A formação docente no projeto político do Banco Mundial (2000-2014)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Decker, Aline Inácio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169522
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
id UFSC_333ac8a40a0e60ff9b12587a3e2ad437
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169522
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling A formação docente no projeto político do Banco Mundial (2000-2014)EducaçãoEducação e EstadoProfessoresFormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.Neste trabalho investigamos as diretrizes políticas inscritas nas publicações do Banco Mundial no período de 2000 a 2014 tendo em vista identificar a concepção de Educação, de formação docente e as estratégias de desenvolvimento do seu projeto político-educacional para América Latina e Caribe. O recorte temporal considera o Marco de Ação de Dakar, realizado em 2000, no Senegal, e encerra-se em 2014, momento em que o Banco Mundial publicou o documento Professores Excelentes: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e Caribe. Como parte do percurso metodológico, realizamos um balanço de produção acadêmica para compreender como diferentes intelectuais discutem o tema da Educação e da formação docente tal como propostos nos documentos do Banco Mundial. Um segundo movimento metodológico refere-se à análise documental, de cunho qualitativo, de seis publicações da agência direcionadas à área educacional e à formação docente. Lastreada em autores marxistas, nossa reflexão considera a inserção capitalista subalterna do Brasil e da América Latina e Caribe no cenário político-econômico internacional e seus desdobramentos para a Educação e a formação do professor. O Banco Mundial considera a Educação fator estratégico para o desenvolvimento econômico e a redução da pobreza sendo a escola responsabilizada pela consecução dessa profecia. A sua indicação para formação de professores é de que ocorra na forma continuada e em serviço. Os intelectuais do Banco propõem que a sala de aula seja a base para o treinamento docente e a prática, seu fim e meio. Afirmam que é suficiente ao professor o saber fazer, o que e como, e recorrem à padronização, tanto no que se refere à formação e atuação docente, como à avaliação, remuneração por desempenho e à progressão na carreira. A formação emerge como treinamento e concebe-se o professor em eterna ?obsolescência docente?, aprendiz eternamente treinável. Parte deste processo está o slogan "aprendizagem", que deve ser promovida pelo professor em sala de aula, esta alvo de proposições político-educacionais que configuram a "entronização da sala de aula".<br>Abstract : In this paper we investigate the policy guidelines found in World Bank publications from 2000 to 2014 in order to identify the conception of Education, teacher training and the development strategies of its political-educational project for Latin America and the Caribbean. The time frame considers the Dakar Framework for Action, held in 2000 in Senegal, and ends in 2014, when the World Bank published the document Great Teachers: improving student learning in Latin America and the Caribbean. As part of the methodological approach, we conducted an academic research to understand how different intellectual discuss the theme of education and teacher education as proposed in World Bank documents. A second methodological movement refers to the documentary analysis, qualitative approach, six agency's publications directed at the educational field and teacher education. Supported by Marxist authors, our analysis considers the subordinate capitalist insertion of Brazil and Latin America and the Caribbean in the international political and economic environment and its impact on the education and training of teachers. The World Bank considers education a strategic factor for economic development and poverty reduction. In this way the school held responsible for the achievement of this prophecy. The indications for teacher training is to take place on an ongoing basis and in service. Intellectuals of the Bank propose that the classroom is the basis for teacher training and practice. The Bank states that is enough for the teachers to know what to do and how to do, and turn to standardization, both in terms of teacher education and action, such as evaluation, pay for performance and career progress. The teacher?s preparation emerges as training and it realize the teacher in an ?eternal obsolescence?, trainable learner forever. Part of this process is the slogan ?learning? which should be promoted by the teacher in the classroom - target of political and educational proposals that set up the "classroom enthronement."Evangelista, OlindaUniversidade Federal de Santa CatarinaDecker, Aline Inácio2016-10-19T13:04:57Z2016-10-19T13:04:57Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis234 p.| il., grafs.application/pdf338847https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169522porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T13:04:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169522Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T13:04:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente no projeto político do Banco Mundial (2000-2014)
title A formação docente no projeto político do Banco Mundial (2000-2014)
spellingShingle A formação docente no projeto político do Banco Mundial (2000-2014)
Decker, Aline Inácio
Educação
Educação e Estado
Professores
Formação
title_short A formação docente no projeto político do Banco Mundial (2000-2014)
title_full A formação docente no projeto político do Banco Mundial (2000-2014)
title_fullStr A formação docente no projeto político do Banco Mundial (2000-2014)
title_full_unstemmed A formação docente no projeto político do Banco Mundial (2000-2014)
title_sort A formação docente no projeto político do Banco Mundial (2000-2014)
author Decker, Aline Inácio
author_facet Decker, Aline Inácio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Evangelista, Olinda
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Decker, Aline Inácio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação e Estado
Professores
Formação
topic Educação
Educação e Estado
Professores
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-10-19T13:04:57Z
2016-10-19T13:04:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 338847
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169522
identifier_str_mv 338847
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 234 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187965638541312