Desvelando os processos de escolarização de alunos surdos no cenário da EJA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: ROCHA, Marcos Leite
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UFES
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190703
Resumo: As problematizações apresentadas neste trabalho dizem respeito à interface da modalidade da Educação Especial na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em particular, investiga os processos de escolarização de alunos surdos matriculados em salas comuns da EJA no contexto de uma unidade de ensino fundamental do Sistema Municipal de Ensino da cidade de Vitória/ES. A escola se constitui, desde a década de 1980, em um espaço singular para alunos surdos por oportunizar profissionais usuários da língua de sinais brasileira (libras) tanto na tradução/interpretação das aulas como no atendimento educacional especializado. Na busca por fundamentar o presente estudo, foi utilizado um conjunto de pesquisas e de trabalhos que versam sobre os processos de escolarização de alunos surdos em salas comuns de ensino, articulados aos pressupostos da Sociologia das Ausências e da Sociologia das Emergências, de Boaventura de Souza Santos. Para a construção e sistematização dos dados no campo de pesquisa utilizou-se a etnografia. O estudo está organizado em seis capítulos que, juntos, apresentam: o lugar da fala do pesquisador; as concepções teóricas adotada no estudo; o caminho metodológico da pesquisa; a política da educação de surdos implementada no município de Vitória; o cotidiano da escola pesquisada e as conclusões. Os resultados da pesquisa apontam para a importância de colocar em análise a interface da Educação Especial na Educação de Jovens e Adultos para que sejam problematizados os processos de escolarização desses sujeitos na matriculados em salas comuns da EJA no contexto do município de Vitória; a necessidade de pensar em alternativas que garantam aos jovens e adultos surdos os serviços e apoios previstos na política nacional e local de educação bilíngue, na perspectiva da inclusão escolar.
id UFSC_2ba0312cc8833b535b45ba0db6385192
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190703
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Desvelando os processos de escolarização de alunos surdos no cenário da EJAEducação especialEducação de jovens e adultosProcessos de escolarização de jovens e adultos surdos nas salas comuns da EJAAs problematizações apresentadas neste trabalho dizem respeito à interface da modalidade da Educação Especial na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em particular, investiga os processos de escolarização de alunos surdos matriculados em salas comuns da EJA no contexto de uma unidade de ensino fundamental do Sistema Municipal de Ensino da cidade de Vitória/ES. A escola se constitui, desde a década de 1980, em um espaço singular para alunos surdos por oportunizar profissionais usuários da língua de sinais brasileira (libras) tanto na tradução/interpretação das aulas como no atendimento educacional especializado. Na busca por fundamentar o presente estudo, foi utilizado um conjunto de pesquisas e de trabalhos que versam sobre os processos de escolarização de alunos surdos em salas comuns de ensino, articulados aos pressupostos da Sociologia das Ausências e da Sociologia das Emergências, de Boaventura de Souza Santos. Para a construção e sistematização dos dados no campo de pesquisa utilizou-se a etnografia. O estudo está organizado em seis capítulos que, juntos, apresentam: o lugar da fala do pesquisador; as concepções teóricas adotada no estudo; o caminho metodológico da pesquisa; a política da educação de surdos implementada no município de Vitória; o cotidiano da escola pesquisada e as conclusões. Os resultados da pesquisa apontam para a importância de colocar em análise a interface da Educação Especial na Educação de Jovens e Adultos para que sejam problematizados os processos de escolarização desses sujeitos na matriculados em salas comuns da EJA no contexto do município de Vitória; a necessidade de pensar em alternativas que garantam aos jovens e adultos surdos os serviços e apoios previstos na política nacional e local de educação bilíngue, na perspectiva da inclusão escolar.UFES2018-10-21T18:09:10Z2018-10-21T18:09:10Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, Marcos Leite. Desvelando os processos de escolarização de alunos surdos no cenário da EJA. 2012. 189 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo. 2012. Orientadora: Dra. Denise Meyrelles de Jesushttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190703ROCHA, Marcos Leiteporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-21T18:15:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190703Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-21T18:15:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desvelando os processos de escolarização de alunos surdos no cenário da EJA
title Desvelando os processos de escolarização de alunos surdos no cenário da EJA
spellingShingle Desvelando os processos de escolarização de alunos surdos no cenário da EJA
ROCHA, Marcos Leite
Educação especial
Educação de jovens e adultos
Processos de escolarização de jovens e adultos surdos nas salas comuns da EJA
title_short Desvelando os processos de escolarização de alunos surdos no cenário da EJA
title_full Desvelando os processos de escolarização de alunos surdos no cenário da EJA
title_fullStr Desvelando os processos de escolarização de alunos surdos no cenário da EJA
title_full_unstemmed Desvelando os processos de escolarização de alunos surdos no cenário da EJA
title_sort Desvelando os processos de escolarização de alunos surdos no cenário da EJA
author ROCHA, Marcos Leite
author_facet ROCHA, Marcos Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, Marcos Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Educação de jovens e adultos
Processos de escolarização de jovens e adultos surdos nas salas comuns da EJA
topic Educação especial
Educação de jovens e adultos
Processos de escolarização de jovens e adultos surdos nas salas comuns da EJA
description As problematizações apresentadas neste trabalho dizem respeito à interface da modalidade da Educação Especial na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em particular, investiga os processos de escolarização de alunos surdos matriculados em salas comuns da EJA no contexto de uma unidade de ensino fundamental do Sistema Municipal de Ensino da cidade de Vitória/ES. A escola se constitui, desde a década de 1980, em um espaço singular para alunos surdos por oportunizar profissionais usuários da língua de sinais brasileira (libras) tanto na tradução/interpretação das aulas como no atendimento educacional especializado. Na busca por fundamentar o presente estudo, foi utilizado um conjunto de pesquisas e de trabalhos que versam sobre os processos de escolarização de alunos surdos em salas comuns de ensino, articulados aos pressupostos da Sociologia das Ausências e da Sociologia das Emergências, de Boaventura de Souza Santos. Para a construção e sistematização dos dados no campo de pesquisa utilizou-se a etnografia. O estudo está organizado em seis capítulos que, juntos, apresentam: o lugar da fala do pesquisador; as concepções teóricas adotada no estudo; o caminho metodológico da pesquisa; a política da educação de surdos implementada no município de Vitória; o cotidiano da escola pesquisada e as conclusões. Os resultados da pesquisa apontam para a importância de colocar em análise a interface da Educação Especial na Educação de Jovens e Adultos para que sejam problematizados os processos de escolarização desses sujeitos na matriculados em salas comuns da EJA no contexto do município de Vitória; a necessidade de pensar em alternativas que garantam aos jovens e adultos surdos os serviços e apoios previstos na política nacional e local de educação bilíngue, na perspectiva da inclusão escolar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-10-21T18:09:10Z
2018-10-21T18:09:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Marcos Leite. Desvelando os processos de escolarização de alunos surdos no cenário da EJA. 2012. 189 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo. 2012. Orientadora: Dra. Denise Meyrelles de Jesus
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190703
identifier_str_mv ROCHA, Marcos Leite. Desvelando os processos de escolarização de alunos surdos no cenário da EJA. 2012. 189 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo. 2012. Orientadora: Dra. Denise Meyrelles de Jesus
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFES
publisher.none.fl_str_mv UFES
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187739759542272