos Humanos na Constituição de Equipes de Vendas: Estudo de caso em um ambiente de franquia. 2012. 159 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.por.fl_str_mv |
ABBAD, G., GAMA, A.L.G. e BORGES-ANDRADE, J.E. Treinamento: Análise do Relacionamento da Avaliação nos Níveis de Reação, Aprendizagem e Impacto no Trabalho. RAC, v. 4, n. 3, pp. 25-45, Set/Dez 2000. ALBERS, S. Optimization Models for Salesforce Compensation. European Journal for Operational Research. N. 89, p. 1-17, 1996. ALPERSTEDT, G.D. et al. Competência em Vendas no Varejo de Materiais de Construção. TAC, Curitiba, vol.1, n.1, pp. 1-13, jan/jun 2011. BARNEY, J. B. & HESTERLY, W.S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2007. BANOV, Márcia R. Recrutamento, Seleção e Competências. São Paulo: Atlas, 2010. BOHLANDER, G. e SNELL, S. Administração de Recursos Humanos. Tradução da 14ª edição norte-americana. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 92 BOOG, Gustavo G. (coordenação). Manual de Treinamento e Desenvolvimento – Um Guia de Operações. São Paulo: Pearson Makron Books, 2004. CARBONE, P.P. et al Gestão por competências e gestão do conhecimento. 3 ed. Rio de Janeiro, FGV Editora, 2009. COBRA, M. Administração de Vendas. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2011. DESSLER, Gary. Administração de Recursos Humanos. 2 ed. São Paulo: Pearson, 2010. DUTRA, Joel S. Gestão de pessoas – Modelos, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2009. ____________. Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna. São Paulo: Atlas, 2010. DUTRA, Joel S., FLEURY, Maria. T. L. & RUAS, Roberto (organizadores). Competências: Conceitos, Métodos e Experiências. São Paulo: Atlas, 2010. FERN. E.F. , AVILA, R.A. and GREWAL, D. Salesforce Turnover: Those who left and those who stayed. Industrial Marketing Management, n 18, pp. 1-9. New York: 1989. FERREIRA, Aurélio B. H. Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. FLEURY, Afonso. & FLEURY Maria Tereza L. Estratégias empresariais e formação de competências – Um quebra cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008. FRANÇA, A.C.L. Práticas de Recursos Humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo, Atlas, 2007. FREITAS, I. A. e BORGES-ANDRADE, J.E. Efeitos dos Treinamentos nos Desempenhos Individual e Organizacional. RAE, vol.44, n 3, pp. 44-56, jul/set 2004. FRIEDHEIN, A. Os termos de Franchising mais utilizados por quem é desse ramo. Disponível em www.portaldofranchising.com.br. Acesso em 27 de novembro de 2011. GRAMIGNA, Maria. R. Modelo de competência e gestão dos talentos. 2 ed. São Paulo: Pierce Prentice Hall, 2007. HERSSELBEIN, F. GOLDSMITH, M. BECKKHARD R. in Peter F. Drucker Foundation. O líder do futuro. 10 ed. São Paulo: Futura, 1996. JOHNSTON, W.J. & COOPER, M. Analyzing the Industrial Salesforce Selection Process. Industrial Marketing Management. v 10. New York: pp. 139-147, 1981. 93 KING, A.W., FOWLER, S.W., & ZEITHAML, Z.P. Competências Organizacionais e Vantagem Competitiva: o desafio da gerência intermediária. RAE, São Paulo: v. 42, n 1. p. 36-49, jan/mar 2002. LAS CASAS, A.L. Administração de Vendas. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2011. _______________. Marketing de Varejo. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2010. LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. LEME, Rogério. Seleção e Entrevistas por Competências com o Inventário Comportamental. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. LUPTON, R.A., WEISS, J. E. and PETERSON, R.T. Sales Training Evaluation Model (STEM): A conceptual framework. Industrial Marketing Management, n 28, pp. 73-86. New York: 1999. MATOS, G. A. S. e LEBARCKY, F.V. Franqueando Culturas no Franchising: Um Modelo de Duas Organizações. Rio de Janeiro: XXXV EnANPAD, 2011. MENESES, P.P.M. e ABBAD, G. Proposta para Desenvolvimento de Modelos de Avaliação da Efetividade de Programas de Treinamento. RAC – Eletrônica. Curitiba, v. 3, n.1, art. 6, p. 105-122, jan/abr 2009. MICCIELI, C. Como funcionam os Royalties e o Fundo de Propaganda da rede. Disponível em www.portaldofranchising.com.br. Acesso em 26 de novembro de 2011. MILKOVICH, G. T. e BOUDREAU, J.W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000. MOREIRA, J. C. et al. Administração de Vendas. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2008. MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. São Paulo: Editora Atlas, 2009. MOSCOVICI, Fela. Equipes dão certo – A multiplicação do talento humano. 12 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008. NOGUEIRA, Paulo Roberto. Efetividade Organizacional através do Sistema de Recursos Humanos. RAE - FGV, Rio de Janeiro: v.22, n. 1, p. 19-24, jan/mar 1982. PELISSARI, A.S.; GONZALEZ, I.V.D.P.; VANALLE, R.M.; Competências Gerenciais: Um estudo em pequenas empresas de confecções. Revista de Administração de Empresas, Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, edição 68, v. 17, n 1, p. 150-181, jan-abr/2011. PERIN, M.G, SAMPAIO, C.H. & BECKER, G.C. O Impacto da Formação Gerencial no Desempenho Organizacional à Luz da Abordagem de Competências. XXXI EnANPAD: Rio de Janeiro: 2007. 94 PIRES, M. Responsabilidades e Obrigações entre Franqueado e Franqueador. Disponível em www.portaldofranchising.com.br. Acesso em 27 de novembro de 2011. PONCI, M. Só os apaixonados chegam ao sucesso. Disponível em www.portaldofranchising.com.br. Acesso em 26 de novembro de 2011. PRADO, M.N. Práticas de franqueadores para uma boa relação com sua rede. Disponível em www.portaldofranchising.com.br. Acesso em 27 de novembro de 2011. RAMASESHAN B. Retail Employer Turnover: Effects of realistic job information and interviewer affect. Journal of Retailing and Consumer Services. Vol. 4, n 3, pp. 193-199, 1997. ROESCH, Sylvia M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009. RUANO, Alessandra. M. Gestão por Competências – Uma perspectiva para a consolidação da gestão estratégica de recursos humanos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. RUAS, R. ANTONELLO, C. S. & BOFF, L. H. Os Novos Horizontes da Gestão: Aprendizagem Organizacional e Competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. SAMPAIO, J.R. e TAVARES, K. C. Estrutura e Programas de T & D: O caso das empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado de Minas Gerais. RAC, v.5, no 1, pp. 121-144, jan/abr 2001. SANTOS, Armando C. O uso do Método Delphi na criação de um modelo de competências. Revista de Administração, São Paulo: Universidade de São Paulo, v. 36, n 2. p. 25-32, abr./jun. 2001. SCHWARTZ, J. C. Franquia de A a Z – O que você precisa saber. 2 ed. Rio de Janeiro: Qualytimark, 2009. SENGE, Peter et al. A Quinta Disciplina – Caderno de Campo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999. UWE Flick. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Art Med, 2009. VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de Pesquisa em Administração. 3 ed. São Paulo: Editora Atlas. 2008. _______________, Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2009. WOOD JR. Thomaz. Mudança organizacional – Aprofundando temas atuais em administração de empresas. São Paulo: Atlas, 1995. 95 WOTRUBA, T.R. Full-time versus Part-time Salespeople: A comparison on job satisfaction, performance and turnover in direct selling. International Journal of Research in Marketing, v 7, North-Holland, pp. 97-108, 1990. ZARIFIAN, Philippe. Objetivo Competência: Por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2011. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15363/1/2012%20-%20Ricardo%20Cardoso%20Pires.pdf.jpg https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15363/2/2012%20-%20Ricardo%20Cardoso%20Pires.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15363/3/2012%20-%20Ricardo%20Cardoso%20Pires.pdf https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15363/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8863d6246da25af44a519a332da62604 4d355aef2d2ba216f7eb71f8a33d7d25 3cb50ce16f546197547bdcf28dc68084 7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1828755480268242944 |