Quero falar de uma coisa: os sentidos do amor em tempos de ditadura nas can??es de Milton Nascimento e Belchior (1964-1985)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Alves, Shayene Bravo lattes
Orientador(a): Ericeira, Ronald Clay dos Santos lattes
Banca de defesa: Ericeira, Ronald Clay dos Santos, Rocinholi, Luciene de F?tima, Oliveira, Dayse de Marie
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Psicologia
Departamento: Instituto de Educa??o
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6589
Resumo: This work is a psychosocial research in order to understand and analyze the contents of the songs during the dictatorship in Brazil from 1964 to 1985 and their social-cultural-economic crossings, more specifically in the construction / transformation of concepts and meanings of love in that context. To this end, we have selected songs by Milton Nascimento and Belchior. Investigating the socio-cultural aspects of the military dictatorship is necessary, because, even after 50 years have passed, this period is a historical event that today results in impacts and resistance in the current models and systems. For this, we used a bibliographic review and the content analysis method proposed by Bardin. Five categories were find: Eros, Philia, agape, Amor courteous and Amor Bourgeois for the analysis of the songs. In this way it was possible to perceive how much history and music are crossed, as well as the meanings that love can present in its transformations over time.
id UFRRJ-1_dcc608e11b1b02d78e175bb4277ec469
oai_identifier_str oai:localhost:jspui/6589
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
repository_id_str
spelling Ericeira, Ronald Clay dos Santos620.805.473-72http://lattes.cnpq.br/7411392702332062Ericeira, Ronald Clay dos SantosRocinholi, Luciene de F?timaOliveira, Dayse de Marie126.252.407-50http://lattes.cnpq.br/0093876245945235Alves, Shayene Bravo2023-05-16T19:33:54Z2021-01-30ALVES, Shayene Bravo. Quero falar de uma coisa: os sentidos do amor em tempos de ditadura nas can??es de Milton Nascimento e Belchior (1964-1985). 2021. 145 f. Disserta??o (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educa??o, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Serop?dica, RJ, 2021.https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6589This work is a psychosocial research in order to understand and analyze the contents of the songs during the dictatorship in Brazil from 1964 to 1985 and their social-cultural-economic crossings, more specifically in the construction / transformation of concepts and meanings of love in that context. To this end, we have selected songs by Milton Nascimento and Belchior. Investigating the socio-cultural aspects of the military dictatorship is necessary, because, even after 50 years have passed, this period is a historical event that today results in impacts and resistance in the current models and systems. For this, we used a bibliographic review and the content analysis method proposed by Bardin. Five categories were find: Eros, Philia, agape, Amor courteous and Amor Bourgeois for the analysis of the songs. In this way it was possible to perceive how much history and music are crossed, as well as the meanings that love can present in its transformations over time.Este trabalho trata-se de uma pesquisa psicossocial a fim de compreender e analisar os conte?dos das can??es no per?odo da ditadura no Brasil dos anos de 1964 a 1985 e seus atravessamentos sociais-culturais-econ?micos, mais especificamente na constru??o/transforma??o dos conceitos e sentidos do amor naquele contexto. Para este fim, selecionamos can??es de Milton Nascimento e Belchior. Investigar os aspectos s?cios-culturais da Ditadura militar se faz necess?rio, pois, apesar de passados 50 anos, esse per?odo ? um acontecimento hist?rico que resulta hoje em impactos e resist?ncias nos modelos e sistemas atuais. Para isto utilizamos, revis?o bibliogr?fica e o m?todo de an?lise de conte?do proposta por Bardin. Foram encontradas cinco categorias: Eros, Philia, ?gape, Amor cort?s e Amor Burgu?s para a an?lise das can??es. Dessa forma foi poss?vel perceber o quanto a hist?ria e a m?sica s?o atravessadas, bem como os sentidos que o amor pode apresentar em suas transforma??es alo longo do tempo.Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-05-16T19:33:54Z No. of bitstreams: 1 2021 - Shayene Bravo Alves.Pdf: 1913606 bytes, checksum: a0fa9cbcb1c4e016695038174f0579fe (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-16T19:33:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Shayene Bravo Alves.Pdf: 1913606 bytes, checksum: a0fa9cbcb1c4e016695038174f0579fe (MD5) Previous issue date: 2021-01-30CAPES - Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superiorapplication/pdfhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/73222/2021%20-%20Shayene%20Bravo%20Alves.Pdf.jpgporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de P?s-Gradua??o em PsicologiaUFRRJBrasilInstituto de Educa??oAlmeida, T. (2017). O conceito de amor: um estudo explorat?rio com uma amostra brasileira. Tese de Doutorado. Universidade de S?o Paulo, S?o Paulo, SP. Brasil. Recuperado de: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-20092017-104821/publico/Almeida_do.pdf Alves, T. M. L., & Gomes, A. L. B. (2013). As tend?ncias do amor no contexto da din?mica moderna em a eternidade e o desejo, de In?s Ppedrosa. Revista GEINTEC-Gest?o, Inova??o e Tecnologias, 3 (2), 081-089. doi: .org/10.7198/geintec.v3i2.102 Amaral, C. (2018). A m?sica de Milton Nascimento. Belo Horizonte: Editora UFMG. Ansara, S. (2005). Mem?ria Pol?tica da Ditadura Militar e Repress?o no Brasil: uma abordagem psicopol?tica. Tese de doutorado. Pontif?cia Universidade Cat?lica de S?o Paulo, S?o Paulo, SP. Brasil. Recuperado de: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/17073/1/SORAIA%20ANSARA.pdf Ara?jo, M. F. (2002). Amor, casamento e sexualidade: velhas e novas configura??es. Psicologia: ci?ncia e profiss?o, 22 (2), 70-77. doi: https://doi.org/10.1590/S1414-98932002000200009 Bardin, L. (1994). An?lise de conte?do. Lisboa: Edi??es Setenta. Bardin, L. (2016). An?lise de Conte?do (4 ed.). Lisboa: Edi??es 70, 2016 Barros, J. D. A. (2011). O amor cort?s?suas origens e significados. Ra?do, 5(9), 195-216. Recuperado de: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/979 Benassi, C. A. & Victorio, R. P. (2014). M?sica e linguagem da Teoria dos afetos aos novos olhares atrav?s das ?lentes conceituais bakhtinianas?. Revista Di?logos, 2 (1), 31-47. Recuperado de: https://core.ac.uk/reader/229938560 Bernardo, C. J. (2007). A MPB como recipiente de protestos contra a ditadura militar: as met?foras, carregadas de vozes contra o regime autorit?rio. Tese de Doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. Brasil. Recuperado de: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UERJ_5a28492da3848a044647e62dcd6af15c Blomberg, C. (2011). Hist?rias da M?sica no Brasil e Musicologia: uma leitura preliminar. Projeto Hist?ria: Revista do Programa de Estudos P?s-Graduados de Hist?ria, 43. Recuperado de: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/8040/6705 Braz, A. L. N. (2005). Origem e significado do amor na mitologia greco-romana. Estudos de Psicologia (Campinas), 22 (1), 63-75. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2005000100008 Breton, D. L. (2009). As paix?es ordin?rias: antropologia das emo??es. Petr?polis: Vozes. Brito, K. L.; Almeida, S. A. (2020). ?tica E Amor Numa Perspectiva Filos?fica: Eros, Philos E ?gape. Facit Business and Technology Journal, 1 (15), 103-113. Recuperado de: https://jnt1.websiteseguro.com/index.php/JNT/article/view/558/429 Caminhos Da Cultura. Entrevista com Belchior, Entrevistador: Ricardo Guilherme. S?o Paulo: TV USP, 13 de maio de 1982. Carlos, J. T. (2007). Muito al?m de "apenas um rapaz latino-americano vindo do interior": investimentos interdiscursivos das can??es de Belchior. Disserta??o de mestrado. Universidade Federal do Cear?, Fortaleza, Cear?, CE. Recuperado de: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/8767/1/2007_dis_jtcarlos.pdf Carocha, M. L. (2006). A censura musical durante o regime militar (1964-1985). Hist?ria: Quest?es & Debates, 44 (1), 189-211. doi: 10.5380/his.v44i0.7940 Casanova, N., Sequeira, S., & Silva, V. M. (2009). Emo??es. Recuperado de: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0132.pdf Chaves, J. C. (2006). Os amores e o ordenamento das pr?ticas amorosas no Brasil da belle ?poque. An?lise social, XLI (180), 827-846. Recuperado de: http://www.scielo.mec.pt/pdf/aso/n180/n180a06.pdf Codato, A. N. (2005). Uma hist?ria pol?tica da transi??o brasileira: da ditadura militar ? democracia. Revista de sociologia e pol?tica, 25, 83-106. Recuperado de: https://www.scielo.br/pdf/rsocp/n25/31113 Colling, A. M., & Junior, A. A. C. (2019). Militantes e guerrilheiras. Revista Espacialidades, 15(01), 47-61. Recuperado de: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/19186 Costa, A. O. (1980). Mem?rias das Mulheres do Ex?lio (orgs.) Rio de Janeiro: Paz e Terra. Duarte, M. D. (2007). Travessia, a vida de Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Record. Duarte, M. D. P. R. (2006). Travessia: a vida de Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Record. Duarte, M. D. P. R. (2006). Travessia: a vida de Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Record. Educa??o, 18 (48), 87-100. doi: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0491. Ericeira, R. C. S. (2010). A mulher ? a tal: vis?es de compositores de marchinhas carnavalescas sobre as mulheres no Rio de Janeiro dos anos de 1930 e 31 1940. Tese de Doutorado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. Recuperado de: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UERJ_83dc3fadfb27a4240f6a73b16a8c671d Fernandes, N. A. M. (2013). A pol?tica cultural ? ?poca da ditadura militar. Contempor?nea-Revista de Sociologia da UFSCar, 3 (1), 173-192. Recuperado de: http://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/124/71 Franco, R. (1998). Itiner?rio pol?tico do romance p?s-64. S?o Paulo: Edunesp. Freire, V. L. B., & Augusto, E. S. (2014). Sobre flores e canh?es: can??es de protesto em festivais de m?sica popular. Per musi, 29, 220-230. doi: https://doi.org/10.1590/S1517-75992014000100022 Gaspari, E. (2003) A ditadura derrotada. S?o Paulo: Companhia das Letras. Gianordoli-Nascimento, I. F., da Cruz Silva, S. A. T., da Cruz, J. P. D., da Costa Oliveira, F., Veloso, F. G. C., & Rabelo, L. D. B. C. (2013). Promessas de vida em tempos de amea?a. Memorandum: Mem?ria e Hist?ria em Psicologia, 24, 29-58. Recuperado de: https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6544/4126 Giddens, A. (1993). A transforma??o da intimidade. Sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. S?o Paulo: UNESP. Giddens, A. (1993). Sexualidade, Amor e Erotismo nas Sociedades Modernas. S?o Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista. Gomes, T. M. (1999). Estudos acad?micos sobre a m?sica popular brasileira: levantamento bibliogr?fico e coment?rio introdut?rio. 16(31),95-111, 1999 Gueraldo, V. J. F. Em busca do consenso: Milton Nascimento e a perda dos la?os comunit?rios. Tese de doutorado. Universidade de S?o Paulo, S?o Paulo, SP. Brasil. Recuperado de: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-21122017-135848/publico/Corrigida_ViniciusGueraldo.pdf Guisoni, D. (2014). O livro negro da ditadura militar (org). S?o Paulo: Anita. Hall, S. (1981). Notes on deconstructing ?the popular?. In: R., Samuel (ed.). People?s history and socialist theory (pp. 227-240). London: Routledge. Iba?ez, T. (2005). O giro ling??stico. em: I?iguez, Lupicinio. Manual de An?lise do Discurso em Ci?ncias Sociais. Petr?polis: Vozes. Jord?o, F. C. L. (2018). As atua??es e contribui??es institucionais de artistas e intelectuais no campo das artes visuais durante o per?odo da redemocratiza??o brasileira (1974-1989). Tese de Doutorado. Universidade de S?o Paulo, S?o Paulo, SP. Brasil. Recuperado de: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-22102018-185518/publico/FabriciaCabraldeLiraJordaoVC.pdf Kamel, A. Y. (2015). Amor e ditadura: for?as opostas?. Ius gentium, 11(6), 79-98. Recuperado de: https://www.uninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/167 Lei n?.74 de 21 de novembro de 1966 (1966). Cria o Conselho Federal de Cultura e d? outras provid?ncias. Cultura. MEC: Rio de Janeiro. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/1965-1988/Del0074.htm#:~:text=Cria%20o%20Conselho%20Federal%20de,o%20par%C3%A1grafo%20%C3%BAnico%20do%20art. Maheirie, K. (2003). Processo de cria??o no fazer musical: uma objetiva??o da subjetividade, a partir dos trabalhos de Sartre e Vygotsky. Psicologia em estudo, 8 (2), 147-153. Recuperado de: https://www.scielo.br/pdf/pe/v8n2/v8n2a15 Maia, A.V. (2015). A m?sica popular brasileira e a ditadura militar: vozes de coragem como manifesta??es de enfrentamento aos instrumentos de repress?o. Trabalho de Conclus?o de Curso. Universidade Tecnol?gica Federal do Paran?, Pato Branco, PR. Brasil. Recuperado de: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/5837/1/PB_EL_I_2015_01.pdf Maia, T. A. (2011). As pol?ticas culturais na ditadura civil-militar (1967-1974). Anais do XXVI Simp?sio Nacional de Hist?ria. Recuperado de: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300631726_ARQUIVO_textocompletoTatyanaMaiaANPUH2011.pdf Marcondes, D. (2008). Amor e Amizade Eros e Philia. Recuperado de: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/34199119/EP0232.pdf?1405356554=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DESTUDOS_E_PESQUISAS_No_232_Amor_e_Amizad.pdf&Expires=1608148472&Signature=TITvnHBDzbIQfmHE7KOIlb9DEvj513kpKMDdXIwshTJ06l5wEMHSWqDzCZsJnWUPmk1NHkcZ8dcWxJ0NcgbHJApeQ0wIyyxRhjk8TH58ElPAsJp~agDfLs4FEF6ABysh37VfnhPhuGM6y2QxpIeTB1mCeo7o2cLgDVAbEOonFwcOmCVNPHgsW~j7s70LGkQUWSZvr4T45rcE6k2-rOSteP-31~mNJNpvgs14DtVkYpCnfbrqqgD82X~viNZwLUNG1I3USB6XuM-4JCLbkQNEteMV0skps72CD3H4gRByz182Nc239ZbxdytoHeiJ9TmoBDd6pW0~-SxnIABh241qyg__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA Marcondes, M. A. (1998). Enciclop?dia da M?sica Popular Brasileira: erudita, folcl?rica e popular (2 ed.). S?o Paulo: Art Editora. Massarolo, V. C., Camargo, M. L., Lofiego, B. B., & Vicente, E. D. C. (2014). Atrav?s da imagem: a identidade e o trabalho. In I Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho do Centro Oeste Paulista Forma??o e pr?ticas profissionais. 3 a 6 de setembro de 2014 (p. 40). Recuperado de: http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/cpot_2014.pdf#page=40 Matias, J. D. (2017). Pr?ticas amorosas e normas socioculturais nas narrativas epistolares de Emilia e Joaquim Fontes (1890-1895). Disserta??o de Mestrado. Universidade Federal de Sergipe, S?o Crist?v?o, Sergipe, SE, Brasil. Recuperado de: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/5667/1/JOELMA_DIAS_MATIAS.pdf Matos, M. I. S. (1997). Dolores Duran: experi?ncias bo?mias em Copacabana nos anos 50. Bertrand Brasil. Mello, G. (1908). A M?sica no Brasil, Bahia, Tipografia S. Joaquim, 1908. Mello, Z. H. (2003). A Era dos Festivais: uma par?bola. S?o Paulo: Editora 34. Mombach, E. M. (2014). Amor, Narcisismo e Dor. Jornada de Estudos. Recuperado de: https://www.circulopsicanaliticors.com.br/arquivos/5632676f33464.pdf Moutinho, J. (2009) Can??es do Clube da Esquina. In:C?rculo Fluminense de Estudos Filol?gicos e Ling??sticos. Rio de Janeiro. P.147, 2009. Napolitano, M. (2001). Seguindo a can??o: engajamento pol?tico e ind?stria cultural na MPB (1959-1969). S?o Paulo: Annablume/Fapesp. Napolitano, M. (2002). A m?sica popular brasileira (MPB) dos anos 70: resist?ncia pol?tica e consumo cultural. In V Congresso Latino Americano de IASPM. Recuperado de: https://cutt.ly/mhGbmT6 Napolitano, M. (2014). 1964: hist?ria do regime militar brasileiro. S?o Paulo: Contexto. Napolitano, M., & Wasserman, M. C. (2000). Desde que o samba ? samba: a quest?o das origens no debate historiogr?fico sobre a m?sica popular brasileira. Revista brasileira de hist?ria, 20 (39), 167-189. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-01882000000100007 Naves, S. C. (2010). Can??o Popular no Brasil. Rio de Janeiro: Civiliza??o Brasileira. Neder, ?. (2007). O enigma da MPB e a trama das vozes: identidade e intertextualidade no discurso musical dos anos 60. Tese de Doutorado. Departamento de Letras, Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Recuperado de: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10071@1 Oliveira, S. (2002). Literatura e m?sica. S?o Paulo: Perspectiva. Oltramari, L. C. (2005). Os caminhos filos?ficos do amor. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 5 (2), 42-45. Recuperado de: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v5n2/v5n2a05.pdf Oltramari, L. C. (2009). Amor e conjugalidade na contemporaneidade: uma revis?o de literatura. Psicologia em estudo, 14 (4), 669-677. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000400007 Orwell, G. (2009) 1984. S?o Paulo: Companhia das Letras. Perez, O. C. (2018). O Que ? Interdisciplinaridade? Defini??es mais comuns em Artigos Cient?ficos Brasileiros. Interse??es: Revista de Estudos Interdisciplinares, 20(2), 454-472. doi: https://doi.org/10.12957/irei.2018.39041 Pina, J. A. (2014). A m?sica popular brasileira na constru??o do conhecimento em Pinto, N. (2006). Apenas um rapaz latino-americano: a experi?ncia do migrante nordestino na can??o de Belchior, sr. Recuperado de: https://www.ufrgs.br/ppgletras/coloquiosularquipelagos/artigos/38_Apenasumrapazlatinoamericano.pdf Pomari, L. (2002) Uma revolu??o para Pen?lope: a cultura do ex?lio, a milit?ncia feminina e a constru??o de uma hist?ria de lutas, no Brasil e no exterior (1964-1984). Tese de doutorado. Priore, M. D. (1997). Hist?ria do cotidiano. S?o Paulo: Contexto. Priori, A., Pomari, L. R., Am?ncio. S. M., & Ip?lito, V. K. (2012) Hist?ria do Paran?: s?culos XIX e XX. Editora da Universidade Estadual de Maring?-EDUEM. R?go, L. M. V., & Aguiar, V. B. (2006). M?sica, cultura e Informa??o: preserva??o do acervo musical alagoano. Biblionline, 2 (2). Recuperado de: http://culturaviva.gov.br/files/event/701/616-665-1-pb.pdf Reim?o, S. (2011). Repress?o e resist?ncia: censura a livros na Ditadura Militar. S?o Paulo: Edusp. Resende, M. J. (2013). Ditadura militar no Brasil: repress?o e pretens?o de legitimidade. Londrina: Eduel. Revista Veja, 15 set. de 1971, p. 3 Rocha, Z. (2006). O amigo, um outro si mesmo: a Philia na metaf?sica de Plat?o e na ?tica de Arist?teles. Revista Psych?, X (17), 65-86. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/307/30701705.pdf Rollemberg, D. (1999). Ex?lio: entre ra?zes e radares. S?o Paulo: Editora Record. Rossetti, R. (2017). Belchior e Nietzsche: muito al?m do bigode. Sonora, 6 (12). Recuperado de: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/sonora/article/view/706/969 Rougemont, D. (2003). Hist?ria do Amor no Ocidente. S?o Paulo: Ediouro. Sacramento, S. (2006). O amor em terras brasileiras. Revista estudos feministas, 14 (1), 319-323. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2006000100022 Salles, A. C. M., Maluf-Souza, O. & Fernandes, F. S. (2015). A MPB no regime militar: silenciamento, resist?ncia e produ??o de sentidos. Revista Rua, 21 (2), 341-361. Recuperado de: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8642477/9987 Salles, M., & Stampa, I. (2015). Ditadura militar e trabalho docente. Revista Trabalho Necess?rio, 14 (23), 166-185. doi: https://doi.org/10.22409/tn.14i23.p9606 Santos, L. M. B. (2019). Belchior e o regime militar brasileiro: autoritarismo estatal e a migra??o inter-regional em suas letras. Mosaico, 10 (17) 4. doi: https://doi.org/10.12660/rm.v11n17.2019.80338 Santos, L. M. B. (2020). Belchior e o regime militar brasileiro: autoritarismo estatal e a migra??o inter-regional em suas letras. Mosaico, 11(17), 64-85. doi: https://doi.org/10.12660/rm.v11n17.2019.80338 Sa?de P?blica: o tema processo de trabalho e sa?de. Interface-Comunica??o, Sa?de, Schoepflin, M .(2004). O amor segundo os fil?sofos. Bauru: Edusc. Silva, E. (2015) Alguns pr? (textos) nas can??es de Belchior num Brasil ufanista. Trabalho de Conclus?o de Curso. Universidade Federal Tecnol?gica do Paran?. Pato Branco, PR. Brasil. Recuperado de: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8051 Silva, E. D. (2015). Alguns pr? (textos) nas can??es de Belchior num Brasil ufanista. Trabalho de Conclus?o de Curso. Universidade Tecnol?gica Federal do Paran?, Pato Branco, PR. Brasil. Recuperado de: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/8051/1/PB_COLET_2015_1_04.pdf Souza, A. C. (2010). Milton, Minas & Geraes: Uma cultura de resist?ncia. OPSIS, 10 (1), 74-90. Recuperado de: https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/download/9676/8473/ Souza, A. C. (2010). Milton, Minas & Geraes: Uma cultura de resist?ncia. OPSIS, 10(1), 74-90. Recuperado de: https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/download/9676/8473/ Souza, A. C. (2011). As viagens de Milton nascimento. Travessias, 5(2). Recuperado de: http://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5314/4296 Souza, A. C. (2013). Os lugares de mem?ria nas obras fonogr?ficas ?Minas? e ?Geraes? de Milton Nascimento. Dimens?es, 31 (2013), 183-204. Recuperado de: https://periodicos.ufes.br/dimensoes/article/view/7576 Souza, M. G. (2001). Hist?ria social da m?sica popular brasileira. Hist?ria: Quest?es & Debates, 34, 299-303. Recuperado de: https://revistas.ufpr.br/historia/article/download/2671/2208 Starling, H. M. M. (2004). Cora??o americano: panfletos e can??es do Clube da Esquina. In D. A. Reis, M. Ridenti & R. P. S. Motta (Orgs.). O golpe e a ditadura militar: 40 anos depois (pp. 217-228). Bauru, SP: EDUSC Stephanou, A. A. (2001). Censura no regime militar e militariza??o das artes. Porto Alegre: EDIPUCRS. Suassuna, A., Cavalcanti, P., Campos, R. C., Formiga, E., Filho, H. B., & Diniz, J, C. (1997). O Nordeste e sua m?sica. Estudos Avan?ados, 11 (29), 219-240. Recuperado de: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8981 Targino, M. G. (2012). Ditadura militar," terrorismo cultural" e censura a livros. Intercom, Rev. Bras. Ci?nc. Comun., 35 (2), 445-448. doi: https://doi.org/10.1590/S1809-58442012000200023 Tinhor?o, J. R. (1998). Hist?ria social da m?sica popular brasileira. Editora 34: S?o Paulo. Tinoco, R. C., & Alexandria, M. (2009) Poemas e m?sica: di?logos melopo?ticos na (nova) escola. Anais do SILEL. Recuperado de: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2009_gt_lt01_artigo_10.pdf Vasconcellos, G. (1977). M?sica popular: de olho na fresta. Graal. Ventura, Z. (1988) 1968. O ano que n?o terminou. Rio de janeiro: Nova Fronteira. Vilarino, R. C. (2006). A MPB em movimento: m?sica, festivais e censura. S?o Paulo: Olho d??gua. Vozes do nordeste (2017). Entrevista com Belchior. Entrevistador: Moacir Maia. Fortaleza: Cede da TV Cear? (TVC), 28 de agosto de 2007. Westermarck, E (1934). Histoire Du Marriage: La promiscui? primitive: La valeur de La virnit?. Paris. France. Merevre de France.ditaduraMiltonBelchioramoranalise de conte?dodictatorshiplovecontent analysisPsicologiaQuero falar de uma coisa: os sentidos do amor em tempos de ditadura nas can??es de Milton Nascimento e Belchior (1964-1985)I want to talk about one thing: the senses of love in times of dictatorship in the songs of Milton Nascimento and Belchior (1964-1985)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2021 - Shayene Bravo Alves.Pdf.jpg2021 - Shayene Bravo Alves.Pdf.jpgimage/jpeg1953http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/6589/4/2021+-+Shayene+Bravo+Alves.Pdf.jpg4ca7172a075705f478548902a0c88fb8MD54TEXT2021 - Shayene Bravo Alves.Pdf.txt2021 - Shayene Bravo Alves.Pdf.txttext/plain229913http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/6589/3/2021+-+Shayene+Bravo+Alves.Pdf.txt4050325251b43df675701e800cbeb199MD53ORIGINAL2021 - Shayene Bravo Alves.Pdf2021 - Shayene Bravo Alves.Pdfapplication/pdf1913606http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/6589/2/2021+-+Shayene+Bravo+Alves.Pdfa0fa9cbcb1c4e016695038174f0579feMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82089http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/6589/1/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD51jspui/65892023-05-17 01:00:25.685oai:localhost:jspui/6589Tk9UQTogQ09MT1FVRSBBUVVJIEEgU1VBIFBSP1BSSUEgTElDRU4/QQpFc3RhIGxpY2VuP2EgZGUgZXhlbXBsbyA/IGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxJQ0VOP0EgREUgRElTVFJJQlVJPz9PIE4/Ty1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YT8/byBkZXN0YSBsaWNlbj9hLCB2b2M/IChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSA/IFVuaXZlcnNpZGFkZSAKWFhYIChTaWdsYSBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUpIG8gZGlyZWl0byBuP28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhPz9vIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyP25pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zID91ZGlvIG91IHY/ZGVvLgoKVm9jPyBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZT9kbywgdHJhbnNwb3IgYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhPz9vLgoKVm9jPyB0YW1iP20gY29uY29yZGEgcXVlIGEgU2lnbGEgZGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGM/cGlhIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgCmRpc3NlcnRhPz9vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuP2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YT8/by4KClZvYz8gZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byA/IG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvYz8gdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2VuP2EuIFZvYz8gdGFtYj9tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVwP3NpdG8gZGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28gbj9vLCBxdWUgc2VqYSBkZSBzZXUgCmNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3U/bS4KCkNhc28gYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jPyBuP28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jPyAKZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzcz9vIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgPyBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbj9hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Q/IGNsYXJhbWVudGUgCmlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IG5vIGNvbnRlP2RvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgVEVTRSBPVSBESVNTRVJUQT8/TyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0M/TklPIE9VIApBUE9JTyBERSBVTUEgQUc/TkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTj9PIFNFSkEgQSBTSUdMQSBERSAKVU5JVkVSU0lEQURFLCBWT0M/IERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJUz9PIENPTU8gClRBTUI/TSBBUyBERU1BSVMgT0JSSUdBPz9FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28sIGUgbj9vIGZhcj8gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhPz9vLCBhbD9tIGRhcXVlbGFzIApjb25jZWRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2VuP2EuCg==Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-05-17T04:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Quero falar de uma coisa: os sentidos do amor em tempos de ditadura nas can??es de Milton Nascimento e Belchior (1964-1985)
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv I want to talk about one thing: the senses of love in times of dictatorship in the songs of Milton Nascimento and Belchior (1964-1985)
title Quero falar de uma coisa: os sentidos do amor em tempos de ditadura nas can??es de Milton Nascimento e Belchior (1964-1985)
spellingShingle Quero falar de uma coisa: os sentidos do amor em tempos de ditadura nas can??es de Milton Nascimento e Belchior (1964-1985)
Alves, Shayene Bravo
ditadura
Milton
Belchior
amor
analise de conte?do
dictatorship
love
content analysis
Psicologia
title_short Quero falar de uma coisa: os sentidos do amor em tempos de ditadura nas can??es de Milton Nascimento e Belchior (1964-1985)
title_full Quero falar de uma coisa: os sentidos do amor em tempos de ditadura nas can??es de Milton Nascimento e Belchior (1964-1985)
title_fullStr Quero falar de uma coisa: os sentidos do amor em tempos de ditadura nas can??es de Milton Nascimento e Belchior (1964-1985)
title_full_unstemmed Quero falar de uma coisa: os sentidos do amor em tempos de ditadura nas can??es de Milton Nascimento e Belchior (1964-1985)
title_sort Quero falar de uma coisa: os sentidos do amor em tempos de ditadura nas can??es de Milton Nascimento e Belchior (1964-1985)
author Alves, Shayene Bravo
author_facet Alves, Shayene Bravo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ericeira, Ronald Clay dos Santos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 620.805.473-72
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7411392702332062
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ericeira, Ronald Clay dos Santos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rocinholi, Luciene de F?tima
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Oliveira, Dayse de Marie
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 126.252.407-50
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0093876245945235
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Shayene Bravo
contributor_str_mv Ericeira, Ronald Clay dos Santos
Ericeira, Ronald Clay dos Santos
Rocinholi, Luciene de F?tima
Oliveira, Dayse de Marie
dc.subject.por.fl_str_mv ditadura
Milton
Belchior
amor
analise de conte?do
topic ditadura
Milton
Belchior
amor
analise de conte?do
dictatorship
love
content analysis
Psicologia
dc.subject.eng.fl_str_mv dictatorship
love
content analysis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Psicologia
description This work is a psychosocial research in order to understand and analyze the contents of the songs during the dictatorship in Brazil from 1964 to 1985 and their social-cultural-economic crossings, more specifically in the construction / transformation of concepts and meanings of love in that context. To this end, we have selected songs by Milton Nascimento and Belchior. Investigating the socio-cultural aspects of the military dictatorship is necessary, because, even after 50 years have passed, this period is a historical event that today results in impacts and resistance in the current models and systems. For this, we used a bibliographic review and the content analysis method proposed by Bardin. Five categories were find: Eros, Philia, agape, Amor courteous and Amor Bourgeois for the analysis of the songs. In this way it was possible to perceive how much history and music are crossed, as well as the meanings that love can present in its transformations over time.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-16T19:33:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Shayene Bravo. Quero falar de uma coisa: os sentidos do amor em tempos de ditadura nas can??es de Milton Nascimento e Belchior (1964-1985). 2021. 145 f. Disserta??o (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educa??o, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Serop?dica, RJ, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6589
identifier_str_mv ALVES, Shayene Bravo. Quero falar de uma coisa: os sentidos do amor em tempos de ditadura nas can??es de Milton Nascimento e Belchior (1964-1985). 2021. 145 f. Disserta??o (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educa??o, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Serop?dica, RJ, 2021.
url https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.por.fl_str_mv Almeida, T. (2017). O conceito de amor: um estudo explorat?rio com uma amostra brasileira. Tese de Doutorado. Universidade de S?o Paulo, S?o Paulo, SP. Brasil. Recuperado de: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-20092017-104821/publico/Almeida_do.pdf Alves, T. M. L., & Gomes, A. L. B. (2013). As tend?ncias do amor no contexto da din?mica moderna em a eternidade e o desejo, de In?s Ppedrosa. Revista GEINTEC-Gest?o, Inova??o e Tecnologias, 3 (2), 081-089. doi: .org/10.7198/geintec.v3i2.102 Amaral, C. (2018). A m?sica de Milton Nascimento. Belo Horizonte: Editora UFMG. Ansara, S. (2005). Mem?ria Pol?tica da Ditadura Militar e Repress?o no Brasil: uma abordagem psicopol?tica. Tese de doutorado. Pontif?cia Universidade Cat?lica de S?o Paulo, S?o Paulo, SP. Brasil. Recuperado de: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/17073/1/SORAIA%20ANSARA.pdf Ara?jo, M. F. (2002). Amor, casamento e sexualidade: velhas e novas configura??es. Psicologia: ci?ncia e profiss?o, 22 (2), 70-77. doi: https://doi.org/10.1590/S1414-98932002000200009 Bardin, L. (1994). An?lise de conte?do. Lisboa: Edi??es Setenta. Bardin, L. (2016). An?lise de Conte?do (4 ed.). Lisboa: Edi??es 70, 2016 Barros, J. D. A. (2011). O amor cort?s?suas origens e significados. Ra?do, 5(9), 195-216. Recuperado de: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/979 Benassi, C. A. & Victorio, R. P. (2014). M?sica e linguagem da Teoria dos afetos aos novos olhares atrav?s das ?lentes conceituais bakhtinianas?. Revista Di?logos, 2 (1), 31-47. Recuperado de: https://core.ac.uk/reader/229938560 Bernardo, C. J. (2007). A MPB como recipiente de protestos contra a ditadura militar: as met?foras, carregadas de vozes contra o regime autorit?rio. Tese de Doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. Brasil. Recuperado de: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UERJ_5a28492da3848a044647e62dcd6af15c Blomberg, C. (2011). Hist?rias da M?sica no Brasil e Musicologia: uma leitura preliminar. Projeto Hist?ria: Revista do Programa de Estudos P?s-Graduados de Hist?ria, 43. Recuperado de: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/8040/6705 Braz, A. L. N. (2005). Origem e significado do amor na mitologia greco-romana. Estudos de Psicologia (Campinas), 22 (1), 63-75. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2005000100008 Breton, D. L. (2009). As paix?es ordin?rias: antropologia das emo??es. Petr?polis: Vozes. Brito, K. L.; Almeida, S. A. (2020). ?tica E Amor Numa Perspectiva Filos?fica: Eros, Philos E ?gape. Facit Business and Technology Journal, 1 (15), 103-113. Recuperado de: https://jnt1.websiteseguro.com/index.php/JNT/article/view/558/429 Caminhos Da Cultura. Entrevista com Belchior, Entrevistador: Ricardo Guilherme. S?o Paulo: TV USP, 13 de maio de 1982. Carlos, J. T. (2007). Muito al?m de "apenas um rapaz latino-americano vindo do interior": investimentos interdiscursivos das can??es de Belchior. Disserta??o de mestrado. Universidade Federal do Cear?, Fortaleza, Cear?, CE. Recuperado de: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/8767/1/2007_dis_jtcarlos.pdf Carocha, M. L. (2006). A censura musical durante o regime militar (1964-1985). Hist?ria: Quest?es & Debates, 44 (1), 189-211. doi: 10.5380/his.v44i0.7940 Casanova, N., Sequeira, S., & Silva, V. M. (2009). Emo??es. Recuperado de: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0132.pdf Chaves, J. C. (2006). Os amores e o ordenamento das pr?ticas amorosas no Brasil da belle ?poque. An?lise social, XLI (180), 827-846. Recuperado de: http://www.scielo.mec.pt/pdf/aso/n180/n180a06.pdf Codato, A. N. (2005). Uma hist?ria pol?tica da transi??o brasileira: da ditadura militar ? democracia. Revista de sociologia e pol?tica, 25, 83-106. Recuperado de: https://www.scielo.br/pdf/rsocp/n25/31113 Colling, A. M., & Junior, A. A. C. (2019). Militantes e guerrilheiras. Revista Espacialidades, 15(01), 47-61. Recuperado de: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/19186 Costa, A. O. (1980). Mem?rias das Mulheres do Ex?lio (orgs.) Rio de Janeiro: Paz e Terra. Duarte, M. D. (2007). Travessia, a vida de Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Record. Duarte, M. D. P. R. (2006). Travessia: a vida de Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Record. Duarte, M. D. P. R. (2006). Travessia: a vida de Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Record. Educa??o, 18 (48), 87-100. doi: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0491. Ericeira, R. C. S. (2010). A mulher ? a tal: vis?es de compositores de marchinhas carnavalescas sobre as mulheres no Rio de Janeiro dos anos de 1930 e 31 1940. Tese de Doutorado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. Recuperado de: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UERJ_83dc3fadfb27a4240f6a73b16a8c671d Fernandes, N. A. M. (2013). A pol?tica cultural ? ?poca da ditadura militar. Contempor?nea-Revista de Sociologia da UFSCar, 3 (1), 173-192. Recuperado de: http://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/124/71 Franco, R. (1998). Itiner?rio pol?tico do romance p?s-64. S?o Paulo: Edunesp. Freire, V. L. B., & Augusto, E. S. (2014). Sobre flores e canh?es: can??es de protesto em festivais de m?sica popular. Per musi, 29, 220-230. doi: https://doi.org/10.1590/S1517-75992014000100022 Gaspari, E. (2003) A ditadura derrotada. S?o Paulo: Companhia das Letras. Gianordoli-Nascimento, I. F., da Cruz Silva, S. A. T., da Cruz, J. P. D., da Costa Oliveira, F., Veloso, F. G. C., & Rabelo, L. D. B. C. (2013). Promessas de vida em tempos de amea?a. Memorandum: Mem?ria e Hist?ria em Psicologia, 24, 29-58. Recuperado de: https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6544/4126 Giddens, A. (1993). A transforma??o da intimidade. Sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. S?o Paulo: UNESP. Giddens, A. (1993). Sexualidade, Amor e Erotismo nas Sociedades Modernas. S?o Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista. Gomes, T. M. (1999). Estudos acad?micos sobre a m?sica popular brasileira: levantamento bibliogr?fico e coment?rio introdut?rio. 16(31),95-111, 1999 Gueraldo, V. J. F. Em busca do consenso: Milton Nascimento e a perda dos la?os comunit?rios. Tese de doutorado. Universidade de S?o Paulo, S?o Paulo, SP. Brasil. Recuperado de: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-21122017-135848/publico/Corrigida_ViniciusGueraldo.pdf Guisoni, D. (2014). O livro negro da ditadura militar (org). S?o Paulo: Anita. Hall, S. (1981). Notes on deconstructing ?the popular?. In: R., Samuel (ed.). People?s history and socialist theory (pp. 227-240). London: Routledge. Iba?ez, T. (2005). O giro ling??stico. em: I?iguez, Lupicinio. Manual de An?lise do Discurso em Ci?ncias Sociais. Petr?polis: Vozes. Jord?o, F. C. L. (2018). As atua??es e contribui??es institucionais de artistas e intelectuais no campo das artes visuais durante o per?odo da redemocratiza??o brasileira (1974-1989). Tese de Doutorado. Universidade de S?o Paulo, S?o Paulo, SP. Brasil. Recuperado de: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-22102018-185518/publico/FabriciaCabraldeLiraJordaoVC.pdf Kamel, A. Y. (2015). Amor e ditadura: for?as opostas?. Ius gentium, 11(6), 79-98. Recuperado de: https://www.uninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/167 Lei n?.74 de 21 de novembro de 1966 (1966). Cria o Conselho Federal de Cultura e d? outras provid?ncias. Cultura. MEC: Rio de Janeiro. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/1965-1988/Del0074.htm#:~:text=Cria%20o%20Conselho%20Federal%20de,o%20par%C3%A1grafo%20%C3%BAnico%20do%20art. Maheirie, K. (2003). Processo de cria??o no fazer musical: uma objetiva??o da subjetividade, a partir dos trabalhos de Sartre e Vygotsky. Psicologia em estudo, 8 (2), 147-153. Recuperado de: https://www.scielo.br/pdf/pe/v8n2/v8n2a15 Maia, A.V. (2015). A m?sica popular brasileira e a ditadura militar: vozes de coragem como manifesta??es de enfrentamento aos instrumentos de repress?o. Trabalho de Conclus?o de Curso. Universidade Tecnol?gica Federal do Paran?, Pato Branco, PR. Brasil. Recuperado de: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/5837/1/PB_EL_I_2015_01.pdf Maia, T. A. (2011). As pol?ticas culturais na ditadura civil-militar (1967-1974). Anais do XXVI Simp?sio Nacional de Hist?ria. Recuperado de: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300631726_ARQUIVO_textocompletoTatyanaMaiaANPUH2011.pdf Marcondes, D. (2008). Amor e Amizade Eros e Philia. Recuperado de: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/34199119/EP0232.pdf?1405356554=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DESTUDOS_E_PESQUISAS_No_232_Amor_e_Amizad.pdf&Expires=1608148472&Signature=TITvnHBDzbIQfmHE7KOIlb9DEvj513kpKMDdXIwshTJ06l5wEMHSWqDzCZsJnWUPmk1NHkcZ8dcWxJ0NcgbHJApeQ0wIyyxRhjk8TH58ElPAsJp~agDfLs4FEF6ABysh37VfnhPhuGM6y2QxpIeTB1mCeo7o2cLgDVAbEOonFwcOmCVNPHgsW~j7s70LGkQUWSZvr4T45rcE6k2-rOSteP-31~mNJNpvgs14DtVkYpCnfbrqqgD82X~viNZwLUNG1I3USB6XuM-4JCLbkQNEteMV0skps72CD3H4gRByz182Nc239ZbxdytoHeiJ9TmoBDd6pW0~-SxnIABh241qyg__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA Marcondes, M. A. (1998). Enciclop?dia da M?sica Popular Brasileira: erudita, folcl?rica e popular (2 ed.). S?o Paulo: Art Editora. Massarolo, V. C., Camargo, M. L., Lofiego, B. B., & Vicente, E. D. C. (2014). Atrav?s da imagem: a identidade e o trabalho. In I Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho do Centro Oeste Paulista Forma??o e pr?ticas profissionais. 3 a 6 de setembro de 2014 (p. 40). Recuperado de: http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/cpot_2014.pdf#page=40 Matias, J. D. (2017). Pr?ticas amorosas e normas socioculturais nas narrativas epistolares de Emilia e Joaquim Fontes (1890-1895). Disserta??o de Mestrado. Universidade Federal de Sergipe, S?o Crist?v?o, Sergipe, SE, Brasil. Recuperado de: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/5667/1/JOELMA_DIAS_MATIAS.pdf Matos, M. I. S. (1997). Dolores Duran: experi?ncias bo?mias em Copacabana nos anos 50. Bertrand Brasil. Mello, G. (1908). A M?sica no Brasil, Bahia, Tipografia S. Joaquim, 1908. Mello, Z. H. (2003). A Era dos Festivais: uma par?bola. S?o Paulo: Editora 34. Mombach, E. M. (2014). Amor, Narcisismo e Dor. Jornada de Estudos. Recuperado de: https://www.circulopsicanaliticors.com.br/arquivos/5632676f33464.pdf Moutinho, J. (2009) Can??es do Clube da Esquina. In:C?rculo Fluminense de Estudos Filol?gicos e Ling??sticos. Rio de Janeiro. P.147, 2009. Napolitano, M. (2001). Seguindo a can??o: engajamento pol?tico e ind?stria cultural na MPB (1959-1969). S?o Paulo: Annablume/Fapesp. Napolitano, M. (2002). A m?sica popular brasileira (MPB) dos anos 70: resist?ncia pol?tica e consumo cultural. In V Congresso Latino Americano de IASPM. Recuperado de: https://cutt.ly/mhGbmT6 Napolitano, M. (2014). 1964: hist?ria do regime militar brasileiro. S?o Paulo: Contexto. Napolitano, M., & Wasserman, M. C. (2000). Desde que o samba ? samba: a quest?o das origens no debate historiogr?fico sobre a m?sica popular brasileira. Revista brasileira de hist?ria, 20 (39), 167-189. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-01882000000100007 Naves, S. C. (2010). Can??o Popular no Brasil. Rio de Janeiro: Civiliza??o Brasileira. Neder, ?. (2007). O enigma da MPB e a trama das vozes: identidade e intertextualidade no discurso musical dos anos 60. Tese de Doutorado. Departamento de Letras, Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Recuperado de: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10071@1 Oliveira, S. (2002). Literatura e m?sica. S?o Paulo: Perspectiva. Oltramari, L. C. (2005). Os caminhos filos?ficos do amor. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 5 (2), 42-45. Recuperado de: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v5n2/v5n2a05.pdf Oltramari, L. C. (2009). Amor e conjugalidade na contemporaneidade: uma revis?o de literatura. Psicologia em estudo, 14 (4), 669-677. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000400007 Orwell, G. (2009) 1984. S?o Paulo: Companhia das Letras. Perez, O. C. (2018). O Que ? Interdisciplinaridade? Defini??es mais comuns em Artigos Cient?ficos Brasileiros. Interse??es: Revista de Estudos Interdisciplinares, 20(2), 454-472. doi: https://doi.org/10.12957/irei.2018.39041 Pina, J. A. (2014). A m?sica popular brasileira na constru??o do conhecimento em Pinto, N. (2006). Apenas um rapaz latino-americano: a experi?ncia do migrante nordestino na can??o de Belchior, sr. Recuperado de: https://www.ufrgs.br/ppgletras/coloquiosularquipelagos/artigos/38_Apenasumrapazlatinoamericano.pdf Pomari, L. (2002) Uma revolu??o para Pen?lope: a cultura do ex?lio, a milit?ncia feminina e a constru??o de uma hist?ria de lutas, no Brasil e no exterior (1964-1984). Tese de doutorado. Priore, M. D. (1997). Hist?ria do cotidiano. S?o Paulo: Contexto. Priori, A., Pomari, L. R., Am?ncio. S. M., & Ip?lito, V. K. (2012) Hist?ria do Paran?: s?culos XIX e XX. Editora da Universidade Estadual de Maring?-EDUEM. R?go, L. M. V., & Aguiar, V. B. (2006). M?sica, cultura e Informa??o: preserva??o do acervo musical alagoano. Biblionline, 2 (2). Recuperado de: http://culturaviva.gov.br/files/event/701/616-665-1-pb.pdf Reim?o, S. (2011). Repress?o e resist?ncia: censura a livros na Ditadura Militar. S?o Paulo: Edusp. Resende, M. J. (2013). Ditadura militar no Brasil: repress?o e pretens?o de legitimidade. Londrina: Eduel. Revista Veja, 15 set. de 1971, p. 3 Rocha, Z. (2006). O amigo, um outro si mesmo: a Philia na metaf?sica de Plat?o e na ?tica de Arist?teles. Revista Psych?, X (17), 65-86. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/307/30701705.pdf Rollemberg, D. (1999). Ex?lio: entre ra?zes e radares. S?o Paulo: Editora Record. Rossetti, R. (2017). Belchior e Nietzsche: muito al?m do bigode. Sonora, 6 (12). Recuperado de: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/sonora/article/view/706/969 Rougemont, D. (2003). Hist?ria do Amor no Ocidente. S?o Paulo: Ediouro. Sacramento, S. (2006). O amor em terras brasileiras. Revista estudos feministas, 14 (1), 319-323. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2006000100022 Salles, A. C. M., Maluf-Souza, O. & Fernandes, F. S. (2015). A MPB no regime militar: silenciamento, resist?ncia e produ??o de sentidos. Revista Rua, 21 (2), 341-361. Recuperado de: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8642477/9987 Salles, M., & Stampa, I. (2015). Ditadura militar e trabalho docente. Revista Trabalho Necess?rio, 14 (23), 166-185. doi: https://doi.org/10.22409/tn.14i23.p9606 Santos, L. M. B. (2019). Belchior e o regime militar brasileiro: autoritarismo estatal e a migra??o inter-regional em suas letras. Mosaico, 10 (17) 4. doi: https://doi.org/10.12660/rm.v11n17.2019.80338 Santos, L. M. B. (2020). Belchior e o regime militar brasileiro: autoritarismo estatal e a migra??o inter-regional em suas letras. Mosaico, 11(17), 64-85. doi: https://doi.org/10.12660/rm.v11n17.2019.80338 Sa?de P?blica: o tema processo de trabalho e sa?de. Interface-Comunica??o, Sa?de, Schoepflin, M .(2004). O amor segundo os fil?sofos. Bauru: Edusc. Silva, E. (2015) Alguns pr? (textos) nas can??es de Belchior num Brasil ufanista. Trabalho de Conclus?o de Curso. Universidade Federal Tecnol?gica do Paran?. Pato Branco, PR. Brasil. Recuperado de: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8051 Silva, E. D. (2015). Alguns pr? (textos) nas can??es de Belchior num Brasil ufanista. Trabalho de Conclus?o de Curso. Universidade Tecnol?gica Federal do Paran?, Pato Branco, PR. Brasil. Recuperado de: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/8051/1/PB_COLET_2015_1_04.pdf Souza, A. C. (2010). Milton, Minas & Geraes: Uma cultura de resist?ncia. OPSIS, 10 (1), 74-90. Recuperado de: https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/download/9676/8473/ Souza, A. C. (2010). Milton, Minas & Geraes: Uma cultura de resist?ncia. OPSIS, 10(1), 74-90. Recuperado de: https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/download/9676/8473/ Souza, A. C. (2011). As viagens de Milton nascimento. Travessias, 5(2). Recuperado de: http://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5314/4296 Souza, A. C. (2013). Os lugares de mem?ria nas obras fonogr?ficas ?Minas? e ?Geraes? de Milton Nascimento. Dimens?es, 31 (2013), 183-204. Recuperado de: https://periodicos.ufes.br/dimensoes/article/view/7576 Souza, M. G. (2001). Hist?ria social da m?sica popular brasileira. Hist?ria: Quest?es & Debates, 34, 299-303. Recuperado de: https://revistas.ufpr.br/historia/article/download/2671/2208 Starling, H. M. M. (2004). Cora??o americano: panfletos e can??es do Clube da Esquina. In D. A. Reis, M. Ridenti & R. P. S. Motta (Orgs.). O golpe e a ditadura militar: 40 anos depois (pp. 217-228). Bauru, SP: EDUSC Stephanou, A. A. (2001). Censura no regime militar e militariza??o das artes. Porto Alegre: EDIPUCRS. Suassuna, A., Cavalcanti, P., Campos, R. C., Formiga, E., Filho, H. B., & Diniz, J, C. (1997). O Nordeste e sua m?sica. Estudos Avan?ados, 11 (29), 219-240. Recuperado de: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8981 Targino, M. G. (2012). Ditadura militar," terrorismo cultural" e censura a livros. Intercom, Rev. Bras. Ci?nc. Comun., 35 (2), 445-448. doi: https://doi.org/10.1590/S1809-58442012000200023 Tinhor?o, J. R. (1998). Hist?ria social da m?sica popular brasileira. Editora 34: S?o Paulo. Tinoco, R. C., & Alexandria, M. (2009) Poemas e m?sica: di?logos melopo?ticos na (nova) escola. Anais do SILEL. Recuperado de: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2009_gt_lt01_artigo_10.pdf Vasconcellos, G. (1977). M?sica popular: de olho na fresta. Graal. Ventura, Z. (1988) 1968. O ano que n?o terminou. Rio de janeiro: Nova Fronteira. Vilarino, R. C. (2006). A MPB em movimento: m?sica, festivais e censura. S?o Paulo: Olho d??gua. Vozes do nordeste (2017). Entrevista com Belchior. Entrevistador: Moacir Maia. Fortaleza: Cede da TV Cear? (TVC), 28 de agosto de 2007. Westermarck, E (1934). Histoire Du Marriage: La promiscui? primitive: La valeur de La virnit?. Paris. France. Merevre de France.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Educa??o
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/6589/4/2021+-+Shayene+Bravo+Alves.Pdf.jpg
http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/6589/3/2021+-+Shayene+Bravo+Alves.Pdf.txt
http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/6589/2/2021+-+Shayene+Bravo+Alves.Pdf
http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/6589/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ca7172a075705f478548902a0c88fb8
4050325251b43df675701e800cbeb199
a0fa9cbcb1c4e016695038174f0579fe
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1797220393723887616