Uma igreja inclusiva na Bahia: a Comunidade Cristã Inclusiva do Salvador e a sua posição no campo religioso evangélico (2015-2018)
Ano de defesa: | 2022 |
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Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2022. |
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Uma igreja inclusiva na Bahia: a Comunidade Cristã Inclusiva do Salvador e a sua posição no campo religioso evangélico (2015-2018)HistóriaIntegração socialEvangélicosMinorias sexuaisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2022.A tese aqui apresentada versa sobre a posição da Comunidade Cristã Inclusiva do Salvador (COCIS) no campo religioso evangélico. Construída em 2015 por homens gays que haviam sofrido diferentes tipos de interdição nas suas igrejas de origem, a COCIS se instituiu como uma igreja que propunha a inclusão de dissidentes sexuais e de gênero na estrutura eclesiástica, bem como advogava por uma compreensão destoante da hegemonia evangélica acerca da relação entre a fé cristã e a diversidade sexual. Diante das disputas pela definição do sagrado e de quem estava apto para a realização do trabalho religioso, os cristãos inclusivos se apropriaram da Bíblia, realizaram suas celebrações religiosas, promoveram estudos bíblicos à luz da Teologia Inclusiva e fomentaram uma noção de inclusão baseada no confronto à heteronormatividade. A instituição da inclusão como aspecto ordenador da igreja inclusiva soteropolitana estabeleceu as condições também para a construção de redes de relacionamento com outras igrejas e movimentos de organização coletiva de comunidades inclusivas, evidenciando, deste modo, que o processo de institucionalização havia sido realizado mediante práticas, significados e posicionamentos fundamentados no respeito à diversidade sexual e no combate à conservação da heteronormatividade no campo religioso evangélico.Abstract: This thesis approaches Salvador?s Inclusive Christian Community (SICC) on evangelical religious field. Built in 2015 by gay men who have suffered many kinds of interdiction on their original churches, SICC has instituted itself as a church which have proposed sexual and gender dissidences inclusion at the ecclesiastical structure, as well advocated for a discordant comprehension on evangelical hegemony about the relation between Christian faith and sexual diversity. From the disputes for sacred definitions and who was able for religious labor, inclusive Christians have appropriated the Bible, made their religious celebrations, promoted biblical studies fundamented in Inclusive Theology and have fomented a perspective of inclusion based on heteronormativity opposition. Inclusion?s institutionalization as an organization aspect of soteropolitan inclusive church has also stabilized conditions for constructing relations with other churches and Inclusive Communities Collective Organization Movements, this way pointing out that the institutionalization process had been made by practices, meanings and positions based on sexual diversity respect and on fighting against heteronormativity conservation in evangelical religiosity field.Souza, Rogério Luiz Klaumann deUniversidade Federal de Santa CatarinaSoledade, Alisson Cruz2022-12-13T11:53:40Z2022-12-13T11:53:40Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis241 p.| il.application/pdf379521https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242678porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T11:53:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/242678Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-13T11:53:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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