Diretrizes para o gerenciamento das barreiras culturais à efetivação da gestão do conhecimento nas organizações públicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Pepulim, Maria Elizabeth Horn
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186150
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
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spelling Diretrizes para o gerenciamento das barreiras culturais à efetivação da gestão do conhecimento nas organizações públicasEngenharia e gestão do conhecimentoAdministração públicaÓrgãos públicosCultura organizacionalInovaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.A proposta do presente estudo foi contribuir com o gerenciamento das barreiras culturais à efetivação da gestão do conhecimento nas organizações públicas. Partindo do pressuposto que definir diretrizes de gerenciamento destinadas a essas barreiras, em conjunto com os seus usuários, pode ajudar a dirimi-las e, por conseguinte, auxiliar a efetivação da gestão do conhecimento neste tipo de organização, a ideia foi compor um conjunto de diretrizes de gerenciamento para esse fim, dessa maneira. A premissa que induziu a essa temática foi que a diversidade cultural, oriunda da singularidade de cada um dos atores das organizações, em convívio, pode originar barreiras culturais a vários processos, entre eles à efetivação da gestão do conhecimento. Para verificar a relevância e a juventude dessa proposição foram realizadas: uma revisão de literatura, pesquisas bibliográficas e uma pesquisa de campo, usando o método Observador Participante apoiado por entrevistas, reuniões informais, que abrangeram cento e oito servidores da organização pública eleita para essa pesquisa, e por uma ferramenta informática que foi constituída em conjunto com o corpo técnico da organização. No processo de definição das diretrizes do conjunto inicial, à efetivação da GC, foram usadas algumas técnicas inclusivas, colaborativas e centradas no usuário, conjunto de características identificadas como recurso para torná-las mais permeáveis à organização. Constatada essa permeabilidade foram definidas as diretrizes do conjunto final, da mesma maneira mas, desta vez, destinadas especificamente ao gerenciamento das barreiras culturais à efetivação da GC nas organizações públicas. Para validá-las foi utilizado o método Delphi com a participação de sete especialistas. Entre os resultados obtidos, no presente estudo, encontram-se: um conjunto com doze diretrizes destinadas ao gerenciamento das barreiras culturais à efetivação da GC nas organizações públicas, que representam uma inovação social no contexto organizacional deste tipo de organização; a assertiva que problemas relacionados com a compreensão de proposições, com o acolhimento delas, com a capacidade de entender e de se adaptar a mudanças, problemas de comunicação, de relacionamento etc., provenientes da diversidade cultural dos integrantes de uma organização, que impedem ou possam vir a impedir, em alguma instância, qualquer tipo de integração e de colaboração esperada "em", "por" e "de" uma equipe, são considerados e podem ser nomeados como barreiras culturais; a constatação de que para transpor as barreiras supracitadas e para que os servidores públicos trabalhem em grupo, independente das suas diferenças culturais, a abordagem deve ser top-down no que tange ao princípio organizacional que determina um ambiente para que isso aconteça, inclusiva no que diz respeito à equipe, humana no que diz respeito à comunidade que compõe a organização e colaborativa no que diz respeito ao trabalho a ser realizado.<br>Abstract : The purpose of this study was to contribute to the management of cultural barriers to the implementation of knowledge management in public organizations. Based on the assumption that defining management guidelines for these barriers, together with its users can help to solve them and, therefore, to help the implementation of knowledge management in this type of organization, the idea was to compose a set of Management guidelines for this purpose, in this way. The premise that led to this theme was that cultural diversity, derived from the singularity of each of the actors of the organizations,when together, can give rise to cultural barriers to the various processes, among them the effectiveness of knowledge management. In order, to verify the relevance and the youth of this proposition, a literature review, bibliographical researches and a field research were carried out, using the Participant Observer method supported by interviews, informal meetings, which included a hundred and eight servers of the public organization where this research was carried out, and a computer tool that was set up in conjunction with the members of the organization. In the process of defining the initial set guidelines, destined for GC implementation, some both inclusive, collaborative and user-centered approaches were used, characteristics identified as an important resource to make them more permeable to the organization. Once it was established that this permeability really existed, the guidelines of the final set were defined in the same way, but this time specifically aimed at managing cultural barriers to the implementation of KM in public organizations. In order to validate the final set of guidelines the Delphi method was used with the participation of seven specialists. Among the results obtained in the present study are: a set of twelve guidelines for the management of cultural barriers to the implementation of KM in public organizations, which represents a social innovation in the organizational context of this type of organization; the assertion that problems related to the understanding of propositions, the reception of them, with the ability to understand and adapt to changes, problems of communication, relationship, etc., arising from the cultural diversity of the members of an organization, which hinder or Impede, at some level, any kind of integration and collaboration expected "in", "by" and "of" a team, are considered and can be named as cultural barriers; the substantiation that in order to overcome the barriers already mentioned above and for public servants to work in groups, regardless of their cultural differences, the approach must be top-down with regard to the organizational principle that determines an environment for that to happen, Inclusive as the team is concerned, human as concerned to the community that makes up the organization and collaborative in what is concerned to the work to be performed.Fialho, Francisco Antonio PereiraRados, Gregório Jean VarvakisUniversidade Federal de Santa CatarinaPepulim, Maria Elizabeth Horn2018-05-11T17:25:17Z2018-05-11T17:25:17Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis262 p.| il.application/pdf347157https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186150porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-11T17:25:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186150Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-11T17:25:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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