O processo de geração de ideais para inovação: estudo de caso em uma empresa naútica
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107151 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013 |
id |
UFSC_372ef132af837e8e1d54ad66c01c914f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107151 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de geração de ideais para inovação: estudo de caso em uma empresa naúticaEngenharia e gestão do conhecimentoGestão do conhecimentoDesenvolvimento organizacionalCriatividadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal da Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013As organizações alcançam melhorias por meio da inovação. Porém, ainda existe uma lacuna no início do processo de inovação, mais especificamente na atividade de geração de ideias que ainda carece de pesquisas empíricas. Nesse sentido, o propósito deste trabalho foi identificar como acontece a geração de ideias em uma empresa que realiza inovações. Para isso, foi realizada primeiramente uma busca sistemática para identificar modelos de geração de ideias, sendo escolhidos e analisados. Posteriormente, foi feita a análise comparativa entre os modelos indicando pontos comuns entre eles. Como existe muita confusão em relação aos termos geração de ideias, ideação e gestão de ideias, foi feita a clarificação dos termos de acordo com os autores que os utilizam. A pesquisa de campo compreendeu inicialmente cinco entrevistas com os gerentes de diferentes áreas da empresa. Os dados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo. Finalmente, foram realizadas mais duas entrevistas com o diretor e o presidente da empresa para a verificação do instrumento de análise. O processo de geração de ideias utilizado pela empresa foi comparado aos modelos existentes na literatura e alguns ajustes foram observados. Conclui-se que a falta de definição de um modelo formal dificulta um desenvolvimento dinâmico na empresa, o que poderia tornar os processos mais claros e permitir um melhor entendimento da importância do processo de inovação por parte de todos na empresa <br>Abstract: Organizations achieve improvements through innovation. However, there is still a gap at the beginning of the innovation process, more specifically in the activity of generating ideas that still lacks empirical research. Accordingly, the purpose of this study was to identify how the idea generation happens in a company that conducts innovations. For this, we first performed a systematic search to identify models of idea generation, being chosen and analyzed. Later, it was made comparative analysis between the models indicating commonalities between them. As there is much confusion regarding the terms of generating ideas, ideation and idea management, was made to clarify the terms according to the authors who use them. The field research was based initially on five interviews with managers from different areas of the company. Data were analyzed using the technique of content analysis. Finally, there were two more interviews with the director and the president of the company for the verification of the analytical tool. The process of generating ideas used by the company is compared to existing models in the literature and some adjustments were observed. We conclude that the lack of definition of a formal model hinders dynamic development in the company, which could make the process clearer and a better understanding of the importance of process innovation by everyone in the company.Souza, João Artur deLapolli, Édis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaDorow, Patrícia Fernanda2013-12-05T23:21:20Z2013-12-05T23:21:20Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis166 p.| il., grafs., tabs.application/pdf319075https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107151porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-05T23:21:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107151Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-05T23:21:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de geração de ideais para inovação: estudo de caso em uma empresa naútica |
title |
O processo de geração de ideais para inovação: estudo de caso em uma empresa naútica |
spellingShingle |
O processo de geração de ideais para inovação: estudo de caso em uma empresa naútica Dorow, Patrícia Fernanda Engenharia e gestão do conhecimento Gestão do conhecimento Desenvolvimento organizacional Criatividade |
title_short |
O processo de geração de ideais para inovação: estudo de caso em uma empresa naútica |
title_full |
O processo de geração de ideais para inovação: estudo de caso em uma empresa naútica |
title_fullStr |
O processo de geração de ideais para inovação: estudo de caso em uma empresa naútica |
title_full_unstemmed |
O processo de geração de ideais para inovação: estudo de caso em uma empresa naútica |
title_sort |
O processo de geração de ideais para inovação: estudo de caso em uma empresa naútica |
author |
Dorow, Patrícia Fernanda |
author_facet |
Dorow, Patrícia Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, João Artur de Lapolli, Édis Mafra Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dorow, Patrícia Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia e gestão do conhecimento Gestão do conhecimento Desenvolvimento organizacional Criatividade |
topic |
Engenharia e gestão do conhecimento Gestão do conhecimento Desenvolvimento organizacional Criatividade |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-05T23:21:20Z 2013-12-05T23:21:20Z 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
319075 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107151 |
identifier_str_mv |
319075 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
166 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1785188035974922240 |