Avaliação de desempenho de sistemas educacionais : uma abordagem utilizando conjuntos difusos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1994
Autor(a) principal: Bastos, Rogerio Cid
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76090
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico
id UFSC_14166705bceff68f5009adb345d5120b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/76090
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Avaliação de desempenho de sistemas educacionais : uma abordagem utilizando conjuntos difusosSistemas de ensinoSanta CatarinaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnologicoNeste trabalho são discutidos modelos para avaliação de desempenho de sistemas, mais especificamente, sistemas educacionais. Um sistema educacional é um sistema complexo. Em sistemas educacionais, um elemento marcante é a presença viva de relações humanas. Modelos tradicionais de análise não são tão adequados na caracterização dessas relações e, conseqüentemente, a aplicação desses modelos se torna problemática. A teoria da lógica difusa é especialmente aplicável a modelos nos quais é grande a presença de incertezas próprias do pensamento humano, processos de raciocínio, processos cognitivos, processos de percepção ou, de forma mais ampla, informação cognitiva. A incorporação destes elementos subjetivos na análise torna-se possível quando da utilização dos conceitos de conjuntos difusos. Este trabalho apresenta, numa primeira etapa, uma descrição de modelos de análise tradicionais, discutindo-se os requisitos necessários a sua aplicação. Posteriormente, é apresentado uma análise da teoria dos conjuntos difusos, enfatizando as técnicas que podem ser utilizadas com sucesso na análise de desempenho de sistemas. Um modelo teórico para o tratamento de questões relativas a escolha qualitativa, baseado na lógica difusa, é proposto. Através de aplicações procura-se demonstrar a viabilidade da utilização dos modelos de análise de dados difusos. Entre estas aplicações, um estudo de caso, utilizando dados reais, é realizado. Neste estudo de caso demonstra-se como políticas educacionais podem ser utilizadas para aferição de desempenho de um sistema educacional. Nestas aplicações realizadas, modelos são construídos para avaliar como fatores relacionados às características organizacionais do sistema, como por exemplo, localização de um estabelecimento d ensino ou seu estado de conservação podem vir a interferir no desempenho do sistema.Barcia, Ricardo MirandaUniversidade Federal de Santa CatarinaBastos, Rogerio Cid2012-10-16T07:14:22Z2012-10-16T07:14:22Z19941994info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis189f.| ilapplication/pdf96114http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76090porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:53:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/76090Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:53:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de desempenho de sistemas educacionais : uma abordagem utilizando conjuntos difusos
title Avaliação de desempenho de sistemas educacionais : uma abordagem utilizando conjuntos difusos
spellingShingle Avaliação de desempenho de sistemas educacionais : uma abordagem utilizando conjuntos difusos
Bastos, Rogerio Cid
Sistemas de ensino
Santa Catarina
title_short Avaliação de desempenho de sistemas educacionais : uma abordagem utilizando conjuntos difusos
title_full Avaliação de desempenho de sistemas educacionais : uma abordagem utilizando conjuntos difusos
title_fullStr Avaliação de desempenho de sistemas educacionais : uma abordagem utilizando conjuntos difusos
title_full_unstemmed Avaliação de desempenho de sistemas educacionais : uma abordagem utilizando conjuntos difusos
title_sort Avaliação de desempenho de sistemas educacionais : uma abordagem utilizando conjuntos difusos
author Bastos, Rogerio Cid
author_facet Bastos, Rogerio Cid
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barcia, Ricardo Miranda
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Rogerio Cid
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de ensino
Santa Catarina
topic Sistemas de ensino
Santa Catarina
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994
2012-10-16T07:14:22Z
2012-10-16T07:14:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 96114
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76090
identifier_str_mv 96114
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 189f.| il
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187813306662913