O caminho de casa: ensinar história com a literatura e educar-se nas relações étnico-raciais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Cardozo, Mariana Jucá de Mello
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229865
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2021.
id UFSC_05c803d90f98ea3c9935c82e0aa78b5a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229865
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling O caminho de casa: ensinar história com a literatura e educar-se nas relações étnico-raciaisHistóriaRelações étnicasRelações raciaisLiteraturaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2021.Esta dissertação trata sobre educação para as relações étnico-raciais no ensino de História em diálogo com a Literatura. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 9º ano da Escola Estadual de Educação Básica Porto do Rio Tavares, localizada em Florianópolis, Santa Catarina, a partir da seguinte pergunta: como promover uma educação para as relações étnico-raciais - uma educação antirracista - nas aulas de História, em diálogo com a Literatura? O planejamento das aulas foi marcado pela triangulação entre as relações étnico-raciais e pelos processos históricos que estão ligados a demandas do presente e à obra literária O Caminho de Casa, de Yaa Gyasi. As biografias narradas no romance de Yaa Gyasi reverberam as milhares de histórias pessoais da diáspora africana. Os referenciais teóricos utilizados foram: Nilma Lino Gomes (2017), sobre educação antirracista; Ana Maria Monteiro (2007), (2011) e Hebe Mattos (2003), para pensar o campo do Ensino de História; Jorge Larrosa (2018), (2019) e Karen Rechia (2019), que foram inspirações para refletir acerca do ofício do professor; O percurso teórico-metodológico da pesquisa encontrou sustentação teórica na interlocução com os estudos de Ana Zavala (2008), (2015) sobre a singularidade da análise da prática de ensino de História quando realizada pela própria professora. Seus estudos ajudam a refletir sobre a forma de compreender e investigar a nossa prática docente, dando sentido à atuação em sala de aula. A dimensão propositiva recebeu o nome de Trilhas de Estudo, as quais expressam o percurso desenvolvido a partir de estratégias pedagógicas que foram criadas, a fim de inspirar possibilidades de produções e práticas nas aulas de História. Com essa pesquisa foi possível concluir que para promover as relações étnico-raciais é necessário, primeiramente, sensibilizar os estudantes para essa questão. Para isso, a literatura é um caminho potente para educar e educar-se nas relações étnico-raciais, pois formar-se professora implica um intenso movimento de reflexão sobre o que é feito em sala de aula.Abstract: This thesis is about education for ethnic-racial relations in the teaching of History in dialogue with Literature. It was developed in the 9th grade class at the Porto do Rio Tavares State School of Basic Education, located in Florianópolis, Santa Catarina, based on the following research question: how to promote an education for ethnic-racial relations - an anti-racist education - in classes of History, in dialogue with literature? The planning of classes was marked by the triangulation between ethnic-racial relations, historical processes that are linked to the demands of the present, and the literary work ?Homegoing?, by Yaa Gyasi. The biographies narrated in Yaa Gyasi's novel reverberate as personal accounts of stories from the African diaspora. The mobilized theoretical references were: Nilma Lino Gomes (2017) on anti-racist education. Ana Maria Monteiro (2007), (2011) and Hebe Mattos (2003) to think about the field of History Teaching; Jorge Larrosa (2018) and Karen Rechia (2019) were inspirations to reflect on the teacher's job; The theoretical-methodological path of the research found theoretical support in the dialogue with the studies by Ana Zavala (2008), (2015), on the uniqueness of the analysis of the practice of teaching History when performed by the teacher herself. Their studies reflect on our way of understanding and investigating our teaching practice, giving meaning to our performance in the classroom. The propositional dimension called the name of Study Trails, which expresses the path developed from pedagogical strategies that were raised in order to inspire possibilities of productions and practices in History classes. With this possible research, to promote ethnic-racial relations, it is necessarily necessary to sensitize students to this issue. For this, literature is a powerful way to educate and educate oneself in ethnic-racial relations, since becoming a teacher implies an intense movement of reflection on what is done in the classroom.Conceição, Adriana AngelitaGil, Carmem Zeli de VargasUniversidade Federal de Santa CatarinaCardozo, Mariana Jucá de Mello2021-11-11T19:25:55Z2021-11-11T19:25:55Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis95 p.| il.application/pdf373389https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229865porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-11T19:25:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229865Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-11-11T19:25:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O caminho de casa: ensinar história com a literatura e educar-se nas relações étnico-raciais
title O caminho de casa: ensinar história com a literatura e educar-se nas relações étnico-raciais
spellingShingle O caminho de casa: ensinar história com a literatura e educar-se nas relações étnico-raciais
Cardozo, Mariana Jucá de Mello
História
Relações étnicas
Relações raciais
Literatura
title_short O caminho de casa: ensinar história com a literatura e educar-se nas relações étnico-raciais
title_full O caminho de casa: ensinar história com a literatura e educar-se nas relações étnico-raciais
title_fullStr O caminho de casa: ensinar história com a literatura e educar-se nas relações étnico-raciais
title_full_unstemmed O caminho de casa: ensinar história com a literatura e educar-se nas relações étnico-raciais
title_sort O caminho de casa: ensinar história com a literatura e educar-se nas relações étnico-raciais
author Cardozo, Mariana Jucá de Mello
author_facet Cardozo, Mariana Jucá de Mello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conceição, Adriana Angelita
Gil, Carmem Zeli de Vargas
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardozo, Mariana Jucá de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv História
Relações étnicas
Relações raciais
Literatura
topic História
Relações étnicas
Relações raciais
Literatura
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-11T19:25:55Z
2021-11-11T19:25:55Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 373389
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229865
identifier_str_mv 373389
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808653390346977280