Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação tecnológica, a partir da abordagem ergonômica /

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Biazus, Marisa Angela
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78856
Resumo: Dissertaçào (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2000
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spelling Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação tecnológica, a partir da abordagem ergonômica /ErgonomiaEnsino superiorEstudo e ensinoTecnologiaProfessores universitariosAvaliaçãoTrabalhoDissertaçào (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2000A pesquisa, utilizando a abordagem ergonômica, objetiva investigar como a implantação de cursos superiores de tecnologia está repercutindo nas condições de trabalho dos professores de uma instituição pública federal de educação tecnológica. A fundamentação teórica aprofunda tópicos relacionados ao tema de estudo. O estudo de caso, de caráter qualitativo, é do tipo descritivo/exploratório. As informações foram coletadas em observações, entrevistas informais e semi-estruturadas, consultas a documentos e materiais impressos. Utilizando a Análise Ergonômica do Trabalho, estabeleceu-se um diagnóstico e recomendações ergonômicas, com proposições relativas a aspectos cognitivos, organizacionais e ambientais. Considera-se que a atenção aos aspectos levantados, identificados com a Análise Ergonômica do Trabalho, poderá contribuir para a melhoria das condições de trabalho e saúde dos professores da instituição.Florianópolis, SCProença, Rossana Pacheco da CostaUniversidade Federal de Santa CatarinaBiazus, Marisa Angela2012-10-17T20:12:36Z2012-10-17T20:12:36Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf174489http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78856porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T02:36:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78856Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T02:36:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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