A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador
Ano de defesa: | 1997 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencia da Educação |
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A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhadorEducação para o trabalhoTrabalhadores -Santa CatarinaEducaçãoSociologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencia da EducaçãoEsta dissertação tem por objeto de estudo os processos de educação do trabalhador realizados na empresa. Procura analisar as estratégias gerenciais que visam promover a formação de um novo tipo de trabalhador, adequado aos novos requerimentos de qualificação, atitudes e comportamentos, demandados pelos processos de modernização tecnológica e organizacional em curso. O trabalho de pesquisa consiste em um estudo de caso de uma grande empresa do setor metalmecânico da cidade de Joinville. Os dados coletados procederam de três tipos de fontes: análise de documentos da empresa, entrevistas com trabalhadores selecionados a partir de um conjunto de critérios pré-estabelecidos e observação do fluxo da produção no chão-de-fábrica. A empresa estudada reestruturou sua planta industrial adotando tecnologias flexíveis e integradas, implantando um novo modelo de gestão de manufatura, baseado no sistema just in time e na multifuncionalidade dos operários. A análise dos dados da pesquisa revela que os processos de treinamento não abrangem uniformemente o conjunto de trabalhadores. Contrariamente, observa-se a presença de circuitos diferenciados de produção, distribuição, circulação e apropriação do conhecimento que apontam, sobretudo, para a reafirmação do controle heterogestionário do capital sobre o trabalho. Tal qual no sistema just in time, a empresa cuida para que não ocorra "desperdício" de conhecimento, provendo o trabalhador, "na medida certa", das informações que necessita para executar adequadamente o seu trabalho.Shiroma, Eneida OtoUniversidade Federal de Santa CatarinaCampos, Roselane de Fatima2012-10-17T02:51:20Z2012-10-17T02:51:20Z19971997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis228f.| il., tabsapplication/pdf108258http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77306porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T13:16:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/77306Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T13:16:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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