Contribuições do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM): visão dos envolvidos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Pazinato, Viviane Lopes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211643
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
id UFSC_3876655d4c8f2c7245107c8c7c6f27fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211643
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Contribuições do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM): visão dos envolvidosEducação científica e tecnológicaProfessoresEducação e EstadoEnsino médioDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.Esta pesquisa visa identificar contribuições acerca das melhorias na prática e formação docente, provenientes da formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) dos participantes da Grande Florianópolis, em especial do Instituto Estadual de Educação (IEE), em Santa Catarina. A referida formação foi oferecida durante os anos de 2014 e 2015 a todos os professores das redes estaduais do Brasil, com o intuito de melhorar a educação básica do país. Para esta pesquisa, optou-se por analisar sete artigos que compõem o Caderno Regional da Grande Florianópolis, produzidos ao final da formação, contendo os trabalhos dos docentes da região, assim como quatro artigos que compõem o Caderno do Instituto Estadual de Educação, que contempla os trabalhos finais dos professores do IEE. Os critérios de seleção destes trabalhos são mencionados em cada capítulo de análise, porém faz-se saber que eles perpassam o ensino de ciências da natureza. Também foram entrevistados três professores (dois lecionam a disciplina de física e um a de biologia), que participaram do curso no polo do Instituto Estadual de Educação, e três participantes do Pacto ? denominados nesta pesquisa como ?gestores? ? que são participantes diversos que não os professores em formação. Os estudos foram realizados com base na Análise Textual Discursiva (ATD). Ao final, considerou-se que diversas foram as contribuições do PNEM para a formação dos professores, apesar de algumas delas não terem sido concretizadas na ação docente devido à carência de recursos das escolas e à desvalorização do magistério. Dentre as contribuições, destacam-se o fomento às discussões, reflexões e debates acerca da prática docente, o que estimulou o planejamento de ações pedagógicas contextualizadas visando atender o perfil do jovem atual.Abstract : This research aimed to identify contributions in teacher practice and training from the continuing education program National Pact for Strengthening Secondary Education (PNEM) on the view of the participants of Florianópolis, Santa Catarina. This program was offered during the years 2014 and 2015 to all the teachers of public high school in Brazil. Its intention was to improve the basic education of the country. For this research, we opted to analyze seven articles that compose the Regional Book of Florianópolis, produced at the end of the training with teachers papers, as well as four articles that compose the Notebook of the State Institute of Education, which includes the final papers of IEE teachers. The selection criteria of these papers are mentioned in each chapter of this work. Three science teachers, who participated in the course at the State Institute of Education, and three other participants, named in this research \"managers\", were interviewed. The studies were carried out based on the Discursive Textual Analysis (ATD) of Moraes (2003). At the end, it was considered that, despite the lack of resources of the schools and the devaluation of the teaching profession, there were several contributions of the PNEM to the teachers? professional skills, although some of them were not materialized in the teaching action. The contributions were discussions, reflections and debates about teaching practice, which stimulated the planning of contextualized pedagogical actions, aiming to meet the profile of the current youth.Regiani, Anelise MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaPazinato, Viviane Lopes2020-08-20T05:54:41Z2020-08-20T05:54:41Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis159 p.| il.application/pdf362585https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211643porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T05:54:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211643Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:54:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM): visão dos envolvidos
title Contribuições do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM): visão dos envolvidos
spellingShingle Contribuições do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM): visão dos envolvidos
Pazinato, Viviane Lopes
Educação científica e tecnológica
Professores
Educação e Estado
Ensino médio
title_short Contribuições do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM): visão dos envolvidos
title_full Contribuições do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM): visão dos envolvidos
title_fullStr Contribuições do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM): visão dos envolvidos
title_full_unstemmed Contribuições do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM): visão dos envolvidos
title_sort Contribuições do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM): visão dos envolvidos
author Pazinato, Viviane Lopes
author_facet Pazinato, Viviane Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Regiani, Anelise Maria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pazinato, Viviane Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Professores
Educação e Estado
Ensino médio
topic Educação científica e tecnológica
Professores
Educação e Estado
Ensino médio
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-20T05:54:41Z
2020-08-20T05:54:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 362585
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211643
identifier_str_mv 362585
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187978785587200