Representações sobre indígenas em textos escritos e imagéticos de livros didáticos de história do Brasil (1920/2010)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Santos, Kléber Rodrigues lattes
Orientador(a): Freitas, Itamar lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4854
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo dar a conhecer as mudanças e permanências nas representações sobre povos indígenas veiculadas pelos livros didáticos de História do Brasil, produzidos entre 1920 e 2000. A abordagem privilegia o exame de textos escritos e textos imagéticos mais recorrentes nos livros didáticos, que são comparados às teses sobre indígenas veiculadas tanto na literatura historiográfica de síntese, quanto em dois exemplares da pintura histórica de Victor Meirelles. A pesquisa buscou, sobretudo, identificar as aproximações e distanciamentos entre as representações dos livros didáticos e as teses da historiografia de síntese, como também verificar os usos que são feitos de uma mesma imagem ao longo de nove décadas.
id UFS-2_eeba907a36a3593639e0f645dbbcef75
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/4854
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Santos, Kléber Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/5606084251637102Freitas, Itamarhttp://lattes.cnpq.br/83254744053498732017-09-26T17:50:46Z2017-09-26T17:50:46Z2012-04-30https://ri.ufs.br/handle/riufs/4854application/pdfporLivros didáticosÍndiosHistoriografiaÍndios - Estudo e ensinoHistoriographyIndiansTextbooksCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORepresentações sobre indígenas em textos escritos e imagéticos de livros didáticos de história do Brasil (1920/2010)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEsta dissertação tem como objetivo dar a conhecer as mudanças e permanências nas representações sobre povos indígenas veiculadas pelos livros didáticos de História do Brasil, produzidos entre 1920 e 2000. A abordagem privilegia o exame de textos escritos e textos imagéticos mais recorrentes nos livros didáticos, que são comparados às teses sobre indígenas veiculadas tanto na literatura historiográfica de síntese, quanto em dois exemplares da pintura histórica de Victor Meirelles. A pesquisa buscou, sobretudo, identificar as aproximações e distanciamentos entre as representações dos livros didáticos e as teses da historiografia de síntese, como também verificar os usos que são feitos de uma mesma imagem ao longo de nove décadas.Pós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALKLEBER_RODRIGUES_SANTOS.pdfapplication/pdf8369157https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4854/1/KLEBER_RODRIGUES_SANTOS.pdf9bb4387aea97911a6584ea642ea3d04aMD51TEXTKLEBER_RODRIGUES_SANTOS.pdf.txtKLEBER_RODRIGUES_SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain275965https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4854/2/KLEBER_RODRIGUES_SANTOS.pdf.txtb8c6d28033b3da3b7cc291bfd6fd62d6MD52THUMBNAILKLEBER_RODRIGUES_SANTOS.pdf.jpgKLEBER_RODRIGUES_SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4854/3/KLEBER_RODRIGUES_SANTOS.pdf.jpg8a421059b11245553e76ce0aa25e01ceMD53riufs/48542017-11-24 20:27:44.412oai:ufs.br:riufs/4854Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T23:27:44Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Representações sobre indígenas em textos escritos e imagéticos de livros didáticos de história do Brasil (1920/2010)
title Representações sobre indígenas em textos escritos e imagéticos de livros didáticos de história do Brasil (1920/2010)
spellingShingle Representações sobre indígenas em textos escritos e imagéticos de livros didáticos de história do Brasil (1920/2010)
Santos, Kléber Rodrigues
Livros didáticos
Índios
Historiografia
Índios - Estudo e ensino
Historiography
Indians
Textbooks
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Representações sobre indígenas em textos escritos e imagéticos de livros didáticos de história do Brasil (1920/2010)
title_full Representações sobre indígenas em textos escritos e imagéticos de livros didáticos de história do Brasil (1920/2010)
title_fullStr Representações sobre indígenas em textos escritos e imagéticos de livros didáticos de história do Brasil (1920/2010)
title_full_unstemmed Representações sobre indígenas em textos escritos e imagéticos de livros didáticos de história do Brasil (1920/2010)
title_sort Representações sobre indígenas em textos escritos e imagéticos de livros didáticos de história do Brasil (1920/2010)
author Santos, Kléber Rodrigues
author_facet Santos, Kléber Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Kléber Rodrigues
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5606084251637102
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Itamar
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8325474405349873
contributor_str_mv Freitas, Itamar
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Índios
Historiografia
Índios - Estudo e ensino
topic Livros didáticos
Índios
Historiografia
Índios - Estudo e ensino
Historiography
Indians
Textbooks
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Historiography
Indians
Textbooks
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação tem como objetivo dar a conhecer as mudanças e permanências nas representações sobre povos indígenas veiculadas pelos livros didáticos de História do Brasil, produzidos entre 1920 e 2000. A abordagem privilegia o exame de textos escritos e textos imagéticos mais recorrentes nos livros didáticos, que são comparados às teses sobre indígenas veiculadas tanto na literatura historiográfica de síntese, quanto em dois exemplares da pintura histórica de Victor Meirelles. A pesquisa buscou, sobretudo, identificar as aproximações e distanciamentos entre as representações dos livros didáticos e as teses da historiografia de síntese, como também verificar os usos que são feitos de uma mesma imagem ao longo de nove décadas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T17:50:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T17:50:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/4854
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/4854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4854/1/KLEBER_RODRIGUES_SANTOS.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4854/2/KLEBER_RODRIGUES_SANTOS.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4854/3/KLEBER_RODRIGUES_SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9bb4387aea97911a6584ea642ea3d04a
b8c6d28033b3da3b7cc291bfd6fd62d6
8a421059b11245553e76ce0aa25e01ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1799759406371438592