A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1997
Autor(a) principal: Campos, Roselane de Fatima
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77306
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencia da Educação
id UFSC_268ab41fe7a20ff57bb64f062c9e1d27
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77306
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhadorEducação para o trabalhoTrabalhadores -Santa CatarinaEducaçãoSociologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencia da EducaçãoEsta dissertação tem por objeto de estudo os processos de educação do trabalhador realizados na empresa. Procura analisar as estratégias gerenciais que visam promover a formação de um novo tipo de trabalhador, adequado aos novos requerimentos de qualificação, atitudes e comportamentos, demandados pelos processos de modernização tecnológica e organizacional em curso. O trabalho de pesquisa consiste em um estudo de caso de uma grande empresa do setor metalmecânico da cidade de Joinville. Os dados coletados procederam de três tipos de fontes: análise de documentos da empresa, entrevistas com trabalhadores selecionados a partir de um conjunto de critérios pré-estabelecidos e observação do fluxo da produção no chão-de-fábrica. A empresa estudada reestruturou sua planta industrial adotando tecnologias flexíveis e integradas, implantando um novo modelo de gestão de manufatura, baseado no sistema just in time e na multifuncionalidade dos operários. A análise dos dados da pesquisa revela que os processos de treinamento não abrangem uniformemente o conjunto de trabalhadores. Contrariamente, observa-se a presença de circuitos diferenciados de produção, distribuição, circulação e apropriação do conhecimento que apontam, sobretudo, para a reafirmação do controle heterogestionário do capital sobre o trabalho. Tal qual no sistema just in time, a empresa cuida para que não ocorra "desperdício" de conhecimento, provendo o trabalhador, "na medida certa", das informações que necessita para executar adequadamente o seu trabalho.Shiroma, Eneida OtoUniversidade Federal de Santa CatarinaCampos, Roselane de Fatima2012-10-17T02:51:20Z2012-10-17T02:51:20Z19971997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis228f.| il., tabsapplication/pdf108258http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77306porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T13:16:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/77306Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T13:16:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador
title A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador
spellingShingle A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador
Campos, Roselane de Fatima
Educação para o trabalho
Trabalhadores -
Santa Catarina
Educação
Sociologia educacional
title_short A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador
title_full A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador
title_fullStr A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador
title_full_unstemmed A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador
title_sort A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador
author Campos, Roselane de Fatima
author_facet Campos, Roselane de Fatima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Shiroma, Eneida Oto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Roselane de Fatima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para o trabalho
Trabalhadores -
Santa Catarina
Educação
Sociologia educacional
topic Educação para o trabalho
Trabalhadores -
Santa Catarina
Educação
Sociologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencia da Educação
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997
2012-10-17T02:51:20Z
2012-10-17T02:51:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 108258
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77306
identifier_str_mv 108258
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 228f.| il., tabs
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785188035853287424