Tecnologias de informação e comunicação (TIC'S) na graduação em enfermagem: possibilidades e limites na formação de profissionais críticos-criativos e reflexivos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Winters, Joanara Rozane da Fontoura
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205799
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.
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spelling Tecnologias de informação e comunicação (TIC'S) na graduação em enfermagem: possibilidades e limites na formação de profissionais críticos-criativos e reflexivosEnfermagemEducação em EnfermagemEnsino à distânciaAvaliação educacionalTecnologias da informação e comunicaçãoTecnologia educacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.A formação enfermagem tem passado por várias mudanças. Por isso, formar um profissional crítico, criativo e reflexivo é um desafio para as instituições de ensino superior e para os docentes, pois esses têm de utilizar ferramentas pedagógicas estimuladores do potencial crítico e criativo dos seus educandos. Para tanto, faz-se uso de propostas metodológicas cuja preocupação esteja voltada à formação de sujeitos questionadores. Assim, as inovações tecnológicas requerem ruptura paradigmática e não apenas a utilização de recursos ou tecnologias diversificadas. Essas constituem uma ferramenta importante na formação, na comunicação e na construção e acesso ao conhecimento e podem contribuir para desenvolver, nos futuros profissionais, uma cultura de cidadania, tornando-os cada vez mais responsáveis, participativos e ativos na transformação dos contextos de trabalho e de vida. O objetivo desse estudo foi compreender a contribuição das TIC S para a formação crítico-criativo e reflexivo, em um curso de Graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo, na modalidade estudo de caso, fundamentado no referencial de Paulo Freire. A pesquisa foi realizada em uma instituição privada do sul do país, e a coleta de dados ocorreu no período de abril de 2017 a novembro de 2017 mediante análise documental, observação e entrevistas. A análise de dados foi guiada pela proposta operativa de Minayo (2011). Dos resultados emergiram as categorias intituladas e apresentadas em seus respectivos manuscritos: Organização Didático/Pedagógica nas Atividades Práticas para a Formação de Enfermeiros Críticos-Criativos e Reflexivos; Estratégias de EAD na formação de enfermagem: Contribuições para a formação crítico-criativo e reflexivo; Contribuições das TIC S para os modelos problematizadores de avaliação discente na formação em enfermagem; O poder das TIC S na formação do enfermeiro crítico-criativo e reflexivo. Os resultados demostram que as atividades práticas são importantes para a formação do profissional, também que as estações são uma estratégia utilizada para superar o simples treinamento de habilidades e técnicas. Entretanto, observa-se que existe uma separação entre a teoria e a prática, ou seja, os docentes ainda carregam o discurso de que o estudante precisa primeiro da teoria para depois executar a prática. Com relação a disciplina a distância, neste estudo, evidenciou-se a importância do professor em sala, uma vez que os estudantes sentem falta da presença desse para os orientar e os potencializar as capacidades, orientando-os a obterem crescimento intelectual e a autonomia. Observa-se ainda que a avaliação é processual, e que as TIC S não são utilizadas como alternativas de avaliação. Esta é vista apenas como uma estratégia de aprendizagem, não como um recurso pedagógico o qual poderia ser melhor explorado a fim de desenvolver no estudante o pensamento crítico. Percebeu-se, ainda, que os docentes utilizam várias estratégias metodológicas as quais auxiliam a busca pelo conhecimento participativa e ativa. Todavia, somente a inserção da tecnologia no ambiente acadêmico não transforma a maneira do docente ensinar, ainda há uma predominância do modelo tradicional, com a transmissão de conhecimento e de conteúdo.Abstract : Nursing training has undergone several changes. Therefore, training a critical, creative and reflective professional is a challenge for higher education institutions and for teachers, since they have to use pedagogical tools that stimulate the critical and creative potential of their students. In order to do so, we make use of methodological proposals which concern is focused on the formation of questioning subjects. Thus, technological innovations require paradigm rupture and not just the use of diversified resources or technologies. These constitute an important tool in training, communication and construction and access to knowledge and can contribute to developing, in future professionals, a culture of citizenship, making them increasingly responsible, participative and active in the transformation of work contexts and of life. The purpose of this study was to understand the contribution of ICTs to critical-creative and reflexive training in a Nursing Undergraduate course at a higher education institution in the South of Brazil. This is a qualitative study, in the case study modality, based on the Paulo Freire framework. The research was conducted in a private institution in the south of the country, and data collection took place from April 2017 to November 2017 through documentary analysis, observation and interviews. Data analysis was guided by Minayo's operational proposal (2011). From the results emerged the categories entitled and presented in their respective manuscripts: Didactic / Pedagogical Organization in the Practical Activities for the Formation of Critical-Creative and Reflective Nurses; Distance Learning (EAD) strategies in nursing training: Contributions to critical-creative and reflective training; Contributions of ICTs to the problematizing models of student evaluation in nursing training; The power of ICTs in the training of critical-creative and reflective nurses. The results show that the practical activities are important for the training of the professional, also that the stations are a strategy used to overcome the simple training of skills and techniques. However, it is observed that there is a separation between theory and practice, that is, teachers still carry the discourse that the student first needs the theory and then execute the practice. In relation to the distance disciplines, in this study, the importance of the teacher in the classroom was evidenced, since students lack the presence of the teacher to guide and potentialize the capacities, guiding them to achieve intellectual growth and autonomy. It is also observed that the evaluation is procedural, and that ICTs are not used as alternatives for evaluation. This is seen only as a learning strategy, not as a pedagogical resource which could be better explored in order to develop critical thinking in the student. It was also realized that teachers use several methodological strategies which help the search for participatory and active knowledge. However, only the insertion of technology in the academic environment does not change the way the teacher teaches, there is still a predominance of the traditional model, with the transmission of knowledge and content.Prado, Marta Lenise doLazzari, Daniele DelacanalUniversidade Federal de Santa CatarinaWinters, Joanara Rozane da Fontoura2020-03-31T14:08:41Z2020-03-31T14:08:41Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis254 p.| il.application/pdf360809https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205799porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T14:08:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205799Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T14:08:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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