A ação docente na formação de técnicos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Melo, Isabel de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88810
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
id UFSC_01506c29981e14e16151ade247c5605e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88810
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling A ação docente na formação de técnicos de enfermagemEnfermagemEnsino tecnicoFormação profissionalProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.Este estudo analisa a ação docente na formação dos técnicos de enfermagem. Teve por objetivo proporcionar aos docentes do curso técnico de enfermagem um espaço para reflexão e discussão da sua ação docente referentes as concepções pedagógicas e o processo de ensino-aprendizagem que norteiam a formação desses profissionais, também visou evidenciar as mudanças ocorridas na ação docente após a prática educativa desenvolvida. No referencial teórico utilizou-se os pressupostos da pedagogia problematizadora de Paulo Freire. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa do tipo descirtiva-exploratória, utilizando como técnica de coleta de dados a discussão de grupo e a entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados por meio da análise temática de Minayo (2004). A partir da ferramenta analisadora foram identificadas as categorias analíticas que se estruturaram a partir de quatro temas de discussão: sobre as mudanças ocorridas na ação docente após a vivência da prática educativa; sobre os pressupostos que fundamentam as mudanças na ação docente; sobre as dificuldades de implementar mudanças no processo educativo; sobre os comentários, criticas e ou sugestões ao tema estudado. Os resultados mostram uma perspectiva de mudanças do fazer pedagógico e da prática pedagógica tradicional para uma prática educativa inovadora, para tanto, os pontos destacados pelos sujeitos do estudo, como estratégias para consolidação da prática inovadora foram: maior interação educador-educando, formação de grupo de estudos e educação permanente. Além disso a experiência vivida e suas decorrências mostraram-se importante para promover mudanças no fazer pedagógico, uma vez que alteraram a percepção do sujeito sobre seu fazer e se mobilizaram na busca de novas formas de construir ambientes de aprendizagem. This study analyzes the action of teaching in the formation of the nursing technician. It aims to provide the professors of the technician course in nursing a space for reflection and discussion of their action of teaching refering to the pedagogical conceptions and the process of teaching-learning that guides the formation of these professionals, as well as to highlight the occured changes in the practical teaching action after it's development. In the theoretical referencial it was used the presupposed ones of the problematic pedagogy of Paulo Freire. The methodology was based on the qualitative boarding of the descriptive-exploratory type, using as technique the collection of data of the discussion group and the semi-structuralized interview. The data has been analyzed according to the thematic analysis of Minayo (2004). From the analytical tool it had been identified the analytical categories that have been created from four subjects of discussion: about the existance of changes in the teaching action after the practical experience; about the presupposed that bases the changes on the teaching action; about of difficult it is to adopt changes in the educative process and, about the comments, to criticize or give suggestions to the studied matter. The results show a perspective of changes of the traditional pedagogical making and practical into an innovator one. For that, the points emphasized by the subjects of the study, as strategies for the consolidation of the new practical had been: bigger interaction educator-educating, formation of groups of studies and permanent education. Moreover the lived experience and its results had revealed being important to promote changes in the pedagogical making, since they had modified the perception of the subject on it's making and on the search of new ways to build learning environments.Florianópolis, SCBackes, Vania Marli SchubertUniversidade Federal de Santa CatarinaMelo, Isabel de2012-10-22T13:55:57Z2012-10-22T13:55:57Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf228720http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88810porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T12:04:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88810Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T12:04:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A ação docente na formação de técnicos de enfermagem
title A ação docente na formação de técnicos de enfermagem
spellingShingle A ação docente na formação de técnicos de enfermagem
Melo, Isabel de
Enfermagem
Ensino tecnico
Formação profissional
Professores -
Formação
title_short A ação docente na formação de técnicos de enfermagem
title_full A ação docente na formação de técnicos de enfermagem
title_fullStr A ação docente na formação de técnicos de enfermagem
title_full_unstemmed A ação docente na formação de técnicos de enfermagem
title_sort A ação docente na formação de técnicos de enfermagem
author Melo, Isabel de
author_facet Melo, Isabel de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Backes, Vania Marli Schubert
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Isabel de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Ensino tecnico
Formação profissional
Professores -
Formação
topic Enfermagem
Ensino tecnico
Formação profissional
Professores -
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T13:55:57Z
2012-10-22T13:55:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 228720
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88810
identifier_str_mv 228720
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187709487153152