A escolarização de trabalhadores migrantes na educação de jovens e adultos diante da longa jornada de trabalho

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Pereira, Larissa do Livramento
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220467
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
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spelling A escolarização de trabalhadores migrantes na educação de jovens e adultos diante da longa jornada de trabalhoEducaçãoTrabalhoEducação de jovens e adultosDesapropriaçãoMigraçãoHorário de trabalhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.A presente dissertação busca analisar como se configuram as relações entre jornada de trabalho e escolarização na trajetória de migrantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Florianópolis/SC.A opção teórico-metodológica que embasa o presente projeto parte dos pressupostos do materialismo histórico dialético, os quais guiaram as reflexões sobre a (im)possibilidade de conciliação do tempo-trabalho e do tempo-escola na vida do trabalhador migrante. Partimos da análise da exploração do trabalho por meio de uma jornada que implica o trabalho necessário e o trabalho excedente para a produção de valor, a qual expressa a extensão e intensificação do trabalho, restando pouco tempo para a dedicação aos estudos. Como procedimentos de pesquisa utilizamos de levantamento e tabulação de fichas de matrícula de todos os estudantes da EJA do município. A partir da análise inicial dos dados selecionamos o núcleo de Ingleses para a realização da pesquisa, devido ao seu alto índice de estudantes migrantes (mais de 60%). No núcleo selecionado mapeamos os estudantes migrantes, realizamos grupos focais e entrevistas individuais. A análise se pautou nas categorias expropriação, reprodução social, migração e escolarização. A pesquisa demonstra que a inserção precoce no mercado de trabalho e a longa jornada se colocam como impedimento para a conclusão da escolaridade. Os participantes da pesquisa tem como especificidade, além da condição de migrante, o trabalho temporário, informal, inseguro, sem direitos, com longa jornada ?chegando a mais de 14 horas por dia, mais de um vínculo empregatício e uma trajetória permeada por mudanças de cidade, de moradia e muitas vezes de modo de vida. Para permanecer na escola os trabalhadores migrantes precisam escolher qual aspecto de sua vida pode ser sacrificado, como o tempo de descanso e lazer. Sobre as expectativas educacionais, estas se colocam no campo da idealização, sendoa escola vista como a promessa de um futuro melhor.Abstract: The present dissertation seeks to analyze how the relations between working hours and schooling are configured in the trajectory of migrants enrolled in Youth and Adult Education (EJA) in the city of Florianópolis / SC. The theoretical-methodological option that underlies the present project is based on the dialectical historical materialism, which guided reflections on the (im) possibility of reconciling work-time and school-time in the life of migrant workers. We start from the analysis of labor exploitation through a journey that implies the necessary work and the surplus work for the production of value, which expresses the extension and intensification of the work, leaving little time for dedication to studies. As research procedures, we used the survey and tabulation of enrollment sheets of all EJA students in the municipality. From the initial analysis of the data, we selected the English core to carry out the research, due to its high rate of migrant students (more than 60%). In the selected nucleus, we map migrant students, conduct focus groups and individual interviews. The analysis was based on the categories of expropriation, social reproduction, migration and schooling. The research shows that the early insertion in the job market and the long journey are an impediment to the completion of schooling. The research participants have the specificity, in addition to being a migrant, of temporary, informal, insecure work, with no rights, with a long journey - reaching more than 14 hours a day, more than one job and a trajectory permeated by changes in city, housing and often way of life. In order to remain in school, migrant workers need to choose which aspect of their lives can be sacrificed, such as rest and leisure time. Regarding educational expectations, these are placed in the field of idealization, with the school being seen as the promise of a better future.Vendramini, Célia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Larissa do Livramento2021-02-26T14:52:11Z2021-02-26T14:52:11Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis164 p.| il., gráfs.application/pdf371199https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220467porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-26T14:52:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220467Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-26T14:52:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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