O discurso governamental-oficial sobre leitura para os anos iniciais do ensino fundamental e sua divulgação nas redes sociais da internet

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Ostetto, Ana Carolina de Souza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215307
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
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spelling O discurso governamental-oficial sobre leitura para os anos iniciais do ensino fundamental e sua divulgação nas redes sociais da internetEducaçãoLeituraEnsino fundamentalEducação e EstadoFacebook (Rede social on-line)InfânciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.A presente pesquisa tem como objetivo analisar discursivamente a relação entre as políticas públicas (textos e documentos oficiais) brasileiras para leitura voltadas à infância, tendo como referência àquelas relacionadas aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e o discurso divulgado sobre a leitura na página governamental do Ministério da Educação (MEC) na rede social no Facebook. Em um primeiro momento, mapearam-se as políticas públicas brasileiras das últimas duas décadas relacionadas à leitura que orientam os trabalhos docentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), publicados em 1997, que se constituem no documento oficial que orienta às concepções de leituras. Foram analisadas as concepções de leitura assumidas nas políticas públicas brasileiras referentes àquelas anunciadas na página oficial do Ministério da Educação na rede social Facebook. Para alcançar os objetivos desta pesquisa, analisou-se as postagens realizadas pela página, com o recorte temporal entre 2011 ? ano em que ocorreu a primeira publicação na página ? e outubro de 2017, buscando selecionar as publicações que contivessem imagens, ou seja, textos multissemióticos, para além da escrita. Desse modo, foram selecionadas seis publicações com elementos que são investigados nesta dissertação, capazes de articular os objetos analisados: leitura, infância e políticas públicas para leitura. A base teórica para análise dos discursos pauta-se numa perspectiva sócio-histórica e dialógica, ancorada nos estudos de Bakhtin (2009, 2011, 2012, 2013, 2017) e seu Círculo (VOLÓCHINOV, 2016, 2017; MEDVIÉDEV, 2012). Também estão imbricados estudos relacionados às redes sociais e que auxiliaram nas análises (RECUERO, 2014; BARTON; LEE, 2015; ARAÚJO; LEFFA, 2016). Dessa maneira, utiliza-se a Análise Dialógica do Discurso, que, para além de considerar a linguagem como objeto de estudo, produz saberes a respeito dos sujeitos e suas produções discursivas na relação com seus contextos sociais, culturais e históricos. Ao estudar os PCN de Língua Portuguesa, percebeu-se que este se ancora em uma perspectiva interacionista da linguagem, e que o ler é uma prática de interação com os signos, permitindo a produção de sentido através da sua compreensão-interpretação. As análises desenvolvidas revelaram que as publicações na rede social têm como público-alvo respondente às famílias e não necessariamente os professores, com a finalidade de informar este público. Conclui-se que alguns discursos presentes nos PCN são reiterados em algumas publicações, como a leitura numa perspectiva interacionista, vista como uma prática vinda das relações sociais. Já em outras publicações ela aparece numa perspectiva cognitivista da linguagem e com uma abordagem estritamente pragmática. No que se trata dos dados referentes à infância, o discurso que se torna hegemônico é aquele produzido do ponto de vista do adulto, com o objetivo de disseminação de valores e preceitos morais a serem assimilados pela criança. Observou-se, ao refletir sobre a função desses enunciados na página oficial na rede social governamental, que o mundo social textualmente mediado fornece uma tecnologia de poder e controle, bem como de vigilância.<br>Abstract: The present research aims to analyze discursively the relation between Brazilian public policies (texts and official documents) for reading turned to childhood, with reference to those related to the Initial Years of Elementary Education and the discourse about reading in the official page of the Ministry of Education (Ministério da Educação ? MEC) in the social network Facebook. In a first moment, it was mapped the Brazilian public policies of the last two decades related to the reading that guide the teaching work in the initial years of Elementary School, especially the National Curriculum Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais ? PCN), published in 1997, that constitute the official document that guides the conceptions of readings. The conceptions of reading assumed in the Brazilian public policies were analyzed in relation to those announced in the publications of an official social network of the Ministry of Education on Facebook. To reach the goals of this research, the posts made by the page were analyzed, with the temporal cut between 2011 ? year of the first publication in the page ? and October of 2017, aiming to select the publications that contained images, that is, multisemiotic texts, in addition to writing. Thereby, seven publications were selected with elements that are investigated in this dissertation, capable of articulate the objects analyzed: Reading, childhood and Reading public policies. The theoretical basis to analyze discourses is based on a socio-historical and dialogical perspective, anchored in the studies of Bakhtin (2009, 2011, 2012, 2013, 2017) and his Circle (VOLÓCHINOV, 2016, 2017; MEDVIÉDEV, 2012). Also included in this research are studies related to social network and also helped in the realized analyzes (RECUERO, 2014; BARTON; LEE, 2015; ARAÚJO; LEFFA, 2016). Therefore, the Dialogical Analysis of Discourse is used, which, beyond to considering language as an object of study, produces knowledge about subjects and their discursive productions in relation to their social, cultural and historical contexts. Analyzing the Portuguese language PCN, it was possible to perceive that it is anchored in an interactionism perspective of language, in which Reading is a practice of interaction with signs, allowing the production of meaning through the understanding-interpretation of these signs. The research revealed that the publications in the social network have a target audience to families and not necessarily teachers, in order to inform this public. It is possible to conclude that some discourses present in PCN?s are reiterated in some publications, such as reading in an interactionism perspective, seen as a practice coming social relations; as for other publications it appears in a cognitivist perspective of the language and with a strictly pragmatic approach. It was observed, reflecting about the function of these statements in the texts of the official page in the social network, that the socially mediated world provides a technology of power and control, as well as surveillance. In what concerns childhood, the discourse that becomes hegemonic is the one produced from the point of view of the adult, with the goal of disseminating values and moral precepts to be assimilated by the child.Carvalho, Diana Carvalho deBortolotto, NelitaUniversidade Federal de Santa CatarinaOstetto, Ana Carolina de Souza2020-10-21T21:15:15Z2020-10-21T21:15:15Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis108 p.| il.application/pdf368410https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215307porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:15:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215307Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:15:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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