O ensino fundamental de nove anos e a passagem do ofício de criança para o ofício de aluno

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Novicki, Lurdete Castelan
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214857
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
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spelling O ensino fundamental de nove anos e a passagem do ofício de criança para o ofício de alunoEducaçãoEnsino fundamentalEstratégias de aprendizagemEducação infantilDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.Pesquisas da área da Educação revelaram que muitos dos impactos decorrentes da implantação e implementação do Ensino Fundamental de Nove Anos estão relacionados, principalmente, ao trabalho pedagógico realizado com a criança que passou a acessar a etapa mais cedo, aos seis anos de idade. Perseguindo a problemática de descompasso teórico-prático dada pela necessidade de coexistência entre as duas primeiras etapas da Educação Básica, a pesquisa tem como objetivo principal analisar a transição da criança da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF). Tendo como fio condutor a passagem do ofício de criança para o ofício de aluno, partiu-se do pressuposto de que os eixos estruturantes do trabalho realizado na EI assegura que o ofício de criança seja exercido com maiores possibilidades nesta etapa educativa. Já para o EF considerou-se que o acesso a esta etapa faz a criança experimentar o ofício de aluno e, portanto, a hipótese inicial diz respeito sobre quais condições ela teria para viver uma duplicidade de papéis, no sentido de experimentar os dois ofícios de modo indissociável. Observamos que no decorrer de sua inserção no EF9A, a criança deparou-se com uma rotina escolar não acolhedora de suas aspirações e especificidades e começa a sentir que o ?aprender? representa ruptura com o lúdico e com processos mais interativos, bem como brincadeiras livres ou estruturadas, o que a levou estabelecer, por vezes, uma relação negativa com o ofício de aluno.Veremos portanto, que o ofício de aluno não contempla algumas dimensões infantis e, por isso, a sua duplicidade é vivida de forma dicotômica quando ela consegue colocar em prática suas situações imagéticas ou durante as aulas de Educação Física e Educação Artística. Para alcançar nossos objetivos, contamos com os suportes teóricos e metodológicos de autores da Sociologia da Educação, e realizamos um estudo etnográfico com observação participante numa turma de primeiro ano do EF9A, em escola estadual situada no município de Florianópolis. Por fim, registramos nossas inquietações e angústias sobre a política responsável por ampliar o EF de oito para nove anos, e esperamos ter contribuído para a representação da criança como interlocutora legítima das pesquisas educacionais voltadas à compreensão de suas próprias infâncias.Abstract: Research in the area of Education has revealed that many of the impacts of the implementation and implantation of the Nine Years of Primary Education are mainly related to the pedagogical work carried out with the child who started the course at the age of six years. Looking for the problematic of theoretical-practical imbalance given by the need for coexistence between the first two stages of Basic Education, the main objective of the research is to know, understand and analyze the transition of Preschool for Elementary School. We will see, however, that the trades are inseparable only when she is able to put into practice her imagery situations. Having as a guiding thread the passage from the child's office to the student's office, we start from the assumption that the child's office is exercised with greater possibilities in the Preschool. For the Elementary School, we have drawn the initial hypothesis that the child would experience a duplication of experiences. We will see, however, that the trades are inseparable only when she is able to put into practice her imagery situations. To achieve our objectives, we have the theoretical and methodological authors support of the Education Sociology, and we conducted an ethnographic study with participant observation in a first-year of Nine Years of Primary Education class, in a state school located in Florianópolis city. Finally, we record our concerns and anxieties about the policy responsible for extending Elementary School from eight to nine years, and we hope to have contributed to the consolidation of the child as a legitimate interlocutor of educational research aimed at understanding their own childhoods.Valle, Ione RibeiroUniversidade Federal de Santa CatarinaNovicki, Lurdete Castelan2020-10-21T21:10:33Z2020-10-21T21:10:33Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis224 p.| il.application/pdf369079https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214857porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:10:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214857Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:10:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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