Conteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de lattes
Orientador(a): Freitas, Itamar lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4719
Resumo: The aim of this research is to know the changed and permanent aspects of writing of History related to the evaluated and approved textbooks distributed by ―Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM)‖ through analysis of its conceptual metahistoric and substantive concepts. The methodology used was the analysis of the rules set up by announcements of programme on historical concepts considered important. So, we carry out the analysis of present and past collections to the programme in order to know if PNLEM was responsible for an improvement in their conceptual contents as ever identified by researchers on teaching History when they worked on the ―Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Fundamental‖. Our meaningful time goes from 1997 to 2005. The methodological procedures of Analysis of Content by Laurence Bardin (1977) were used to cathegorize the contents extracted in historical propositions in the textbook. The importance of this is to know how much the public policies influence in History textbooks in this teaching level.
id UFS-2_50b22b76d36ccf2764a38b01555e8854
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/4719
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Souza, Kleber Luiz Gavião Machado dehttp://lattes.cnpq.br/5606084251637102Freitas, Itamarhttp://lattes.cnpq.br/18793892571782432017-09-26T17:48:38Z2017-09-26T17:48:38Z2011-03-01https://ri.ufs.br/handle/riufs/4719The aim of this research is to know the changed and permanent aspects of writing of History related to the evaluated and approved textbooks distributed by ―Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM)‖ through analysis of its conceptual metahistoric and substantive concepts. The methodology used was the analysis of the rules set up by announcements of programme on historical concepts considered important. So, we carry out the analysis of present and past collections to the programme in order to know if PNLEM was responsible for an improvement in their conceptual contents as ever identified by researchers on teaching History when they worked on the ―Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Fundamental‖. Our meaningful time goes from 1997 to 2005. The methodological procedures of Analysis of Content by Laurence Bardin (1977) were used to cathegorize the contents extracted in historical propositions in the textbook. The importance of this is to know how much the public policies influence in History textbooks in this teaching level.Este trabalho tem como objetivo conhecer as mudanças e permanências na escrita da História veiculada nos livros didáticos avaliados, aprovados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) através da análise de seus conteúdos conceituais meta-históricos e substantivos. Usando como baliza de análise as prescrições dadas pelos editais do programa sobre os conceitos históricos considerados importantes, realizamos a análise das coleções em edições anteriores e posteriores ao programa, visando saber se o PNLEM foi responsável por uma melhora nos conteúdos conceituais das coleções, como já identificado pelos pesquisadores em Ensino de História ao investigarem o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Ensino Fundamental. O nosso recorte temporal abrange o período de 1997 a 2005. Utilizamos os procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977) para categorizar os conceitos que foram extraídos nas proposições históricas presentes no texto didático. A importância desse trabalho está em conhecer o grau de influência das políticas públicas nos livros de História para esse nível de ensino.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em EducaçãoUFSBREnsino de históriaLivro didáticoPolíticas públicasConteúdos conceituaisConceitos históricosTeaching historyTextbookPublic policiesConceptual contentsHistorical conceptsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)?CONCEPTUAL CONTENT IN THE HISTORY OF COLLECTIONS TO SCHOOL: what changes and what stays with the intervention of the national program of the textbook (1997 - 2005)?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALKLEBER_LUIZ_ GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdfapplication/pdf5346369https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4719/1/KLEBER_LUIZ_%20GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdfe655a5145d33364109b44f50ddc07615MD51TEXTKLEBER_LUIZ_ GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdf.txtKLEBER_LUIZ_ GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain284545https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4719/2/KLEBER_LUIZ_%20GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdf.txt8ce825a152fc7143e92ebfbb894b34e6MD52THUMBNAILKLEBER_LUIZ_ GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdf.jpgKLEBER_LUIZ_ GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1299https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4719/3/KLEBER_LUIZ_%20GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdf.jpg90f75c8d2a0437caeb15b0f64a8b31b0MD53riufs/47192017-11-24 19:15:43.305oai:ufs.br:riufs/4719Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T22:15:43Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Conteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)?
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv CONCEPTUAL CONTENT IN THE HISTORY OF COLLECTIONS TO SCHOOL: what changes and what stays with the intervention of the national program of the textbook (1997 - 2005)?
title Conteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)?
spellingShingle Conteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)?
Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de
Ensino de história
Livro didático
Políticas públicas
Conteúdos conceituais
Conceitos históricos
Teaching history
Textbook
Public policies
Conceptual contents
Historical concepts
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Conteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)?
title_full Conteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)?
title_fullStr Conteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)?
title_full_unstemmed Conteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)?
title_sort Conteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)?
author Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de
author_facet Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5606084251637102
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Itamar
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1879389257178243
contributor_str_mv Freitas, Itamar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Livro didático
Políticas públicas
Conteúdos conceituais
Conceitos históricos
topic Ensino de história
Livro didático
Políticas públicas
Conteúdos conceituais
Conceitos históricos
Teaching history
Textbook
Public policies
Conceptual contents
Historical concepts
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching history
Textbook
Public policies
Conceptual contents
Historical concepts
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The aim of this research is to know the changed and permanent aspects of writing of History related to the evaluated and approved textbooks distributed by ―Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM)‖ through analysis of its conceptual metahistoric and substantive concepts. The methodology used was the analysis of the rules set up by announcements of programme on historical concepts considered important. So, we carry out the analysis of present and past collections to the programme in order to know if PNLEM was responsible for an improvement in their conceptual contents as ever identified by researchers on teaching History when they worked on the ―Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Fundamental‖. Our meaningful time goes from 1997 to 2005. The methodological procedures of Analysis of Content by Laurence Bardin (1977) were used to cathegorize the contents extracted in historical propositions in the textbook. The importance of this is to know how much the public policies influence in History textbooks in this teaching level.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T17:48:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T17:48:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/4719
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/4719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4719/1/KLEBER_LUIZ_%20GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4719/2/KLEBER_LUIZ_%20GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4719/3/KLEBER_LUIZ_%20GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e655a5145d33364109b44f50ddc07615
8ce825a152fc7143e92ebfbb894b34e6
90f75c8d2a0437caeb15b0f64a8b31b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351106541125632