O nordestino na Globo Filmes: uma an?lise dos signos presentes em O Auto da Compadecida e O Bem-Amado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Costa, Juliano Marques da lattes
Orientador(a): Altmann, Eliska
Banca de defesa: Guedes, Moema, Breder, Deborah
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Ci?ncias Sociais
Departamento: Instituto de Ci?ncias Humanas e Sociais
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5310
Resumo: This work focuses on the analysis of the meanings associated with the Northeast and its region of origin from the films O Auto da Compadecida e O Bem-Amado, whose original texts, from the theater and literature, were adapted and directed by Guel Arraes. Thus, the interest is to understand the paths taken by the director, who?s from Northeast as well, in his representations of characters, as well as the region. From the context, we point out that both films are productions of Globo Filmes, which can be considered the largest representative of commercial cinema in Brazil.
id UFRRJ-1_d69d7e8873b863d7a9f832511178440e
oai_identifier_str oai:localhost:jspui/5310
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
repository_id_str
spelling Altmann, EliskaCPF: 024.450.667-19Guedes, MoemaBreder, DeborahCPF: 110.485.167-92http://lattes.cnpq.br/532207507376475Costa, Juliano Marques da2021-12-29T18:13:18Z2019-06-19COSTA, Juliano Marques da. O nordestino na Globo Filmes: uma an?lise dos signos presentes em O Auto da Compadecida e O Bem-Amado. 2019. 146 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias Sociais) - Instituto de Ci?ncias Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Serop?dica - RJ, 2019.https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5310This work focuses on the analysis of the meanings associated with the Northeast and its region of origin from the films O Auto da Compadecida e O Bem-Amado, whose original texts, from the theater and literature, were adapted and directed by Guel Arraes. Thus, the interest is to understand the paths taken by the director, who?s from Northeast as well, in his representations of characters, as well as the region. From the context, we point out that both films are productions of Globo Filmes, which can be considered the largest representative of commercial cinema in Brazil.Esta disserta??o tem seu enfoque na an?lise de significados associados ao nordestino e a sua regi?o de origem a partir dos filmes O Auto da Compadecida e O Bem-Amado, cujos textos originais, do teatro e da literatura, foram adaptados e dirigidos por Guel Arraes. Assim, o interesse ? entender quais os caminhos percorridos pelo diretor, igualmente nordestino, em suas representa??es de personagens, bem como da regi?o. Do contexto, vale notar que ambas as obras s?o produ??es da Globo Filmes, que pode ser considerada a maior representante do cinema comercial no Brasil.Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-12-29T18:13:18Z No. of bitstreams: 1 2019 - Juliano Marques da Costa.pdf: 1574908 bytes, checksum: 65e7b2773ec067338ce33c116aa8d468 (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-29T18:13:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Juliano Marques da Costa.pdf: 1574908 bytes, checksum: 65e7b2773ec067338ce33c116aa8d468 (MD5) Previous issue date: 2019-06-19CAPES - Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superiorapplication/pdfhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67851/2019%20-%20Juliano%20Marques%20da%20Costa.pdf.jpgporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de P?s-Gradua??o em Ci?ncias SociaisUFRRJBrasilInstituto de Ci?ncias Humanas e SociaisADORNO e HORKHEIMER. A ind?stria cultural: o iluminismo como mistifica??o das massas. In: LIMA, Luiz Costa (org.) Teoria da Cultura de Massa. S?o Paulo: Paz e Terra, 2000. ALBUQUERQUE J?NIOR, Durval Muniz de. A inven??o do Nordeste e outras artes. S?o Paulo: Cortez, 2011. ALMEIDA, Jo?o Fl?vio; GARCIA, Dantielli ASSUMP??O; Souza, Luc?lia M.A. e; PRANDI, Maria Beatriz Ribeiro. Por tr?s das c?meras: a decupagem cinematogr?fica como inscri??o discursiva. Discursos fotogr?ficos, Londrina, v.12, n?20, p. 146-172, jan./jul. 2016. Dispon?vel em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/23207. ALTMANN, Eliska. Imagens do Brasil na Am?rica Latina: perman?ncia na cr?tica dos cinemas de Glauber Rocha e Walter Salles. Rio de Janeiro: ContraCapa/FAPERJ, 2010. AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicion?rio te?rico e cr?tico de cinema. Tradu??o: Eloisa Ara?jo Ribeiro. Campinas, SP: Papirus, 2003. BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade m?dia e no Renascimento: o contexto de Fran?ois Rabelais. S?o Paulo: HUCITEC/Bras?lia: Editora da Universidade de Bras?lia, 1987. BAZIN, Andr?. O cinema: ensaios. S?o Paulo: Editora Brasiliense, 1991. BERNARDET, Jean Claude. Brasil em tempo de cinema: ensaio sobre o cinema brasileiro de 1958 a 1966. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2007. _____. Cinema brasileiro: propostas para uma hist?ria. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2009. BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia; uma defesa das regras do jogo. Tradu??o de Marco Aur?lio Nogueira, Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1986. BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: g?nese e estrutura do campo liter?rio. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1996. _____. A Distin??o: cr?tica social do julgamento. Tradu??o: Daniela Kern; Guilherme J. F. Teixeira. S?o Paulo: Edusp/Porto Alegre, RS: Zouk, 2007. _____. O poder simb?lico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. BRAGA, Antonio Mendes Costa. Padre C?cero: sociologia de um padre, antropologia de um santo. Tese de Doutorado. UFRGS/IFCH/PPGAS. Maio de 2007. Dispon?vel em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/10795. BRITO, Dislene Cardoso de. O Bem-Amado: povo, meios de comunica??o de massa e rela??es de poder na adapta??o do texto teatral para o cinema. III EBE CULT: III Encontro Baiano de estudos em cultura. Dispon?vel em: http://www3.ufrb.edu.br/ebecult/wp-content/uploads/2012/05/O-BEM-AMADO-Povo-meios-de-co-municac%C3%8C%C2%A7a%C3%8C%C6%92o-de-massa-e-relac%C3%8C%C2%A7o%C3%8C%C6%92es-de-poder-na-adaptac%C3%8C%C2%A7a%C3%8C%C6%92o-do-texto-teatral-para-o-cinema.pdf. CARVALHO, Juliano Maur?cio de. O Globo como vitrine da Globo Filmes. XXVIII Congresso Brasileiro de Ci?ncias da Comunica??o ? Intercom, 2005. Dispon?vel em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/59410817518168390428447546934813143937.pdf. CHAMPANGNATTE, Dostoiewski de Oliveira. TV Globo e Globo Filmes: pr?ticas econ?micas e rela??es com o Estado a partir de perspectivas da ind?stria cultural e hegemonia. Soc. e Cult., Goi?nia, v.18, n?1, p. 153-164, Jan/Jun. 2015. Dispon?vel em: https://www.revistas.ufg.br/fchf/article/view/40611/20729. CARDOSO, Shirley Pereira; CATELLI, Rosana Elisa. O cinema brasileiro dos anos 90 e 2000: alguns apontamentos presentes na bibliografia contempor?nea. Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunica??o -IX Congresso Brasileiro de Ci?ncias da Comunica??o da Regi?o Nordeste ? Salvador ? BA. Dispon?vel em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2007/resumos/r0668-1.pdf. COELHO, Teixeira. O que ? Ind?stria Cultural. S?o Paulo: Brasiliense, 1980. DANTAS, Guibson; RODRIGUES, G?rdia. A inser??o da Globo Filmes no mercado cinematogr?fico brasileiro. Aniki, vol.5, n? 2 (2018), pp. 480-500. Dispon?vel em: http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/download/404/pdf. FIGUER?A, Alexandre; FECHINE, Yvana (orgs.). Guel Arraes: um inventor no audiovisual brasileiro. Recife: Cepe, 2008. _____. Subvertendo as f?rmulas, reinventando os formatos: entrevista com Guel Arraes. In: gal?xia, n? 4, 2002. Dispon?vel em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/viewFile/1287/786. FECHINE, Yvana. O N?cleo Guel Arraes e sua ?pedagogia dos meios?. E-Comp?s ? Revista da Associa??o Nacional dos Programas de P?s-Gradua??o em Comunica??o, abril de 2007, p. 2-22. Dispon?vel em: http://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/135. GEERTZ, Clifford. A interpreta??o das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. _____. Arte como um sistema cultural. In: O saber local: novos ensaios de antropologia interpretativa. Petr?polis, RJ: Vozes, 1997. GOFFMAN, Erving. Estigma ? notas sobre a manipula??o da identidade deteriorada. Data da digitaliza??o: 2004. GOMES, Dias. O Bem-Amado. Dispon?vel em: http://www.unicerp.edu.br/vestibular2018/obras/OBemAmado.pdf. GON?ALVES, Marco Antonio. O real imaginado: etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch. Rio de Janeiro: Topbooks, 2008. HALL, Stuart. A identidade cultural na p?s-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011. LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, Enxada e Voto: o mun?cipio e o regime representativo no Brasil. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2012. LEITE, Sidney Ferreira. Cinema Brasileiro: das origens ? retomada. S?o Paulo: Editora Funda??o Perseu Abramo, 2005. LOBO, J?lio Cesar. Estereotipando nordestinos: representa??es de uma identidade cultural na chanchada carioca de 1952 ? 1961. Revista de Audiovisual Sala 206, n? 3, p. 1-13, dez/2013. Dispon?vel em: http://periodicos.ufes.br/sala206/article/view/6234/4554. MILLS, C. Wright. A imagina??o sociol?gica. Rio de Janeiro: Zahar, 1974. MEDEIROS, Ana Maria de. O Bem-Amado e a teledramaturgia de Dias Gomes. Disserta??o (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ci?ncias Humanas. Programa de P?s-Gradua??o em Sociologia Pol?tica, 2001. Dispon?vel em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/82242. PENAFRIA, Manuela. An?lise de filmes ? conceitos e metodologia(s). VI Congresso SOPCOM, abril de 2009. Dispon?vel em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf. RIBEIRO, Jos? da Silva. Jean Rouch ? Filme etnogr?fico e Antropologia Visual. CEMRI ? Laborat?rio de Antropologia Visual, Universidade Aberta. Doc. On-line, n.03, Dezembro 2007, pp. 6-54. Dispon?vel em: http://www.doc.ubi.pt/03/artigo_jose_ribeiro.pdf. ROCHA, Maria Eduarda da Mota. O N?cleo Guel Arraes, da Rede Globo de Televis?o, e a consagra??o cultural da periferia. Dispon?vel em: http://www.scielo.br/pdf/sant/v3n6/2238-3875-sant-03-06-0557.pdf. _____. Guel Arraes e TV Globo: tens?es entre a arte e a ind?stria. Dispon?vel em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0564-1.pdf. SAID, Edward. W. Orientalismo: o Oriente como inven??o do Ocidente. S?o Paulo: Companhia das Letras, 1990. SANTOS, J?ssica de Almeida; SPINELLI, Egle Muller. P?s-verdade, Fake News e fact-checking: impactos e oportunidades para o jornalismo. SBP ? Associa??o Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. 15? Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. ECA/USP, S?o Paulo, SP, novembro de 2017. Dispon?vel em:http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2017/paper/viewFile/746/462. SANTOS, Roberto El?sio; CARDOSO, Jo?o Batista Freitas. A Globo Filmes e o cinema de mercado: padroniza??o e diversidade. Revista FAMECOS: m?dia, cultura e tecnologia. Porto Alegre, v.18, n?1, p. 72-85, janeiro/abril 2011. Dispon?vel em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/8798. S?GA, Christina Maria Pedrazza. O kitsch est? cult. Revista Signos do Consumo ? v.2, n?1, 2010, p. 53-66. Dispon?vel em: http://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/44361. SOUZA, Carla Patr?cia Oliveira de. O figurino na narrativa dos filmes de Guel Arraes: O Auto da Compadecida (2000) e O Bem-Amado (2010). Dispon?vel em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20629. SOUZA, Gustavo. Mais do mesmo: o Nordeste e a confirma??o de estere?tipos na produ??o cinematogr?fica brasileira. Revista Interin, v.6, n?2 (2008). Dispon?vel em: https://seer.utp.br/index.php/i/article/view/76/pdf. STAM, Robert. A literatura atrav?s do cinema ? realismo, magia e a arte da adapta??o. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. _____. Introdu??o ? teoria do cinema. Campinas, SP: Papirus, 2013. _____. Teoria e pr?tica da adapta??o: da fidelidade ? intertextualidade. Ilha do desterro. Florian?polis n? 51 p. 019- 053 jul./dez. 2006. Dispon?vel em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2006n51p19. SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Agir, 1998. _____. Inicia??o ? est?tica. Rio de Janeiro: Jos? Olympio, 2008. VIDAL, Marly Camargo de Barros. Do passado arcaico ao presente global na miccross?rie O Auto da Compadecida. Apropria??o e recria??o: do teatro de Suassuna ? televis?o de Guel Arraes. Tese de Doutorado. USP ? Escola de Comunica??es e Artes/ Departamento de Comunica??es e Artes. Dispon?vel em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp027517.pdf. VIEIRA, Marcelo D?dimo Souza. O canga?o no cinema brasileiro. Tese de Doutorado. UNICAMP, 2007. Dispon?vel em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/285053/1/Vieira_MarceloDidimoSouza_D.pdf. WEBER, Max. A ?tica Protestante e o Esp?rito do Capitalismo. Lisboa: Rel?gio d'?gua, 2006. XAVIER, Ismail. Do texto ao filme: a trama, a cena e a constru??o do olhar no cinema. In: Literatura, cinema e televis?o. S?o Paulo: Editora Senac/Instituto Ita? Cultural, 2003.NordesteidentidadecinemaGuel ArraesSociologiaNortheastidentitycinemaSociologyCi?ncias SociaisO nordestino na Globo Filmes: uma an?lise dos signos presentes em O Auto da Compadecida e O Bem-Amadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2019 - Juliano Marques da Costa.pdf.jpg2019 - Juliano Marques da Costa.pdf.jpgimage/jpeg1943http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5310/4/2019+-+Juliano+Marques+da+Costa.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD54TEXT2019 - Juliano Marques da Costa.pdf.txt2019 - Juliano Marques da Costa.pdf.txttext/plain370857http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5310/3/2019+-+Juliano+Marques+da+Costa.pdf.txt2c8c48ea9e8927ac65b1c024b0b55e99MD53ORIGINAL2019 - Juliano Marques da Costa.pdf2019 - Juliano Marques da Costa.pdfapplication/pdf1574908http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5310/2/2019+-+Juliano+Marques+da+Costa.pdf65e7b2773ec067338ce33c116aa8d468MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82089http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5310/1/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD51jspui/53102021-12-30 02:00:24.975oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2021-12-30T04:00:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv O nordestino na Globo Filmes: uma an?lise dos signos presentes em O Auto da Compadecida e O Bem-Amado
title O nordestino na Globo Filmes: uma an?lise dos signos presentes em O Auto da Compadecida e O Bem-Amado
spellingShingle O nordestino na Globo Filmes: uma an?lise dos signos presentes em O Auto da Compadecida e O Bem-Amado
Costa, Juliano Marques da
Nordeste
identidade
cinema
Guel Arraes
Sociologia
Northeast
identity
cinema
Sociology
Ci?ncias Sociais
title_short O nordestino na Globo Filmes: uma an?lise dos signos presentes em O Auto da Compadecida e O Bem-Amado
title_full O nordestino na Globo Filmes: uma an?lise dos signos presentes em O Auto da Compadecida e O Bem-Amado
title_fullStr O nordestino na Globo Filmes: uma an?lise dos signos presentes em O Auto da Compadecida e O Bem-Amado
title_full_unstemmed O nordestino na Globo Filmes: uma an?lise dos signos presentes em O Auto da Compadecida e O Bem-Amado
title_sort O nordestino na Globo Filmes: uma an?lise dos signos presentes em O Auto da Compadecida e O Bem-Amado
author Costa, Juliano Marques da
author_facet Costa, Juliano Marques da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Altmann, Eliska
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF: 024.450.667-19
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Guedes, Moema
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Breder, Deborah
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF: 110.485.167-92
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/532207507376475
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Juliano Marques da
contributor_str_mv Altmann, Eliska
Guedes, Moema
Breder, Deborah
dc.subject.por.fl_str_mv Nordeste
identidade
cinema
Guel Arraes
Sociologia
topic Nordeste
identidade
cinema
Guel Arraes
Sociologia
Northeast
identity
cinema
Sociology
Ci?ncias Sociais
dc.subject.eng.fl_str_mv Northeast
identity
cinema
Sociology
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ci?ncias Sociais
description This work focuses on the analysis of the meanings associated with the Northeast and its region of origin from the films O Auto da Compadecida e O Bem-Amado, whose original texts, from the theater and literature, were adapted and directed by Guel Arraes. Thus, the interest is to understand the paths taken by the director, who?s from Northeast as well, in his representations of characters, as well as the region. From the context, we point out that both films are productions of Globo Filmes, which can be considered the largest representative of commercial cinema in Brazil.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-29T18:13:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Juliano Marques da. O nordestino na Globo Filmes: uma an?lise dos signos presentes em O Auto da Compadecida e O Bem-Amado. 2019. 146 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias Sociais) - Instituto de Ci?ncias Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Serop?dica - RJ, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5310
identifier_str_mv COSTA, Juliano Marques da. O nordestino na Globo Filmes: uma an?lise dos signos presentes em O Auto da Compadecida e O Bem-Amado. 2019. 146 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias Sociais) - Instituto de Ci?ncias Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Serop?dica - RJ, 2019.
url https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.por.fl_str_mv ADORNO e HORKHEIMER. A ind?stria cultural: o iluminismo como mistifica??o das massas. In: LIMA, Luiz Costa (org.) Teoria da Cultura de Massa. S?o Paulo: Paz e Terra, 2000. ALBUQUERQUE J?NIOR, Durval Muniz de. A inven??o do Nordeste e outras artes. S?o Paulo: Cortez, 2011. ALMEIDA, Jo?o Fl?vio; GARCIA, Dantielli ASSUMP??O; Souza, Luc?lia M.A. e; PRANDI, Maria Beatriz Ribeiro. Por tr?s das c?meras: a decupagem cinematogr?fica como inscri??o discursiva. Discursos fotogr?ficos, Londrina, v.12, n?20, p. 146-172, jan./jul. 2016. Dispon?vel em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/23207. ALTMANN, Eliska. Imagens do Brasil na Am?rica Latina: perman?ncia na cr?tica dos cinemas de Glauber Rocha e Walter Salles. Rio de Janeiro: ContraCapa/FAPERJ, 2010. AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicion?rio te?rico e cr?tico de cinema. Tradu??o: Eloisa Ara?jo Ribeiro. Campinas, SP: Papirus, 2003. BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade m?dia e no Renascimento: o contexto de Fran?ois Rabelais. S?o Paulo: HUCITEC/Bras?lia: Editora da Universidade de Bras?lia, 1987. BAZIN, Andr?. O cinema: ensaios. S?o Paulo: Editora Brasiliense, 1991. BERNARDET, Jean Claude. Brasil em tempo de cinema: ensaio sobre o cinema brasileiro de 1958 a 1966. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2007. _____. Cinema brasileiro: propostas para uma hist?ria. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2009. BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia; uma defesa das regras do jogo. Tradu??o de Marco Aur?lio Nogueira, Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1986. BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: g?nese e estrutura do campo liter?rio. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1996. _____. A Distin??o: cr?tica social do julgamento. Tradu??o: Daniela Kern; Guilherme J. F. Teixeira. S?o Paulo: Edusp/Porto Alegre, RS: Zouk, 2007. _____. O poder simb?lico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. BRAGA, Antonio Mendes Costa. Padre C?cero: sociologia de um padre, antropologia de um santo. Tese de Doutorado. UFRGS/IFCH/PPGAS. Maio de 2007. Dispon?vel em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/10795. BRITO, Dislene Cardoso de. O Bem-Amado: povo, meios de comunica??o de massa e rela??es de poder na adapta??o do texto teatral para o cinema. III EBE CULT: III Encontro Baiano de estudos em cultura. Dispon?vel em: http://www3.ufrb.edu.br/ebecult/wp-content/uploads/2012/05/O-BEM-AMADO-Povo-meios-de-co-municac%C3%8C%C2%A7a%C3%8C%C6%92o-de-massa-e-relac%C3%8C%C2%A7o%C3%8C%C6%92es-de-poder-na-adaptac%C3%8C%C2%A7a%C3%8C%C6%92o-do-texto-teatral-para-o-cinema.pdf. CARVALHO, Juliano Maur?cio de. O Globo como vitrine da Globo Filmes. XXVIII Congresso Brasileiro de Ci?ncias da Comunica??o ? Intercom, 2005. Dispon?vel em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/59410817518168390428447546934813143937.pdf. CHAMPANGNATTE, Dostoiewski de Oliveira. TV Globo e Globo Filmes: pr?ticas econ?micas e rela??es com o Estado a partir de perspectivas da ind?stria cultural e hegemonia. Soc. e Cult., Goi?nia, v.18, n?1, p. 153-164, Jan/Jun. 2015. Dispon?vel em: https://www.revistas.ufg.br/fchf/article/view/40611/20729. CARDOSO, Shirley Pereira; CATELLI, Rosana Elisa. O cinema brasileiro dos anos 90 e 2000: alguns apontamentos presentes na bibliografia contempor?nea. Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunica??o -IX Congresso Brasileiro de Ci?ncias da Comunica??o da Regi?o Nordeste ? Salvador ? BA. Dispon?vel em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2007/resumos/r0668-1.pdf. COELHO, Teixeira. O que ? Ind?stria Cultural. S?o Paulo: Brasiliense, 1980. DANTAS, Guibson; RODRIGUES, G?rdia. A inser??o da Globo Filmes no mercado cinematogr?fico brasileiro. Aniki, vol.5, n? 2 (2018), pp. 480-500. Dispon?vel em: http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/download/404/pdf. FIGUER?A, Alexandre; FECHINE, Yvana (orgs.). Guel Arraes: um inventor no audiovisual brasileiro. Recife: Cepe, 2008. _____. Subvertendo as f?rmulas, reinventando os formatos: entrevista com Guel Arraes. In: gal?xia, n? 4, 2002. Dispon?vel em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/viewFile/1287/786. FECHINE, Yvana. O N?cleo Guel Arraes e sua ?pedagogia dos meios?. E-Comp?s ? Revista da Associa??o Nacional dos Programas de P?s-Gradua??o em Comunica??o, abril de 2007, p. 2-22. Dispon?vel em: http://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/135. GEERTZ, Clifford. A interpreta??o das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. _____. Arte como um sistema cultural. In: O saber local: novos ensaios de antropologia interpretativa. Petr?polis, RJ: Vozes, 1997. GOFFMAN, Erving. Estigma ? notas sobre a manipula??o da identidade deteriorada. Data da digitaliza??o: 2004. GOMES, Dias. O Bem-Amado. Dispon?vel em: http://www.unicerp.edu.br/vestibular2018/obras/OBemAmado.pdf. GON?ALVES, Marco Antonio. O real imaginado: etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch. Rio de Janeiro: Topbooks, 2008. HALL, Stuart. A identidade cultural na p?s-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011. LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, Enxada e Voto: o mun?cipio e o regime representativo no Brasil. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2012. LEITE, Sidney Ferreira. Cinema Brasileiro: das origens ? retomada. S?o Paulo: Editora Funda??o Perseu Abramo, 2005. LOBO, J?lio Cesar. Estereotipando nordestinos: representa??es de uma identidade cultural na chanchada carioca de 1952 ? 1961. Revista de Audiovisual Sala 206, n? 3, p. 1-13, dez/2013. Dispon?vel em: http://periodicos.ufes.br/sala206/article/view/6234/4554. MILLS, C. Wright. A imagina??o sociol?gica. Rio de Janeiro: Zahar, 1974. MEDEIROS, Ana Maria de. O Bem-Amado e a teledramaturgia de Dias Gomes. Disserta??o (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ci?ncias Humanas. Programa de P?s-Gradua??o em Sociologia Pol?tica, 2001. Dispon?vel em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/82242. PENAFRIA, Manuela. An?lise de filmes ? conceitos e metodologia(s). VI Congresso SOPCOM, abril de 2009. Dispon?vel em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf. RIBEIRO, Jos? da Silva. Jean Rouch ? Filme etnogr?fico e Antropologia Visual. CEMRI ? Laborat?rio de Antropologia Visual, Universidade Aberta. Doc. On-line, n.03, Dezembro 2007, pp. 6-54. Dispon?vel em: http://www.doc.ubi.pt/03/artigo_jose_ribeiro.pdf. ROCHA, Maria Eduarda da Mota. O N?cleo Guel Arraes, da Rede Globo de Televis?o, e a consagra??o cultural da periferia. Dispon?vel em: http://www.scielo.br/pdf/sant/v3n6/2238-3875-sant-03-06-0557.pdf. _____. Guel Arraes e TV Globo: tens?es entre a arte e a ind?stria. Dispon?vel em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0564-1.pdf. SAID, Edward. W. Orientalismo: o Oriente como inven??o do Ocidente. S?o Paulo: Companhia das Letras, 1990. SANTOS, J?ssica de Almeida; SPINELLI, Egle Muller. P?s-verdade, Fake News e fact-checking: impactos e oportunidades para o jornalismo. SBP ? Associa??o Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. 15? Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. ECA/USP, S?o Paulo, SP, novembro de 2017. Dispon?vel em:http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2017/paper/viewFile/746/462. SANTOS, Roberto El?sio; CARDOSO, Jo?o Batista Freitas. A Globo Filmes e o cinema de mercado: padroniza??o e diversidade. Revista FAMECOS: m?dia, cultura e tecnologia. Porto Alegre, v.18, n?1, p. 72-85, janeiro/abril 2011. Dispon?vel em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/8798. S?GA, Christina Maria Pedrazza. O kitsch est? cult. Revista Signos do Consumo ? v.2, n?1, 2010, p. 53-66. Dispon?vel em: http://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/44361. SOUZA, Carla Patr?cia Oliveira de. O figurino na narrativa dos filmes de Guel Arraes: O Auto da Compadecida (2000) e O Bem-Amado (2010). Dispon?vel em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20629. SOUZA, Gustavo. Mais do mesmo: o Nordeste e a confirma??o de estere?tipos na produ??o cinematogr?fica brasileira. Revista Interin, v.6, n?2 (2008). Dispon?vel em: https://seer.utp.br/index.php/i/article/view/76/pdf. STAM, Robert. A literatura atrav?s do cinema ? realismo, magia e a arte da adapta??o. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. _____. Introdu??o ? teoria do cinema. Campinas, SP: Papirus, 2013. _____. Teoria e pr?tica da adapta??o: da fidelidade ? intertextualidade. Ilha do desterro. Florian?polis n? 51 p. 019- 053 jul./dez. 2006. Dispon?vel em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2006n51p19. SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Agir, 1998. _____. Inicia??o ? est?tica. Rio de Janeiro: Jos? Olympio, 2008. VIDAL, Marly Camargo de Barros. Do passado arcaico ao presente global na miccross?rie O Auto da Compadecida. Apropria??o e recria??o: do teatro de Suassuna ? televis?o de Guel Arraes. Tese de Doutorado. USP ? Escola de Comunica??es e Artes/ Departamento de Comunica??es e Artes. Dispon?vel em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp027517.pdf. VIEIRA, Marcelo D?dimo Souza. O canga?o no cinema brasileiro. Tese de Doutorado. UNICAMP, 2007. Dispon?vel em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/285053/1/Vieira_MarceloDidimoSouza_D.pdf. WEBER, Max. A ?tica Protestante e o Esp?rito do Capitalismo. Lisboa: Rel?gio d'?gua, 2006. XAVIER, Ismail. Do texto ao filme: a trama, a cena e a constru??o do olhar no cinema. In: Literatura, cinema e televis?o. S?o Paulo: Editora Senac/Instituto Ita? Cultural, 2003.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Ci?ncias Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ci?ncias Humanas e Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5310/4/2019+-+Juliano+Marques+da+Costa.pdf.jpg
http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5310/3/2019+-+Juliano+Marques+da+Costa.pdf.txt
http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5310/2/2019+-+Juliano+Marques+da+Costa.pdf
http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5310/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
2c8c48ea9e8927ac65b1c024b0b55e99
65e7b2773ec067338ce33c116aa8d468
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1797220356182769664