Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidense
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169306 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Florianópolis, 2015. |
id |
UFSC_2682507f18130e780b37fc3110c0193c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169306 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
|
spelling |
Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidenseRelações internacionaisRelações econômicas internacionaisEnsinoPesquisaLatino-americanosDependênciaEstados UnidosLatino-americanosDependênciaInglaterraDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Florianópolis, 2015.A Economia Política Internacional surge e se consolida entre os anos de 1970 e 1990 na disciplina de Relações Internacionais dos Estados Unidos e da Inglaterra. Mesmo diferentes em sua epistemologia e ontologia, ambas se preocupam em encerrar o longo divórcio entre Economia e Política que acometeu por aproximadamente cem anos as Ciências Sociais, sob os corolários das escolas britânica e estadunidense de EPI. As diferentes feições da EPI desembarcaram no Brasil na década de 90, consolidando-se como campo de pesquisa ao longo dos anos 2000. No entanto, grande parte da docência e da pesquisa em EPI no Brasil destinam-se a reproduzir os esquemas explicativos de realidades alheias à nossa. Neste sentido, esta pesquisa se insere no debate acerca da Economia Política Internacional com o intuito de verificar qual das duas escolas de pensamento - britânica ou estadunidense - predomina na formação intelectual dos bachareis em Relações Internacionais no Brasil. São estudados os currículos dos cursos de RI mais renomados no Brasil e seus blocos de estudo acerca da Economia Política Internacional. Além disso, procura-se verificar qual destas duas escolas predomina na produção científica brasileira, a partir da análise das publicações em periódicos que tratam de temas relacionados à EPI. Por meio da interpretação dos temas estudados e dos autores de referência adotados se conclui qual das duas correntes de pensamento anglo-saxônico vigoram na pesquisa brasileira. Finalmente, a partir do levantamento dos dados precedentes, elabora-se uma proposta de disciplina da Economia Política Internacional latino-americana, com ênfase nas necessidades de estudo que demandam o continente.<br>Abstract : La Economía Política Internacional surge y se consolida entre los años 1970 y 1990 en la disciplina de Relaciones Internacionales de los Estados Unidos e Inglaterra. Diferentes incluso en su epistemología y ontología, las dos se ocupan de cerrar el largo divorcio entre economía y política, que há durado por cerca de cien años en las ciencias sociales, bajo los corolarios de las escuelas británicas y americanas de EPI. Las diferentes características de la EPI desembarcaron en Brasil en los años 90, consolidándose como un campo de investigación durante los años 2000. Sin embargo, gran parte de la enseñanza y la investigación de la EPI en Brasil están destinados a reproducir los esquemas explicativos de realidades ajenas a la nuestra. En este sentido, esta investigación se inscribe en el debate sobre la economía política internacional con el fin de verificar cuál de las dos escuelas de pensamiento - británica o americana - prevalece en la formación intelectual de los graduados en Relaciones Internacionales en Brasil. Se estudian los planes de estudio de los más renombrados cursos de RI en Brasil y sus bloques de estudio de la economía política internacional. Además, se trata de encontrar el grado em el cual estas dos escuelas predominan en nuestra producción científica, basado en el análisis de las publicaciones en revistas que se ocupan de cuestiones relacionadas con el EPI. A través de la interpretación de los temas y autores de referencia estudiados se concluye cual de las dos corrientes anglosajonas prevalece en la investigación brasileña. Por último, sobre la base de una encuesta y de los datos anteriores, se elabora una propuesta de la disciplina Economía Política Internacional latino-americana, con énfasis en el estudio de las necesidades que requieren el continente.Coelho, Jaime CésarUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Daniel da Cunda Corrêa da2016-10-19T12:40:10Z2016-10-19T12:40:10Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis274 p.| il., grafs., tabs.application/pdf338280https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169306porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T12:40:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169306Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T12:40:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidense |
title |
Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidense |
spellingShingle |
Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidense Silva, Daniel da Cunda Corrêa da Relações internacionais Relações econômicas internacionais Ensino Pesquisa Latino-americanos Dependência Estados Unidos Latino-americanos Dependência Inglaterra |
title_short |
Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidense |
title_full |
Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidense |
title_fullStr |
Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidense |
title_full_unstemmed |
Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidense |
title_sort |
Latitude e longitude: quem domina o ensino e a pesquisa da economia política internacional no Brasil? : um estudo sobre a presença das escolas britânica e estadunidense |
author |
Silva, Daniel da Cunda Corrêa da |
author_facet |
Silva, Daniel da Cunda Corrêa da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Jaime César Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniel da Cunda Corrêa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações internacionais Relações econômicas internacionais Ensino Pesquisa Latino-americanos Dependência Estados Unidos Latino-americanos Dependência Inglaterra |
topic |
Relações internacionais Relações econômicas internacionais Ensino Pesquisa Latino-americanos Dependência Estados Unidos Latino-americanos Dependência Inglaterra |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Florianópolis, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-10-19T12:40:10Z 2016-10-19T12:40:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
338280 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169306 |
identifier_str_mv |
338280 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
274 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808653363301056512 |