O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Trindade, Mônica Porto Apenburg lattes
Orientador(a): Maynard, Dilton Cândido Santos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4838
Resumo: The purpose of this work was to analyze the approaches granted to the "Estado Novo" in Brazilian textbooks on the History of Secondary Education, from the most distributed collections of the National Program of Textbooks (PNLD) 2015, a period in which there were significant innovations regarding the perspectives for studies on this topic. Using the concepts of Representation and Appropriation of Roger Chartier, we tried to examine the representations of this phase through five categories, among them the figure of the negro, the woman, the people, the Vargas and the pedagogical proposal of the authors around the activities. To that end, were studied the collections, History, Society & Citizenship (Editora FTD, 2013), by Alfredo Boulos Júnior; The Brazilian and Global History (Editora Saraiva 2nd edition, 2013), by Gilberto Cotrim and History; from the Caves to the Third Millennium (Editora Moderna 3ª edição-2013), by Patricia Ramos Braick and Myriam Becho Mota, due to the widespread acquisition of these titles by the public schools in Brazil. Therefore, we aim to contribute to the expansion of the knowledge about Brazilian school historiography regarding the approaches made to the Estado Novo, according to the different representations of that period.
id UFS-2_4000ce20abbd89ad6186bdf43da1c52e
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/4838
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Trindade, Mônica Porto ApenburgMaynard, Dilton Cândido Santoshttp://lattes.cnpq.br/01501743206315972017-09-26T17:50:33Z2017-09-26T17:50:33Z2017-04-27TRINDADE, Mônica Porto Apenburg. O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história. 2017. 96 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.https://ri.ufs.br/handle/riufs/4838The purpose of this work was to analyze the approaches granted to the "Estado Novo" in Brazilian textbooks on the History of Secondary Education, from the most distributed collections of the National Program of Textbooks (PNLD) 2015, a period in which there were significant innovations regarding the perspectives for studies on this topic. Using the concepts of Representation and Appropriation of Roger Chartier, we tried to examine the representations of this phase through five categories, among them the figure of the negro, the woman, the people, the Vargas and the pedagogical proposal of the authors around the activities. To that end, were studied the collections, History, Society & Citizenship (Editora FTD, 2013), by Alfredo Boulos Júnior; The Brazilian and Global History (Editora Saraiva 2nd edition, 2013), by Gilberto Cotrim and History; from the Caves to the Third Millennium (Editora Moderna 3ª edição-2013), by Patricia Ramos Braick and Myriam Becho Mota, due to the widespread acquisition of these titles by the public schools in Brazil. Therefore, we aim to contribute to the expansion of the knowledge about Brazilian school historiography regarding the approaches made to the Estado Novo, according to the different representations of that period.O propósito deste trabalho consistiu em analisar as abordagens conferidas ao Estado Novo nos livros didáticos brasileiros de História do Ensino Médio, a partir das coleções mais distribuídas do Programa Nacional dos Livros Didáticos (PNLD) 2015, período em que ocorreram inovações significativas quanto às perspectivas voltadas para os estudos sobre esse tema. Utilizando os conceitos de Representação e Apropriação de Roger Chartier, procuramos examinar as representações dessa fase através de cinco categorias, entre elas, a figura do negro, da mulher, do povo, de Vargas e a proposta pedagógica dos autores em torno das atividades. Para tanto, foram estudadas as coleções, História, Sociedade & Cidadania (Editora FTD, 2013), de Alfredo Boulos Júnior; História Global Brasil e Geral (Editora Saraiva 2ª edição, 2013), de Gilberto Cotrim e História: das Cavernas ao Terceiro Milênio (Editora Moderna 3ª edição-2013), de Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota, devido à ampla aquisição destes títulos pelas escolas públicas no Brasil. Desse modo, objetivamos contribuir para a ampliação do conhecimento em torno da historiografia escolar brasileira no que tange às abordagens feitas ao Estado Novo, de acordo com as diferentes representações desse período.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em EducaçãoUFSBrasilEducaçãoHistória da educaçãoMaterial didáticoPolítica educacionalEducação e EstadoPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)Estado NovoEnsino de históriaEducationDidactic bookCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de históriaThe “Estado Novo” in the PNLD 2015 collections : a study about didactic history booksinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALMONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdfapplication/pdf1544904https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4838/1/MONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdfb0f7bb0d2431e39bd17f816b76467c50MD51TEXTMONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdf.txtMONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdf.txtExtracted texttext/plain198405https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4838/2/MONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdf.txt8cc92fba71e38c6243edbe948cd35120MD52THUMBNAILMONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdf.jpgMONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4838/3/MONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdf.jpgc6e51ad6ed31618c55334335f487b131MD53riufs/48382017-11-24 19:33:46.722oai:ufs.br:riufs/4838Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T22:33:46Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The “Estado Novo” in the PNLD 2015 collections : a study about didactic history books
title O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história
spellingShingle O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história
Trindade, Mônica Porto Apenburg
Educação
História da educação
Material didático
Política educacional
Educação e Estado
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Estado Novo
Ensino de história
Education
Didactic book
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história
title_full O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história
title_fullStr O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história
title_full_unstemmed O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história
title_sort O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história
author Trindade, Mônica Porto Apenburg
author_facet Trindade, Mônica Porto Apenburg
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Mônica Porto Apenburg
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maynard, Dilton Cândido Santos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0150174320631597
contributor_str_mv Maynard, Dilton Cândido Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
História da educação
Material didático
Política educacional
Educação e Estado
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Estado Novo
Ensino de história
topic Educação
História da educação
Material didático
Política educacional
Educação e Estado
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Estado Novo
Ensino de história
Education
Didactic book
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Didactic book
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The purpose of this work was to analyze the approaches granted to the "Estado Novo" in Brazilian textbooks on the History of Secondary Education, from the most distributed collections of the National Program of Textbooks (PNLD) 2015, a period in which there were significant innovations regarding the perspectives for studies on this topic. Using the concepts of Representation and Appropriation of Roger Chartier, we tried to examine the representations of this phase through five categories, among them the figure of the negro, the woman, the people, the Vargas and the pedagogical proposal of the authors around the activities. To that end, were studied the collections, History, Society & Citizenship (Editora FTD, 2013), by Alfredo Boulos Júnior; The Brazilian and Global History (Editora Saraiva 2nd edition, 2013), by Gilberto Cotrim and History; from the Caves to the Third Millennium (Editora Moderna 3ª edição-2013), by Patricia Ramos Braick and Myriam Becho Mota, due to the widespread acquisition of these titles by the public schools in Brazil. Therefore, we aim to contribute to the expansion of the knowledge about Brazilian school historiography regarding the approaches made to the Estado Novo, according to the different representations of that period.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T17:50:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T17:50:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TRINDADE, Mônica Porto Apenburg. O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história. 2017. 96 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/4838
identifier_str_mv TRINDADE, Mônica Porto Apenburg. O Estado Novo nas coleções do PNLD 2015 : um estudo sobre livros didáticos de história. 2017. 96 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/4838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4838/1/MONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4838/2/MONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4838/3/MONICA_P_APENBURG_TRINDADE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b0f7bb0d2431e39bd17f816b76467c50
8cc92fba71e38c6243edbe948cd35120
c6e51ad6ed31618c55334335f487b131
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351103967920128