Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Fonseca, Maria Antonia da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82812
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_0e6b702bbeea7f4f2b4f82345512dd73
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82812
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissionalEngenharia de produçãoControle de qualidadeUniversidades e faculdadesFisioterapiaEstudo e ensinoFisioterapiaCurriculosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A finalidade das instituições de ensino é o conhecimento e a sua transmissão, com ênfase no saber científico. Sob essa ótica, o currículo é o organizador dos conteúdos e dos métodos de ensino, portanto é o mediador deste conhecimento. Muito se tem falado sobre a qualidade da educação, mas poucos a praticam. O presente estudo foi desenvolvido com dois propósitos: esclarecer alguns aspectos da gestão da qualidade e estabelecer um vínculo com a educação, Ações estas que podem ser operacionalizadas na formação do fisioterapeuta. Como complemento são fornecidas algumas bases sobre as quais se assenta o currículo e o conhecimento compendiado da fisioterapia, aliado à sua história. O foco principal centra-se na análise do modo como estão sendo ministradas as disciplinas específicas desse curso e na forma como está sendo feita a orientação para pesquisa e extensão no 1o ano. Para o desenvolvimento do tema foram selecionados os seis cursos de fisioterapia existentes da cidade de Curitiba (Paraná) e destes foram estudados os currículos em seus conteúdos e formas de integralização. Buscou-se também esclarecimentos junto aos coordenadores e docentes do curso. As informações referentes aos acadêmicos que concluíram o 1o ano em 2001. foram obtidas através de um instrumento de pesquisa, por questões que informaram como esses conhecimentos são percebidos pelos discentes naquela fase do curso. Com base nos resultados dessa pesquisa, procedeu-se uma checagem do proposto pelas instituições de ensino com o que foi recebido pelos alunos. A interpretação dos resultados é discutida na análise final, que geram sugestões para colaborar na melhoria da qualidade do ensino da fisioterapia, com subsídios aos gestores, no sentido de possível justamento das suas propostas à realidade acadêmica. A finalidade das instituições de ensino é o conhecimento e a sua transmissão, com ênfase no saber científico. Sob essa ótica, o currículo é o organizador dos conteúdos e dos métodos de ensino, portanto é o mediador deste conhecimento. Muito se tem falado sobre a qualidade da educação, mas poucos a praticam. O presente estudo foi desenvolvido com dois propósitos: esclarecer alguns aspectos da gestão da qualidade e estabelecer um vínculo com a educação, Ações estas que podem ser operacionalizadas na formação do fisioterapeuta. Como complemento são fornecidas algumas bases sobre as quais se assenta o currículo e o conhecimento compendiado da fisioterapia, aliado à sua história. O foco principal centra-se na análise do modo como estão sendo ministradas as disciplinas específicas desse curso e na forma como está sendo feita a orientação para pesquisa e extensão no 1o ano. Para o desenvolvimento do tema foram selecionados os seis cursos de fisioterapia existentes da cidade de Curitiba (Paraná) e destes foram estudados os currículos em seus conteúdos e formas de integralização. Buscou-se também esclarecimentos junto aos coordenadores e docentes do curso. As informações referentes aos acadêmicos que concluíram o 1o ano em 2001 foram obtidas através de um instrumento de pesquisa, por questões que informaram como esses conhecimentos são percebidos pelos discentes naquela fase do curso. Com base nos resultados dessa pesquisa, procedeu-se uma checagem do proposto pelas instituições de ensino com o que foi recebido pelos alunos. A interpretação dos resultados é discutida na análise final, que geram sugestões para colaborar na melhoria da qualidade do ensino da fisioterapia, com subsídios aos gestores, no sentido de possível justamento das suas propostas à realidade acadêmica.Florianópolis, SCSommer, Willy ArnoUniversidade Federal de Santa CatarinaFonseca, Maria Antonia da2012-10-19T18:33:54Z2012-10-19T18:33:54Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis96 f.| tabs., grafs.application/pdf193088http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82812porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T02:14:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82812Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T02:14:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional
title Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional
spellingShingle Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional
Fonseca, Maria Antonia da
Engenharia de produção
Controle de qualidade
Universidades e faculdades
Fisioterapia
Estudo e ensino
Fisioterapia
Curriculos
title_short Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional
title_full Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional
title_fullStr Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional
title_full_unstemmed Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional
title_sort Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional
author Fonseca, Maria Antonia da
author_facet Fonseca, Maria Antonia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sommer, Willy Arno
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Maria Antonia da
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Controle de qualidade
Universidades e faculdades
Fisioterapia
Estudo e ensino
Fisioterapia
Curriculos
topic Engenharia de produção
Controle de qualidade
Universidades e faculdades
Fisioterapia
Estudo e ensino
Fisioterapia
Curriculos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T18:33:54Z
2012-10-19T18:33:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 193088
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82812
identifier_str_mv 193088
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 96 f.| tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187730375835648