The effects of pre-reading tasks on l2 reading comprehension of expository and narratives texts

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Cardozo, Dionatan Bastos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216528
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2020.
id UFSC_2458e95e6895c42bd6083f8688163ad4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216528
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling The effects of pre-reading tasks on l2 reading comprehension of expository and narratives textsLíngua inglesaLíngua inglesaCompreensão na leituraDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2020.Investigações anteriores sobre leitura mostraram que preparar o leitor para ler pode promover a compreensão leitora. Com base nisso, esta pesquisa apresenta um estudo empírico no qual foram investigados os efeitos de tarefas de pré-leitura na compreensão leitora de textos expositivos e narrativos em segunda língua. Para a coleta de dados, nove participantes de uma escola pública brasileira (Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina) participaram desta investigação. Para coletar os dados, foram utilizados dois instrumentos: quatro testes de compreensão leitora que foram respondidos pelos participantes logo após a leitura de cada texto e um questionário retrospectivo ao final dos procedimentos de coleta de dados. Como estímulo, quatro textos nivelados como B1 foram selecionados no site do British Council. Na condição de tratamento, os participantes foram expostos às tarefas de pré-leitura propostas por Willis e Willis (2011), adaptadas pelo pesquisador para se ajustarem ao contexto desta investigação, antes de lerem um texto narrativo e um texto expositivo. Na condição de controle, os outros dois textos receberam um glossário no qual as 20 palavras menos frequentes, definidas pelo Corpus of Contemporary American English, tiveram sua tradução explicitamente escrita em ordem alfabética ao final de cada texto. Os procedimentos adotados para a coleta de dados seguiram o desenho intragrupo e duas turmas de terceiro ano da escola mencionada foram submetidas aos procedimentos. Os resultados fornecidos pelos instrumentos evidenciam que as tarefas de pré-leitura são capazes de promover a compreensão leitora de textos narrativos em língua estrangeira, nesse caso, o Inglês. Esse resultado foi alcançado uma vez que o desempenho individual de cada participante foi maior no tratamento do que na condição de controle. Esse resultado corrobora pesquisas anteriores sobre leitura, que afirmam que preparar o leitor antes de ler é benéfico para a compreensão leitora. Além disso, também está de acordo com o postulado de Willis e Willis em que afirmam que as tarefas de pré-leitura são benéficas para a compreensão leitora de textos narrativos. Por outro lado, os resultados para os textos expositivos foram ligeiramente mais altos para o grupo tratamento, mas a maioria dos participantes não alcançou pontuações mais altas individualmente na condição de tratamento quando comparado com o controle. Com as evidências fornecidas pelos Questionários Retrospectivos, os participantes argumentaram que as tarefas de pré-leitura desenvolvidas antes da leitura ajudavam a entender melhor os textos, aumentando sua motivação para ler os textos propostos.</br>Abstract: Previous investigations on reading have been showing that preparing the reader to read canfoster reading comprehension. Based on that, this research presents an empirical study in whichit was investigated the effects of pre-reading tasks on reading comprehension of expository andnarrative texts in second language. In order to collect data, nine participants from one Brazilianpublic high school (Colégio de Aplicação part of Universidade Federal de Santa Catarina)took part in this investigation. To collect data, two instruments were used in this study: fourReading Comprehension Tests that were fulfilled by participants right after reading each textand one Retrospective Questionnaire at the end of data collection procedures. As the stimuli,four texts leveled as B1 were selected from the British Council website. In the treatmentcondition, participants were exposed to the pre-reading tasks proposed by Willis and Willis(2011), and adapted by the researcher to fit the context of this investigation, prior to readingone narrative and one expository text. In the control condition, the other two texts received aglossary in which the 20 less frequent words, defined by the Corpus of Contemporary AmericanEnglish, had their translation explicitly stated in alphabetical order at the end of each text. Theprocedures adopted to collect data followed a within-subject design, and two groups from theaforementioned school have undergone the procedures. The results provided by the instrumentsbring evidence that the pre-reading tasks are able to foster the reading comprehension ofnarrative texts in foreign language. This result was reached since the individual performanceby each participant was higher in the treatment than in the control condition. This resultendorses previous research on reading, which claims that preparing the reader in advance isbeneficial to reading comprehension. Furthermore, it also goes in line with Willis and Willis,who claim that pre-reading tasks are beneficial for reading comprehension of narrative texts.On the other hand, the results for the expository texts were slightly higher for the treatmentgroup, but most participants did not reach higher scores individually in the treatment session.As evidence provided by the Retrospective Questionnaires, participants believed that the pre-reading tasks developed before reading helped them to better understand the texts, raising theirmotivation to read the proposed texts.Tomitch, Leda Maria BragaUniversidade Federal de Santa CatarinaCardozo, Dionatan Bastos2020-10-21T21:30:56Z2020-10-21T21:30:56Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis168 p.application/pdf370010https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216528engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:30:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216528Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:30:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv The effects of pre-reading tasks on l2 reading comprehension of expository and narratives texts
title The effects of pre-reading tasks on l2 reading comprehension of expository and narratives texts
spellingShingle The effects of pre-reading tasks on l2 reading comprehension of expository and narratives texts
Cardozo, Dionatan Bastos
Língua inglesa
Língua inglesa
Compreensão na leitura
title_short The effects of pre-reading tasks on l2 reading comprehension of expository and narratives texts
title_full The effects of pre-reading tasks on l2 reading comprehension of expository and narratives texts
title_fullStr The effects of pre-reading tasks on l2 reading comprehension of expository and narratives texts
title_full_unstemmed The effects of pre-reading tasks on l2 reading comprehension of expository and narratives texts
title_sort The effects of pre-reading tasks on l2 reading comprehension of expository and narratives texts
author Cardozo, Dionatan Bastos
author_facet Cardozo, Dionatan Bastos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tomitch, Leda Maria Braga
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardozo, Dionatan Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Língua inglesa
Compreensão na leitura
topic Língua inglesa
Língua inglesa
Compreensão na leitura
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:30:56Z
2020-10-21T21:30:56Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 370010
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216528
identifier_str_mv 370010
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216528
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 168 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808653226598203392