Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidense

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Silva, Daniel da Cunda Corrêa da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169306
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Florianópolis, 2015.
id UFSC_2682507f18130e780b37fc3110c0193c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169306
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidenseRelações internacionaisRelações econômicas internacionaisEnsinoPesquisaLatino-americanosDependênciaEstados UnidosLatino-americanosDependênciaInglaterraDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Florianópolis, 2015.A Economia Política Internacional surge e se consolida entre os anos de 1970 e 1990 na disciplina de Relações Internacionais dos Estados Unidos e da Inglaterra. Mesmo diferentes em sua epistemologia e ontologia, ambas se preocupam em encerrar o longo divórcio entre Economia e Política que acometeu por aproximadamente cem anos as Ciências Sociais, sob os corolários das escolas britânica e estadunidense de EPI. As diferentes feições da EPI desembarcaram no Brasil na década de 90, consolidando-se como campo de pesquisa ao longo dos anos 2000. No entanto, grande parte da docência e da pesquisa em EPI no Brasil destinam-se a reproduzir os esquemas explicativos de realidades alheias à nossa. Neste sentido, esta pesquisa se insere no debate acerca da Economia Política Internacional com o intuito de verificar qual das duas escolas de pensamento - britânica ou estadunidense - predomina na formação intelectual dos bachareis em Relações Internacionais no Brasil. São estudados os currículos dos cursos de RI mais renomados no Brasil e seus blocos de estudo acerca da Economia Política Internacional. Além disso, procura-se verificar qual destas duas escolas predomina na produção científica brasileira, a partir da análise das publicações em periódicos que tratam de temas relacionados à EPI. Por meio da interpretação dos temas estudados e dos autores de referência adotados se conclui qual das duas correntes de pensamento anglo-saxônico vigoram na pesquisa brasileira. Finalmente, a partir do levantamento dos dados precedentes, elabora-se uma proposta de disciplina da Economia Política Internacional latino-americana, com ênfase nas necessidades de estudo que demandam o continente.<br>Abstract : La Economía Política Internacional surge y se consolida entre los años 1970 y 1990 en la disciplina de Relaciones Internacionales de los Estados Unidos e Inglaterra. Diferentes incluso en su epistemología y ontología, las dos se ocupan de cerrar el largo divorcio entre economía y política, que há durado por cerca de cien años en las ciencias sociales, bajo los corolarios de las escuelas británicas y americanas de EPI. Las diferentes características de la EPI desembarcaron en Brasil en los años 90, consolidándose como un campo de investigación durante los años 2000. Sin embargo, gran parte de la enseñanza y la investigación de la EPI en Brasil están destinados a reproducir los esquemas explicativos de realidades ajenas a la nuestra. En este sentido, esta investigación se inscribe en el debate sobre la economía política internacional con el fin de verificar cuál de las dos escuelas de pensamiento - británica o americana - prevalece en la formación intelectual de los graduados en Relaciones Internacionales en Brasil. Se estudian los planes de estudio de los más renombrados cursos de RI en Brasil y sus bloques de estudio de la economía política internacional. Además, se trata de encontrar el grado em el cual estas dos escuelas predominan en nuestra producción científica, basado en el análisis de las publicaciones en revistas que se ocupan de cuestiones relacionadas con el EPI. A través de la interpretación de los temas y autores de referencia estudiados se concluye cual de las dos corrientes anglosajonas prevalece en la investigación brasileña. Por último, sobre la base de una encuesta y de los datos anteriores, se elabora una propuesta de la disciplina Economía Política Internacional latino-americana, con énfasis en el estudio de las necesidades que requieren el continente.Coelho, Jaime CésarUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Daniel da Cunda Corrêa da2016-10-19T12:40:10Z2016-10-19T12:40:10Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis274 p.| il., grafs., tabs.application/pdf338280https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169306porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T12:40:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169306Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T12:40:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidense
title Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidense
spellingShingle Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidense
Silva, Daniel da Cunda Corrêa da
Relações internacionais
Relações econômicas internacionais
Ensino
Pesquisa
Latino-americanos
Dependência
Estados Unidos
Latino-americanos
Dependência
Inglaterra
title_short Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidense
title_full Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidense
title_fullStr Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidense
title_full_unstemmed Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidense
title_sort Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidense
author Silva, Daniel da Cunda Corrêa da
author_facet Silva, Daniel da Cunda Corrêa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Jaime César
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniel da Cunda Corrêa da
dc.subject.por.fl_str_mv Relações internacionais
Relações econômicas internacionais
Ensino
Pesquisa
Latino-americanos
Dependência
Estados Unidos
Latino-americanos
Dependência
Inglaterra
topic Relações internacionais
Relações econômicas internacionais
Ensino
Pesquisa
Latino-americanos
Dependência
Estados Unidos
Latino-americanos
Dependência
Inglaterra
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-10-19T12:40:10Z
2016-10-19T12:40:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 338280
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169306
identifier_str_mv 338280
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 274 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808653363301056512