Administração estratégica nas organizações: o caso de uma empresa monopsônica no Paraná

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Ghobad, Cyrus
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86194
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
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spelling Administração estratégica nas organizações: o caso de uma empresa monopsônica no ParanáEngenharia de produçãoAdministração de empresasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Na pesquisa foi analisado o processo de administração estratégica na organização com o estudo em uma empresa monopsônica (única compradora) no Paraná. A COMPAGÁS (distribuidora de gás natural) adota um processo de administração estratégica em uma situação atípica de monopsônio. A perspectiva da pesquisa é de corte transversal, já que foi analisado o processo de administração estratégica em dezembro/2002. A empresa monopsônica demonstra que os aspectos políticos são influentes na estratégia, pois viabilizam a regulamentação de incentivos governamentais para novos investimentos, principalmente através de incentivos fiscais. No estudo realizado, o monopsônio, ao depender de um monopolista fornecedor, exige estratégias que mostrem cuidados com custos. Seu poder monopsônio, teoricamente alto por ser um único comprador, passa a ser pequeno quando é tratado com apenas um único vendedor monopolista. Um grande diferencial identificado como competência chave e estratégica para o sucesso da organização tem como base a capacidade de negociação. Ao se tratar de um monopsônio (mas de um vendedor monopolista-Gás Boliviano), ela é fortemente dependente de negociações para redução de custos e preços. Este tipo de empresa possivelmente estará mais voltada para estratégias internas, pelo fato de serem mais fáceis nas suas fases de formulação, implementação e controle. A empresa fica voltada mais para dentro. As estratégias externas são mais difíceis de serem implementadas, apesar de importantes. Está clara a preocupação da empresa, mesmo com suas características monopsônicas e monopolistas, em estruturar-se interna e externamente através da administração estratégica. Todas as cinco etapas foram contempladas, mostrando sua preocupação em preparar-se para o momento atual bem como para uma possível competição futura mais agressiva. Na pesquisa foi analisado o processo de administração estratégica na organização com o estudo em uma empresa monopsônica (única compradora) no Paraná. A COMPAGÁS (distribuidora de gás natural) adota um processo de administração estratégica em uma situação atípica de monopsônio. A perspectiva da pesquisa é de corte transversal, já que foi analisado o processo de administração estratégica em dezembro/2002. A empresa monopsônica demonstra que os aspectos políticos são influentes na estratégia, pois viabilizam a regulamentação de incentivos governamentais para novos investimentos, principalmente através de incentivos fiscais. No estudo realizado, o monopsônio, ao depender de um monopolista fornecedor, exige estratégias que mostrem cuidados com custos. Seu poder monopsônio, teoricamente alto por ser um único comprador, passa a ser pequeno quando é tratado com apenas um único vendedor monopolista. Um grande diferencial identificado como competência chave e estratégica para o sucesso da organização tem como base a capacidade de negociação. Ao se tratar de um monopsônio (mas de um vendedor monopolista-Gás Boliviano), ela é fortemente dependente de negociações para redução de custos e preços. Este tipo de empresa possivelmente estará mais voltada para estratégias internas, pelo fato de serem mais fáceis nas suas fases de formulação, implementação e controle. A empresa fica voltada mais para dentro. As estratégias externas são mais difíceis de serem implementadas, apesar de importantes. Está clara a preocupação da empresa, mesmo com suas características monopsônicas e monopolistas, em estruturar-se interna e externamente através da administração estratégica. Todas as cinco etapas foram contempladas, mostrando sua preocupação em preparar-se para o momento atual bem como para uma possível competição futura mais agressiva. In this research, the management process was analyzed in a organization with a study in a single purchaser company in Parana state. COMPAGAS (a natural gas dealer) adopts a process of strategic administration in a typical situation of single purchaser company. The perspective of the research is transversal, taking in consideration that the strategical management process was analyzed in December 2002. The single purchaser company demonstrates that the political aspects are very influential on the strategy adopt, they make possible the regulation of governmental incentives for new investments, mainly trough the fiscal incentives. In the study realized, the single purchaser company, when depending on a monopolist dealer, demands strategies that shows care with the costs. It's single purchase power is teoricaly high being a single buyer, but it becomes smaller when dealt with a single dealer. A great differential was identified as the key competence and strategical feature for the success of the organization, having it's foundations on the negotiation capability. On dealing with a single purchaser (but from a single dealer - Bolivian Gas), it is strongly dependent of negotiations for the reduction of costs and prices. This type of formulation, implementation and control. The company is turned more to the inside. The external strategies are more difficult to by applied; however they are as much important as the internal aspects. It is obvious in this study the concerns of the company, even with it's single purchaser characteristics, in restructuring internally and externally trough the strategical management. All the five steps were contemplated, shows it's concerns in preparing for the actual moment as well as for a possible competition, a more aggressive one, in the future.Florianópolis, SCZanelli, Jose CarlosUniversidade Federal de Santa CatarinaGhobad, Cyrus2012-10-21T04:35:22Z2012-10-21T04:35:22Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf227790http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86194porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-21T04:35:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86194Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-21T04:35:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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