Limites e possibilidades das abordagens investigativas no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Lemos, Marcos Mendonça lattes
Orientador(a): Wartha, Edson José
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5118
Resumo: This research aimed to identify the limits and possibilities of the research approaches in Science Teaching in two distinct periods, one before the new curriculum guidelines for teacher training and the other after the implementation of the reforms. In this study, 72 papers published in scientific journals and congresses in the area of Science Teaching were analyzed. The articles were divided into two periods, the first from 1999 to 2005 and the second, from 2006 to 2015. All articles were submitted to a bibliographic analysis, aided by the RQDA (Rstudio) qualitative analysis software. The results indicate that there are several limiting factors involved in investigative approaches, the main limiting factor being the teacher figure and that there have been advances in this issue in relation to the two periods analyzed. Regarding the possibilities, it was verified that there were also advances in relation to the two periods analyzed, indicating that the implementation of policies in the field of training and valorization of teacher training reflect directly on the work of teachers in the classroom.
id UFS-2_05694d9c5644a634e95acc3e4bb952b3
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5118
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Lemos, Marcos MendonçaWartha, Edson Joséhttp://lattes.cnpq.br/23682816325710442017-09-26T18:15:02Z2017-09-26T18:15:02Z2017-02-17LEMOS, Marcos Mendonça. Limites e possibilidades das abordagens investigativas no ensino de ciências. 2017. 84 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5118This research aimed to identify the limits and possibilities of the research approaches in Science Teaching in two distinct periods, one before the new curriculum guidelines for teacher training and the other after the implementation of the reforms. In this study, 72 papers published in scientific journals and congresses in the area of Science Teaching were analyzed. The articles were divided into two periods, the first from 1999 to 2005 and the second, from 2006 to 2015. All articles were submitted to a bibliographic analysis, aided by the RQDA (Rstudio) qualitative analysis software. The results indicate that there are several limiting factors involved in investigative approaches, the main limiting factor being the teacher figure and that there have been advances in this issue in relation to the two periods analyzed. Regarding the possibilities, it was verified that there were also advances in relation to the two periods analyzed, indicating that the implementation of policies in the field of training and valorization of teacher training reflect directly on the work of teachers in the classroom.Nesta pesquisa buscou-se identificar limites e possibilidades das abordagens investigativas no Ensino de Ciências em dois períodos distintos: um antes das novas diretrizes curriculares para a formação de professores e outro após a implementação das reformas. Neste estudo foram objeto de análise 72 artigos publicados em revistas científicas e anais de congressos na área de Ensino de Ciências. Os artigos foram divididos em dois períodos: o primeiro entre os anos de 1999 a 2005 e o segundo entre os anos de 2006 a 2015. Todos os artigos foram submetidos a uma análise bibliográfica, auxiliados pelo software de análise qualitativa RQDA (Rstudio). Os resultados indicam que há vários fatores limitantes nas abordagens investigativas, sendo o principal fator limitante centrado na figura do professor, e que houve avanços nesta questão em relação aos dois períodos analisados. Em relação às possibilidades, verificou-se que houve avanços em relação aos dois períodos analisados, indicando que a implementação de políticas no campo de formação e valorização da formação de professores refletem diretamente na prática dos professores em sala de aula.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFSBrasilEnsino de ciênciasFormação de professoresPesquisa quantitativaPolítica públicaAvaliação educacionalAbordagem investigativaInvestigative approachScience teachingTeacher trainingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLimites e possibilidades das abordagens investigativas no ensino de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALMARCOS_MENDONCA_LEMOS.pdfapplication/pdf1855612https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5118/1/MARCOS_MENDONCA_LEMOS.pdf1246c31f996209c43f59f27da2443fcaMD51TEXTMARCOS_MENDONCA_LEMOS.pdf.txtMARCOS_MENDONCA_LEMOS.pdf.txtExtracted texttext/plain181700https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5118/2/MARCOS_MENDONCA_LEMOS.pdf.txt2bea2f3faf79f43535e29e447cb15afcMD52THUMBNAILMARCOS_MENDONCA_LEMOS.pdf.jpgMARCOS_MENDONCA_LEMOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1265https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5118/3/MARCOS_MENDONCA_LEMOS.pdf.jpg5ee4928b330888d5d26ec25ba421f90aMD53riufs/51182017-11-28 17:18:27.369oai:ufs.br:riufs/5118Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:18:27Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Limites e possibilidades das abordagens investigativas no ensino de ciências
title Limites e possibilidades das abordagens investigativas no ensino de ciências
spellingShingle Limites e possibilidades das abordagens investigativas no ensino de ciências
Lemos, Marcos Mendonça
Ensino de ciências
Formação de professores
Pesquisa quantitativa
Política pública
Avaliação educacional
Abordagem investigativa
Investigative approach
Science teaching
Teacher training
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Limites e possibilidades das abordagens investigativas no ensino de ciências
title_full Limites e possibilidades das abordagens investigativas no ensino de ciências
title_fullStr Limites e possibilidades das abordagens investigativas no ensino de ciências
title_full_unstemmed Limites e possibilidades das abordagens investigativas no ensino de ciências
title_sort Limites e possibilidades das abordagens investigativas no ensino de ciências
author Lemos, Marcos Mendonça
author_facet Lemos, Marcos Mendonça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Marcos Mendonça
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wartha, Edson José
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2368281632571044
contributor_str_mv Wartha, Edson José
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Formação de professores
Pesquisa quantitativa
Política pública
Avaliação educacional
Abordagem investigativa
topic Ensino de ciências
Formação de professores
Pesquisa quantitativa
Política pública
Avaliação educacional
Abordagem investigativa
Investigative approach
Science teaching
Teacher training
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Investigative approach
Science teaching
Teacher training
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research aimed to identify the limits and possibilities of the research approaches in Science Teaching in two distinct periods, one before the new curriculum guidelines for teacher training and the other after the implementation of the reforms. In this study, 72 papers published in scientific journals and congresses in the area of Science Teaching were analyzed. The articles were divided into two periods, the first from 1999 to 2005 and the second, from 2006 to 2015. All articles were submitted to a bibliographic analysis, aided by the RQDA (Rstudio) qualitative analysis software. The results indicate that there are several limiting factors involved in investigative approaches, the main limiting factor being the teacher figure and that there have been advances in this issue in relation to the two periods analyzed. Regarding the possibilities, it was verified that there were also advances in relation to the two periods analyzed, indicating that the implementation of policies in the field of training and valorization of teacher training reflect directly on the work of teachers in the classroom.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEMOS, Marcos Mendonça. Limites e possibilidades das abordagens investigativas no ensino de ciências. 2017. 84 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5118
identifier_str_mv LEMOS, Marcos Mendonça. Limites e possibilidades das abordagens investigativas no ensino de ciências. 2017. 84 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5118/1/MARCOS_MENDONCA_LEMOS.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5118/2/MARCOS_MENDONCA_LEMOS.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5118/3/MARCOS_MENDONCA_LEMOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1246c31f996209c43f59f27da2443fca
2bea2f3faf79f43535e29e447cb15afc
5ee4928b330888d5d26ec25ba421f90a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351069638590464