Aleitamento materno: educação libertadora com grupos de puérperas e acompanhantes no alojamento conjunto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Wiggers, Eliana
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93524
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2010
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spelling Aleitamento materno: educação libertadora com grupos de puérperas e acompanhantes no alojamento conjuntoEnfermagemAmamentaçãoEducação em saúdeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2010Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa que objetivou compreender em círculo de cultura, as possibilidades e limitações que puérperas e acompanhantes identificam para a prática do aleitamento materno. O referencial teórico-metodológico de sustentação do estudo está ancorado nos princípios da Pedagogia Libertadora do educador Paulo Freire, o qual defende que esta seja mediadora entre a teoria e a prática, e a educação um processo dialógico, construído a partir da interação entre o indivíduo e o mundo. O estudo foi desenvolvido no Alojamento Conjunto do Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes, São José/SC. A coleta e análise de dados foi realizada através do Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, composto de 3 etapas: Investigação, codificação-descodificação e desvelamento crítico durante a realização de 8 Círculos de Cultura nos meses de agosto e setembro de 2009. Foi respeitada a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde que dispõe sobre a pesquisa envolvendo seres humanos e utilizado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido garantindo aos participantes o princípio da autonomia, oferecendo total liberdade aos mesmos em desistir durante o processo, respeitando as suas crenças, valores e preservando sua identidade. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da instituição hospitalar e da Universidade Federal de Santa Catarina. Os sujeitos participantes do estudo foram 58, constituídos de puérperas internadas no Alojamento Conjunto da maternidade e seus acompanhantes, sendo 43 puérperas e 15 acompanhantes. Os acompanhantes foram: 06 companheiros, 05 mães, 02 cunhadas e 02 amigas de puérpera. As possibilidades e limitações para a prática do aleitamento materno identificadas por puérperas e acompanhantes nos círculos de cultura resultantes desta pesquisa, foram agrupadas em oito temáticas significativas desveladas através do Itinerário de Pesquisa: O conhecimento como base para a prática do aleitamento materno, a crença de que a anatomia da mama interfere na prática do aleitamento materno, experiências x inexperiência: influência no aleitamento materno, o círculo de convivência na prática do aleitamento materno, com autoconfiança e autoconhecimento fica mais fácil, sentir-se bem e estar sem dor é importante para a boa prática do aleitamento materno, aleitamento materno e trabalho da mulher, profissionais da saúde: mediadores do aleitamento materno. Os resultados apontaram que as possibilidades mais identificadas foram relacionadas a conhecer sobre alimentação da nutriz, ter ajuda profissional, conhecer sobre pega da região mamilo-areolar e conhecer sobre prevenção de fissuras da região mamilo-areolar e, as limitações foram relacionadas a ter ingurgitamento mamário, a mulher voltar ao trabalho, familiares ou pessoas próximas que influenciam nas decisões da nutriz e sentir dor. Com este estudo, concluímos que o trabalho educativo em aleitamento materno é essencial para a elevação dos índices desta prática e assim, precisa ser intensificado, que o referencial teórico-metodológico utilizado foi determinante na construção do conhecimento e que se faz necessário a formulação políticas públicas e empenho de gestores e profissionais na busca de uma perspectiva libertadora na educação em saúde em aleitamento materno com grupos de puérperas e acompanhantes.This is a qualitative approach study, which objective is to understand the culltural circle, with the possibilities and limitations that caregivers and escorts identify to the practice of Breastfeeding. The reference methodological-theory for the sustentation of the study is anchored on the principles of the Liberating Pedagogy of Educator Paulo Freire, where he defends that there must be a mediator between theory and practical, and education is a process of dialogue, constructed from the interaction between individuals and the world. The study was developed in the Rooming of the Regional Hospital of Sao Jose Dr. Homero de Miranda Gomes, Sao Jose/Sc. The collection and analysis of data was realized through the itinerary study of Paulo Freire, compost of 3 steps: Investigation, codification-des-codification and unveiling critic during the realization of 8 Circles of Culture in the months of august and September of 2009. The resolution of 196/96 of the National Health Council was respected which makes it available study involving human beings and utilizing the term of Free Consent and Enlightened guaranteed to participants the principle of autonomy, offering total liberty to those who wants to give up during the process, respecting their beliefs, values and preserving their identity. The project was approved by the ethics commission of the Institution Hospital and the Federal University of Santa Catarina. The number of people that participates in the study were 58, constituting of caregivers accommodated in the rooming of the maternity and their escorts, being 43 caregivers and 15 escorts. The escorts where : 06 companions, 05 mothers, 02 in-laws and 02 friends of the caregiver. The possibilities and limitations to the practice of maternal lactation identified by caregivers and escorts in the cultural circle from this study, were grouped in eight thematic significant unveiled in the itinerary of the study: The knowledge as a base for the practice of breastfeeding, the belief that the anatomy of the breast interfere in the practice of maternal lactation, experience X inexperience: With self-confidence and self-knowledge is easier, the circle of coexistence in the practical of breastfeeding, feel good and be without pain is important for the good practice of breastfeeding; Breastfeeding is the work of women, health professionals: Mediators of maternal lactation. The results shows that the possibilities that is more identified where related and known about the alimentation of the nurse, having professional help, get to know the region of nipple-areolar and knowledge on prevention of nipple cracks in the region of areolar and the limitations where related and nipple engorgement, the woman goes back to work, family or relatives that influences decisions of the nurse and feels the pain. With this study, we concludes that the educative work in breastfeeding is essential for the elevation of indices of this practice and so, needs to be intensified, which is the reference methodological-theory utilized was determinant in the construction of knowledge and what should be necessary done is the formulation of public policies of professionals and managers efforts in search of a liberating perspective in health education on breastfeeding with groups of mothers and caregivers.Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dosUniversidade Federal de Santa CatarinaWiggers, Eliana2012-10-24T23:38:37Z2012-10-24T23:38:37Z2012-10-24T23:38:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis274 p.| il.application/pdf278802http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93524porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T18:13:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93524Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T18:13:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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