Funcionalidade de estudantes com deficiência física: a percepção docente e os processos inclusivos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Liz, Karla Costa de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189913
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017.
id UFSC_4d82ec9cb86923ee45099629b7a4188f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189913
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Funcionalidade de estudantes com deficiência física: a percepção docente e os processos inclusivosEducação físicaEducação inclusivaPessoa com deficiênciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017.O presente projeto abordou a funcionalidade de estudantes comdeficiência física e a percepção docente e os processos inclusivos nasaulas de Educação Física. O objetivo geral do estudo, foi analisar apercepção dos professores de Educação Física acerca da funcionalidadee o desenvolvimento da sua prática pedagógica com vista à inclusão deestudantes com deficiência física. Já os objetivos específicos pautam-seem averiguar o processo de inclusão educacional dos estudantes comdeficiência física nas aulas de Educação Física; identificar as estratégiasque o professor utiliza no desenvolvimento da prática pedagógica para arealização da classificação funcional dos estudantes com deficiênciafísica e estabelecer uma linguagem entre a classificação funcional e aprática pedagógica dos professores de Educação Física. A pesquisa secaracterizará como descritiva, os dados coletados, foram analisados apartir da abordagem qualitativa. Participaram do estudo 23 professoresde Educação Física, atuantes em 13 escolas públicas municipais deFlorianópolis, que oferecem Atendimento Educacional Especializado AEE, trabalhando com estudantes com deficiência física. Para a coletade dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada, organizada apartir de temas geradores e os dados foram analisados considerando oprocesso de análise de conteúdo com o recurso do software NVivoversão 9.2. Os principais resultados da pesquisa foram que professoresde Educação Física apontam que a classificação funcional, não trazbenefícios exclusivamente motores, mas sim das relações sociais epedagógicas. Nas considerações finais, se evidenciou que a classificaçãofuncional pode se tornar uma estratégia de reconhecimento da pessoacom deficiência física, pois a inclusão faz parte das relaçõeseducacionais e sociais.Abstract : The following project approaches the study of functionality inphysically handicapped people, along with the faculty perception and itsinclusive processes in physical education classes. It aims to analyze thePhysical Education teachers perception on functionality and hispedagogical development, according to the inclusion of physicallyhandicapped students. The specific goals ascertain the process ofeducational inclusion to physically handicapped students in P.E. classes;identify the strategies employed by the teacher, concerning hisdevelopment on pedagogical practices in holding the functional rating ofhandicapped students and establish a language between the functionalrating and the P.E. teachers pedagogical practice. The researchexpatiates on descripting writing, having the data, when collected,analyzed by the qualitative approach. Will take part in such study P.E.teachers, who act in the 23 schools that offer Specialized EducationalService (SES), from the municipal educational system of Florianópoliscity, and work with physically handicapped students. For each datacollection, will be used a semi-structured interview that will beorganized according to the main themes. The data will be analyzedconsidering the content analysis process, employing the NVivo Softwareversion 9.2. In the final considerations, that the functional classificationcan become a strategy of recognition of the person with physicaldisability, since the inclusion is part of the educational and socialrelations.Farias, Gelcemar OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaLiz, Karla Costa de2018-09-15T04:43:14Z2018-09-15T04:43:14Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis91 p.| il., tabs.application/pdf353853https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189913porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-15T04:43:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189913Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-15T04:43:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Funcionalidade de estudantes com deficiência física: a percepção docente e os processos inclusivos
title Funcionalidade de estudantes com deficiência física: a percepção docente e os processos inclusivos
spellingShingle Funcionalidade de estudantes com deficiência física: a percepção docente e os processos inclusivos
Liz, Karla Costa de
Educação física
Educação inclusiva
Pessoa com deficiência
title_short Funcionalidade de estudantes com deficiência física: a percepção docente e os processos inclusivos
title_full Funcionalidade de estudantes com deficiência física: a percepção docente e os processos inclusivos
title_fullStr Funcionalidade de estudantes com deficiência física: a percepção docente e os processos inclusivos
title_full_unstemmed Funcionalidade de estudantes com deficiência física: a percepção docente e os processos inclusivos
title_sort Funcionalidade de estudantes com deficiência física: a percepção docente e os processos inclusivos
author Liz, Karla Costa de
author_facet Liz, Karla Costa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Gelcemar Oliveira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Liz, Karla Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação inclusiva
Pessoa com deficiência
topic Educação física
Educação inclusiva
Pessoa com deficiência
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-09-15T04:43:14Z
2018-09-15T04:43:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 353853
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189913
identifier_str_mv 353853
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 91 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187737068896256