O excedente cognitivo na biblioteca universitária: possibilidades de colaboração do leitor curador na gestão da metainformação do acervo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Garcia, Paula Balbis
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129181
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2014.
id UFSC_253cd834e1774b53faca6b36e0aa068a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129181
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling O excedente cognitivo na biblioteca universitária: possibilidades de colaboração do leitor curador na gestão da metainformação do acervoBiblioteconomiaCiência da informaçãoUsuários de bibliotecasBibliotecas universitáriasEstudos de usuáriosBibliotecas universitáriasServiços de referênciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2014.O excedente cognitivo - o tempo livre das pessoas escolarizadas - vem sendo empregado voluntariamente na construção de bens coletivos como os verbetes da Wikipedia ou as traduções dos vídeos das TED Talks. Nesse cenário, a curadoria de informação se afirma como um novo ofício, no qual os curadores são os próprios usuários, que filtram os conteúdos disponíveis na internet de acordo com seus interesses e os disponibilizam às suas comunidades em sites de redes sociais. O excedente cognitivo seria efetivo na curadoria de metainformação do acervo de bibliotecas universitárias? Esta pesquisa busca investigar as possibilidades de emprego do excedente cognitivo na curadoria colaborativa de informação relacionada aos itens do acervo da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina - BU/UFSC. Nesta pesquisa de métodos mistos, descritiva e exploratória, os dados foram coletados em entrevista presencial com bibliotecários da BU/UFSC e em questionário on-line de participação voluntária, em Google Docs, aberto a toda a comunidade. Houve 776 respondentes entre os dias 8 e 12 de outubro de 2013 e constatou-se, pelas respostas analisadas, que a BU/UFSC tem a intenção de inovar ainda mais em serviços e produtos e também que está disposta a novas propostas colaborativas com a comunidade, apesar das dificuldades técnicas. Os usuários também se mostraram predispostos a colaborar (76%) com informações sobre itens do acervo. As novas modalidades de colaboração relacionadas ao acervo mais citadas pelos respondentes foram comentários (52%) e livros/links e sites relacionados (24%). A maioria dos respondentes (51%) afirmou acreditar que a BU/UFSC está preparada para processos de colaboração inovadores com os usuários, o que configura a boa disposição para aproveitar o excedente cognitivo na curadoria da informação do acervo da BU/UFSC.<br>Abstract : Cognitive surplus - the free time of educated people - has been employed voluntarily in creating collective goods such as Wikipedia articles and TED Talks video translations. In this scenario, information curation emerges as a new collective craft, in which users filter content available on the internet according to their interests and make them available to their communities on social networking sites. Can cognitive surplus be an effective strategy for curating the information on collections from university libraries? This research aims at describing the possibilities of employing the cognitive surplus in the collaborative curation of information on collection items of the University Library of the Universidade Federal de Santa Catarina ? BU/UFSC. In this mixed-methods, exploratory, descriptive research, data was collected in an interview with BU/UFSC librarians and in a questionnaire posted in Google Docs for the community?s voluntary participation. We received 776 filled questionnaires between October 8th and 12th, 2013. The results show that BU/UFSC intends to keep innovating in products and services, including in collaboration with the community, despite technical limitations. Users were also predisposed to cooperate (76%) with input on collection items. Most cited user curation activities proposed for collection items were commenting (52%) and input of related books, links, and sites (24%). The majority of respondents (51%) said they believed BU/UFSC is prepared to accept user collaboration in innovative processes, which configures the willingness to harness cognitive surplus in curating information on the BU/UFSC collection items.Kern, Vinícius MedinaUniversidade Federal de Santa CatarinaGarcia, Paula Balbis2015-02-05T20:47:18Z2015-02-05T20:47:18Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis198 p.| il., tabs.application/pdf328494https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129181porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:47:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129181Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:47:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O excedente cognitivo na biblioteca universitária: possibilidades de colaboração do leitor curador na gestão da metainformação do acervo
title O excedente cognitivo na biblioteca universitária: possibilidades de colaboração do leitor curador na gestão da metainformação do acervo
spellingShingle O excedente cognitivo na biblioteca universitária: possibilidades de colaboração do leitor curador na gestão da metainformação do acervo
Garcia, Paula Balbis
Biblioteconomia
Ciência da informação
Usuários de bibliotecas
Bibliotecas universitárias
Estudos de usuários
Bibliotecas universitárias
Serviços de referência
title_short O excedente cognitivo na biblioteca universitária: possibilidades de colaboração do leitor curador na gestão da metainformação do acervo
title_full O excedente cognitivo na biblioteca universitária: possibilidades de colaboração do leitor curador na gestão da metainformação do acervo
title_fullStr O excedente cognitivo na biblioteca universitária: possibilidades de colaboração do leitor curador na gestão da metainformação do acervo
title_full_unstemmed O excedente cognitivo na biblioteca universitária: possibilidades de colaboração do leitor curador na gestão da metainformação do acervo
title_sort O excedente cognitivo na biblioteca universitária: possibilidades de colaboração do leitor curador na gestão da metainformação do acervo
author Garcia, Paula Balbis
author_facet Garcia, Paula Balbis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kern, Vinícius Medina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Paula Balbis
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteconomia
Ciência da informação
Usuários de bibliotecas
Bibliotecas universitárias
Estudos de usuários
Bibliotecas universitárias
Serviços de referência
topic Biblioteconomia
Ciência da informação
Usuários de bibliotecas
Bibliotecas universitárias
Estudos de usuários
Bibliotecas universitárias
Serviços de referência
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T20:47:18Z
2015-02-05T20:47:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 328494
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129181
identifier_str_mv 328494
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 198 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804767515898806272