Eficácia do Programa de Treinamento Parental ACT nas práticas parentais, envolvimento parental e comportamento de crianças de dois a oito anos de idade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Guisso, Luciane
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226819
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.
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spelling Eficácia do Programa de Treinamento Parental ACT nas práticas parentais, envolvimento parental e comportamento de crianças de dois a oito anos de idadePsicologiaParentalidadeCriançasPsicologia infantilViolência em criançasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.O objetivo geral da presente tese foi ?analisar a eficácia do Programa ACT no fortalecimento das práticas parentais, envolvimento parental e na redução de comportamentos difíceis, de crianças de dois a oito anos de idade?. Entende-se por práticas parentais a forma como pais e mães orientam o comportamento dos filhos e dedicam a eles, afeto, limites, buscando satisfazer suas necessidades básicas e orientá-los para a vida. Em relação ao envolvimento parental, este está relacionado a participação e preocupação contínua dos genitores com o desenvolvimento, bem-estar físico e emocional do filho. Já o desenvolvimento dos comportamentos infantis (internalizantes ou externalizantes), está associado à habilidade parental em lidar com as emoções e necessidades das crianças. Uma estratégia que vem sendo desenvolvida para auxiliar os genitores em relação à parentalidade, refere-se aos Programas de Treinamento Parental. O Programa ACT representa uma dessas iniciativas, cujo objetivo está em educar os genitores e cuidadores para serem modelos positivos e habilitar as famílias para a prevenção precoce da violência enquanto um esforço comunitário colaborativo. Para o presente trabalho foi realizado um trabalho misto, organizado em dois estudos: Estudo 1 (Coleta e análise de dados quantatitavos), e, Etudo 2 (baseado nas informações da etapa 1, com coleta e análise de dados qualitativos), conforme modelo explicativo DEXPLIS. Na Etapa I, realizou-se um estudo randomizado, com participação de 63 genitores, sendo 34 (54%) no Grupo Intervenção, e, 29 (46%) no Grupo Controle. As hipóteses criadas foram testadas pela modelagem de equação estrutural simples (Path Analysis). Levou-se em consideração o baixo número de participantes (63) e o número de variáveis a serem testadas (8 variáveis latentes derivadas de 28 dimensões). Os dados dos instrumentos utilizados foram tabulados no programa estatístico Statistical Package for Social Science versão 22 e analisados por meio de pacotes do programa estatístico R. Seguiram-se as etapas procedimentais propostas por Klein (2016), e, Schumacker e Lomax (2010), a saber: preparação dos dados, definição da estimação do modelo estrutural, testagem e redefinição do modelo. Foi possível verificar que o Programa ACT teve efeito positivo nas práticas parentais e efeito negativo no comportamento infantil dos filhos dos participantes. Para a Etapa II foram realizados dois grupos focais, um com as mães outro com os pais, que finalizaram o Programa ACT (participantes do estudo randomizado como no estudo não randomizado). As falas dos participantes foram transcritas e organizadas com auxílio do Software Atlas Ti 8.0, sendo realizado análise categorial temática conforme Bardin (2011). Duas psicólogas, terapeutas de família realizaram a avaliação das categorias temáticas, e, procedeu-se com a utilização da equação apresentada por Fagundes (1999) para calcular a concordância das categorias. Participaram do Grupo focal de 7 mães que destacaram aprendizagens relacionadas a novas estratégias para lidar com o comportamento infantil, e melhoramento de seu envolvimento parental. No grupo focal de pais, participaram 5 homens, pais de meninos. Estes indicaram aprendizagens diversas, como novas estratégias para lidar com o comportamento dos filhos, atenção ao seu envolvimento parental, e, ao comportamento dos filhos. Com base nos achados dos dois grupos, pode-se verificar que pais e mães vêm buscando melhorar seus papéis parentais, atentando-se para aprender novas habilidades para relacionar-se com as crianças. Identifica-se que a participação paterna nos cuidados infantis, tanto pela ótica das mães como dos pais está acontecendo, sendo que nos próprios relatos dos genitores são identificadas mudanças significativas quando pensam em como era a participação de seu pai em sua infância. Além de todas as aprendizagens identificadas, pode-se identificar avanços do Programa ACT em relação à potência do trabalho em grupo. Ao longo dos encontros do Programa ACT, pais e mães se dispuseram a adquirir conhecimento, relatar suas angústias, dúvidas, acertos em relação a como vinham desenvolvendo sua parentalidade. A rede estabelecida ao longo dos encontros foi propicia para que os participantes que se mantivessem engajados em pensar novas formas de educar seus filhos. Pode-se dizer que Programa ACT funcionou como um mecanismo de proteção para as crianças, pois propiciou aos genitores reflexões em como educar filhos baseado na disciplina positiva, buscando ensinar crianças de maneira a contemplar o desenvolvimento infantil saudável, protegidos das mais variadas formas de violência.Abstract: The general objective of this article was ?to analyze the effectiveness of the ACT Program in strengthening parenting practices, parental involvement and in the reduction of difficulty, of children aged two to eight years old?. Parenting practices are understood as the way in which fathers and mothers guide their children's behavior and dedicate affection, limits to them, seeking to satisfy basic needs and guide them through life. Regarding parental involvement, this is related to the participation and continuous concern of parents with the child's development, physical and emotional well-being. The development of children's behaviors (internalizing or externalizing), on the other hand, is associated with parents' ability to deal with children's emotions and needs. A strategy that has been developed to help parents in relation to parenting is related to Parental Training Programs. The ACT Program represents one such initiative, which aims to educate parents and caregivers to positive role models and empower families for early violence prevention as a collaborative community effort. For the present work, a mixed study was carried out, organized into two studies: Study 1 (Collection and analysis of quantitative data), and Study 2 (based on information from step 1, with collection and analysis of quality data), according to the explanatory model DEXPLIS. In Step I, a randomized study was carried out, with the participation of 63 parents, 34 (54%) in the Intervention Group, and 29 (46%) in the Control Group. The hypotheses were tested by simple structural equation modeling (Path Analysis). The low number of participants (63) and the number of variables to be tested (8 latent variables derived from 28 dimensions) were taken into account. The data of the instruments used were tabulated in the statistical program Statistical Package for Social Sciences version 22 and course through packages of the statistical program R. The procedural steps proposed by Klein (2016) were followed, and, Schumacker and Lomax (2010 ), namely: data preparation, definition of the estimation of the structural model, testing and redefinition of the model. It was possible to verify that the ACT Program had a positive effect on parenting practices and a negative effect on the child behavior of the participants' children. For Step II, two focus groups were carried out, one with the mothers and the other with the fathers, who completed the ACT Program (participants in the randomized study as in the non-randomized study). The speeches of the participants were transcribed and organized with the help of the Atlas Ti 8.0 Software, and thematic categorical analysis was carried out according to Bardin (2011). Two psychologists, family therapists, evaluated the thematic categories, and proceeded with the use of the equation presented by Fagundes (1999) to calculate the agreement of the categories. Participated in the focus group of 7 mothers who highlighted learning related to new strategies to deal with child behavior, and improving their parental involvement. In the focus group of parents, 5 men, fathers of boys, participated. These indicated diverse learning, such as new strategies to deal with the children's behavior, attention to their parental involvement, and to the children's behavior. Based on the findings of both groups, it can be seen that fathers and mothers have been seeking to improve their parental roles, paying attention to learning new skills to relate to children. It is identified that paternal participation in child care, both from the perspective of mothers and fathers, is happening, and in the parents' own reports, significant changes are identified when they think about how their father's participation in their childhood was. In addition to all identified learning, it is possible to identify advances of the ACT Program in relation to the power of group work. During the meetings of the ACT Program, fathers and mothers were willing to acquire knowledge, report their anxieties, doubts, successes in relation to how they had been developing their parenting. The network established throughout the meetings was conducive for participants to remain engaged in thinking about new ways to educate their children. It can be said that the ACT Program worked as a protection mechanism for children, as it provided parents with reflections on how to educate children based on positive discipline, seeking to teach children in order to contemplate healthy child development, protected from the most varied forms of violence .Vieira, Mauro LuísCrepaldi, Maria AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaGuisso, Luciane2021-08-23T14:03:32Z2021-08-23T14:03:32Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis159 p.| il., tabs.application/pdf372344https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226819porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:03:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226819Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:03:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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