Mitos afro-ameríndios na educação: os 'Contos da Terra' nas aulas de História

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Lino, Vanessa de Melo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241114
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2022.
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Sendo assim, o objetivo principal do trabalho é apresentar algumas formas de compreender e usar os mitos no ensino de História sem excluir a amplitude e as especificidades dessas narrativas, trazendo uma compreensão do conceito de mito para além de um gênero literário ilustrativo de uma cultura específica e desassociando a ideia de mito/mentira. Para isso, dialogamos com teóricos como: Mircea Eliade, Joseph Campbell e Jan Assmann. Consideramos também as narrativas míticas como formas de conhecer e entender a vida, não menos importantes que o método científico cartesiano de explicar o mundo, destacando o conceito da ecologia de saberes e pensamento pós abissal de Boaventura de Sousa Santos. Entendendo os mitos como componentes da tradição oral da humanidade, fazemos um diálogo também com o pesquisador africano A. Hmapaté Bâ e autores indígenas como Ailton Krenak e Davi Kopenawa. Encontramos na metodologia da mitohermenêutica, do professor/pesquisador e mitólogo Marcos Ferreira dos Santos, um caminho possível para a construção da pesquisa e também para as atividades sugeridas na dimensão propositiva. O resultado final se apresenta em uma audioteca com quatro podcasts de narrativas míticas, acompanhada de sugestões práticas para seu uso na educação, direcionada a professores, e disponível em um ambiente virtual de livre acesso.Abstract: The present study originated from pedagogical experiences that found in mythical narratives a central thread for the production of school historical knowledge. The thematic cut consists of the use of myths of Yoruba, Guarani and Bororo origin, that is, Afro-American mythology, fundamentally, in regular school history classes, but, potentially, also in a broader teaching field, of interdisciplinary character. The driving question of the research came from the reflection on how mythical narratives and experiences of Yoruba and Indigenous origin can contribute to the learning process in History, but also collaborate with the integral development of the student. Thus, the main objective of this work is to present some ways of understanding and using myths in History teaching without excluding the amplitude and the specificities of these narratives, bringing an understanding of the concept of myth beyond a literary genre illustrative of a specific culture and disassociating the idea of myth/lie. To this end, we dialogued with theorists such as Mircea Eliade, Joseph Campbell, and Jan Assmann. We also consider mythical narratives as ways of knowing and understanding life, no less important than the Cartesian scientific method of explaining the world, highlighting the concept of the ecology of knowledge and post-abyssal thinking of Boaventura de Sousa Santos. Understanding myths as components of the oral tradition of humanity, we also dialogue with the African researcher A. Hmapaté Bâ and Indigenous authors such as Ailton Krenak and Davi Kopenawa. We found in the methodology of myth-hermeneutics, by professor/researcher and mythologist Marcos Ferreira dos Santos, a possible path for the construction of the research and also for the activities suggested in the propositional dimension. The final result is presented in an audio library with four podcasts of mythical narratives, accompanied by practical suggestions for its use in education, directed to teachers, and available in a virtual environment of free access.Silveira, Aline Dias daUniversidade Federal de Santa CatarinaLino, Vanessa de Melo2022-10-21T17:05:19Z2022-10-21T17:05:19Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis80 p.| il.application/pdf378432https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241114porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T17:05:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241114Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T17:05:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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