O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Sergipe
|
Programa de Pós-Graduação: |
Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4838 |
Resumo: | The purpose of this work was to analyze the approaches granted to the "Estado Novo" in Brazilian textbooks on the History of Secondary Education, from the most distributed collections of the National Program of Textbooks (PNLD) 2015, a period in which there were significant innovations regarding the perspectives for studies on this topic. Using the concepts of Representation and Appropriation of Roger Chartier, we tried to examine the representations of this phase through five categories, among them the figure of the negro, the woman, the people, the Vargas and the pedagogical proposal of the authors around the activities. To that end, were studied the collections, History, Society & Citizenship (Editora FTD, 2013), by Alfredo Boulos Júnior; The Brazilian and Global History (Editora Saraiva 2nd edition, 2013), by Gilberto Cotrim and History; from the Caves to the Third Millennium (Editora Moderna 3ª edição-2013), by Patricia Ramos Braick and Myriam Becho Mota, due to the widespread acquisition of these titles by the public schools in Brazil. Therefore, we aim to contribute to the expansion of the knowledge about Brazilian school historiography regarding the approaches made to the Estado Novo, according to the different representations of that period. |
id |
UFS-2_4000ce20abbd89ad6186bdf43da1c52e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/4838 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Trindade, Mônica Porto ApenburgMaynard, Dilton Cândido Santoshttp://lattes.cnpq.br/01501743206315972017-09-26T17:50:33Z2017-09-26T17:50:33Z2017-04-27TRINDADE, Mônica Porto Apenburg. O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história. 2017. 96 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.https://ri.ufs.br/handle/riufs/4838The purpose of this work was to analyze the approaches granted to the "Estado Novo" in Brazilian textbooks on the History of Secondary Education, from the most distributed collections of the National Program of Textbooks (PNLD) 2015, a period in which there were significant innovations regarding the perspectives for studies on this topic. Using the concepts of Representation and Appropriation of Roger Chartier, we tried to examine the representations of this phase through five categories, among them the figure of the negro, the woman, the people, the Vargas and the pedagogical proposal of the authors around the activities. To that end, were studied the collections, History, Society & Citizenship (Editora FTD, 2013), by Alfredo Boulos Júnior; The Brazilian and Global History (Editora Saraiva 2nd edition, 2013), by Gilberto Cotrim and History; from the Caves to the Third Millennium (Editora Moderna 3ª edição-2013), by Patricia Ramos Braick and Myriam Becho Mota, due to the widespread acquisition of these titles by the public schools in Brazil. Therefore, we aim to contribute to the expansion of the knowledge about Brazilian school historiography regarding the approaches made to the Estado Novo, according to the different representations of that period.O propósito deste trabalho consistiu em analisar as abordagens conferidas ao Estado Novo nos livros didáticos brasileiros de História do Ensino Médio, a partir das coleções mais distribuídas do Programa Nacional dos Livros Didáticos (PNLD) 2015, período em que ocorreram inovações significativas quanto às perspectivas voltadas para os estudos sobre esse tema. Utilizando os conceitos de Representação e Apropriação de Roger Chartier, procuramos examinar as representações dessa fase através de cinco categorias, entre elas, a figura do negro, da mulher, do povo, de Vargas e a proposta pedagógica dos autores em torno das atividades. Para tanto, foram estudadas as coleções, História, Sociedade & Cidadania (Editora FTD, 2013), de Alfredo Boulos Júnior; História Global Brasil e Geral (Editora Saraiva 2ª edição, 2013), de Gilberto Cotrim e História: das Cavernas ao Terceiro Milênio (Editora Moderna 3ª edição-2013), de Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota, devido à ampla aquisição destes títulos pelas escolas públicas no Brasil. Desse modo, objetivamos contribuir para a ampliação do conhecimento em torno da historiografia escolar brasileira no que tange às abordagens feitas ao Estado Novo, de acordo com as diferentes representações desse período.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em EducaçãoUFSBrasilEducaçãoHistória da educaçãoMaterial didáticoPolítica educacionalEducação e EstadoPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)Estado NovoEnsino de históriaEducationDidactic bookCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de históriaThe “Estado Novo” in the PNLD 2015 collections : a study about didactic history booksinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALMONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdfapplication/pdf1544904https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4838/1/MONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdfb0f7bb0d2431e39bd17f816b76467c50MD51TEXTMONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdf.txtMONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdf.txtExtracted texttext/plain198405https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4838/2/MONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdf.txt8cc92fba71e38c6243edbe948cd35120MD52THUMBNAILMONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdf.jpgMONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4838/3/MONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdf.jpgc6e51ad6ed31618c55334335f487b131MD53riufs/48382017-11-24 19:33:46.722oai:ufs.br:riufs/4838Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T22:33:46Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The “Estado Novo” in the PNLD 2015 collections : a study about didactic history books |
title |
O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história |
spellingShingle |
O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história Trindade, Mônica Porto Apenburg Educação História da educação Material didático Política educacional Educação e Estado Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Estado Novo Ensino de história Education Didactic book CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história |
title_full |
O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história |
title_fullStr |
O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história |
title_full_unstemmed |
O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história |
title_sort |
O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história |
author |
Trindade, Mônica Porto Apenburg |
author_facet |
Trindade, Mônica Porto Apenburg |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Mônica Porto Apenburg |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maynard, Dilton Cândido Santos |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0150174320631597 |
contributor_str_mv |
Maynard, Dilton Cândido Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação História da educação Material didático Política educacional Educação e Estado Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Estado Novo Ensino de história |
topic |
Educação História da educação Material didático Política educacional Educação e Estado Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Estado Novo Ensino de história Education Didactic book CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Didactic book |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The purpose of this work was to analyze the approaches granted to the "Estado Novo" in Brazilian textbooks on the History of Secondary Education, from the most distributed collections of the National Program of Textbooks (PNLD) 2015, a period in which there were significant innovations regarding the perspectives for studies on this topic. Using the concepts of Representation and Appropriation of Roger Chartier, we tried to examine the representations of this phase through five categories, among them the figure of the negro, the woman, the people, the Vargas and the pedagogical proposal of the authors around the activities. To that end, were studied the collections, History, Society & Citizenship (Editora FTD, 2013), by Alfredo Boulos Júnior; The Brazilian and Global History (Editora Saraiva 2nd edition, 2013), by Gilberto Cotrim and History; from the Caves to the Third Millennium (Editora Moderna 3ª edição-2013), by Patricia Ramos Braick and Myriam Becho Mota, due to the widespread acquisition of these titles by the public schools in Brazil. Therefore, we aim to contribute to the expansion of the knowledge about Brazilian school historiography regarding the approaches made to the Estado Novo, according to the different representations of that period. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T17:50:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-26T17:50:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-04-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TRINDADE, Mônica Porto Apenburg. O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história. 2017. 96 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4838 |
identifier_str_mv |
TRINDADE, Mônica Porto Apenburg. O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história. 2017. 96 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4838/1/MONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4838/2/MONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4838/3/MONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b0f7bb0d2431e39bd17f816b76467c50 8cc92fba71e38c6243edbe948cd35120 c6e51ad6ed31618c55334335f487b131 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1793351103967920128 |