Tecnologias digitais no ensino on-line: um estudo de caso dos impactos na eEducação básica do Colégio Marista de Criciúma

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Roque, Tiago Cesconetto
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240969
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2022.
id UFSC_174e8304d90556e7d4967af791559538
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240969
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais no ensino on-line: um estudo de caso dos impactos na eEducação básica do Colégio Marista de CriciúmaTecnologias da informação e comunicaçãoAmbiente virtual de aprendizagemEnsino via WebEducação básicaTecnologia educacionalCOVID-19Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2022.As metodologias ativas e as tecnologias digitais, devido à pandemia de COVID-19, foram integradas, de forma inesperada, às práticas pedagógicas. Na Educação Básica não foi diferente: gestores, professores e alunos tiveram que se adaptar a diversos ambientes virtuais de aprendizagem e tecnologias, de forma emergencial. Os recursos utilizados, bem como as estratégias para o ensino on-line estão sendo cada vez mais aplicados ao ensino presencial, assim como as metodologias ativas, uma vez que tem por objetivo incentivar os alunos a aprender de forma independente e colaborativa por meio de problemas e situações do mundo real, ao mesmo tempo em que completa tarefas que incentivam o pensamento crítico, a iniciativa e o debate, tornando-se responsáveis pela criação do conhecimento. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo analisar os impactos das tecnologias digitais, na percepção dos professores e gestores do Colégio Marista Criciúma, em Santa Catarina, no período da pandemia. Como metodologia, realizou-se um estudo de caso, por meio da abordagem qualitativa, baseada na percepção dos professores e gestores do Colégio Marista Criciúma/SC. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário on-line. Como resultados da aplicação das metodologias ativas e das tecnologias digitais, antes e durante o período pandêmico, foram identificados: a importância das tecnologias digitais nesse período; e fatores que aumentaram a preocupação dos entrevistados, tais como a efetivação da aprendizagem do aluno durante o ensino on-line. A partir das entrevistas, foi possível perceber que o uso de tecnologia em determinadas tarefas permitiu ampliação e compartilhamento de conhecimento. Também permitiu que o conteúdo abordado em aula se tornasse mais atrativo para os estudantes. O uso de tecnologias digitais aliado às metodologias ativas favoreceu o protagonismo do aluno. Por outro lado, também foram identificados dificuldades e receios da parte dos docentes. O principal obstáculo foi a falta de habilidade para com o uso de tecnologia. De acordo com os participantes, foi necessária uma adaptação a fim de que pudessem aplicar recursos tecnológicos em aula. A partir do momento em que estavam mais preparados, perceberam que o uso de tecnologias digitais permite maior aproveitamento do conteúdo ensinado. Desta forma, constata-se a importância do uso das metodologias ativas e das tecnologias digitais como recurso de aprendizagem curricular, não apenas no período pandêmico, mas, também, em contextos acadêmicos e escolares, pós-pandemia.Abstract: Active methodologies and digital technologies, due to the COVID-19 pandemic, were unexpectedly integrated into pedagogical practices. In Basic Education it was no different: managers, teachers and students had to adapt to different virtual learning environments and technologies, in an emergency way. The resources used, as well as the strategies for online teaching are increasingly being applied to face-to-face teaching, as well as the active methodologies, since it aims to encourage students to learn independently and collaboratively through problems. and real-world situations, while completing tasks that encourage critical thinking, initiative and debate, becoming responsible for knowledge creation. In this context, the present research aims to analyze the impacts of digital technologies, in the perception of teachers and managers of Colégio Marista Criciúma, in Santa Catarina, during the pandemic period. As a methodology, a case study was carried out, through a qualitative approach, based on the perception of teachers and managers of Colégio Marista Criciúma/SC. Data collection took place through the application of an online questionnaire. As a result of the application of active methodologies and digital technologies, before and during the pandemic period, the following were identified: the importance of digital technologies in this period; and factors that increased the concern of respondents, such as the effectiveness of student learning during online teaching. From the interviews, it was possible to perceive that the use of technology in certain tasks allowed expansion and sharing of knowledge. It also allowed the content covered in class to become more attractive to students. The use of digital technologies combined with active methodologies favored student protagonism. On the other hand, difficulties and fears on the part of teachers were also identified. The main obstacle was the lack of skill in the use of technology. According to the participants, an adaptation was necessary so that they could apply technological resources in class. From the moment they were more prepared, they realized that the use of digital technologies allows greater use of the content taught. In this way, the importance of using active methodologies and digital technologies as a curricular learning resource is verified, not only in the pandemic period, but also in academic and school contexts, post-pandemic.Silva, Solange Maria daMachado, Letícia RochaUniversidade Federal de Santa CatarinaRoque, Tiago Cesconetto2022-10-21T16:59:52Z2022-10-21T16:59:52Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 p.| il., gráfs.application/pdf378629https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240969porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T16:59:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240969Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T16:59:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais no ensino on-line: um estudo de caso dos impactos na eEducação básica do Colégio Marista de Criciúma
title Tecnologias digitais no ensino on-line: um estudo de caso dos impactos na eEducação básica do Colégio Marista de Criciúma
spellingShingle Tecnologias digitais no ensino on-line: um estudo de caso dos impactos na eEducação básica do Colégio Marista de Criciúma
Roque, Tiago Cesconetto
Tecnologias da informação e comunicação
Ambiente virtual de aprendizagem
Ensino via Web
Educação básica
Tecnologia educacional
COVID-19
title_short Tecnologias digitais no ensino on-line: um estudo de caso dos impactos na eEducação básica do Colégio Marista de Criciúma
title_full Tecnologias digitais no ensino on-line: um estudo de caso dos impactos na eEducação básica do Colégio Marista de Criciúma
title_fullStr Tecnologias digitais no ensino on-line: um estudo de caso dos impactos na eEducação básica do Colégio Marista de Criciúma
title_full_unstemmed Tecnologias digitais no ensino on-line: um estudo de caso dos impactos na eEducação básica do Colégio Marista de Criciúma
title_sort Tecnologias digitais no ensino on-line: um estudo de caso dos impactos na eEducação básica do Colégio Marista de Criciúma
author Roque, Tiago Cesconetto
author_facet Roque, Tiago Cesconetto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Solange Maria da
Machado, Letícia Rocha
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Tiago Cesconetto
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Ambiente virtual de aprendizagem
Ensino via Web
Educação básica
Tecnologia educacional
COVID-19
topic Tecnologias da informação e comunicação
Ambiente virtual de aprendizagem
Ensino via Web
Educação básica
Tecnologia educacional
COVID-19
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-21T16:59:52Z
2022-10-21T16:59:52Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 378629
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240969
identifier_str_mv 378629
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187873780137984