Uma proposta didática para o ensino de energia mecânica à luz das neurociências

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Vieira, Rejane Tanira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214803
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2019.
id UFSC_53f05dc48f208f9dbb8c14a78c551d96
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214803
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Uma proposta didática para o ensino de energia mecânica à luz das neurociênciasFísicaNeurociênciasEnergiaPrática de ensinoAprendizagemDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2019.Este trabalho é o resultado da construção e aplicação de um produto didático desenvolvido para o ensino de Energia Mecânica no Ensino Médio à luz de pesquisas em Neurociências. O objetivo geral desta proposta é apresentar aos docentes da rede pública uma alternativa de ensino baseada na preocupação de como o cérebro aprende e de como é importante a compreensão de seu funcionamento, a fim de permitir uma melhora na qualidade do relacionamento professor-aluno, bem como nos resultados de aprendizagem. O conteúdo em destaque, Energia Mecânica, é voltado para estudantes cursando o primeiro ano do Ensino Médio. A sequência didática consiste em oito encontros dinâmicos, envolvendo as avaliações diagnóstica, formativa e somativa. As estratégias utilizadas nos encontros foram elaboradas com a máxima aproximação da realidade do ensino público no estado de Santa Catarina e, portanto, dentro de tal contexto. A inserção de aspectos de Neurociências nas etapas da sequência didática foi fundamentada em uma pesquisa qualitativa realizada sob o enfoque educacional, ressaltando os elementos considerados prioritários de acordo com as necessidades do ambiente da sala de aula e do processo de ensino-aprendizagem.Abstract : This work is the result of the construction and application of a didactic product developed for the teaching of Mechanical Energy for High School, in the light of Neuroscience research. The general objective of this proposal is to present to teachers of the public school an alternative teaching based on the concern about how the brain learns and how important is the understanding of its functioning, in order to improve the quality of the teacher-student relationship, as well as learning outcomes. The featured content, Mechanical Energy, is aimed at students attending to the first year of high school. The didactic sequence consists of eight dynamic encounters, involving the following diagnostic, formative and summative evaluations. Teaching strategies were elaborated with the maximum approximation of the public education reality in the Santa Catarina state and, therefore, within such context. The inclusion of neurosciences aspects in the stages of the didactic sequence was based on a qualitative research carried out under the educational approach, highlighting the elements considered priority according to the needs of the classroom environment and the teaching-learning process.Chavero, Lucas NatálioUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Rejane Tanira2020-10-21T21:09:53Z2020-10-21T21:09:53Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis164 p.| il., gráfs.application/pdf361747https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214803porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:09:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214803Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:09:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta didática para o ensino de energia mecânica à luz das neurociências
title Uma proposta didática para o ensino de energia mecânica à luz das neurociências
spellingShingle Uma proposta didática para o ensino de energia mecânica à luz das neurociências
Vieira, Rejane Tanira
Física
Neurociências
Energia
Prática de ensino
Aprendizagem
title_short Uma proposta didática para o ensino de energia mecânica à luz das neurociências
title_full Uma proposta didática para o ensino de energia mecânica à luz das neurociências
title_fullStr Uma proposta didática para o ensino de energia mecânica à luz das neurociências
title_full_unstemmed Uma proposta didática para o ensino de energia mecânica à luz das neurociências
title_sort Uma proposta didática para o ensino de energia mecânica à luz das neurociências
author Vieira, Rejane Tanira
author_facet Vieira, Rejane Tanira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chavero, Lucas Natálio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Rejane Tanira
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Neurociências
Energia
Prática de ensino
Aprendizagem
topic Física
Neurociências
Energia
Prática de ensino
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:09:53Z
2020-10-21T21:09:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 361747
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214803
identifier_str_mv 361747
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 164 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187937257783296