Relações dos alunos com o aprender no ensino de biologia por atividades investigativas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Andrade, Guilherme Trópia Barreto de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93177
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_4d70b91910fbed4ac44db86fc172a998
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93177
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Relações dos alunos com o aprender no ensino de biologia por atividades investigativasEducação científica e tecnológicaBiologiaEstudo e ensinoEnsino medioAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e TecnológicaEsta pesquisa tem como objetivo investigar as relações de alunos com o aprender Biologia por atividades investigativas no nível médio de ensino. Como base teórica, a pesquisa se inspira nos estudos da Relação com o Saber, de Bernard Charlot. Privilegio a relação epistêmica com o aprender dos estudos de Charlot que discute que o aprender pode assumir diferentes significados para os alunos. Nas análises das relações dos alunos, identifico e discuto os sentidos que atribuem ao aprender no processo educativo. Os dados foram coletados a partir de observações de aulas de uma professora que realiza o Ensino de Biologia por atividades investigativas e, principalmente, de entrevistas semi-estruturadas com os alunos e a professora. Para analisar os dados, privilegio três formas de relação epistêmica com o aprender dos estudos de Charlot: (a) objetivação-denominação, em que aprender constitui na apropriação e enunciação de conteúdos intelectuais; (b) imbricação do eu, na qual o aprender é o domínio de uma atividade que o aluno aprendiz desempenha; (c) distanciação-regulação, em que o aprender se remete ao domínio de relações afetivas, como emoções, sentimentos e percepções que o aluno estabelece a fim de construir uma imagem reflexiva de si e, paralelamente, uma leitura do contexto em que está inserido. Nesta análise, levo em consideração questões que influenciam na constituição das relações epistêmicas dos alunos com o aprender, como as interpretações singulares dos alunos sobre o aprender e também o contexto educacional que estavam imersos: proposta pedagógica da escola que os alunos estudam, perspectiva do Ensino de Biologia por atividade investigativas que a professora ministrava e situação sócio-econômica dos alunos. Os resultados apontam que os alunos estabelecem diferentes relações epistêmicas com o aprender Biologia por atividades investigativas. Os sentidos atribuídos ao aprender se estabelecem na enunciação dos conteúdos biológicos, no domínio de atividades investigativas das Ciências Biológicas e na relação reflexiva sobre si próprios e a sociedade. Aponto que as relações com o aprender estabelecidas pelos alunos privilegiam concepções da atividade investigativa como execução de atividades experimentais de forma empírica, objetiva e afastada das relações e implicações com a Sociedade. No entanto, discuto que os sentidos atribuídos ao aprender devem superar a concepção neutra da Ciência (do conhecimento com existência em si próprio), promovendo reflexões sobre relações entre Ciência e Sociedade que são fundamentais para as relações dos alunos com o aprender Biologia por atividades investigativas na Educação Básica. This research aims to investigate the relation of students to learn Biology by investigative activities in High School level. The theoretical base for this research is the studies of the Relation to Knowledge of Bernard Charlot, privileging the epistemic relation with learning which discuss that learn can assume different meanings for students. Thus, through the analyses of the students' relations, I identify and discuss which meanings with learning students attribute in the educative process. The data were collected from observations of classrooms of a teacher who performs on the teaching of Biology by investigative activities and, mainly, by semi-structured interviews with the teacher and students. To analyse data, I raise three forms od epistemic relation with learning of Charlot's studies: (a) "objectivation-denomination" in which learning constitutes the appropriation and enunciation of intellectual contents; (b) "overlap of me" in which learning is referred to an activity, in this research, the investigative activity; (c) "distance-regulation" in which learning is referred to an affectionate (emotional) relations, such as emotions, feelings and perceptions that student establishes in order to build a reflective image of themselves and, in parallel, an interpretation of the context in which it is inserted. I consider into the analyses issues that influence the constitution of students' epistemic relations with learning, as the individual interpretation about learning and also the educational context that they were immersed: pedagogical proposal of the school, the perspective of Biology teaching by investigative activity and social-economic situation of the students. The results present that students establish different epistemic relations to learn Biology by investigative activities. The meanings attributed to learn establish in enunciation of the biological contents, in the field of investigative activities of the Biological Sciences and in the reflective relation of themselves and Society. I point out that the relations with learning established by the students focus on conceptions of investigative activity like an execution of experimental activities in empirical, objective and remote from the relations and implications with Society. However, I discuss that the meanings attributed to learn by students must overcome the neutral conception of Science (the knowledge of the existence in itself), promoting reflections on relations between Science and Society. These reflections are fundamental to the relation of students to learn Biology by investigative activities in Basic Education.Florianópolis, SCCaldeira, Ademir DonizetiUniversidade Federal de Santa CatarinaAndrade, Guilherme Trópia Barreto de2012-10-24T17:43:23Z2012-10-24T17:43:23Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf266452http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93177porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T22:10:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93177Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T22:10:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações dos alunos com o aprender no ensino de biologia por atividades investigativas
title Relações dos alunos com o aprender no ensino de biologia por atividades investigativas
spellingShingle Relações dos alunos com o aprender no ensino de biologia por atividades investigativas
Andrade, Guilherme Trópia Barreto de
Educação científica e tecnológica
Biologia
Estudo e ensino
Ensino medio
Aprendizagem
title_short Relações dos alunos com o aprender no ensino de biologia por atividades investigativas
title_full Relações dos alunos com o aprender no ensino de biologia por atividades investigativas
title_fullStr Relações dos alunos com o aprender no ensino de biologia por atividades investigativas
title_full_unstemmed Relações dos alunos com o aprender no ensino de biologia por atividades investigativas
title_sort Relações dos alunos com o aprender no ensino de biologia por atividades investigativas
author Andrade, Guilherme Trópia Barreto de
author_facet Andrade, Guilherme Trópia Barreto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Ademir Donizeti
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Guilherme Trópia Barreto de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Biologia
Estudo e ensino
Ensino medio
Aprendizagem
topic Educação científica e tecnológica
Biologia
Estudo e ensino
Ensino medio
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2012-10-24T17:43:23Z
2012-10-24T17:43:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 266452
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93177
identifier_str_mv 266452
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187957437628416