Entre mares e muros: a palavra literária e a perspectiva de formação humanizadora na Guiné-Bissau

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Cá, Bruno João
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220434
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
id UFSC_08d693a46369af44ce39d2ecaf7fe7c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220434
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Entre mares e muros: a palavra literária e a perspectiva de formação humanizadora na Guiné-BissauEducaçãoLiteratura guineenseFormação do indivíduoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.No presente trabalho, discutimos o lugar da palavra literária ? de modo particular, a literatura guineense ? no cenário educativo, buscando entender, através de um estudo histórico, social e cultural, como a literatura, em suas diversas modalidades e formas de manifestação, nesta cultura, pode alçar relevância no espaço e tempo da educação e formação humanizadora do homem, formação do sujeito guineense. No primeiro momento, com objetivo de entender a realidade guineense, realizamos um levantamento, focalizando o espaço social, histórico e político do país. Em seguida, prosseguimos, efetuando levantamento da fortuna e fontes literárias, desse país, passando por diversas fases de construção desta literatura, com o objetivo de entender como se dá a relação entre a estética (arte literária), vida (ordinária) e cultura, neste arsenal literário e contexto cultural. À vista disso, elegemos Abdulai Silá, escritor contemporâneo e primeiro romancista guineense, com a meta de escrutinar profundezas de sentidos do seu projeto literário, através de dois dos seus romances, A última tragédia (1995) e Mistida (1997), por meio dos quais analisamos possíveis vínculos da literatura, no âmbito da (re)afirmação ou (re)configuração da formação da humanidade do homem, da formação humanizadora do sujeito guineense. Assim sendo, nosso movimento de investigação parte da contribuição do pensamento de Bakhtin e seu Círculo às Ciências Humanas, com respeito à linguagem ? neste caso, a escritura literária ?, ao sujeito e à formação humana. Neste domínio, trilhando pelo grande tempo, exploramos o cruzamento entre ficção e realidade, entre identidade e alteridade, em linha interpretativa que perseguiu, do ponto de partida de dado texto, movimentos retrospectivos (passado) e prospectivos (antecipação do futuro). Com efeito, seguimos aporte metodológico da abordagem dialógica do discurso do Círculo de Bakhtin, elegendo os conceitos de cronotopia e exotopia como categorias que orientaram a nossa análise desdobrada no percurso do grande tempo da produção literária guineense. Em suma, objetivamos com esta pesquisa pôr à vista a formação humanizadora do guineense incursa pelas camadas de sentido, constituídas na relação implicada entre o tecido histórico-social e político, a educação estética ? nela a palavra literária e literatura de Abdulai Silá ? cidadão guineense ? que singrou outros mares, ressignificando muros. Trata-se, portanto, de uma investigação de base teórica alinhada a teses de autores, como o filósofo da linguagem Mikhail Mikhailovitch Bakhtin e seu Círculo, como também de outros autores contemporâneos que se voltam a estudos sobre literatura guineense, como Moema Parente Augel, Hildo Honório do Couto e Filomena Embaló. Partimos de um olhar mais universalista, qual seja, o campo da educação, passando pela literatura guineense e, por último, à análise de possível legado do romancista guineense, Abdulai Silá, à arte, à cultura e à vida. Destarte, a investida para a compreensão de possível potencial de formação humanizadora, pela palavra literária, configurou ser factível, mediante os sentidos que instaura no acontecimento da interação entre autor, herói e leitor. Como integrante da cultura, como lugar de refração da realidade (ideologia), de convergência de diferentes ideologias, a palavra literária permite o embate de valores formados ou em formação.Abstract: In the present work, we discuss the place of the literary word - in particular Guinean literature - in the educational scenario, seeking to understand through a historical, social and cultural study, how literature in its various modalities and forms of manifestation in this culture can obtain relevance in the space and time of education and humanizing formation of man, referring to Guinean subject formation. At first, in order to understand Guinean reality, we conducted a survey focusing on the social, historical and political space of the country. Then, we proceeded on surveying the fortune and literary sources of that country, going through several phases of construction of this literature, in order to understand how the relationship between aesthetics (literary art), life (ordinary) and culture takes place in this literary arsenal and cultural context. Thus, we elected Abdulai Silá, a contemporary writer and first Guinean novelist, with the goal of scrutinizing the depths of meaning of his literary project through two of his novels, A Última Tragédia (1995) and Mistida (1997), through which we analyzed possible links of literature in the context of the (re) affirmation or (re) configuration of the formation of humanity of man, especially the humanizing formation of the Guinean subject. Therefore, our research movement starts from the contribution of Bakhtin's thought and his Circle to the Human Sciences, with respect to language - in this literary writing -, to the subject and to human formation. In this context, going through the great time, we explored the intersection between fiction and reality, between identity and otherness in an interpretative line that it pursued from the starting point of a given text, retrospective (past) and prospective (anticipation of the future) movements. Effectively, we followed the methodological contribution of the Bakhtin Circle?s dialogical approach of discourse, choosing the concepts of chronotopy and exotopy as categories that guided our analysis unfolded in the course of the great time of Guinean literary production. In short, with this research we aim to show the humanizing formation of Guinean people by the layers of meaning constituted in the implicated relationship between the historical-social and political field, aesthetic education - considering the literary word and literature of Abdulai Silá - Guinean citizen - that sailed other seas while resignifying walls. It is, therefore, a theoreticalbased investigation aligned with the theses of authors such as the language philosopher Mikhail Mikhailovitch Bakhtin and his Circle, as well as other contemporary authors who turn to studies on Guinean literature, such as Moema Parente Augel, Hildo Honório do Couto and Filomena Embaló. We started from a more universalist perspective, that is, the field of education, passing through Guinean literature and, finally, the analysis of possible legacy of the Guinean novelist, Abdulai Silá, to art, culture and life. Accordingly, the drive to understand the potential of humanizing training through the literary word was configured to be feasible through the meanings it establishes in the event of the interaction considering author, hero and reader. As an integral part of culture, as a place of refraction of reality (ideology), of convergence of different ideologies, the literary word allows the clash of values formed or in formation.Bortolotto, NelitaUniversidade Federal de Santa CatarinaCá, Bruno João2021-02-26T14:50:59Z2021-02-26T14:50:59Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis118 p.| il., gráfs.application/pdf371196https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220434porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-26T14:50:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220434Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-26T14:50:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre mares e muros: a palavra literária e a perspectiva de formação humanizadora na Guiné-Bissau
title Entre mares e muros: a palavra literária e a perspectiva de formação humanizadora na Guiné-Bissau
spellingShingle Entre mares e muros: a palavra literária e a perspectiva de formação humanizadora na Guiné-Bissau
Cá, Bruno João
Educação
Literatura guineense
Formação do indivíduo
title_short Entre mares e muros: a palavra literária e a perspectiva de formação humanizadora na Guiné-Bissau
title_full Entre mares e muros: a palavra literária e a perspectiva de formação humanizadora na Guiné-Bissau
title_fullStr Entre mares e muros: a palavra literária e a perspectiva de formação humanizadora na Guiné-Bissau
title_full_unstemmed Entre mares e muros: a palavra literária e a perspectiva de formação humanizadora na Guiné-Bissau
title_sort Entre mares e muros: a palavra literária e a perspectiva de formação humanizadora na Guiné-Bissau
author Cá, Bruno João
author_facet Cá, Bruno João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortolotto, Nelita
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cá, Bruno João
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Literatura guineense
Formação do indivíduo
topic Educação
Literatura guineense
Formação do indivíduo
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-02-26T14:50:59Z
2021-02-26T14:50:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 371196
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220434
identifier_str_mv 371196
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808653274741473280