O aprendiz: ambiente extensível para o aprendizado distribuído

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Bizzotto, Carlos Eduardo Negrão
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83228
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
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spelling O aprendiz: ambiente extensível para o aprendizado distribuídoEngenharia de produçãoEducaçãoInformaticaCogniçãoAprendizagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O presente trabalho propõe os princípios mínimos a serem considerados na concepção e no desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem Baseados em Computador (AABC). Os princípios propostos estão fundamentados na Abordagem Atuante da Ciência Cognitiva, proposta por Francisco Varela, Evan Thompson e Eleanor Rosch (VARELA; THOMPSON; ROSCH, 1997) e na Metodologia Problematizadora, de Paulo Freire. Esses princípios são: interação, construção, cooperação e extensibilidade. O princípio da interação refere-se à capacidade de um ambiente de aprendizagem em permitir uma comunicação multidirecional entre os aprendentes (professores e alunos). De acordo com o princípio da construção, o ambiente permite que o aprendente seja autor de seu próprio conhecimento, e não apenas receptor passivo. Esta construção pode ser realizada tanto individualmente quanto em cooperação com os demais aprendentes. O princípio da extensibilidade implica que o ambiente deve co-evoluir com os aprendentes, ou seja, a cada conjunto de interações, tanto o ambiente quanto os aprendentes evoluem para um nível diferente do anterior. Com relação ao princípio da extensibilidade, um ambiente de aprendizagem deve permitir a inclusão de funções, de forma a atender às mudanças nas necessidades dos aprendentes. Torna-se importante salientar que para atender o princípio da extensibilidade, um ambiente de aprendizagem deve possibilitar a inclusão de funções, mesmo que essas não tenham sido previstas na versão original do projeto. A utilização desses quatro princípios no desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem permite que todo o potencial de interação e de construção das Tecnologias da Informação e da Comunicação seja utilizado para melhorar a qualidade do processo de aprendizagem. Para demonstrar a adequação dos princípios propostos, esses foram utilizados como base para o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem: o Ambiente Aprendiz.Florianópolis, SCSelig, Paulo MauricioUniversidade Federal de Santa CatarinaBizzotto, Carlos Eduardo Negrão2012-10-19T22:02:47Z2012-10-19T22:02:47Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisi, 123 f.| il., tabs.application/pdf189807http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83228porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T05:22:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83228Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestsandra.sobrera@ufsc.bropendoar:23732013-05-02T05:22:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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